quarta-feira, 7 de junho de 2017

Blumenau - dois momentos - papel de capital de Santa Catarina.

Blumenau teve dois momentos históricos nos quais desempenhou o papel de capital do Estado de Santa Catarina.
Câmara  Municipal de Blumenau
O primeiro foi no ano de 1893, foi quando a Câmara Municipal de Blumenau, proclamou por decreto que Hercílio Pedro da Luz era governador do Estado de Santa Catarina.

Hercílio Luz chegou a tomar posse e fazer o juramento como governador. Depois de empossado, o "novo governador" e outros companheiros se deslocam para Nossa Senhora do Desterro, onde depõem  o governador legítimo e então, toma posse do palácio do governo.


Hercílio Pedro da Luz era um"manézinho", nascido em Nossa Senhora do Desterro no dia 29 de maio de 1860. Seu curso de Engenharia foi concluído na Bélgica.

Em 1891 Lauro Müller nomeou-o Chefe da Comissão de Terras na Colônia Blumenau, onde tornou-se um líder da reação Republicana contra a junta governativa catarinense de 1891
No dia 14 de julho de 1891, participou da República Federativa de Tijucas, quando 8 dias depois, foi proclamado governo provisório de Santa Catarina em Blumenau.
Foi responsável direto pela homenagem a Floriano Peixoto - figura histórica polêmica e um dos responsáveis pelo golpe de estado, conhecido como Proclamação da República - quando três dias depois de sua posse sancionou o projeto aprovado pelo Legislativo que alterou o nome da capital de Santa Catarina de Nossa Senhora do Desterro para o nome atual - Florianópolis.
Foi um dos líderes políticos do Partido Republicano Catarinense - PRC. 
Blumenau - Final do Século XIX
Na Região do Vale do Itajaí, foi uma liderança importante. dentro do novo cenário político nacional, a República. Lembramos que eram muitas as lideranças locais a favor da Monarquia e que tinham simpatia pela figura de D. Pedro II - traído por conspiradores militares do Rio de Janeiro que lutaram na Guerra do Paraguai.
 O segundo momento que Blumenau cumpriu o papel do espaço das lideranças foi durante a revolta promovida pelos comparsas de Getúlio Vargas, que fixaram o comando na cidade de Blumenau - no ano de 1930 - quando vinham do extremo sul do Brasil em direção da capital federal - Rio de Janeiro.
Tropas de Getúlio Vargas, oriundos do Rio Grande do Sul, junto a estação ferroviária de Blumenau - 1930.
Estação ferroviária era construída com a estrutura em enxaimel.



Getúlio Vargas fardado, quando depôs o governo  brasileiro legítimo
 por  eleição direta (na qual concorreu e perdeu) e assumiu o poder em 1930,
através de um golpe.






Mais um golpe de estado na história do Brasil. Getúlio Vargas permaneceu no poder por mais de 15 anos e na região sempre será lembrado pelas perseguições às famílias com descendências alemãs e italianas durante o período do Nacionalismo.














Leituras Complementares





Momentos da História de Blumenau...








Nenhum comentário:

Postar um comentário