terça-feira, 27 de junho de 2017

Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau no Mosteiro de São Bento - Vinhedo - Janeiro de 2012

Capela do novo Mosteiro de São Bento Projetado pelo Arquiteto Hans Broos - Vinhedo
Resgatamos esse registro de janeiro de 2012, porque visitamos, juntos com os Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, uma das obras religiosas do arquiteto Hans Broos no estado de São Paulo  - Mosteiro de São Bento, localizado na cidade de Vinhedo. Também, fizemos o levantamento fotográfico que disponibilizamos a seguir. 

Segue as imagens - que comunicam...
Coros do C.C. 25 de Julho, Frei Paulo - Mosteiro São Bento,
 Wellington Pereira - organista,  Sr. Georg Jann - Orgueiro e coralista




Saímos de Blumenau, por volta das 20:00h. rumo ao Estado de São Paulo. Na saída recebemos a visita do Presidente do C.C. 25 de Julho - Dieter Berner, o qual veio  desejar "boa viagem" aos coralistas, seus familiares  e à equipe do Blog.
Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau
. Dieter Berner - Desejar Boa viagem ao grupo

























Sorrisos à bordo








Música
















Chegamos à cidade de Vinhedo SP, por volta das 9:00h da manhã do dia 26 de janeiro de 2012.
O encontro foi marcado pela emoção,  com os ingredientes: canto, arte, fé, arquitetura, amizade e lembranças.
Chegada ao Mosteiro São Bento - Portão Mosteiro 


Arquitetura de Hans Broos - Mosteiro de São Bento - Vinhedo São Paulo

Arquitetura antiga? Arquitetura de Vanguarda - Escultura no concreto

Campanário



 Hercílio Stahnke




O Órgão de tubos - projetado e construído pelo Mestre Georg Jann

 Georg Jann e a sua criação
Órgão de tubos no Mosteiro São Bento - Vinhedo


Jann com seu discípulo e aprendiz - o músico  Wellington Pereira



 Jann falando aos presentes sobre a emoção do reencontro







Lágrimas com sorrisos

A musicalidade do Órgão e os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau













Cantos dos Coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau no interior da capela projetada  pelo Arquiteto  Hans Broos




 



Arquitetura muito familiar em Blumenau
Obra da década de 70 do Século XX - Arquiteto Hans Broos 











Frei Lauro - Rodeio SC - Incentivador e um dos responsáveis pela
 efetivação da construção do Órgão de Vinhedo

Georg Jann tocando o órgão da capela do mosteiro de Vinhedo




















Um pouco de História do Mosteiro São Bento de Vinhedo SP

Em 1649, o Frei Beneditino Gregório de Magalhães, na altura de suas atribuições - (superior da Província Brasileira da Congregação Beneditina Portuguesa), fundou um pequeno mosteiro na Vila de Santos, para que, entre outras atribuições, fosse um abrigo para os monges que viajavam, através do Porto de Santos. E assim, durante 3 séculos, o Mosteiro de São Bento, carinhosamente foi chamado de "mosteirinho de Santos", por ser  pequeno, considerando suas instalações físicas.
Em pleno século XIX, quase que a Ordem Beneditina foi extinta do  solo brasileiro, em função de leis da época. Com o advento da República e a separação da Igreja do Estado, chegaram ao Brasil, monges alemães da Congregação de Beuron e estes injetaram nova vida aos mosteiros, iniciando, novamente a admissão de noviços. Em 1905, o Mosteiro de São Bento de Santos tornou-se Priorado Independente. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a presença do Brasil na guerra, foi fechado os Mosteiros, por que estes tinham monges alemães em seus ambientes. Na época, os Monges foram forçados deixar Santos em 24 horas. Estes foram para São Paulo - capital, onde  permaneceram por um ano e depois se deslocaram para Jundiaí, interior do estado de São Paulo, e ali, então permaneceram por 2 anos. Compraram a fazenda Bela Vista, na cidade de Vinhedo, onde se instalaram em 1948. Após o término da guerra, os Monges beneditinos eram 4 e dividiram-se entre Santos e Vinhedo. O Mosteiro passou a ser denominado mosteiro de São Bento de Santos em Vinhedo - como se fosse uma extensão do Mosteiro de Santos.
Em 1963, o prior da época - Frei Martinho Roth - do Mosterio de Santos em Vinhedo, resolveu pedir ajuda à arquibadia de Saint Vicent na cidade de Latrobe, Pensilvânia - USA. Em 1964, foram enviados para o Mosteiro Santos em Vinhedo, os quatro primeiros monges oriundos de Saint Vicent. A partir deste momento, a Comunidade passou a pertencer à Congregação Beneditina Cassinense Americana.
Novo mosteiro - Projeto do Arquiteto Hans Broos
No início da década de 1970, a comunidade contratou o Arquiteto Hans Broos que projetou o novo Mosteiro de São Bento, definitivamente na cidade de Vinhedo, onde este, enfim se estabeleceu. Para finalizar, com o comprometimento de muitos, em 2011, é inaugurado o órgão de tubos, construído por Georg Jann. A construção do órgão durou 2 anos e meio. Ele tem 5 metros de altura e 7 metros de largura, com 80 cm de profundidade. Para mostrar toda sua sonoridade foi feito com mil tubos e 17 registros. Foi confeccionado na Oficina de Jann, em Rodeio SC.





Leituras complementares - clicar sobre o link escolhido:


Nenhum comentário:

Postar um comentário