domingo, 20 de janeiro de 2019

Sommerfest Blumenau - Festival de Verão - Momentos do dia 18 de janeiro de 2019

 Sabrina Lenise Micheluzzi, Camila Kreuz e Dany Anne Luchtenberg - Realeza do Oktoberfest Blumenau 2019 - no Sommerfest Blumenau 2019 - dia 18 de janeiro.
Observamos alguns momentos do Sommerfest Blumenau – no dia 18 de outubro de 2019.
Lembramos que a festa acontece em dois Setores da Vila Germânica – Setores 1 e 4. Sendo que no Setor 1, com maior área, acontece a apresentação de repertório alemão/brasileiro com ritmo de música alemã. No Setor 4 – com área bem menor, acontece o repertório alternativo, e com a constatação de um público bem inferior. 
Lembramos sempre que o visitante e o residente da cidade que procura uma festa como a Sommerfest quer ouvir música alemã, do contrário, procuraria outro tipo de festa.
Ouvimos argumentos que apontam as variações de estilo musical. Em Pomerode, assistimos um dia após este, dois alemães que conheceram a região a partir do Oktoberfest Blumenau, tocando e cantando com maestria, músicas alemãs de grande qualidade musical, dançantes e muito boas, fugindo do característico "Zig-Zag"
Hans e Michael na Festa Pomerana 2019 - Hans Jurgen Jopp foi o primeiro vocalista de uma das grandes bandas do Oktoberfest Blumenau da década de 1990 chamada Die Odenwälder Fidele Buan. Ele fazia parte da primeira formação da banda, como vocalista - em sua primeira turnê no Oktoberfest Blumenau. Em edições posteriores, o vocalista da banda foi Michael Lochner.
O que isto significa? 
Que não se pode argumentar, que ao colocar sertanejo, funk ou rock, atrairemos pessoas aos eventos, pode sim afastar este perfil, que busca a música alemã em uma festa com o perfil alemão. É preciso, sim, aprimorar a qualidade da música alemã apresentada. Alemães são ótimos músicos e aprendem música no jardim de infância. São  exigentes neste quesito, sejam profissionais ou amadores.
O exemplo característico: Salvador - primeira capital do Brasil e capital do estado brasileiro, a Bahia – alguém vai a Salvador para ouvir funk ou ritmo de música gaúcha? Não mudam seus bailes, para apresentar  opções e sim, dão espaço a sua melodia - identidade musical da cidade, como algo só encontrado ali.

Canção alemã atual feita por dois francos do norte da Baviera

Comentário de um paulista que esteve na Sommerfest Blumenau 2019 - dia 22 de janeiro 2019.
"Fui na Sommerfest 2019 para ouvir música alemã. Se é para ouvir musica brasileira, não precisava sair de SP pra isso. ;-) Fui a Pomerode também, e aí a coisa foi bem diferente. Musica Alemã de QUALIDADE, sempre. Parabéns."Nelson Fabri
Na noite do dia 18 de janeiro de 2019 se apresentaram no Sommerfest Blumenau:
]No Setor 1 – a  Banda D’Fiebes – a partir das 19:00h, seguido pela apresentação folclórica do Grupo de Danças Folclóricas Fritz Müller de Blumenau. Na sequência, a noite foi comandada pelo “cinquentona” Banda dos Montanari que subiram o palco as 22:45h e tocaram até às 2:00h.

No Setor 4 – Iniciou a festa – às 19:00h – a Banda Herz Unf Freund, na sequencia o Chope em Metro. Após, das 22:45h até o final, abrilhantou o Setor 4 a Banda do Caneco.
Banda do Caneco
Registramos a presença de um dos ícones da cultura alemã, na cidade de Porto Alegre e na região da Serra gaúcha – o advogado Pedro Irineu Dammer que se deslocou até a região – cidades de Pomerode e Blumenau, com sua Kombi customizada e na qual faz música alemã.
Pedro Irineu Dammer - de chapeú.
Agora?
As imagens comunicam – Dia 18 de janeiro – Sommerfest Blumenau 2019.

























Valdete e Luiz Cé
Publicitário Luiz Cé - e suas criaturas - no sentido de criação: Vovô e Vovó Choppão. Quem dá vida à Vovó Chopão de maneira anônima, é a companheira de Cé - de longa data e a qual a acompanhamos por todo este tempo - Valdete de Oliveira. E quem dá vida, atualmente,  ao Vovô Chopão, é o filho d e Valdete e Luiz Cé, Rafael de Oliveira Cé. 
O casal mais fotografado do Oktoberfest Blumenau estará completando 40 anos de existência.
Luiz Cé e Rafael em 1983.





Publicitário Luiz Cé - e suas criaturas - no sentido de criação: Vovô e Vovó Choppão.


































Vídeo Dança Folclórica






































































































































Um pouco da música tocada na noite do dia 18 de janeiro no Sommerfest Blumenau 2019. Músicas das bandas D' Fiebes e Os Montanari.










Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Sommerfest Blumenau - Festival de Verão - História desde 1984 - Momentos do dia 11 de janeiro de 2019
  2. Música - Hans Jurgen Jopp - Spitz
  3. Entrevista - Marga Holzmann Nunes - A História do Oktoberfest Blumenau
  4. Helmuth Högl 
  5. Oktoberfest Blumenau - Desde 1984 - Um pouco de sua História
  6. Musik für Dienstag Nacht und Helmuth Högl
  7. Hallo Blumenau! Canção de Helmut Högl com VoXXclub - Oktoberfest Blumenau 2016
  8. Alfredo Werner Schossland - História da Colônia Blumenau em tempos distintos
  9. Nossa Palestra na Associação Cultural e Recreativa Teuto-Brasileira
  10. Schützengesellshaft Blumenau
  11. Banda Cruzeiro e sua história - A Banda mais antiga
  12. Momentos Sommerfest e apresentação do Grupo Folclóricos
  13. Tanzkurs presente na programação da Sommerfest Blumenau
  14. Conversando ...O Traje da Realeza do Oktoberfest Blumenau
  15. Banda Cavalinho Branco - Música
  16. "Quebra Caco" - Uma Tradição que está acabando
  17. História Schützenfest
  18. A Família AFG está em festa - 20 anos de História
  19. Stammtisch - Origem e Tradição


Ein Prosit!!


História do Sommerfest Blumenau de Maneira Resumida


Há pouco tempo, entrevistamos Marga Holzmann Nunes - esposa  de Antonio Pedro Nunes - Secretário de Turismo de Blumenau que materializou e fez acontecer o Oktoberfest Blumenau no ano de 1984, com intuito de deixar esta contribuição para a história regional. (Entrevista no final da postagem).
No meio de sua, mais de uma hora de, entrevista gravada, registramos algo muito curioso, fato que  poucos conhecem e inédito para nós. Quem idealizou e implantou o embrião do Sommerfest Blumenau, também foi o ex Secretário de Blumenau Antônio Pedro Nunes e sua primeira edição - na época, conhecido como Festival de Verão - aconteceu no mês de janeiro de 1984. A primeira edição contou com figuras ilustres do meio artístico nacional, como por exemplo o humorista Paulo Silvino. A festa contava com vária atrações.

No vídeo abaixo, retirado do material feito quando Marga Nunes Holzmann apresentava a história e a origem do Oktoberfest Blumenau, há a confirmação de que também Nunes fez a primeira Sommerfest - só que conhecida como Festival de Verão. 
Quando Marga menciona "Ele"está mencionando Antônio Pedro Nunes.
Na sequência - imagens da festa Festival de Verão dos anos de 1984 e 1985, quando acontecia as primeiras edições - especial atenção para uma jornalista que entrevistava Antônio Pedro Nunes na abertura na Festa, a mesma que fotografamos na edição 2019, neste dia 11 de janeiro - Marili Martendal. A jornalista acompanhou  os momentos históricos e acompanha, até os dias atuais, as edições da Sommerfest Blumenau e do Oktoberfest Blumenau. 
As primeiras "Sommerfest's, ao contrário desta edição de 2019, tinham solenidades de abertura, com a presença de autoridades políticas e culturais. Isto era bacana, pois valorizava o momento festivo cultural e a trazia uma certa  oficialidade e valorização  ao publico presente, principalmente aos visitantes de outras cidades. A abertura era feita com o descerramento da fita.
Festival de Verão - Prefeito Dalto dos Reis, Secretário de Turismo de Blumenau e Haroldo Letzow
Festival de Verão
Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb / FAMOSC - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.
Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb / FAMOSC - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.

Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb / FAMOSC - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.

Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb / FAMOSC - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.
Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb / FAMOSC - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.


Letzow, Dalto dos Reis, Lindolfo Belz e Antônio Nunes - Festival de Verão.
Abertura do Festival de Verão - Também colocado em prática por Pedro Nunes e mencionado por Marga Hozmann Nunes em sua entrevista. A primeira edição aconteceu em 1984 - igualmente.

Sempre bom lembrar!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário