sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Um pouco da História de Pomerode e Momentos da 36° Festa Pomerana 2019 - Dia 15 de Janeiro.

Pavilhão Principal da Festa Pomerana 2019.
Está acontecendo na cidade de Pomerode SC, a 36° Festa Pomerana - Edição 2019, que neste ano, também, comemora o seu 60° aniversário de emancipação de Blumenaucomemorada no dia 21 de janeiro - último dia da Festa Pomerana 2019.
Relembramos um pouco desta história levantada por nós, em pesquisas apresentadas em postagens anteriores. O mapa abaixo - desenhado pelo blumenauense, engenheiro e Diretor da Cia Hanseática - José Deeke - em 1905 - ilustra os caminhos de outros tempos - muito diferentes destes que conhecemos atualmente. Os acessos para a região, eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco de Sul e do Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca
José Deeke, que residia em Blumenau e foi contratado pela Companhia Colonizadora Hanseática para administrar as colônias da Companhia.

Por que o desmembramento  de Blumenau?

Lembramos que o Presidente do Brasil - (Clicar sobre para ler mais sobre) Getúlio Vargas e o governador do Estado de Santa Catarina - Nereu Ramos, iniciaram o processo de desmembramentos e dividiram a grande Colônia Blumenau em mais de 30 municípios, com intuito de enfraquecer a região a partir do fracionamento de sua unidade - década de 1950. Época do nacionalismo no Vale do Itajaí - ação que e bulling oficial que calou uma geração a partir de suas práticas culturais.
Historicamente, esta região tornou-se auto suficiente, praticamente sem a presença do Estado na providencia de infraestrutura básica. Em poucas décadas, a região alavancou a indústria no Estado de Santa Catarina, juntamente com a região norte do estado - na época - Colônia Dona Francisca. Todos estes dados foram rigorosamente detalhado pelo geógrafo Paulo Lago em seu livro: Santa Catarina: a terra, o homem, e a economia publicado pela editora da UFSC.

A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento. 
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX
Há leituras sobre esta história em outras postagens que detalham melhor esta história (listadas no final desta) e também registros de outras edições da famosa festa de janeiro na cidade de Pomerode. 
A edição festiva do ano de 2019 foi comorada entre os dias 9 até 21 de janeiro, o dia do aniversário de 60 anos de Pomerode - como município.


A festa de 2019 acontece dentro dos seguintes horários:
Segunda a quinta-feira – 18:00h às 00:00h
Terça-feira - 10:00h às 00:00h
Sexta-feira – 18:00h às 4:00h
Sábado – 10:00h às 4:00h
Domingo – 10:00h às 24:00h

O local do evento é no Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira, localizado na Avenida 21 de Janeiro, nº 2700 – Centro da cidade de Pomerode.
Estivemos na festa desta edição, pela primeira vez,  no dia 15 de janeiro e registramos para a história, afinal: As imagens comunicam. 
O vídeo feito na Festa  Pomerana de 2011 - a atual Festa Pomerana está muito diferente de edições de uma década atrás - observar no vídeo. Apreciamos encontrar o pomerodense na festa, com seus hábitos e costumes e sotaque. 
2019 - As imagens comunicam - Dia 15 de Janeiro


 







 









Banda D'Fiebes - Palcos herméticos - sem saída de ar - o que contribui para  altas temperaturas sobre os mesmos - maior que a temperatura ao ar livre, que já é alta. Um pouco de estudo térmico de ambientes - pode ser resolvido a situação, com aberturas nas partes elevadas - teto, ou mesmo fundo do palco - lembrando que o ar quente "sobre" - desta maneira provoca até mesmo uma leve brisa.


 

 


 

 




Cleide und Jonas - Pavilhão Cultural - Palco hermético - sem saída de ar, portanto sem circulação de ar.




 
 


Cantores do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



 




Parte dos folcloritas do Alpino Germânico de Pomerode.




 










D' Fiebes


















 Apresentação do Coro Masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau na Festa Pomerana 2019 - contando com a ilustre presença de seu ex maestro e grande personalidade da cultura regional e ex Secretário de Turismo de Blumenau - Herr Manfredo Bubeck, que se divertia ao lado de sua esposa Rita Bubeck - em breve sua biografia - aqui no Blog.
 




Herr Manfredo Bubeck - ex maestro do Coro Masculino Liederkranz e ex Secretário de Turismo de Blumenau - personalidade cultural da região.





Fomos questionados sobre o tecido escolhido para o traje dos vestidos - por uma das integrantes da realeza da Festa Pomerana 2019.
Explicamos. Há poucas opções e a composição apresentada foi a melhor, diante dos tecidos oferecidos nas lojas locais. Isto foi explicado no momento da apresentação dos trajes. 
Gostaríamos de explicar, que mesmo se os tecidos fosse os ideais, não amenizaria o calor de Pomerode e dos ambientes da Festa Pomerana 2017, não adequados para melhorias do conforto térmico.
 





Aniversariante do dia - cantor veterano - ex presidente da Liga do Vale do Itajaí - Oswin Reistenbach - 88 anos.


Roberto Wittmann - Cantor do Coro Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



































 






Historiador e Professor de Pomerode  Dietrich Drews





















Entrevistamos o Professor em janeiro de 2017.  Para assistir - clicar sobre:































Folcloristas do G.F. Germania de Blumenau 





Herr Arno Hercílio Teichmann e sua esposa - exímio dançarinos e presença cativa nas festas tradicionais da região.

Alpen Musikanten


Alpen Musikanten
















Uma pequena amostra dos palcos da 36° Festa Pomerode - edição 2019 - no dia 15 de janeiro.









Para ler mais sobre - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Unificação Alemã
  2. Irmãos Grimm
  3. Etnia Kaschubien
  4. Pomerode - um pouco de história
  5. Uma volta em Pomerode
  6. Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode (Cidade Pomerana)
  7. Como será o Traje da Realeza da Festa Pomerana 2017?
  8. Aniversário de Pomerode - 32° Festa Pomerana
  9. Momentos - 33° Festa Pomerana - 2016 - Abertura
  10. Momentos da 34º Festa Pomerana - dia 17 de janeiro
  11. 35° Festa Pomerana 2018 - Pomerode SC - Momentos da noite do dia 16 de janeiro
  12. Lembrar é bom - Momentos da 30° Festa Pomerana - 2013
  13. O que é um traje típico? - Entrada Free na 34º Festa Pomerana 
  14. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2
  15. Berlin - Capital da Alemanha - Parte 1/2
  16. Tribos germânicas - História
  17. Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
  18. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  19. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  20. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  21. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  22. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  23. História - Prússia e Alemanha
  24. Antes - História - Estado alemão - Século XIX














Nenhum comentário:

Postar um comentário