Pavilhão Principal da Festa Pomerana 2019. |
Está acontecendo na cidade de Pomerode SC, a 36° Festa Pomerana - Edição 2019, que neste ano, também, comemora o seu 60° aniversário de emancipação de Blumenau, comemorada no dia 21 de janeiro - último dia da Festa Pomerana 2019.
Relembramos um pouco desta história levantada por nós, em pesquisas apresentadas em postagens anteriores. O mapa abaixo - desenhado pelo blumenauense, engenheiro e Diretor da Cia Hanseática - José Deeke - em 1905 - ilustra os caminhos de outros tempos - muito diferentes destes que conhecemos atualmente. Os acessos para a região, eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco de Sul e do Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca.
José Deeke, que residia em Blumenau e foi contratado pela Companhia Colonizadora Hanseática para administrar as colônias da Companhia.
Por que o desmembramento de Blumenau?
Lembramos que o Presidente do Brasil - (Clicar sobre para ler mais sobre) Getúlio Vargas e o governador do Estado de Santa Catarina - Nereu Ramos, iniciaram o processo de desmembramentos e dividiram a grande Colônia Blumenau em mais de 30 municípios, com intuito de enfraquecer a região a partir do fracionamento de sua unidade - década de 1950. Época do nacionalismo no Vale do Itajaí - ação que e bulling oficial que calou uma geração a partir de suas práticas culturais.
Historicamente, esta região tornou-se auto suficiente, praticamente sem a presença do Estado na providencia de infraestrutura básica. Em poucas décadas, a região alavancou a indústria no Estado de Santa Catarina, juntamente com a região norte do estado - na época - Colônia Dona Francisca. Todos estes dados foram rigorosamente detalhado pelo geógrafo Paulo Lago em seu livro: Santa Catarina: a terra, o homem, e a economia publicado pela editora da UFSC.
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento.
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX |
Há leituras sobre esta história em outras postagens que detalham melhor esta história (listadas no final desta) e também registros de outras edições da famosa festa de janeiro na cidade de Pomerode.
A edição festiva do ano de 2019 foi comorada entre os dias 9 até 21 de janeiro, o dia do aniversário de 60 anos de Pomerode - como município.
A festa de 2019 acontece dentro dos seguintes horários:
Segunda a quinta-feira – 18:00h às 00:00h
Terça-feira - 10:00h às 00:00h
Sexta-feira – 18:00h às 4:00h
Sábado – 10:00h às 4:00h
Domingo – 10:00h às 24:00h
O local do evento é no Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira, localizado na Avenida 21 de Janeiro, nº 2700 – Centro da cidade de Pomerode.
Estivemos na festa desta edição, pela primeira vez, no dia 15 de janeiro e registramos para a história, afinal: As imagens comunicam.
O vídeo feito na Festa Pomerana de 2011 - a atual Festa Pomerana está muito diferente de edições de uma década atrás - observar no vídeo. Apreciamos encontrar o pomerodense na festa, com seus hábitos e costumes e sotaque.
2019 - As imagens comunicam - Dia 15 de Janeiro
Cleide und Jonas - Pavilhão Cultural - Palco hermético - sem saída de ar, portanto sem circulação de ar. |
Cantores do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau. |
Parte dos folcloritas do Alpino Germânico de Pomerode. |
D' Fiebes |
Apresentação do Coro Masculino do C.C. 25 de Julho de Blumenau na Festa Pomerana 2019 - contando com a ilustre presença de seu ex maestro e grande personalidade da cultura regional e ex Secretário de Turismo de Blumenau - Herr Manfredo Bubeck, que se divertia ao lado de sua esposa Rita Bubeck - em breve sua biografia - aqui no Blog.
Herr Manfredo Bubeck - ex maestro do Coro Masculino Liederkranz e ex Secretário de Turismo de Blumenau - personalidade cultural da região. |
Fomos questionados sobre o tecido escolhido para o traje dos vestidos - por uma das integrantes da realeza da Festa Pomerana 2019.
Explicamos. Há poucas opções e a composição apresentada foi a melhor, diante dos tecidos oferecidos nas lojas locais. Isto foi explicado no momento da apresentação dos trajes.
Gostaríamos de explicar, que mesmo se os tecidos fosse os ideais, não amenizaria o calor de Pomerode e dos ambientes da Festa Pomerana 2017, não adequados para melhorias do conforto térmico.
Aniversariante do dia - cantor veterano - ex presidente da Liga do Vale do Itajaí - Oswin Reistenbach - 88 anos. |
Roberto Wittmann - Cantor do Coro Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau. |
Historiador e Professor de Pomerode Dietrich Drews |
Entrevistamos o Professor em janeiro de 2017. Para assistir - clicar sobre:
Folcloristas do G.F. Germania de Blumenau |
Herr Arno Hercílio Teichmann e sua esposa - exímio dançarinos e presença cativa nas festas tradicionais da região. |
Alpen Musikanten |
Alpen Musikanten |
Uma pequena amostra dos palcos da 36° Festa Pomerode - edição 2019 - no dia 15 de janeiro.
- Unificação Alemã
- Irmãos Grimm
- Etnia Kaschubien
- Pomerode - um pouco de história
- Uma volta em Pomerode
- Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode (Cidade Pomerana)
- Como será o Traje da Realeza da Festa Pomerana 2017?
- Aniversário de Pomerode - 32° Festa Pomerana
- Momentos - 33° Festa Pomerana - 2016 - Abertura
- Momentos da 34º Festa Pomerana - dia 17 de janeiro
- 35° Festa Pomerana 2018 - Pomerode SC - Momentos da noite do dia 16 de janeiro
- Lembrar é bom - Momentos da 30° Festa Pomerana - 2013
- O que é um traje típico? - Entrada Free na 34º Festa Pomerana
- Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2
- Berlin - Capital da Alemanha - Parte 1/2
- Tribos germânicas - História
- Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
- História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
- Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
- História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
- Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
- História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
- História - Prússia e Alemanha
- Antes - História - Estado alemão - Século XIX
Nenhum comentário:
Postar um comentário