sábado, 26 de janeiro de 2019

Momentos da 36° Festa Pomerana 2019 - Dia 21 de Janeiro - Último dia e aniversário de Pomerode

Após Espetáculo Lustiges Pomerode
Para terminar a série 36° Festa Pomerana - 2019, uma amostra de nosso Blog para a história local, regional e estadual, apresentamos momentos e personagens do último dia da Festa Pomerana - 21 de janeiro, quando a cidade de Pomerode, também comemora o aniversário de sua emancipação de Blumenau, completando nesse ano de 2019 - 60 anos. 
Por conta disto, a programação do dia foi especial, contando com a presença de grupos culturais relacionados ao teatro, danças folclóricas e de ballet, Canto Coral Pommernsänger -  regido por  Wanderli Siewerdt e a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser regida por Rafael Liandro Pinto Nemézio.
As 19:00h aconteceu o último desfile típico pelas principais ruas de Pomerode, cujo destino final foi o local da Festa Pomerana, onde fizemos a maioria dos registros.
No Pavilhão Principal aconteceu a apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau, a qual teve início as 20:30h
Simultaneamente, aconteceu no Pavilhão Cultural - o Espetáculo Lustiges Pomerode - a apresentação de grupos culturais da cidade de Pomerode - dentro de uma performance coletiva, cujo roteiro foi a apresentação de algumas particularidades presentes na identidade e nos espaços da Pomerode atual, através das danças de Ballet e folclórica, teatro e música coral e orquestrada.



Por volta das 22:00h aconteceu o tradicional queima de fogos. 
No último dia da 36° Festa Pomerana 2019 e nas comorações de aniversário da cidade - Pomerode recebeu a visita do Senador eleito Espiridião Helou Filho e a Presidente Nacional do Iphan - Kátia Bogéia. Ambos participaram do desfile ao lado de autoridades locais.
No centro - tradicionalmente trajada com um Derdl -  Kátia Bogéia - Presidente Nacional do IPHAN.

Momentos - as imagens comunicam
Detalhe - sensação térmica na cidade de Pomerode - mais 40°C .





























Vice Prefeita de Pomerode e Secretária de Turismo - Gladys Siebert


















































Sensação térmica acima de 40°C













Sensação térmica acima de 40°C











































Sensação térmica acima de 40°C




































































































































































































Encerramento

A Festa Pomerana 2019 terminou após as 24:00h do dia 21 de janeiro. Saímos do local, por volta de 1:00h.
Saída do último dia da 36° Festa Pomerana 2019 - 21 de janeiro - 1:00h
Pedimos permissão para comentar algumas questões da edição da festa 2019. 
Esta estava diferente de festas anteriores, onde percebíamos a presença, de maneira alegre e festiva, do pomerodense - do residente, o qual apreciamos fotografar nas suas práticas festivas, culturais e de lazer. A festa da cidade só é Festa Pomerana, com a presença do pomerodense.
Lemos, nas redes sociais -  sob uma de nossas fotografias, um comentário de um visitante que reside na cidade de Curitiba e o conhecemos e também, sua esposa, na Festa Pomerana, que são, Valter  e Ingrid Gerhardt. De maneira resumida, Valter fez o seguinte comentário.  Achamos interessante apresentar à organização da festa - pois é um ponto de vista de quem a visita, há mais de duas décadas.
"Moro em Curitiba e vou à Festa Pomerana21 anos seguidos. Vejo altos e baixos por diversos motivos, mas este ano houve ausência do residente da região e de turistas. Penso que a causa, foi os altos custos em época de crise aliada a falta de organização e planejamento, que se não corrigidos impactará ainda mais, no próximo ano. O residente, em sua grande maioria, vai para dançar, o que este ano foi difícil, pois no pavilhão principal temos pista para dança, porém, música de modo geral, durante o dia, não é apropriada para as idades das pessoas frequentadoras deste horário. Cultural e Biergarten, há musica dançante. Porém, com pistas inapropriadas para dança. O turista e o residente querem musica e dançar e estes itens estavam prejudicados. Intervalo para troca de banda muito longo, sem falar, ao mesmo tempo criando um vazio sem musica, ainda tem outros aspectos a serem considerados." Valter Gerhardt
Nós acrescentamos aos comentários "balanço", a falta de providências simplesque poderiam ser adotadas para minimizar as altas temperaturas dos ambientes. Nós mesmos, tivemos, há alguns anos atrás, com um dos Secretários de Turismo de Pomerode e repassamos - com intuito de contribuir, algumas sugestões profissionais para o Pavilhão Principal. Ao contrário de implementar e aproveitar as sugestões, foram reproduzidos erros na montagem de novos ambientes, como por exemplo, o palco do Biergarten, totalmente sem ventilação e, de repente, também sem climatização. Vimos músicos muito maus neste lugar, fazendo música, para dançar em uma pista de dança inapropriada - muito bem observado por Valter Gerhardt.
Os técnicos das mesas de som providenciaram um pequeno ventilador para poder trabalhar.
Vibramos que tudo seja bem resolvido e que, no próximo ano, nos encontremos com os pomerodenses, dançando  e comemorando a sua cultura belíssima na semana do aniversário de sua cidade. A festa deve ser feita para os pomerodenses - o visitante desejará vê-la e vê-los, os residentes, em ritmo de festa.


Um pouco de História...
 Pommerroder

Relembramos um pouco desta história levantada por nós, em pesquisas apresentadas em postagens anteriores. O mapa abaixo - desenhado pelo blumenauense, engenheiro e Diretor da Cia Hanseática - José Deeke - em 1905 - ilustra os caminhos de outros tempos - muito diferentes destes que conhecemos atualmente. Os acessos para a região, eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco de Sul e do Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca
José Deeke, que residia em Blumenau e foi contratado pela Companhia Colonizadora Hanseática para administrar as colônias da Companhia.
Por que o desmembramento  de Blumenau?

Lembramos que o Presidente do Brasil - (Clicar sobre para ler mais sobre) Getúlio Vargas e o governador do Estado de Santa Catarina - Nereu Ramos, iniciaram o processo de desmembramentos e dividiram a grande Colônia Blumenau em mais de 30 municípios, com intuito de enfraquecer a região a partir do fracionamento de sua unidade - década de 1950. Época do nacionalismo no Vale do Itajaí - ação que e bulling oficial que calou uma geração a partir de suas práticas culturais.
Historicamente, esta região tornou-se auto suficiente, praticamente sem a presença do Estado na providencia de infraestrutura básica. Em poucas décadas, a região alavancou a indústria no Estado de Santa Catarina, juntamente com a região norte do estado - na época - Colônia Dona Francisca. Todos estes dados foram rigorosamente detalhado pelo geógrafo Paulo Lago em seu livro: Santa Catarina: a terra, o homem, e a economia publicado pela editora da UFSC.
A nucleação de Pommerroder foi criada em 1861, (Aí iniciou sua história realmente!) no caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca - Atual cidade de Joinville - ou com acesso ao Porto de São Francisco do Sul, por onde chegaram inúmeros imigrantes.
Os primeiros imigrantes a serem assentados no Vale do Testo foram os pomeranos. O fundador da Colônia Blumenau - Hermann Blumenau organizou e incentivou a formação desta nucleação urbana dentro da Colônia Blumenau, para facilitar para os viajantes e também, assim, criar mais um núcleo consumidor de sua colônia agrícola - firma que fundou. E também, foi mais um núcleo comercial e consumidor, dentro da região - sob ponto de vista dos administradores que visavam seu desenvolvimento. 
Os primeiros imigrantes pomeranos - oriundos da mistura de povos germanos (cristãos convertidos) e eslavos - que povoavam o atual território do norte da Alemanha e parte da Polônia, na segunda metade do Século XIX, recebiam lotes, a partir de um primeiro parcelamento do solo, onde cultivavam arroz, batata, fumo, aipim, feijão e criação de rebanhos.
Demarcação dos lotes coloniais - Colônia Blumenau - Segunda metade do Século XIX
leituras sobre esta história em outras postagens que detalham melhor esta história (listadas no final desta) e também registros de outras edições da famosa festa de janeiro na cidade de Pomerode. 
A edição festiva do ano de 2019 foi comorada entre os dias 9 até 21 de janeiro, o dia do aniversário de 60 anos de Pomerode - como município.

Para ler mais sobre - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Pomerode recebe um Projeto de Requalificação do Patrimônio Cultural da Imigração
  2. Momentos da 36° Festa Pomerana 2019 - Dia 19 de Janeiro.
  3. Festa Pomerana 2019 - Die 2 Franken -Um pouco de história e a Música Alemã de Franken (Francônia)
  4. Um pouco da História de Pomerode e Momentos da 36° Festa Pomerana 2019 - Dia 15 de Janeiro.
  5. Etnia Kaschubien
  6. Pomerode - um pouco de história
  7. Uma volta em Pomerode
  8. Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode (Cidade Pomerana)
  9. Como será o Traje da Realeza da Festa Pomerana 2017?
  10. Aniversário de Pomerode - 32° Festa Pomerana
  11. Momentos - 33° Festa Pomerana - 2016 - Abertura
  12. Momentos da 34º Festa Pomerana - dia 17 de janeiro
  13. 35° Festa Pomerana 2018 - Pomerode SC - Momentos da noite do dia 16 de janeiro
  14. Lembrar é bom - Momentos da 30° Festa Pomerana - 2013
  15. O que é um traje típico? - Entrada Free na 34º Festa Pomerana 
  16. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  17. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  18. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  19. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  20. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  21. História - Prússia e Alemanha
  22. Antes - História - Estado alemão - Século XIX





















Nenhum comentário:

Postar um comentário