domingo, 31 de outubro de 2021

Museu da Música - acervo do patrimônio relacionado à Música - Partitura original da Marcha "Obrigado" de Norbert Gälle - Timbó SC

Em 28 de outubro de 2021, retornamos novamente ao Museu da Música de Timbó, espaço idealizado pelo Pastor Hans Hermann Ziel (registramos um concerto sob sua regência - vídeos no final desta postagem),  que destinou parte de seu acervo particular ao museu, locado em uma edificação de grande lastro histórico - local do antigo Salão Hammermeister, construída com tijolos aparentes dentro da estética do Backsteinexpressiunimus, arquitetura característica do Norte da Alemanha, cujo link explicativo se encontra no final desta postagem.
Com Cleonice Rodrigues Godois Lacerda junto com a imagem
 do idealizador do Museu - Pastor Hans Hermann Ziel.
A última vez que estivemos no museu, foi na companhia do
compositor alemão Norbet Gälle e de sua esposa Alexandra Gälle em 25 de janeiro de 2020, quando entregaram  à Cleonice Rodrigues Godois Lacerda, representante do Museu da Música de Timbó, a partitura da Marcha que compôs, homenageando seus novos amigos brasileiros. Sobre a partitura lemos: "Für meine Freunde aus Brasilien"(Para meus amigos do Brasil), escrito com o próprio punho, na base da página original da partitura presenteada, junto com um porta retratos com sua fotografia autografada. Ao adentrar o Museu da Música de Timbó, após mais de um ano, vislumbramos o precioso presente adequadamente guardado dentro de uma vitrine, com a exposição de uma cópia. O original está zelosamente guardado.
Página da partitura original com a composição da Marcha Obrigada, música de Norbert Gälle aos amigos do Brasil.
A Marcha "Obrigada"

Em janeiro de 2018 recebemos a notícia de que Norbert Gälle, lançaria na Alemanha, junto com o novo repertório da banda  Scherzachtaler Blasmusik, sua nova marcha, com o título, "Obrigado" em abril deste mesmo ano. O compositor alemão, aceitando nosso convite, esteve em Blumenau e região, no mês de outubro, acompanhado de sua esposa Alexandra Gälle.
Um pouco da história do compositor - publicada em um jornal da Alemanha
O lançamento aconteceu em 7 de abril de 2018 - interpretada pela banda  Scherzachtaler Blasmusik, banda regida por seu irmão Anton Gälle. 
Imagem do concerto - no qual  foi apresentada a marcha "Obrigado"
Norbert Gälle é o terceiro músico da Scherzachtaler Blasmusik - sentido da esquerda para a direita.
Vídeo
Trouxeram, de maneira especial, um das páginas originais da partitura da marcha "Obrigado" para o Museu de Música de Timbó SC. Em nossa visita, constatamos que o valioso presente está destacado dentro do precioso acervo.
Imagem retirada do Facebook de Norbert Gälle - cópia do termo que assinou
 em Timbó SC.
Um página  original da partitura manuscrita da marcha "Obrigado" - Composição de Norbert Gälle
entregue para o acervo do Museu da Música de Timbó SC - janeiro de 2018.
Lembramos que a marcha "Obrigado" é um nova composição de Gälle feita para os novos amigos do Brasil. Tão logo chegou na Alemanha, em 2017, iniciou este trabalho que faz parte do novo CD da banda  Scherzachtaler Blasmusik, onde toca e seu irmão Anton Gälle é o regente.
Este estreitamente iniciou quando escrevemos sobre a música Bömischer Traum, no local de "músicas alemãs" deste Blog e esta, é uma de nossas melodias preferidas e sempre foi - mesmo antes de conhecer seu compositor. Em trocas, efetuadas em conversa com o músico da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser de Pomerode SC - Ivan Blumenschein, soubemos que o compositor desta marcha famosa possuía perfil no Facebook. Encontramos muito pouca informação sobre ele na internet para escrever sobre Bömischer Traum. Não exitamos em contactar diretamente com Norbert Gälle enviando convite para entrevistá-lo e este foi muito gentil em suas respostas., sendo que em 2017, aceitando o nosso convite, esteve a primeira vez na região. 

Museu da Musica

Museu da Música - Timbó.
O museu que visitamos em Timbó - Museu da Música - está instalado, coincidentemente, em um local que sempre teve muitas notas musicais no seu ambiente através das melodias ouvidas e produzidas por pessoas da comunidade e de outras comunidades da região - no antigo salão de baile: Salão Hammermeister. O Salão Hammermeister  foi construído na década de 1930 por imigrantes alemães. Sua arquitetura é uma tipologia que possui a estética presente na arquitetura do Norte da Alemanha conhecida Backsteinexpressiunimus e seu uso foi destinado exclusivamente para a função de salão de baile até receber o museu. Está localizado na Rua Edmund Bell, N°30 - Dona Clara. Rodovia SC 477, km 05.
A edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico cultural da região e de Timbó foi tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional sob o N° do Processo: 1548-T-2007. Também registrado nos livros do Tombo Histórico: em 09/2015 e do Tombo Belas Artes: em 09/2015 sob o título Santa Catarina – Roteiros Nacionais de Imigração. Também está tombado pelo FCC -Fundação Catarinense de Cultura sob número do Processo: 224/2000 - Decreto de Tombamento: n° 5.923, de 21/11/2002.

 Edificação construída para ser um salão de bailes, sendo durante muito tempo o único espaço de lazer da comunidade. Possui implantação privilegiada, próximo ao Rio Benedito e à Rodovia SC 477 onde, mesmo já tendo indícios de ocupação urbana, ainda prevalece a paisagem rural. Sua volumetria é de grande porte, tornando-se um marco referencial da região. Caracteriza-se por sua técnica construtiva, sendo em alvenaria autoportante com tijolos aparentes. Apresenta um trabalho elaborado nas sobrevergas e na alvenaria aparente, composta de tijolos de tonalidades diferentes, formando singelos desenhos. Fonte: FCC.

 O Salão Hammermeister é uma edificação excepcional, construído em alvenaria autoportante (capaz de sustentar o peso da edificação sem necessidade de estruturas complementares) de tijolos aparentes. Sua volumetria e implantação sobre pequena elevação à margem da estrada que liga Timbó e Benedito Novo são elementos de destaque. Entretanto, guarda o seu maior elemento diferenciador nos requintes construtivos, especialmente no que se refere aos desenhos geométricos formados pela colocação diferenciada dos tijolos nas fachadas. Fonte: UDESC.

O descrito pelo FCC e UDESC, aparenta o desconhecimento sobre a arquitetura do Norte da Alemanha conhecida como Backsteinexpressiunimus - feitas em alvenaria autoportante de tijolos maciços artisticamente assentados criando elementos de arte a partir da volumetria e tons de queima do tijolo - link no final desta postagem. 
A edificação histórica - que recebe o Museu da Música, atualmente faz parte do patrimônio público - Prefeitura Municipal de Timbó que também, administra o museu que foi inaugurado em 19 de setembro de 2004, tendo como idealizador o Pastor Hans Hermann Ziel, com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura e Turismo. O Museu da Música  possui mais de 2000 peças, constituído de instrumentos musicais dos mais variados tipos, épocas e países, tanto originais como réplicas; coleções de gravuras, métodos, partituras, livros, discos e desenhos técnicos. É o único  museu no Brasil desse porte e com este tipo de acervo específico

Timbó - Um pouco de História...
Timbó se desenvolveu a partir de uma povoação da colônia fundada pelo alemão - Hermann Blumenau, localizada na foz do Rio dos Cedros no Rio Benedito. Todas as nucleações urbanas da Colônia Blumenau eram "desenhadas" em vales dos muitos rios da Bacia Hidrográfica do Itajaí Açu. Por sua importância, isto influiu nas primeiras medidas dos primeiros imigrantes alemães na Colônia Blumenau. Uma destas, foi o de providenciar o mapa da Bacia do Itajaí Açu, com os principais rios, feito pelo engenheiro agrimensor  Emil Odebrecht. A partir deste, foi feito o "desenho" dos lotes coloniais - um planejamento para o assentamento dos colonos (No sentido de habitantes de colônia, e não usado pejorativamente, como o foi mais tarde).
Em 12 de outubro de 1869, 19 anos após a fundação da Colônia Blumenau e do reconhecimento da região e do plano urbano  feito a partir dos desenhos dos lotes coloniais, foram conduzidos e chegaram ao local da foz do Rio dos Cedros no Rio Benedito, as primeira famílias de imigrantes alemães. Chegaram para ocupar estes lotes coloniais da região. Todo este trabalho foi coordenado do Stadtplatz da Colônia Blumenau, a partir de seu Diretor, Hermann Blumenau. Entre estas famílias que chegaram, estava a família de Frederico Donner, que tornou-se uma liderança local. Não é correto, quando afirmam, como lemos em algumas publicações, que estas famílias vinham da Colônia Blumenau para se fixar no local. Este local também era Colônia Blumenau.  Observar o mapa a seguir, desenhado pelo engenheiro agrimensor  José Deeke, em 1905.
Mapa de Blumenau - Desenhado pelo Engenheiro agrimensor de Blumenau - José Deeke. Ano de 1905 - Timbó era um núcleo urbano de Blumenau

Portanto, não se poderia considerar Frederico Donner, o fundador da cidade Timbó, uma vez que esta fazia parte da Colônia Blumenau até o ano de 1934. Fazia parte do parcelamento de terras feito através do desenho em lotes coloniais, como em outras partes da colônia, cuja administração estava no Stadtplatz da Colônia Blumenau.
Busto na Praça de Timbó -Inscrição da placa do busto: 
"Ao fundador Frederico Donner
 a homenagem sincera de Timbó centenária
1869 - 2 de outubro de 1969."
Protesto popular no Stadtplatz, contra os governos estadual e federal - contrário aos desmembramentos de territórios da Colônia Blumenau - Presentes representantes de todos os núcleos urbanos da colônia.
Mais tarde um pouco, após a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães na região, chegaram as famílias de imigrantes italianos. A maioria dos imigrantes eram originários da região da Pomerânia e Hamburgo (Ainda não existia o país da Alemanha nesta época) e da região de Chiavenna e Trento (Ainda não existia o país da Itália) nesta época). Muitos destes imigrantes italianos, se concentraram na localidade de Rio dos Cedro, um pouco mais ao norte de Timbó.
Timbó se emancipou de Blumenau, juntamente com outros 31 municípios, por uma ação ditadora do governo federal - de Getúlio Vargas, no ano de 1934.
Para melhor detalhamento, foi sob o Decreto Estadual nº 527, de 28 de fevereiro de 1934, que foi criado o município de Timbó. Sua instalação aconteceu no dia 25 de março de 1934.

A origem do nome - Timbó

O nome da cidade é o nome de uma planta da família das Leguminosas e das Sapindáceas encontrada por Fritz Müller em uma de suas andanças  e pesquisas na Mata Atlântica do Vale do Itajaí. Dizem que sua seiva é tóxica para os peixes.
Timbó
Desde a criação do Museu da Música de Timbó, o qual tem como objetivo preservar o  patrimônio musical e arquitetônico e mostrar este às pessoas residentes da cidade, da região e visitantes de outras regiões - a cultura musical e a história da construção de instrumentos musicais através dos séculos e gerações, muitas vezes, usadas por famílias pioneiras, também. 
O museu promove diversas ações educativas e espetáculos musicais variados. Os eventos são viabilizados por parcerias público e privadas, através da presença de empresas locais
As redes estadual, municipal e particular de ensino, assistência social, centros de atendimento psicossocial, associação de artistas plásticos também também contribuem e participam. 
Os principais eventos promovidos pelo museu são:

Café Musical

Realizado mensalmente no Museu da Música desde 2009 e um dos seus objetivos é proporcionar à comunidade a oportunidade de acesso a eventos culturais de qualidade. O evento conta com  diversos estilos musicais agradando aos mais variados tipos de público. O “Café Musical” inicia às 09h:30h, quando é servido um café. Após o café e as interações entre os participantes, por volta das 10h:00h, inicia a apresentação musical que dura cerca de 1 hora. 

Concerto Noturno

É realizado à noite em   3 ocasiões durante o ano, no horário das 19:00h. Tem a mesma forma do Café Musical. 

Tarde do Rock

Evento anual que teve início em 2011. Tem como objetivo divulgar as bandas de rock de Timbó e região.

Feira de Vinil

Evento realizado pela primeira vez em 2015. É um espaço para os expositores e amantes do disco de vinil para venda e troca de LPs. Nesta ocasião bandas e Dj's se apresentam no museu, na área interna e externa.

Noite dos Candelabros

Comemoração do aniversário do Museu da Música, que ocorre anualmente no mês de setembro. Com lâmpadas apagadas se realiza uma apresentação musical à luz de velas remetendo o público a outros tempos, até mesmo na Colônia Blumenau, onde até recentemente, esta era a iluminação nas casas.

Oficinas de Férias

Para o período de férias escolares de julho. Museu da Música  apresenta uma programação de atividades diversas para adultos e crianças. 

Ações Itinerantes – Museu vai à Escola

A mobilidade de parte do acervo museológico e sua divulgação através de ações educativas em escolas através de ações educativas itinerantes semelhantes aquelas realizadas no ambiente do Museu, envolvendo história, música e patrimônio.

Exposições de Curta Duração

Exposições de temas diversificados relacionados à música e suas diversas formas de expressão realizadas no espaço do Museu da Música. São realizadas em média de 4 exposições temporárias, ao ano. 

Outros eventos

O espaço do Museu está disponível para a realização de workshops, palestras e pequenos shows musicais além de outros eventos relacionados à música.

Espaços que compõe o Museu

Laboratório de Conservação

O Museu da Música possui uma pequena oficina de conservação, onde são executados processos, como: higienização, recuperação dos objetos, geralmente instrumentos musicais e pequenas intervenções de restauro.

Centro de Documentação

Responsável por manter atualizadas as informações relativas ao acervo. No processo da documentação estão envolvidas tarefas destinadas à coleta, armazenamento, organização e recuperação das informações que os objetos podem transmitir. O Centro de Documentação é responsável pela gestão de todo o acervo do Museu da Música e suas implicações. Esta documentação, que no Museu da Música envolve, registro no livro de inventário, ficha de identificação e ficha de localização, permitirá a identificação das peças, sua procedência, histórico, seu estado de conservação e sua localização.

Laboratório de Som

O Museu da Música conta com um laboratório de som, no qual os visitantes podem experimentar o som de alguns instrumentos. Não fotografamos este local.

Horário de Atendimento

De terça a domingo/feriados: 08:30h às11:30h e das 13:30h às 17:30h.
Visitas monitoradas e ações educativas devem ser agendadas antecipadamente.
Telefone: (47) 3380-7626
E mail: museudamusica@culturatimbo.com.
Ingresso: R$2,00
Ingresso Estudantes: R$1,00

As imagens Comunicam....


O primeiro instrumento - à esquerda foi produzido pelo Pastor Ziel.


Presente de Norbert Gälle ao Museu da Música de Timbó.
                        

Sopro de diversos lugares do mundo.






















ooo


















Vídeos - de um concerto sob a regência do Pastor Ziel - idealizador do Museu da Música.

Concerto realizado em 2017 na comunidade luterana da Igreja Espírito Santo - Centro, Blumenau, comemorando 500 anos de Reforma Protestante. Este foi o  66° concerto do total de 500 concertos que foram programados e realizados. Link no final desta postagem.




Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido

Música - herança identitária...
Tradição.
































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