domingo, 4 de agosto de 2019

Coro Masculino Liederkranz no Encontro Internacional de Corais na Sociedad Cultural y Social Cantores Armonia - Hohenau - Paraguai

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Sociedad Cultural y Social Cantores Armonia. Fotografia Joice Vogel
Após a Semana da Imigração Alemã,  o Coro Masculino Liederkranz parte para a colônia alemã de Hohenau - no país vizinho Paraguai para participar do tradicional Encontro Internacional de Corais organizado pela Sociedad Cultural y Social Cantores Armonia
A amizades entre os dois coros é antiga e reporta aos tradicionais encontros de corais que aconteciam na cidade de Blumenau e que duravam alguns dias. Desde a década de 1950, cidade de Blumenau e região ficava movimentada quando acontecia o evento organizado pela Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí que foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1952.

Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.

Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.


Encontro de Cantores - Ano 1977. No C.C. 25 de Julho de Blumenau com a presença do Governador de Santa Catarina Konder Reis, Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Harold Letzow, Hans Prayon e Marcos Henrique Bueschler para do atual coralista Carlos Henrique Bueschler. Era o evento e mexia com toda a cidade.
Resultado de imagem para oswin reistenbach angelina wittmann
Oswin Reistenbach e Frau Reistenbach, por muito
 tempo foi sua secretária na Liga.
De acordo com o coralista do Liederkranz e ex Presidente da Liga por muitos anos - Oswin Reistenbach -  e que nesse momento também está no Paraguai com o Coro Masculino Liederkranz, estiveram presentes no ato de sua fundação da Liga e registrados na Ata a Diretoria formada pelos Senhores:


Osvaldo Buerger - Presidente
Maurício Germer - Vice - Presidente
Erwin Seelbach - 1° Secretário
Ralph Kock - 2° Secretário
Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
Germano Banati - Orador
Josef Wollinger - Regente Oficial

Presentes também, os Senhores:

Bernhard Penzlin
Hans Schneider
Friedrich Karl Kemmelmeier
Fritz Efli
Carl Frederico Huebenr
Ernesto Wassermann
Jacob Reiter


Fôlder de um dos eventos na
cidade de Blumenau - Ano 1964.
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina, Uruguai e também, no Paraguai. 
Neste momento, o Coro Masculino Liederkranz, está como visitante em um destes encontros internacional de coros, o qual passa a ser um encontro de amigos que apreciam cantar.
O encontro e apresentação do grupo de cantores de Blumenau aconteceu no dia 3 de agosto na sede do Coro anfitrião - Sociedad Cultural y social Cantores Armonia.

A cidade de Hohenau - Um pouco de História...
Imagem relacionada
A cidade foi fundada em 14 de março de 1900 por Carlos Reverchon, Wilhelm Closs e os irmãos Ambrósio e Stephen Scholler, descendentes de imigrante alemães, onde a cidade recebeu o nome de "Mãe das colônias do Alto Paraná".
Resultado de imagem para Hohenau história
Porto Hohenau - 1912
Wilhelm Closs nasceu na cidade gaúcha Baumschneis,  atual cidade de Dois Irmãos, no 31 outubro de 1841. Viveu em uma localidade do  Estado do Rio Grande do Sul - próximo ao Rio Uruguai. Mudou-se para o Paraguai, onde encontrou Carlos Reverchon com quem organizou uma maneira de trazer mais imigrantes colonizadores para uma determinada região deste país. Recebeu o apoio do Cônsul austríaco Christian Heisecke, que intercedeu junto ao governo paraguaio  para a implantação de um plano de colonização no Alto Paraná.
No dia 12 de setembro de 1898, através de um decreto, o governo paraguaio outorga a uma área de 16 léguas quadradas no Alto Paraná para este fim. Os primeiros imigrantes chegaram ao local no dia 14 
de março de 1900, de Encarnación, via rio Paraná. Entre estes, estavam: os Deutschmann, os Tauber, os Endler e William Rhenius. No mês seguinte, contando com 8 famílias pioneiras, aproximadamente  55 pessoas, foi materializado as providencias para dar sequencia  a imigração contínua, quando chegaram as famílias pioneiras dos Dressler, os Kuschel, os Fritze Jachow.
Em 1944, a nucleação urbana foi elevada a Distrito e entre as décadas de 1930 a 1940, registrou-se a chegada de famílias de imigrantes poloneses, ucranianos, russos e, em menor quantidade, belgas e franceses que se fixaram em Encarnación e Hohenau, Bella Vista e Obligado.


Momentos do Encontro Internacional de Corais 
Passando o som na tarde de sábado
Fotografias de (celular)
Ângela Hinsching 
Gratidão...







































Ein Prosit!!
Cantar entre amigos ...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário