terça-feira, 23 de março de 2021

Franziskanerinnen vom hl. Josef - da Alemanha para a cidade de Angelina SC - Arquitetura - Memória

Parte das instalações da sede da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José - Angelina SC.


Em 4 de janeiro de 2021 passamos pelo município de Angelina e pesquisando no local nos deparamos com a sede da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, em alemão: Franziskanerinnen vom hl. Josef. Local monumental e marcado pela presença de um magnífico jardim florido, que segundo a informação no local, as Irmãs da congreção cuidam do mesmo. Despertou nossa atenção pela espacialização, cuidado e as flores de todas as cores e espécies. Também, o complexo é munido de inúmeros edifícios para diferentes usos, complementado pela horta, pomar e o jardim, caprichosamente cuidados
Que lugar é esse?
Sua localização é na Rua São Francisco, N°1274 - em Angelina, SC, distando somente 2km da centralidade da cidade.


Adentrando um dos ambientes encontramos uma pessoa que nos informou ser este ambiente, o restaurante do Blumengarten Haus (Restaurante e Hotel - Casa Jardim das Flores), fundado como hospedaria em 7 de dezembro de 1971. Todo este local pertencia e pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas de São José
Fonte - Site do Blumengarten Haus.


O "São José" do nome não tem qualquer ligação com o nome do município vizinho, pertencente a Região Metropolitana da Grande Florianópolis e sobre o qual já escrevemos - no final desta postagem - São José  da Terra Firme.
O nome do local, em idioma alemão, mais as características espaciais, a arquitetura e o nome destoante de nomes locais da região, mesmo sendo igual, despertou nossa curiosidade e muitas perguntas e, o desejo de conhecer a história deste local dotado de uma beleza incomum e diferente da cultura regional da Grande Florianópolis.
Sua História teve início na Alemanha

Madre Alphonsa Kuborn. 
A História da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, a mesma que fundou e cuida deste lugar que fotografamos em Angelina, teve início no Século XIX, na cidade alemã de  Schweich - pertencente ao Grão-Ducado de Luxemburg - no Vale do  Mosela. Naquele período ainda não existia Alemanha como nação - mas sim, existia muitos ducados, muitas vezes, parte do grande território do Império Romano. A Irmã Alphonsa Kuborn foi sua  fundadora em 1867. As Irmãs Franciscanas de São José (abreviatura da ordem: FSJ) pertencem a uma ordem de mulheres católicas romanas, cuja casa - matriz é originária de Schweich, na Alemanha.
A Irmã Alphonsa Kuborn nasceu em 1830, na cidade de Mert, próximo a Trier, também território do Grão-Ducado de Luxemburg. Os locais estão marcados no mapa abaixo.
Em 1953, com 23 anos de idade, Alphonsa começou a trabalhar na enfermaria do Hospital de St. Elisabeth, em  Luxemburg-Pfaffenthal. Era uma das Irmãs da Congregação das Irmãs Elizabetinas. Simultaneamente, no mesmo tempo, na cidade de Schweich, 5 moças, inspiradas em São Francisco de Assis e de maneira voluntária,  dedicavam seu tempo para atender os doentes, crianças e outros necessitados e buscavam, na vida comunitária, algo mais, com melhor organização e estruturação. Buscavam alguém que as orientassem na senda religiosa, na qual, acreditavam poderiam atingir seus objetivos
Em 1960, com a idade de 37 anos e Irmã pertecente à Congregação das Irmãs Elizabetinas, em Luxemburg,  Alphonsa Kubonr aceitou o convite para assumir a orientação espiritual e formação das cinco moças de Schweich. O convite surgiu, por indicação de seu irmão, o Padre Franziskus Kuborn, padre na cidade de Schweich.
Irmã Alphonsa Kuborn  - Fonte: A12 Redação.
Geralmente, as religiosas respeitavam e obedeciam três votos: a pobreza, a obediencia e o celibato. A Irmã Alphonsa acrescentou um quarto voto: a misericórdia - com a tarefa de atender pessoas dotadas de multinecessidades, do material ao espiritual sob os bastiões da fé.  A congregação foi fundada em 28 de outubro de 1867.Irmã Alphonsa Kuborn chamou a congregação de Congregação Irmãs da Misericórdia da Ordem Terceira de São Francisco de AssisO primeiro Estatuto da congregação foi aprovado pelo Bispo de Trier, Matthias Eberhard, em 3 de novembro de 1869. Neste Estatuto, além de questões muito práticas, transparece o espírito que perpassava a congregação que surgia. 
Em 1896, a regra da ordem foi reconhecida e em 1984 a ordem foi confirmada como uma congregação sob a lei papal. 

Do Site alemão da Congregação

Die Franziskanerinnen vom hl. Josef
Unser Weg seit 1867.
Menschen in Krankheit, Armut und Not in christlicher Verantwortung zu unterstützen – darin sehen wir den Auftrag unserer Ordensgemeinschaft, die 1867 von Mutter Alphonsa Kuborn in Schweich bei Trier gegründet wurde. Daraus schöpfen wir die Kraft und den Mut, kreative Antworten auf die wirtschaftlichen und gesellschaftlichen Anforderungen der Zeit zu finden und sie in den Dienst der Menschen zu stellen – dem Mittelpunkt unseres ganzen Tuns.
Heute sind unsere Schwestern in vielfältigen sozialen und seelsorgerischen Aufgaben in Europa, Süd- und Mittelamerika sowie Afrika engagiert.
As Irmãs Franciscanas de São José
Nosso caminho tem origem em 1867.
Apoiar as pessoas com doenças, pobreza e necessidades com responsabilidade cristã - é o que vemos como a missão em nossa ordem religiosa, que foi fundada em 1867 pela Madre Alphonsa Kuborn, em Schweich, perto de Trier. Daí tiramos a força e a coragem de encontrar respostas criativas às exigências econômicas e sociais da época e de as colocar a serviço das pessoas, objetivo de tudo o que fazemos.
Hoje nossas irmãs estão envolvidas em uma gama de tarefas sociais e pastorais na Europa, na América do Sul e Central e na África.
Caricatura sobre a luta cultural (1878).
Conflito conhecido como Kulturkampf, quando
 os prussianos, na figura de Otto von  Bismarck
 tentou submeter a Igreja de Roma ao  controle
 do Estado alemão dentro da Alemanha.
 Caricatura com o título: Modus vivendi:  Papa 
 Leão XIII, que estende a perna a Bismarck para
que lhe beije os pés. Bismarck também levanta
a perna. No meio, Ludwig Windhorts,  líder do
Partido do Centro.
Durante o
Kulturkampf, um histórico conflito cultural religioso entre o estado (protestante) prussiano/alemão e a Igreja Católica de Roma, ocorrido entre os anos de 1871 a 1887, a Irmã Alphonsa e as demais irmãs da congreação tiveram que sair de Schweich e mudaram-se para Holanda. Isso foi possível mediante a ajuda do irmão da Irmã Alphonsina, o Pe. Franziskus Kuborn, que fez com que a Alphosina conseguisse abrigar sua congregação em uma casa em Beek/Holanda. A partida da concregação  de Schweich, Alemanha para a Holanda aconteceu em 2 de novembro de 1875.
Em Beek, as irmãs levaram um vida de privações e de muita pobreza, mas com a acolhida da população e a ajuda de benfeitores, a congregação conseguiu estabelecer-se. As Irmãs ganhavam seu sustento com horta própria, escola de costura, confecção e venda de paramentos e alfaias de igreja, e funcionamento de um jardim de infância. Em 1882, as Irmãs iniciam uma obra em Valkenburg, Holanda, a convite do Pároco local, Pe. Grispen. Esta casa se tornou referência como casa-sede da congregação e em 1983 construiram o Convento São José e o Instituto São José. No Instituto, as Irmãs recebiam e cuidavam de crianças e idosos, e exerciam os serviços de educação e enfermagem. A Irmã Alphonsa Kuborn faleceu em 1897.
Franziskanerinnenkloster - Valkenburgonte
Fonte:Wikipedia

Em 1921, as irmãs retornaram para a Alemanha, deixando parte deste trabalho na Holanda e atualmente, a Irmandade está ativa na Europa (Alemanha - nas cidades de  Bad Honnef - Aegidienberg, Unkel, Körperich, Speyer e Schweich; Holanda e Itália), América do Sul (Brasil  - Generalato em Curitiba e também, com sede em Angelina SC), Amércia Central (Honduras e Haiti) e na Africa. Seus trabalhos abrangem administrações de hospitais, lares de idosos e órfãos, escolas, centro de educação de adultos.

"Nós nos vemos como uma comunidade dinâmica que sempre pensa nas fontes para enfrentar o futuro. Porque nada vai ficar do jeito que está. O novo é sempre adicionado ao legado se ele permanecer vivo." Site da congreção na Alemanha

Desde 1939, a comunidade é chamada de “Irmãs Franciscanas de São José". Em 1984, a congregação recebeu a lei papal. No tempo da Irmã Alphonsa até 1939, a Congregação era denominada de Irmãs da Misericórdia da Terceira Ordem de São Francisco de Assis, que poderia existir muito antes do que o período aqui narrado. A mudança do nome ocorreu no governo geral da Madre Stanislaus Sturm (1939-1944). Uma das razões para a alteração do nome foi a de distinguir esta, de outras congregações, pois muitas, nesta época, levavam o nome de ‘misericordiosas’. Também foi uma homenagem a São José que ocupava muitos os trabalhos das irmãs neste tempo como santo devoto. Em 10 de abril de 1940, a Congregação foi consagrada a São José, ocasião em que ele foi proclamado Patrono Oficial da Congregação - passando então a se chamar Congregação das Irmãs Franciscanas de São José.
Em 2011, com a decisão do Capítulo Geral realizado em 2007, iniciou o processo de transferência da Sede Geral para o Brasil. Foram muitos anos de estudos e encaminhamentos. O início da transferência aconteceu em 13 de novembro de 2011 com a inauguração oficial da nova Sede Geral, na Av. Vicente Machado, N°2731, Bairro Seminário, em Curitiba, Paraná Brasil, tendo como Superiora Geral a Irmã Maria de Fátima Schwamberger. A principal causa da transferância foi devido à falta de novos membros na Europa. Talvez o nome do Bairro "Seminário", ficou em função da presença da Congregação, desde 1926.
Sede Geral - Bairro Seminário - Curitiba.
Em 1996, as províncias da Alemanha e da Holanda foram fundidas. O conselho provincial, que tinha sede em Valkenberg / NL, foi dissolvido em janeiro de 2019.
No Brasil, estão instaladas desde 1926, em Curitiba, que aconteceu mediante interferência dos Frades Menores a pedido do governo do Paraná, para que as irmãs tratassem seus doentes de hanseníase.
A Irmãs Franciscanas de São José chegaram na cidade de Angelina em 1927, onde visitamos sua sede em 4 de janeiro de 2021. A partir de Angelina, seus trabalhos sociais expandiram, através de serviços em saúde, educação e assistência social, para  outros 23 municípios e mantém 53 fraternidades e casas de formação.
O Restaurante e o Hotel - Blumengarten Haus, no mesmo local, funciona há 50 anos, pois foi fundado em 07 de dezembro de 1971, como uma hospedaria. A Casa de Hospedagem - Blumengartenhaus, traduzido do alemão é Casa Jardim das Flores  justifica e faz juz ao lindo jardim - de tirar o fôlego, presentes na frente da monumental edificação eclética do início do Século XX, até os dias atuais.
Em 23 de junho de 2017, foi comemorado o Jubileu de 150 anos de Fundação da Congregação e 90 anos da presença das Irmãs, em Angelina. Neste dia, em frente ao Convento, às 08:00h, os presentes efetuaram uma caminhada celebrativa pelos 90 anos da presença das Irmãs Franciscanas de São José em Angelina. Foram feitas três paradas durante a caminhada: em frente da casa doada por Maria Koerich à congregação - 1° residência das Irmãs, no Colégio, Hospital e na Casa do Campo.
Caminhada - Parada na 1° Residência - Fonte: Site da Congreção.
Caminhada - Colégio - Fonte: Site da Congreção.
Para celebrar a data de
150 anos e 90 anos em Angelina, a data também foi lembrada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em 23 de outubro 2017, que realizou um Seção Especial. A solenidade foi realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis e reuniu representantes da Igreja Católica, integrantes de poderes e órgãos públicos e lideranças políticas de diversas regiões do estado. No evento da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina em 2017, o governador de Santa Catarina, Pinho Moreira, durante sua fala destacou a atuação das  Irmãs Franciscanas de São José, no estado, nas áreas da educação e da saúde, por meio de instituições, citando algumas, como: Hospital Maternidade Nossa Senhora da Conceição (Angelina), Hospital Maternidade Maria Auxiliadora (Presidente Getúlio), Hospital Bom Jesus (Ituporanga) e mais os 90% do atendimento realizado pelo SUS, e o Centro Educacional Menino Jesus (Florianópolis). 
“Por minha atividade política, conheço este trabalho vital e fundamental realizado nos municípios. Por tudo isso a homenagem é justa e, em nome do governo de Santa Catarina, me associo às homenagens a todos pela dedicação em fazer o bem.” Pinho Moreira - outubro de 2017.
Abaixo a imagem da publicação deste evento - na Alemanha
A Hospedaria e o Restaurante Blumengartenhaus estão abertos à visitação e também a hospedagens e oferta de refeições dentro de um local original e cuidado com zelo e carinho por mais de 50 anos. O  que é mais encantador ainda, é o seu entorno, com objetos e paisagem - muito bem preservado, com a presença de todo o acervo das Irmãs Franciscanas de São José, apresentando todas as edificações do antigo complexo, desde estrebarias, galinheiros, locais de guardar os veículos tracionados a animal, horta, pomar, jardim, escola e o local da pousada, atual hotel. O local está próxima às  Roque e Santo Antônio e dista somente  2 Km da área central de Angelina. A sede também possue um Centro de Medicina Natural.



































Angelina SC

Município de Santa Catarina que recebeu, em 1927, a congreção alemã Franziskanerinnen vom hl. Josef. Terra natal do Frei Hugolino Back
Qual a origem histórica de Angelina?
Uma das primeiras famílias e se fixar na região, onde atualmente está Angelina, e marcou o início da povoação - foi a família Garcia  que mudou-se para o local em 1845. Mais tarde um dos Distritos de Angelina, também foi chamado de Distrito Garcia.
Em um primeiro momento, a colônia era conhecida como Colônia Nacional. Seu território era uma reserva destinada aos nativos da região e descendentes de imigrantes açorianos que residiam no município de São José. 
O Presidente da Província de Santa Catarina - Francisco Carlos Araújo Brusque resolveu encaminhar para o imperador brasileiro - D. Pedro II, um projeto de fundação, onde residiriam os filhos dos açorianos residentes do litoral da província. O Projeto foi aprovado no dia 30 de novembro de 1859. No final da década de 50 do Século XIX, passaram a chamar a povoação de Villa Mundéus.
Em 1858a partir das demarcações de lotes coloniais feitos pelo filho imigrantes alemães residentes no Rio de Janeiro (Capital do Brasil) - Engenheiro Agrimensor - Carl Othon Schlappal, da chegada dos imigrantes alemães oriundos das colônias de Sacramento, Santa Isabel e São Pedro de Alcântara, à região. Aprovado o projeto da colônia, o engenheiro agrimensor foi seu primeiro Diretor, entre os anos de 1860 e 1869.  Após 1862, também chegaram imigrantes de Luxemburgo, França, Bélgica, Holanda, Itália e Polônia.


Ângelo M. da Silva Ferraz
Em 1891, a povoação, oficialmente passa a ser um Distrito de São José, batizada então, com o atual nome - Angelina. Contam que foi uma homenagem ao Barão de Uruguaiana - Ângelo Moniz da Silva Ferraz, que também exercia o cargo de Presidente do Conselho de Ministros do Rio de Janeiro. É curioso, que adotaram o nome feminino - Angelina. O município foi instalado no dia 30 de dezembro de 1961 e atualmente tem como Distritos: Garcia, Barra Clara e Angelina. O senso de 2010 contou 5.250 habitantes distribuídos em uma área de 499, 95Km2.

Imagens de Angelina em janeiro de 2021






















Igreja Matriz.




                           








































Santuário Mariano
Em 1988 Dom Afonso Niehues, então Arcebispo de Florianópolis, assinou Decreto de Instalação do Santuário Mariano sob o título "Santuário Nossa Senhora de Angelina", que inclui também a Igreja Matriz. Desde então, de acordo com o determinado pela Igreja Católica, Angelina tornou-se local escolhido para obter graças e favores: perdão, conversão. Também é apontada pela Igreja Católica, como local destinado para receber peregrinações, romarias, concentrações, celebrações especiais, penitências, confissão e oração. A maior celebração ocorre no dia 8 de dezembro: a Festa em louvor a Nossa Senhora de Angelina.
Lembramos que o Frei Franciscano Hugolino Back nasceu em Angelina, dentro de família de imigrantes alemães. Também desenvolveu trabalho junto à comunidade, cuja história contamos neste Blog e seu link está listado no final desta postagem.
Aspectos da Rua Manoel Lino Koerich, em Angelina  SC. Fotografia de 1926 - ano do nascimento do Frei Hugolino Back - que nasceu no interior da vila. - Disponível em:https://www.facebook.com/photo.php?
Frei Hugolino nasceu na segunda metade da década de 1920 - em 6 de maio de 1926, sob o nome de Evaldo Back, no seio de uma família - onde, em casa somente se falava o idioma alemão. A localidade era Rancho de Táboas - interior de Angelina. Seus pais eram Vendelino Back Maria Perardt Back.

As imagens Comunicam...
Sede da Congregação das Irmãs Franciscanas em Angelina
Primeira  sede.




Playground.
















Capela.

















Arquitetura, a partir de sua volumetria, bem característica com aquela construída  no Vale do Itajaí, sendo que a varanda e o anexo posterior reporta aos estágios seguindo de mudanças agregadas à tipologia do  pioneiro alemão, que contruiu sua casa com a técnica construtiva enxaimel. Neste caso, somente recebeu a varanda. O diferencial está na presença maciça de arabescos e decorativismo, bem como os arcos romanos na varanda, uma característica das edificações contruídas pelos descendentes dos pioneiros italianos no Vale do Itajaí. Volumetricamente há um identificação com a casa do pioneiro alemão do Vale do Itajaí, mas apartir dos arabescos e decoratismos, a edificação apresenta características do eclético, colagem de elementos de diversas linguagens. O resultado ficou muito bonito e deferente, presentes em outras casas históricas da região e de Angelina.































Restaurante



Restaurante.



Quartos.






























Contatos das Irmãs Franciscanas de São José  
Fone: (48) 3274-1185 - Angelina SC
Congregação das Irmãs Franciscanas
Fone: (48) 3274-1180 - Angelina SC
Curitiba - PR, 80440-020
Av. Vicente Machado, 2731 - Centro, 
Telefone: (41) 3042-5167

Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:
Referências:

Agência AL. Alesc celebra os 150 anos da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José. . Disponível em: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/noticia_single/alesc-celebra-os-150-anos-da-congregacaeo-das-irmaes-franciscanas-de-saeo-j Acesso: em 23 de março de 2021 - 12:44h.

BIRKNER, von Ralf. Das Parlament des Staates Santa Catarina /Brasilien feiert 150 Jahre Franziskanerinnen vom hl. Josef. Unser WEG. Berichte und Informationen aus den Häusern Franziskarnerinnen vom hl. Josef.

Franciscanas de São José. História. Disponível em: Disponível em: http://www.franciscanasdesaojose.org.br/?page_id=27 Acesso: em 25 de março de 2021 - 14:57h.

Franziskanerinnen vom hl. Josef . Südamerika. Disponível em: https://franziskanerinnen-vom-hl-josef.de/start/orden/weltweites-wirken-/suedamerika/. Acesso em: 24 de março de 2021 - 00:19h.

Franziskanerinnen vom hl. Lebendiges Erbe, das sich immer wieder erneuert. Disponível em:https://franziskanerinnen-vom-hl-josef.de/start/orden/unsere-geschichte/. Acesso em: 24 de março de 2021 - 22:37h.








2 comentários: