domingo, 7 de março de 2021

Quatro gerações - Família Schroeder - Schröder - em Pomerode SC - Restaurante Schroeder.

O compositor alemão Norbert Gälle e sua esposa Alexandra Gälle registrando em fotografia - o Restaurante Schroeder em janeiro de 2020.

 Com  Cristiane  e Silvio Schroeder. 
Visitamos e frequentamos
Pomerode desde o início da década de 1980. Uma construção imponente, em uma esquina da Rua XV de Novembro sempre chamou nossa atenção. Mas foi somente em 2019, que entramos no tradicional Restaurante Schroeder e fomos descobrindo a saga da Família Schroeder na cidade de Pomerode. Neste tempo conhecemos Silvio Schroeder e através de conversa solta sobre a cultura regional descobrimos o comprometimento de sua família com a história e cultura local, bem como, sua consciência sobre a importância de continuar cuidando do restaurante  fundado por seu "Opa" materno e por seu pai Wilfried, onde, atualmente, também tem a companhia de seu filho Philipp  e, já contando com a chegada de seu neto Otto.
Silvio, Engenheiro Civil de formação, juiz de paz de Pomerode, acompanha com um olhar crítico, as transformações e aplica na educação e cultura locais. Encontramos o casal Silvio e Cristiane Schroeder no 35° Aniversário do Grupo Folclórico Pomerano, em março de 2020, como um dos folcloristas fundadores deste tradicional grupo de danças folclóricas da cidade de Pomerode. 
Silvio e Cristiane Schroeder no 35° Aniversário do Grupo Folclórico Pomerano, em março de 2020.
Durante esta pesquisa, também constatamos o quanto as famílias pioneiras, através de seus membros, ocupavam várias regiões do extenso território da Colônia Blumenau. A família Schroeder, primeiramente se instalou no Encano Alto - localidade de Indaial. Depois, na geração seguinte, teve membros da família que se fixaram em Jaraguá do Sul e em seguida, na geração seguinte, em Pomerode, que está na 4° geração dos Schroeder, nesta cidade. Esta linha genealógica reporta diretamente à Família Schroeder do Restaurante Schroeder. Se fosse considerada a árvore genealógica da Família Schroeder presente na região, esta tem muitos membros.

Família Schroeder na Colônia Blumenau - até Pomerode e o Restaurante e Hotel Schroeder
Nome de Família

Alfaiate - na  Idade Média.
O nome de Família Schroeder, como ocorre com muitos nome de famílias alemãs, reporta a uma prática profissional que teve suas origens nas cidades medievais muradas - (o ferreiro, o carpinteiro, o pedreiro, o lenhador, etc). O nome da Família Schroeder, que também é nome de cidade, em Santa Catarina, tem origem do antigo alemão - do verbo "schrotten", que reporta a "cortar com tesouras", ou poderia se dizer um alfaiate que tem esta prática, também tem outro nome de família: Schneider, este usado em outra região e em períodos históricos diferentes
O nome de Família pode remeter à profissão de alfaiate ou ainda, poderia ter relação a "Bier- und Weinschröder". Há quem afirme que tem relação ao trabalho - alfaiate, usual principalmente no norte da Alemanha, na Westfália oriental, juntamente com a expressão Schrader, que é derivado  Schrôden ou Schrâden, que significa "cortar". Até o século XVIII, era como se chamava o alfaiate, o cortador do tecido. Menos usual - também denominava esta profissão, por volta de 1498, a expressão "Snyder", usual no norte da Alemanha em torno de 1500.
O nome de Família permaneceu como Schröder, podendo o nome ser escrito como Schroeder, denominação da Família Schroeder de Pomerode, que chegou no território da Colônia Blumenau ainda no século XIX, um pouco antes de surgir a nação da Alemanha, em 1871.

O Pioneiro 

Grüna, Chemnitz, Saxonia.
O nome do pioneiro da
Família Schröder estudada nesta postagem foi Johann Friedrich Anton Schröder, casado com Amálie Auguste Schröder (nascida Müller). Johann nasceu em 19 de setembro de 1832, na localidade de Grüna, Chemnitz, Saxonia ou Sachsen, região que em 1871, fez parte do território da Alemanha. Sua esposa Amalie nasceu em 22 de junho de 1835 na mesma cidade de Johann e seus pais foram  Gottlieb Friedrich Müller e Hanne Christiane Müller. O casal Schröder teve 11 filhos, sendo que 6 nasceram na Alemanha e 5 migraram para o Brasil. 
Família no Brasil

Os filhos do casal pioneiro: Wilhelm Anton Schröder  (faleceu na Alemanha), Anton Linus Schröder (casou com Emilie Hedwig Heinig),  August Eugen Schröder (casou com Bertha Köhler), Anton Clemens Schröder (casou com Rosa (Rosalie Röschen) Marie Hackländer), Islin Schröder, Clara Schröder, Anton Adolf Gustav Schröder, Auguste Milda Schröder (casou com Ernst August Friedrich Karsten), Marie Lina Schröder, Paul Anton Schröder (casou com Caroline Emile Bertha Bruch), Auguste Catharina Anna Schröder, Alvin Schröder e Anton Paul Schröder. 
Ano de nascimento/falecimento dos filhos:
  • Wilhelm Anton Schroeder  1857-1857
  • Anton Linus Schröder  1858-1935 
  • August Eugen Schröder  1861-1908 
  • Anton Clemens Schröder  1863-1955 
  • Islin Schröder  ± 1866-????
  • Clara Schröder  ± 1868-????
  • Anton Adolf Gustav Schroeder  1872-1897
  • Auguste Milda Schröder  1874-1933 
  • Marie Lina Schroeder  1876-????
  • Paul Anton Schroeder  1879-1970  - Parte da Família Schroeder do Restaurante de Pomerode
  • Auguste Catharina Anna Schroeder  1881-????
A
família Schröder, com 7 membros, partiu de Hamburg no navio Victória, em 11 de novembro de 1868, em direção ao Brasil. Três anos antes de surgir a nação da Alemanha. A família fixou residência na margem esquerda do Ribeirão Encano - no Encano Alto - localidade pertencente ao atual município de Indaial. 
Johann Friedrich Anton Schröder além de agricultor, foi inspetor de quarterão. Faleceu no Encano, em 1924. Curiosamente, fizemos um registro fotográfico da Casa de Julius Schroeder, nesta localidade sob número 6317, na Rua Reinhold Schroeder, em 16 de fevereiro de 2020. Pela nossa experiência na pesquisa da colonização na região e sobre a técnica construtiva enxaimel, ousamos afirmar que esta casa pode ter sido do pioneiro da  Família Schroeder, e depois de Julius.


No Cemitério do Encano Alto, há  nomes de alguns de seus filhos, sendo que alguns, nascidos na Alemanha - que somavam 5 filhos imigrantes, pois um dos 6 nascidos na Alemanha, faleceu ainda bebê. Os demais nasceram em Encano, Indaial, Brasil.
August  Eugen Schröder, filho de Johann Friedrich Anton Schröder e Amálie Auguste Schröder, nascido na Alemanha e irmão de  Anton Paul Schröder. Permaneceu residindo em Encano Alto, onde está sepultado.


Filho de Johann Friedrich Anton Schröder e Amálie Auguste Schröder, nascido na Alemanha e irmão de  Anton Paul Schröder. Permaneceu residindo em Encano Alto, onde está sepultado.
O segundo filho mais moço do pioneiro, nascido em Encano Alto em 20 de março de 1879, Anton Paul Schröder, com 27 anos (em 1906), casou-se com  Caroline Emile Bertha Schröder (nascida Bruch) também nascida em Encano - em 20 de julho de 1880. 
O casal foi residir em  Rio Cerro, no atual município de Jaraguá do Sul. Anton Paul Schröder faleceu em 14 de novembro de 1970, em Rio Cerro com 91 anos de idade. Está sepultado no Cemitério De Rio Cerro II - Jaraguá do Sul. Anton Paul e Bertha tiveram 5 filhos - 3 meninos e 2 meninas: Auguste Wilhelmine Schröder Köpp (1907-1982), Hartwig Schroeder (1908-1990), Lina Schroeder (1910-1988), Alfred Schroeder (1911-1936) e  Bruno Karl Hermann Schroeder (1913-1999). Bruno se casou com Ida  Grützmacher (1916-1956) e tiveram  3 filhos: Wilfried Paulo Albert Schroeder, Arno Schroeder (1943-2013) e Hanelore Schroeder (1949-2005). Ida faleceu aos 39 anos. Bruno se casou novamente com Tusnelda Ittner, com a qual teve 1 filha. O primeiro filho de Bruno Karl Hermann Schroeder e Ida  Grützmacher, Wilfried Paulo Albert Schroeder, que nasceu no ano que iniciou a 2° Guerra Mundial, casou-se com Ursula Fritzke e foram residir na cidade vizinha, Pomerode, no início da década de 1960. Isso aconteceu porque Bruno foi trabalhar na Porcelana Schmidt - link sobre sua história no final desta postagem.

Pegamos um rápido depoimento de Wilfried Schroeder em março de 2022.

Porcelana Schmidt - Pomerode - onde foi trabalhar Wilfried Paulo Albert Schroeder.


Não conseguimos encontrar o nome de Wilfried Paulo Albert Schroeder nos registros de genealogia disponíveis na web na árvore do pioneiro Johann Friedrich Anton Schröder e de sua esposa   Amálie Auguste Schröder. Seria bom preencher esta lacuna na árvore genealógica desta família importante em toda a região do Vale do Itajaí.
Em Pomerode, Wilfried e Ursula tem o primeiro filho em 1962, Silvio Schroeder. Em 1965, os pais de Úrsula, abriram o bar/restaurante/lanchonete na cidade de Pomerode, que não demorou muito, para que Wilfried Paulo Albert Schroeder se tornasse seu sócio até 1° de agosto de 1970, quando Schroeder assume o restaurante sozinho, após se demitir da Porcelana Schmidt. Neste momento, o restaurante passou a se chamar Restaurante Schroeder. Em 1968 já havia nascido Sônia  Schroeder. A família residia no segundo pavimento, onde também haviam quartos disponíveis para aluguel, sendo que o Restaurante, também era lanchonete. No início da década de 1970, a família resolveu ampliar seus negócios, ampliando também a área construída. Construíram um hotel. As obras tiveram início em 1978 e a inauguração aconteceu em 1980, com a obra parcialmente terminada. Com parte das instalações concluídas e sendo usadas - a obra continuou até ser finalizada por inteiro. Com isto, Herr Schroeder cuidava do Restaurante e Frau Schroeder, do Hotel.
Em 1986, o então Engenheiro Civil Silvio Schroeder se casa com Cristiane Bloedorn e nesse mesmo ano, nasceu Philipp Albert Schroeder. Em 1989 Sonia se casa com Mauricio Selke e, em 1989, nasceu Melisse Selke. 
Em 1990 nasceu Christoph Anton Schroeder que partiu em 1991. Em 1994, nasceu Sebastian Selke, filho de Sonia e Mauricio.
Mesmo sendo formado em Engenharia Civil (FURB - Blumenau - 1988) e tendo atuado na área por algum tempo, Silvio optou por continuar a tradição do Restaurante Schroeder ao lado da esposa Cristiane.  Sonia, formada em Letras, lecionou durante alguns anos, e ao lado do marido Mauricio, toma conta do Hotel.
Em 1997 o Restaurante Schroeder passa por grande reforma e ampliação, descaracterizando um pouco sua fachada original. 


Durante as obras, ao ser retirado o reboco externo, descobriu-se uma camada de tinta verde, contrastando com a cor branca que tinha a edificação. Concluiu-se que esta era a cor original do edifício, constatada nas fotos históricas preto e branco, onde era possível perceber que parecia uma cor mais escura e não branca. Optou-se, pintar o edifício de verde para resgatar sua originalidade e a mesma cor, até os dias atuais. 
"A parte grifada na foto não é nossa. Apenas onde se encontra o restaurante. E essa ficou tal e qual como era, à exceção da cor. (Inclusive queríamos mudar um pouco o telhado, aumentando levemente a inclinação, o que não foi autorizado). E a sacada já havia sido fechada antes do nosso tempo. (Deve ter existido poucos anos apenas)" .  Em 7 de março de 2021 - Philipp Albert Schroeder
Foto: Arquivo Museu Pomerano.


O
Hotel passou por 3 ampliações no decorrer dos anos: 1986, 2000 e 2007. 
A terceira geração representada por Philipp (nascido em 1986) (Ciências da Computação), trabalha  no Restaurante e Melisse (Direito) e Sebastian (Ciências Contábeis) trabalham  no Hotel. Sendo que, Philipp é filho de Silvio Schroeder e CristianeMelisse, filha de Sônia e Maurício. Melisse se casou com Daniel Schoenfelder em 2013. O casal teve o filho Bernardo, nascido em 2016. Philipp se casou com Juliana Thiel em 2016. O casal teve o filho Otto, nascido em 2020.
Em 1° de agosto de 2020, os Schroeder de Pomerode comemoraram 50 anos da existência do Restaurante Schroeder, amplamente divulgado na cidade, estendendo a história para o Hotel Schroeder que historicamente surgiu um pouco depois e que de acordo com Philipp Albert Schroeder, em 2021 completou 40 anos de história.

Matéria do Jornal Testo Notícias
Restaurante Schroeder testemunha a história de Pomerode ao longo de 50 anos
"A história do Restaurante Schroeder se entrelaça de forma especial com a trajetória de Pomerode. No dia 1º de agosto de 2020, o empreendimento que já conta agora com a dedicação da quarta geração da família, completou 50 anos de fundação.
Seja pela própria localização, em um histórico e charmoso prédio localizado no coração da cidade, cuidadosamente reformado para manter a fachada original. Seja pela manutenção da tradição gastronômica, com receitas herdadas pelas novas gerações ou, até mesmo, pela contribuição com a economia local, o Restaurante Schroeder escreveu seu nome no coração e na memória dos pomerodenses. Quem nunca foi ao Centro da cidade e aproveitou para tomar um café com o genuíno heringsbrot? Ou com o bolinho de carne que muitos de nós já tentamos reproduzir em nossas próprias casas?
Além disso, o restaurante se transformou num dos principais pontos de encontro, seja para lazer ou negócios. Suas tradicionais mesas já testemunharam o fortalecimento de muitas amizades, o compartilhamento de alegrias, parcerias comerciais fechadas, decisões políticas tomadas, enfim, inúmeras memórias escritas.
Atualmente o comandado administrativo do local cabe a Silvio Schroeder e ao filho Philipp Albert Schroeder. Mas, a história do estabelecimento começou pelas mãos dos avós de Silvio, Bruno e Emilia Fritzke, que alugaram o prédio para dar continuidade a um restaurante que já existia no local. Com a necessidade de mais pessoas para ajudar, convidaram o genro e a filha, Wilfried Paulo Alberto Schroeder e Ursula Fritzke Schroeder para ajudar no estabelecimento.
No início os desafios eram muitos. "Para fazer o famoso frango no forno, por exemplo, era preciso adquirir as aves dos colonos. Meu pai ia de bicicleta até as propriedades. O frango era comprado vivo e transportado dentro de uma caixa, na garupa, até no restaurante, onde ocorria o abate e a preparação", explica.
Silvio conta ainda que o primeiro nome do estabelecimento era Bruno Fritzke. No dia 1º de agosto de 1970 a razão social passou para Wilfried A. Schroeder e, a partir daí, começando a ser chamado de Restaurante Schroeder. Há oito anos essa também se tornou a razão social do empreendimento.
Mais do que um negócio, o restaurante se transformou em parte vital da história da família. Silvio revela que começou a ajudar a família no restaurante aos 12 anos de idade. Sua função era, de certa forma, a mesma de hoje: atender no balcão e fazer a cobrança do almoço. Com carinho, ele exibe um bloco de nota fiscal de 1975 onde estão registradas cobranças feitas por ele, pelo avô e pelo pai, retratando de forma muito singular o envolvimento de três gerações. "Aqui é minha letrinha de criança, quando tinha 12 anos e já fazia a cobrança dos almoços", comenta Silvio, enquanto folheia o bloco.
Philipp, também começou a ajudar no restaurante desde cedo. Com nove anos ele saia da aula, às 11h30min, e ficava atrás do balcão para vender balas e chicletes para os colegas da escola. "Ele já tinha o público dele", brinca Silvio. Philipp conta que não guardou seu primeiro bloco de notas fiscais, mas as lembranças e o orgulho de ser a quarta geração a continuar a escrever essa história estão presentes em todos os momentos de sua vida.
Durantes os 50 anos de história não foram poucos os desafios enfrentados, um deles foi a inflação pela qual o país passou nos anos 80, tempos em que era difícil administrar um estabelecimento. "Você comprava o cigarro, vendia, e na hora de repor o estoque, tinha que tirar dinheiro do bolso, porque mesmo vendendo tudo, o aumento da inflação fazia com que o valor da venda não suprisse o custo da próxima compra", relembra.
Com muito trabalho e dedicação, as instabilidades econômicas foram superadas. A rotina da família sempre foi muito agitada. "O restaurante não fechava", conta Silvio. O atendimento começava por volta de 6h da manhã e seguia até o último cliente sair, por volta das 23h, de segunda a domingo. Como no local também funcionava o Hotel Schroeder, por várias vezes o trabalho se estendia para a madrugada. "Meu pai ainda atendia a campainha, se de madrugada alguém chegasse ao local precisando de hospedagem, ele levantava para receber o cliente", completa.
Em 1981 foi concluída a construção do hotel onde se localiza atualmente, próximo à Prefeitura de Pomerode. A partir de então a mãe de Silvio passou a administrar o Hotel enquanto o pai comandava o restaurante. "Quando o hotel começou a funcionar em outro endereço, passamos a fechar o restaurante nos domingos à tarde, tínhamos então uma tarde de folga por semana. Com o passar do tempo, encerramos o atendimento aos domingos".
Sobre o sabor inconfundível da comida servida no local, reconhecido e apreciado há 50 anos, Silvio conta que no início o comando da cozinha ficava a cargo da avó e da mãe. Esse diferencial se transformou no que hoje o restaurante leva como slogan: "Comida caseira com gostinho da comida da vovó".
O motivo é simples, a maioria dos pratos servidos atualmente ainda é feita seguindo a receita da avó de Silvio. O famoso bolinho de carne, por exemplo, é motivo de orgulho para a família. "Minha avó trabalhava como empregada domestica no Rio da Luz e os patrões dela ensinaram essa receita", comenta. Quando o restaurante abriu as portas um dos questionamentos era: o que servir? Imediatamente veio à mente a ideia de disponibilizar o bolinho de carne, sucesso total desde lá até os dias de hoje. "Não tem conservante, é tudo feito de forma natural", completa ele.
A receita é passada e ensinada às cozinheiras do restaurante. "Além dos ingredientes e porções, sempre falamos para elas nunca esquecerem a dose de amor, responsável por deixar qualquer comida ainda mais gostosa", admite Silvio. Outras receitas também ainda são mantidas, como o frango assado no forno, a carne assada de panela, a língua, entre outros pratos.
Outro sucesso do Restaurante Schroeder é o heringsbrot, incorporado no cardápio por sugestão de um cliente. Nada mais tradicional do que apreciar um café da manhã ou da tarde na companhia de uma das estrelas da culinária local.
Outro item de destaque dessa história, citado brevemente no início do texto, é o prédio que abriga o restaurante, construído na década de 1940. Silvio revela que após a família conseguir adquirir o imóvel, em 1997 a ideia era derrubar o prédio e construir um novo no local. Porém, por se tratar de um edifício com grande valor histórico, a Prefeitura não permitiu. A decisão então foi fazer uma grande reforma para adequar o prédio às necessidades, mas tendo como objetivo principal manter a fachada original. Foi nesse processo que eles encontraram duas paredes sobrepostas, ao retirar uma delas, embaixo do reboco, descobriram a cor original do prédio: verde. A cor foi devolvida à fachada.
Muitos objetos e utensílios foram mantidos depois da reforma e agora conferem ao local uma identidade diferenciada e acolhedora. Silvio releva que um dos objetos que mais chama atenção de quem frequenta o local é o baleiro, mas nem ele próprio sabe precisar a idade do utensilho. "Conheço esse baleiro há 56 anos, ele é mais velho que eu, é meu companheiro todo esse tempo", brinca.
Sobre o aniversário especial marcando meio século de história, Silvio destaca: "nossa família viveu toda sua história aqui. Eu, meus pais e meus avós morávamos aqui e comemoramos muitas coisas dentro dessas paredes. Aniversário do meu avô e da minha avó tínhamos todos os meus primos e meus tios presentes. Paralelamente, atendíamos os clientes e ficávamos com a família".
São vários os momentos que ficaram registrados na história do restaurante e da família Schroeder. Silvio cita a final da Copa do Mundo de 1970, entre Brasil e Itália. Poucas pessoas tinham televisão na época, então muitas pessoas se reuniram no local para acompanhar a decisão. "O Brasil venceu e agora não lembro exatamente em qual gol, mas o pessoal pulou com tanta energia que quebrou o assoalho", diverte-se. A televisão disponível no local, aliás, fazia muito sucesso. "As crianças saíam da escola e vinham para o restaurante assistir programas e desenhos. Só quando acabava é que elas retornavam para casa".
Ainda hoje o pai de Silvio, Wilfried, ajuda com o restaurante, mesmo que por menos tempo. Agora, com a pandemia, Silvio e Philipp o mantêm informado sobre todo o funcionamento do restaurante, como uma forma de relatório diário.
Nesses 50 anos muitas transformações aconteceram. Reformas. Mudanças. Gerações crescendo. Mas uma das coisas que se manteve sempre igual foi o apoio da família. "Aprendemos com nossos pais, não importa o momento, seja na dificuldade ou na alegria, estamos todos juntos", finaliza Silvio. " Matéria Testo Notícias.

Imagens que fizemos - em tempos distintos - data sobre a fotografia.



Silvio Schroeder e Norbert Gälle.




No colo de Silvio Schroeder, Otto Schroeder - 4° Geração dos Schroeder em Pomerode.

Dia 19 de março de 2022

Conhecemos Wilfried Paulo Alberto Schroeder - nascido em Jaraguá do Sul e que construiu e criou sua família em Pomerode. Ele nos contou que trabalhou com Erwin Carl Teichmann na Porcelana Schmidt. Gravamos em vídeo, um depoimento seu.
Na parede do restaurante. Curso de garçom feito por Wilfried Schroeder.

Wilfried ainda trabalha no restaurante, ao lado do filho e do neto.

Wilfried ainda trabalha no restaurante, ao lado do filho e do neto.

Silvio, Philipp e Wilfried Schroeder.









Wilfried Schroeder.
Um Registro para a História.
Em construção...

Referências

  • Testo Notícias. Hotel Schroeder: 40 anos de portas abertas para hospedar quem leva Pomerode no coração05 Fevereiro 2021 13:00:00. Uma história de empreendedorismo, dedicação e amor. Disponível em: http://www.testonoticias.com.br/clic-tn/hotel-schroeder-40-anos-de-portas-abertas-para-hospedar-quem-leva-pomerode-no-cora%C3%A7%C3%A3o-1.2299151. Acesso em:  7 de março de 2021 - 12:13h. Pomerode.

  • Testo Notícias. Restaurante Schroeder testemunha a história de Pomerode ao longo de 50 anos. 06 Agosto 2020 13:46:00. Disponível em: http://www.testonoticias.com.br/geral/restaurante-schroeder-testemunha-a-hist%C3%B3ria-de-pomerode-ao-longo-de-50-anos-1.2249643. Acesso em: 7 de março de 2021 - 10:45h. Pomerode.

  • Wortbedeutung. Schröder. Schröder (Deutsch). Disponível em: https://www.wortbedeutung.info/Schr%C3%B6der/. Acessado em: 6 de março de 2021 - 23:51h.


Leituras Complementares - Para ler - Clicar sobre o Título escolhido:












Nenhum comentário:

Postar um comentário