sexta-feira, 19 de março de 2021

Grupo Folclórico Alemão Bogenbrücke Volkstanzgruppe - Indaial SC - Lançamento de seu Traje Histórico - Ações Digitais

Grupo folclórico alemão Bogenbrücke Volkstanzgruppe  - Indaial SC.
Antes do Desfile do Oktoberfest Blumenau.
mais de 15 anos registramos e acompanhamos as apresentações e encontros de grupos de danças folclóricas alemãs, umas das práticas culturais mais alegres, presentes e atuantes no Vale do Itajaí como parte de sua cultura local, território da antiga Colônia Blumenau, resultado de um projeto de colônia agrícola idealizada por Hermann Blumenau. Esta história é munida e rica em detalhes pessoais de cada uma das famílias pioneiras e de seus descendentes que participaram da construção de inúmeras cidades da região. 
III Encontro de Danças Folclóricas 2014.
Um destes grupos folclóricos é o grupo folclórico alemão Bogenbrücke Volkstanzgruppe, cuja casa, foi onde dançamos pela primeira vez, participando de um grupo folclórico, em 25 de julho de 2011 durante 1° Encontro de Danças Folclóricas em Indaial. Registro no vídeo abaixo, imagens de Roberto Wittmann.
O Bogenbrücke Volkstanzgruppe faz parte do AFG -   Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG, fundada em Blumenau, em 20 de maio de 2000. Postagem sobre esta história, no final desta.

Comemoração de aniversário da AFG
no C.C.25 de Julho de Blumenau em 2013.


























Vídeo do 1° Encontro de Danças Folclóricas em Indaial - 2011. 
Em 2021, completa mais de um ano, que os grupos folclóricos da região do Vale do Itajaí permaneceram sem atividades, ensaios, encontros e danças com apresentações formais, com exceções de um ou outro que encontraram um modo de realizar a dança através de instruções on line, como é o caso do G.F Alpino Germânico. 
A partir da Lei de Emergência à Cultura Aldir Blanc, instituída sob N°14.017, de 2020,  criada a partir de uma iniciativa do Congresso Nacional brasileiro para socorrer, nos moldes no auxílio emergencial, o setor da cultura, que foi atingido pela pandemia de covid-19, mais um grupo e este de Indaial SC, foi contemplado com recursos para ações digitais
Quanto tempo não registramos encontros culturais, na Região e também em Indaial? De acordo com a Agência Senado, no ano de 2020 foram destinados à Lei Aldir Blanc, o valor de R$ 3 bilhões.
O que fez grupo folclórico alemão Bogenbrücke Volkstanzgruppe
O Bogenbrücke Volstazgruppe buscou promover ações digitais, apresentando aspectos culturais e seu novo traje histórico.
Através do projeto aprovado:“Buscando nossas verdadeiras origens”, o grupo folclórico alemão Bogenbrücke Volkstanzgruppe apresenta o seu novo traje histórico denominado Sommerliche Arbeitstracht (Traje de trabalho de verão) inspirado originalmente da região de Österten - Alemanha - do século XIX.
Claudio Luis Ittner Junior.
Dança folclórica, pesquisa e indumentária em formato digital. Desde o dia 28 de fevereiro, o Bogenbrücke Volkstanzgruppe está lançando uma série com três vídeos e uma Live referente ao projeto “Buscando nossas verdadeiras origens”. Dois deles serão com as temáticas: Origem dos imigrantes de Indaial e Valorização da Cultura local, O terceiro, vídeo fará a apresentação oficial do traje da região de Österten – Alemanha, fruto de longas pesquisas realizadas segundo o Coordenador de trajes da Associação – Claudio Luis Ittner Junior. 
O projeto teve início dia 28 de fevereiro de 2021 e de acordo com o Coordenador do Bogenbrücke, Claudio Ittner, no final do mesmo - serão produzidos 3 vídeos. Sendo que os dois primeiros, já concluídos, abordam as origens culturais de sua cidade Indaial, com o intuito de contribuir com a valorização cultural local. Sempre lembramos: Quem conhece, gosta e quem gosta, cuida! 
O terceiro vídeo, que seria feito neste final de semana junto a casa Duwe, seria a apresentação do novo traje histórico do grupo. A organização não tem certeza se acontecerá, em função das restrições sanitárias por conta da pandemia do Covid. Se ocorrer, atualizaremos esta postagem.

Para quem deseja conferir- os vídeos estarão disponíveis na plataforma:

“Divulgar o autêntico folclore alemão, resgatar e preservar a memória da imigração através da pesquisa da indumentária, foi a oportunidade que a Associação Bogenbrücke Volkstanzgruppe objetivou neste projeto, além de substituir antigos trajes também queremos estimular o interesse histórico pela cidade, gerar entretenimento cultural e incentivar o turismo no município." Presidente da Associação Bogenbrücke Volkstanzgruppe  Rafael Schroeder. 
Rafael Schroeder deve ser da mesma família Schroeder, descendente dos pioneiros Johann Friedrich Anton Schröder  e Amálie Auguste Schröder sobre a qual publicamos neste Blog em 7 de março de 2021, cuja origem pioneira se fixou no Encano Alto - Indaial, no século XIX. Link no final desta e se espalhou pelo Médio Vale do Itajaí e outras regiões.

Bogenbrücke Volkstanzgruppe  

A Associação Bogenbrücke Volkstanzgruppe   foi fundado no dia 21 de junho de 1991 a partir do Grupo Folclórico Alemão da FIC, que traduzido do idioma alemão significa Grupo de Danças Folclóricas Ponte de Arcos. Este nome foi dado ao grupo em 2011 para homenagear um dos pontos turísticos da cidade de Indaial e sobre o qual já escrevemos, link no final desta postagem. Atualmente o grupo folclórico é formado por aproximadamente 40 integrantes e divididos em duas  categorias: infanto-juvenil e adulta.


Uma Apresentação - 47° FIMI - Festa de Instalação do Município de Indaial  -  Bogenbrücke Volkstanzgruppe  - dia 19 de março de 2017.

"Mostrar os costumes que formaram nosso povo...
É demonstrar na atualidade a história viva".Bogenbrücke 



Leituras Complementares - Para acessar  - Clicar sobre o título escolhido:










Nenhum comentário:

Postar um comentário