sábado, 15 de maio de 2021

Urbanismo - Revitalização Rua Curt Hering - Blumenau SC

Projeto Revitalização Rua Curt Hering - Foto: divulgação, ARK Arquitetura e Zênite Engenharia.

Em março de 2018 foi apresentado o projeto de Revitalização da Rua Curt Hering aos proprietários de imóveis da rua. Responsáveis pelo projeto são Sindilojas e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para a remodelação da via, que conta com 440 metros de extensão e com quase 500 imóveis.
Localização - mapa Google Earth.


A aposta é transformar a Curt Hering numa rua que, mesmo aberta para o tráfego de veículos, estará voltada para a circulação de pedestres e ciclistas, dentro do novo conceito de “cidades para pessoas”.
O projeto prevê a ampliação das áreas destinadas para calçadas, com possibilidade de colocação de mesas, privilegiando ampla acessibilidade, o mobiliário urbano e o paisagismo. As  53 vagas de estacionamento da via serão retiradas.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Ivo Bachmann Jr, destacou que o projeto dá continuidade à proposta que foi iniciada com o Calçadão Brueckheimer, buscando tornar o Centro da cidade um local vivo, que privilegia o convívio e interação das pessoas. Gonçalves, 2018.

Projeto Revitalização Rua Curt Hering - Foto: divulgação, ARK Arquitetura e Zênite Engenharia.
De acordo com Elias (2021), as obras iniciaram em 4 de janeiro de 2021. No painel exposto no local, as obras eram para iniciar em novembro de 2020 e seu término é previsto para o mês desta postagem - maio de 2021.

A Rua Curt Hering fez parte do projeto de Revitalização da Rua XV de Novembro ocorrido no ano 2000, quando, em comemoração aos 150 anos da chegada dos pioneiros alemães à região para fundar a Colônia Blumenau, a pavimentação original e histórica de paralelepípedos foi substituído por pavers coloridos, atualmente desbotados, com uma coloração homogênea. No Google Earth ainda consta a placa de sua inauguração.

Rua Curt Hering atual, imagem Google Earth - Revitalizada junto com a Rua XV de Novembro em 2021.


Proposta - Foto: divulgação, ARK Arquitetura e Zênite Engenharia.

A reurbanização será uma extensão do que já foi feito no Calçadão Brueckheimer, dando prioridade aos pedestres e ciclistas.
Foto: divulgação, ARK Arquitetura e Zênite Engenharia.


Pancho destacou em novembro de 2020, em sua coluna, que uma das novidades no projeto de revitalização da Rua Curt Hering são os jardins de chuva. Trata-se de algo semelhante com um canteiro que na realidade faz parte do sistema de drenagem da via. O “jardim” será usado para acumular a água da chuva que será absorvida aos poucos pela terra. Nessa absorção ela é filtrada por meio da atividade biológica de plantas e micro-organismos. A água filtrada poderá poderá ser usada para recarga do aquífero ou coletada em um dreno e descarregada no sistema de microdrenagem. Além disso, o jardim de chuva aumenta a área verde do local e ameniza o calor em dias mais quentes.
Foto: divulgação, ARK Arquitetura e Zênite Engenharia.


Não haverá bueiros na rua. Estes serão substituídos por um ralo linear que acompanhará toda sua extensão. As calçadas serão mais largas, com espaço para receber mesas dos estabelecimento e para a a circulação de pedestres.
As calçadas terão o  mesmo nível da pista de rolagem dos veículos, com a presença de balizas em toda a via, para garantir a segurança dos pedestres e controlar a velocidade dos veículos. Semelhante ao que vimos em muitas cidades da Alemanha e também, na cidade de Pomerode, nas parte do centro cultural.
Pomerode SC


Pomerode SC

Imagens das obras em 15 de maio, mês no qual está previsto a entrega da Rua Curt Hering  revitalizada. Para a História.












Rua Capitão Euclides de Castro. - transversal, também deseja o mesmo tratamento explicitado neste cartaz.

Rua Capitão Euclides de Castro - aos fundos a Rua 7 de Setembro.

Rua Capitão  Euclides de Castro - aos fundos a Rua 15 de Novembro.


Rua 7 de Setembro e o edifício da antigo terminal rodoviário.

Quem foi Curt Hering?
Curt Victor Hering (1881 - 1945), filho do pioneiro Hermann Hering (nascido em 3 de fevereiro de 1835) que teve 9 filhos e Curt foi seu único filho que nasceu em Blumenau. Os demais filhos  nasceram na Alemanha e migraram para o Brasil em 3 de junho de 1980, junto com o tio Bruno Hering e a mãe Minna.  Curt Hering foi o 14º prefeito de Blumenau e governou a cidade entre 1923 e 1930. Foi na sua gestão que foi projetada, em 1927, a agência dos Correios e Telégrafos de Blumenau na Alameda, em uso para esta função até 1969. 
Leitura Complementar - Clicar sobre o título:
Referência

ELIAS, Felipe. Blumenau e Vale do Itajaí. Obra de revitalização da rua Curt Hering inicia nesta segunda-feira (4) em Blumenau. Disponível em: https://ocp.news/geral/obra-de-revitalizacao-da-rua-curt-hering-inicia-nesta-segunda-feira-4-em-blumenau . Acesso em: 15 de maio de 2021 - 23:45h.

GONÇALVES, Alexandre. Informe Blumenau. Projeto de revitalização da Rua Curt Hering é apresentado. 22 de março de 2018. Disponível em: https://www.informeblumenau.com/projeto-de-revitalizacao-da-rua-curt-hering-e-apresentado/ Acesso em: 15/05/2021 - 23:29h.

PANCHO. Veja como vai ficar a Rua Curt Hering depois de reurbanizada. 30/10/2020. Disponível em: https://pancho.com.br/veja-como-vai-ficar-a-rua-curt-hering-depois-de-reurbanizada/ . Acesso em: 15 de maio de 2021 - 00:00h.











2 comentários:

  1. Prezada Angelina,

    Em 1980 já fazia 100 anos que a família Hering chegou no Brasil, e não o ano em que eles chegaram. Na verdade Hermann Hering imigrou em 1878, e o restante da família em 1880.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por sua observação esclarecedora.

    ResponderExcluir