sexta-feira, 14 de maio de 2021

Cemitério XVIII - Cemitério Católico e Luterano - Teresópolis - Águas Mornas SC

Vista Parcial fundos do Cemitério e da igreja católica de Teresópolis.
A Colônia Theresópolis, fundada em 3 de junho de 1860 e que deu origem à atual comunidade de Teresópolis que visitamos em janeiro de 2021, também continha em seu território, a área do território dos dois atuais municípios: São Bonifácio e Águas Mornas. 
Abaixo, o nome das localidades que faziam parte da Colônia Theresópolis, no final do século XIX e início do século XX. Atualmente Teresópolis é uma comunidade do município de Águas Mornas, na época comunidade da Colônia Theresópolis. 
Do Site da Prefeitura de Águas Mornas SC.
São Bonifácio  Águas Mornas formavam a Colônia Theresópolis, presente no mapa histórico de 1905 e que foi fundada em 1860 por 41 famílias de imigrantes alemães. O Stadtplatz da Colônia Theresópolis recebeu estas primeiras famílias e ao longo da história foram fundadas outras nucleações urbanas, tal como aconteceu no Vale do Itajaí. Isto aconteceu a partir de 1863, quando novas famílias de imigrantes alemães foram ocupando os rios que desaguam no Rio Capivari e neste mesmo. Muitos colonos foram assentados nas nascentes do Rio Capivari, os vales do Cubatão, Cedro e São Miguel em direção a suas nascentes.
Os imigrantes chegavam na Colônia  Theresópolis e ficavam alojados no Barracão dos imigrantes, semelhante ao que corria no Vale do Itajaí - na Colônia Blumenau. Geralmente as mulheres e crianças menores permaneciam neste local, enquanto os homens e meninos maiores seguiam para buscar uma terra para tornar sua propriedade, geralmente terras propícias para o plantio da lavoura para efetuar as primeiras benfeitorias e plantios.
De acordo com o pesquisador Carlos Eduardo Steiner, em estudo publicado em seu livro Genealogia Teuto-catarinense 1, e como já mencionado a Colônia Theresópolis foi fundada em 1860, quando em 1865, foi unificada com a Colônia Santa Isabel (fundada em 1847) e ficou sob a direção de Theodor Todeschini e foi emancipada em 1869, encerrando o período colonial. Receberam nova leva de imigrantes em 1890. A Colônia Santa Isabel recebeu em 1847, imigrantes Hunsrück, em uma primeira leva, de três que chegaram neste mesmo ano na localidade. Em 1860, caracterizando a Colônia Theresópolis, planejada no ano anterior. Este fluxo migratório coincidiu com  a Guerra Civil Norte Americana, deixando como alternativa de migração somente a América do Sul e a Oceania. Chegaram no local, imigrantes católicos e evangélicos - onde a  maioria era oriunda da Renânia Palatinado e da Renânia do Norte Westfália.
Além dos imigrantes oriundos diretamente da Europa, cujo fluxo praticamente cessou em 1864, também vieram para a região da Colônia Theresópolis, imigrantes alemães que estabelecidos em fazendas de café do estado do Rio de Janeiro, e ficaram conhecidos como Kaffeepflücker. Estas famílias eram luteranos e originários da Turíngia e de Schleswig-Holstein, embarcados em Hamburg em fevereiro e  março de 1852. Conseguiram transferência para Santa Catarina entre outubro de 1860 e julho de 1861.

"Durante esse período, a área destinada e o número de imigrantes assentados nas colônias Santa Isabel e Theresópolis foram comparáveis ao investimento dado às demais colônias ao norte do estado, entretanto observando dados geopolíticos atuais é possível verificar uma grande diferença entre essas regiões.
Esse aparente insucesso pode ser explicado pela baixa fertilidade e pela tipografia excessivamente acidentada de seus terrenos, os quais foram instaladas numerosas famílias proveniente da Vestfália e dos Países Baixos, não acostumados a terras montanhosas. essas características também determinaram a dificuldade para a construção de estradas que pudessem realizar o deslocamento de habitantes e de produtos entre os núcleos coloniais e a capital do estado.
Tal isolamento geográfico, por outro lado, propiciou que os habitantes da região mantivessem um elevado grau de conservação das tradições e da língua dos seus ancestrais. costumes seculares e dialetos como o Münsterländer Platt sobreviveram até a segunda metade do século XX, apesar das limitações impostas no período da II Guerra Mundial." Carlos Eduardo Steiner - p.28

Na comunidade de Teresópolis atual, visitamos as igrejas luterana e católica e também, efetuamos registros na memória viva que existe nos cemitérios luterano e católico, observando o nome de alguns  pioneiros e efetuando o registro para a História e para completar esta série do Blog "Cemitérios".
No período do Nacionalismo impetrado por Getúlio Vargas, principalmente em todas as regiões com colônias fundadas por alemães e italianos, Teresópolis foi rebatizada com o nome "Queçaba", nome colocado em muitos mapas e não aceito, pelas pessoas que fundaram a povoação. Este nome na localidade exposta no mapa do Google Earth, como visto abaixo.
Link sobre o Nacionalismo, no final deste.
Localização da Colônia Teresópolis - denominada Queçaba - dentro da região e na tangência do Parque do Tabuleiro.

A localização das igrejas católica e luterana e dos cemitérios católicos e luterano na comunidade de Teresópolis - às margens do Rio Cubatão.

Igreja Católica De Santa Tereza D'Avila -
 Teresópolis
Endereço:SC-435, 072, Águas Mornas - SC, 88150-000, Brasil
Casa Paroquial e Igreja Matriz de Teresópolis - 1890. Acervo: Museu Francisco Schaden, São Bonifácio.


Construção de alvenaria, planta retangular, arquitetura contemporânea. Uma releitura da igreja do pioneiro, contendo planta retangular e uma torre central. A pedra fundamental foi lançada em 2 de fevereiro de 2006. O cemitério católico está localizada na parte posterior da igreja.





Comunidade de Teresópolis vista da igreja.




Cemitério católico.
             
                 







Aos fundos - igreja luterana de Teresópolis.


























































Igreja Luterana de Teresópolis e cemitério luterano
São descendentes das famílias que imigraram de Rio do Janeiro para Santa Catarina., com características do neogótico, linguagem de arte adotada como nacional.

ff
























ll








Há muita vida pulsando nos cemitérios: seja nas obras de arte, ou nas informações sobre a história. Geralmente, os visitantes identificam elementos que ilustram a história social artística da região no qual o mesmo está instalado, através de sua estatuária, obras arquitetônicas, epitáfios, símbolos variados.
Há  registros de fotografias, datas de nascimento e de partida - Verdeiros museus a céu aberto.
A seguir, estão listadas as postagens de pesquisas relacionadas a cemitérios, principalmente, em cemitérios da região do Vale do Itajaí e depois do Estado de Santa Catarina, em nossos momentos de descanso e de pesquisa. Para acessar, escolha um dos títulos e Clique duas vezes sobre o mesmo.
    1. Cemitério I - Cemitério Luterano Centro - Blumenau
    2. Cemitério II -Cemitério São José - Blumenau
    3. Cemitério III - Cemitério De Encano - Indaial SC - Jardim da Saudade
    4. Cemitério IV - Cemitério de Warnow Alto - Indaial SC - Comunidade Polonesa
    5. Cemitério V - Cemitério da Linha Popi - Itapiranga SC
    6. Cemitério VI - Testo Alto - Pomerode SC
    7. Cemitério VII - Cemitério da Igreja Luterana - Rio do Sul SC
    8. Cemitério VIII - Massaranduba SC
    9. Cemitério IX - Rua Bahia Blumenau
    10. Cemitério X  - Comunidade entre Trombudo Central e Braço do Trombudo SC
    11. Cemitério XI - Cemitério Itoupava Central
    12. Cemitério XII -  Igreja da Paz - Pomerode - Cemitério do imigrante
    13. Cemitério XIII -  Warnow Alto - Indaial SC
    14. Cemitério XIV - Itoupava Central - Cemitério - Blumenau SC
    15. Cemitério XV - Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Cemitério - Indaial SC
    16. Cemitério XVI - Comunidade Alto Paraguaçú - Distrito de Itaiópolis SC
    17. Cemitério XVII - Cemitério de Canelinha SC
    18. Cemitério XVIII - Cemitério Católico e Luterano - Teresópolis - Águas Mornas SC
    19. A igreja Luterana de Rio do Sul - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - e sua análise atual
    20. A igreja (Luterana) - Rio do Sul - Cemitério e sua análise atual
    21. Caspar David Friedrich
Leituras Complementares - Clicar sobre o link escolhido:
Referências

STEINER, Carlos Eduardo. Origem e Migração da Famílias estabelecidas nas Colônias Santa Isabel, Theresópolis e Itajaí 91847-1865). Campinas SP: Edição do Autor, 2019. 341p. - (Coleção Genealogia Teuto-catarinense; 1)
JOCHEM, Toni Vidal. Colônia Alemã Teresópolis e a atuação da Igreja Católica (1860 - 1910). Palhoça: Ed. do Autor, 2002. 208p.

Depoimentos 
 15 de maio de 2021 - Gustavo Roberge Goedert

"Minha querida avó Olga Thiesen (casada Goedert) era de Teresópolis. Filha de Hermann Anton (Germano) Thiesen, de família católica de Briedel (an der Mosel) e Hedwig Klaumann, de família luterana de Solingen (bei Düsseldorf)."
Foto da década de 1940 de Olga Thiesen  com a família - 1927.

Foto da década de 1940 de Olga Thiesen (casada Goedert) com o marido Waldemiro Goedert




















Nenhum comentário:

Postar um comentário