segunda-feira, 17 de maio de 2021

Concerto de órgão - Catedral de Blumenau - Com Anne Schneider

Anne Schneider - no órgão da Catedral de Blumenau - São Paulo Apóstolo. 

Na noite de 15 de maio de 2021 aconteceu um concerto de órgão após a missa das 19:00h, na Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau. 
A organista Anne Schneider, nesta noite fez sua segunda apresentação na cidade de Blumenau. A primeira aconteceu no dia anterior, em 14 de maio de 2021 - na Igreja luterana do Espírito Santo, tocando o órgão construído em 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabricante deste foi Guilh. Berner. O concerto contou com a participação especial da trompetista Simone Westphal.
Há somente estes dois órgãos na cidade de Blumenau, das igrejas  das comunidades do centro: luterana e católica, ou estas que receberam o concerto de Anne Schneider.
O órgão da Catedral São Paulo Apóstolo está prestes a completar 100 anos  e se encontra em processo de restauro por uma equipe coordenada por Paulo Visconti. O órgão histórico da catedral de Blumenau possui 862 tubos e foi fabricado pela Firma Faber & Greve da cidade de Salzhemmendorf, Hannover, Alemanha - em 1926. Contém dois teclados manuais com 56 notas cada e uma pedaleira de 30 notas. Possui ainda, 15 registros e 07 acoplamentosEscrevemos sobre este trabalho e sobre a história deste órgão. O link está no final desta postagem.
Registros do detalhes do órgão da Igreja do Espirito Santo, onde aconteceu o primeiro concerto de Anne Schneider em Blumenau.


Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo - em processo de restauro.
Concerto -  Igreja Espirito Santo e Catedral São Paulo Apóstolo
Anne Schneider.
Foi anunciado na mídia local e regional que "os dois principais órgãos de tubos da cidade" iriam ecoar seus acordes no final de semana em Blumenau. Foram os únicos órgãos de Blumenau que sonorizaram o concerto de órgão - com a presença da organista  Anne Schneider, com transmissão ao vivo pelos canais da Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau e Relações Institucionais. Só existe estes dois órgãos na cidade de Blumenau. Não conseguimos registrar o primeiro concerto ocorrido na Igreja luterana do Espírito Santo - às 19:00h - sexta feira, em 14 de maio. Como já mencionado, este concerto teve a participação especial de Simone Westphal no trompete. Registramos o segundo concerto realizado no dia seguinte - em 15 de maio de 2021, onde pudemos registrar a presença do Pastor Milton Jandrey junto com o Padre Marcelo Martendal, fotografia histórica, se considerarmos a história das primeiras décadas, em Blumenau. Momento bons dentro do período, do longo de período de mais de um ano de pandemia causada pelo Covid 19 e o consequente isolamento social.
Pároco da Catedral São Paulo Apóstolo - Marcelo Martendal e Pastor da Igreja Espírito Santo Milton Jandrey - após o concerto de Anne Schneider.






.Trajetória de Anne Schneider

Anne Schneider.
Anne Schneider nasceu na cidade de Porto Alegre em 19 de março de 1946 e é filha do organista, maestro e compositor Leo Schneider, que foi seu primeiro professor de música.Também teve aulas  com sua mãe, Maria Helena, que é cantora, professora de piano e canto. Também teve aulas com Harriet Hofmann, professora de piano, no Conservatório de Música Leo Schneider, do Colégio Americano de Porto Alegre. É formada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em órgão (instrumento) e piano. também nesta universidade cursou Licenciatura em Filosofia. No momento presente é organista titular da Comunidade Martin Luther, IECLB de Porto Alegre, onde coordena diversas séries e encontros internacionais de órgão. Foi diretora do Conservatório de Música do Colégio Americano por nove anos e fundadora, primeira coordenadora do Núcleo de Cultura do IPA. Também foi Presidente, durante quatro anos, da Associação de Organistas do RGS. 
Atuou, por quase três décadas, em festivais internacionais e séries famosas, na Alemanha, Argentina, Chile, Bélgica, Brasil, Eslováquia, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, México, Polônia, Portugal, Uruguai e Suíça, nas catedrais e basílicas de Buenos Aires, Montevideo, Paysandu, Niterói, Morelia, Guadalajara, Pompeia, Brugge, Bourges, Köln, St. Blasien, Dijon, Blois, Varsóvia, Cracóvia, Altenberg, Sens, Hannover, Heiligenstadt, Karlsruhe, Munique,Valparaíso e Liverpool, e na Catedral Imperial de Petrópolis-Rio, entre outras.
Possui oito CDs gravados, sendo um deles solo - o primeiro CD de órgão da região Sul do Brasil, mostrando autores do Brasil, além de dois DVD´s (um, relativo aos 25 anos de carreira) participação no livro/cd Lutero -500 anos.
Produz e apresenta o programa Toccata na Rádio da UFRGS-AM 1080, desde 1999. Em dezembro de 2011 recebeu a medalha da Legislatura na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, por seu trabalho desenvolvido na cultura de seu estado.
Leo Schneider - pai de Anne Scneider


Uma voz no deserto
"Leo Schneider foi praticamente uma voz no deserto, pois teve a convicção e a opção estético-musical de desenvolver sua obra sacra em Porto Alegre, onde não havia outros músicos caminhando nesta direção. Realizou a música que julgava adequada a seus propósitos educacionais religiosos, a estes integrando os conhecimentos na sua formação musical em Porto Alegre e na América do Norte, conhecimentos estes que, no dizer de Flávio Oliveira, eram bastante amplos com relação às formas musicais.
(...)
Apesar de possuir conhecimento da cena musical mundial, optou por dedicar-se de corpo e alma à sua cidade natal e às comunidades religiosas de que participava." (DORFMAN, Paulo. A música sacra de Leo Schneider: uma voz no deserto. São Leopoldo: EST/PPG. 2008, p 37)sequência

Momentos do Concerto de Anne Schneider - Catedral São Paulo Apóstolo em fotografias e vídeo.

Vídeo
Fotografias
Anne, no coreto da Catedral São Paulo Apóstolo antes do início do concerto.











O concerto foi transmitido.


















m



Leituras Complementares - Para ler, Clicar sobre o  título escolhido.










Nenhum comentário:

Postar um comentário