quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Pesquisadora da Indiana University - Estados Unidos está organizando sua pesquisa feita em Blumenau (2010) para publicar em um livro

Dra. Audrey Ricke - Fonte: IUPUI
Dra. Audrey Ricke de Indiana University, da cidade americana de Indianópolis, esteve em Blumenau e região, em 2010, como pesquisadora do Curso de Doutorado do Departamento de Antropologia, cuja pesquisa abordava  a cultura alemã, tradição, turismo, integração, fora da Alemanha. Durante a pesquisa esteve no Oktoberfest Blumenau, e em outros locais e eventos na região, bem como, em encontros com pessoas locais, interagindo socialmente.
Exatamente 11 anos após, em dezembro de 2021, recebemos notícias suas, informando que está preparando um livro sobre sua pesquisa para publicação.
De acordo com Ricke, é um livro baseado na pesquisa desenvolvida no Brasil - Blumenau e que aborda o turismo e a cultura alemã,  incluindo danças folclóricas alemãs e a Oktoberfest em Blumenau. 
Por certo, um material de grande importância para a pesquisa e da região e Santa Catarina, sob o aspecto antropológico
Segue alguns registros nossos, feitos durante a passagem de Dra. Audrey Ricke em Blumenau.

Abertura do Oktoberfest Blumenau 2010,  estréia do Show dos Velhos Camaradas - em 7 de outubro, e o Oktoberkaffee com a Presença da banda de Rödelsee - Winzerkapelle no C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 12 de outubro.
Abertura do Oktoberfest Blumenau - antes da estréia do Show dos velhos Camaradas - 7 de outubro de 2010.

Abertura do Oktoberfest Blumenau - antes da estréia do Show dos velhos Camaradas - 7 de outubro de 2010.
Vídeo
Estréia do Show dos Velhos Camaradas - cantaram os hinos brasileiros e alemão.
Estréia do Show dos Velhos Camaradas - cantaram os hinos brasileiros e alemão.



Baile da Associação Folclórica Germânica do Vale do Itajaí - AFG, noite de sábado, em 06 de Novembro de 2010, no Salão Cruzeiro - Blumenau.
Houve a apresentações de uma dança/coreografia de cada um dos grupos folclóricos participantes - ver vídeo.
Salão Cruzeiro - Blumenau SC.

A pesquisadora  com os folcloristas do Grupo Folclórico de Badenfurt.


Coreografia apresentada pelos grupos neste evento - um pequeno trecho de dança apresentada por cada  um dos grupos presentes.

Vídeo

 Weihnachtskonzert 2010, que aconteceu em 13 de dezembro

Dra. Audrey  Ricke. 
Hora do jantar e confraternização de todos os sócios e familiares - link no final desta postagem.
Natal de 2010 - 24 de dezembro a noite após o culto de Natal na Igreja Luterana Martin Luther - Comunidade Itoupava Seca - Blumenau SC.
Árvore de Natal da Igreja Luterana de Itoupava Seca, que contou com a presença da pesquisadora.
Vídeos

Natal em família. Bairro Salto Weissbach - Blumenau SC.

Dra. Audrey Ricke.
Cervejaria Artesanal Das Bier, em 28 de janeiro de 2011. Apresentação musical no local de músicos que conheceu no Oktoberfest Blumenau e no C.C. 25 de Julho de Blumenau - Gaspar SC.










Audrey Ricke. Lecturer in Anthropology
School of Liberal Arts ANTHROPOLOGY DEPARTMENT
Atualmente, Dra. Audrey Ricke é Senior Lecturer in Anthropology  de Indiana University, Purdue University - Indianópolis, Departamento de  Antropologia.
Estamos aguardando esta publicação e por certo, será mais uma fonte de pesquisa, a partir da ótica antropológica de uma pesquisadora norte americana, sobre esta região de Santa Catarina - Médio Vale do Itajaí, Blumenau e região e suas raízes culturais, trazidas pelos pioneiros alemães.











Atualizações - conclusão do livro - 12 de junho de 2023.
Livro de Dra. Audrey Ricke.
Livro publicado da Dra. Audrey Ricke. Será apresentado no final de junho de 2023. Aguardaremos e se for permitido, o apresentaremos aqui no link "Livros", material destinado à pesquisa.
Recebemos uma correspondência eletrônica de Dra. Ricke, com o seguinte teor:

Olá, tudo bem? Eu gostaria de compartilhar algumas boas notícias. O livro baseado na minha pesquisa no Brasil estará disponível no final do junho 2023. Aqui está um link para a pré-visualização: Oktoberfest in Brasil.
O livro é uma analisa antropológica sobre as experiências sensoriais dos jardins das casas em Blumenau e Pomerode, danças folclóricas alemãs no Brasil, e a Oktoberfest Blumenau. O livro está em inglês.
Há um capítulo sobre jardins, danças folclórica alemã e o Oktoberfest Blumenau.  Como é comum em antropologia, não usamos nomes reais das pessoas para ajudar a proteger a pessoa. O livro não incluí nomes reais ou fotos das pessoas.
Muito obrigada por toda a sua ajuda!!  
Abraços, Audrey Ricke

Repetimos, se formos autorizados, apresentaremos o livro aqui no Blog, para a pesquisa. Lembrando que o mesmo aborda, não somente, a grande festa da região, mas também, hábitos e costumes da região, citado pela autora, como exemplo, Pomerode.

Referências
  • IUPUI - School of Liberal Arts. ANTHROPOLOGY DEPARTMENT. Audrey Ricke - Senior Lecturer in Anthropology. Disponívedl em: https://liberalarts.iupui.edu/departments/anthropology/directory/audrey-ricke/ . Acesso em: 28 de deaembro de 2021.

Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:












Nenhum comentário:

Postar um comentário