terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Centro Histórico de São José SC e Centro Histórico de Blumenau SC - Espaço para as Pessoas no Natal

O Centro Histórico de Blumenau está esvaziado e isto novamente nos leva a refletir. Para iniciar vamos ler o Conceito mais resumido que encontramos formulado por "Conceito DE.".

Centro Histórico

Entre os diferentes significados do termo centro, desta vez estamos interessados em manter seu significado como um conjunto de construções que se desenvolvem em um determinado espaço geográfico, geralmente com uma área de superfície reduzida. Enquanto isso, histórico é tudo ligado à história (eventos passados que, por sua relevância, são considerados dignos de estudo e divulgação). A ideia de centro histórico, portanto, refere-se ao núcleo dos edifícios mais antigos de uma cidade. Também chamado de centro histórico, este espaço inclui os primeiros edifícios que marcaram o nascimento da localidade em questão. Conceito De.

Vila Germânica Setor Comercial de Blumenau.

Estivemos na noite do dia 25 de dezembro de 2021 no Centro Histórico de Blumenau, local que, a bem pouco tempo, foi cogitado para receber a arquitetura Kitsch de uma das mais de 100 lojas da Havan distribuídas pelo Brasil, em uma de suas extremidades. Este Centro Histórico que mencionamos não é somente o Centro Histórico de Blumenau, mas de todo o Médio e Alto Vale do Itajaí, que abrange o mesmo território da antiga Colônia Blumenau. Escrevemos sobre sua importância e história, cujos link's estão listados no final desta postagem. Na noite de Natal, ao contrário da Vila Germânica - setor comercial da cidade de Blumenau, construída de "pré-moldados" e onde ocorrem os principais eventos ligados ao comércio e industria relacionados à economia local e regional, o Centro Histórico de Blumenau, embora ornado para o natal a partir da Palmenalle - Rua das Palmeiras, estava mal iluminado, sem segurança, sem música, comercio de gastronomia, sem apresentações culturais, contando com a presença de poucas famílias transitando no local. Contrário ao que ocorre no Centro Histórico de São José, município da Grande Florianópolis, um século mas velho que o de Blumenau. 
Recebemos fotografias do Centro Histórico de São José (1750), no mesmo período que estivemos no Centro Histórico de  Blumenau (1850), de Gustavo Roberge Goedert.

Não vamos comentar muito, pois as imagens comunicam...
São José SC - Fotografias de Gustavo Roberge Goedert - 22 de dezembro de 2021
Livro que conta a História de Blumenau - de Gilberto  Gerlach (nascido no Centro Histórico de São José) - "A Colônia Blumenau no Sul do Brasil", disponível para ser folheado no Café & Bistrô, localizado em um casarão do Centro Histórico de São José - defronte à Praça Hercílio Luz - da igreja.
Café & Bistrô, localizado em um casarão do Centro Histórico de São José - defronte à Praça Hercílio Luz - da igreja.






A Praça da Igreja centenária, na noite de 22 de dezembro de 2021 e as palavras de Gustavo: "Ainda bastante distante, mas o mais próximo que vi de um Mercado de Natal, na rua no Brasil."

Gustavo Roberge Goedert.


Blumenau SC - 24 de dezembro de 2021 - entre 19:00 e 20:00 horas
Casa de tipologia original enxaimel que foi residência de Hermann Wendeburg, mais antiga do Vale do Médio e Alto Itajaí - construção de 1858. Atual Museu da Família Colonial - Palmenalle - Centro Histórico de Blumenau.
Casa de tipologia original enxaimel que foi residência de Hermann Wendeburg, mais antiga do Vale do Médio e Alto Itajaí - construção de 1858. Atual Museu da Família Colonial - Palmenalle - Centro Histórico de Blumenau.
Palmenalee - Rua das Palmeiras - Stadtplatz - Centro Histórico de Blumenau e do Médio e Alto Vale do Itajaí - dia 25 de dezembro de 2021.

Palmenalee - Rua das Palmeiras - Stadtplatz - Centro Histórico de Blumenau e do Médio e Alto Vale do Itajaí - dia 25 de dezembro de 2021.



Palmenalee - Rua das Palmeiras - Stadtplatz - Centro Histórico de Blumenau e do Médio e Alto Vale do Itajaí - dia 25 de dezembro de 2021.



Palmenalee - Rua das Palmeiras - Stadtplatz - Centro Histórico de Blumenau e do Médio e Alto Vale do Itajaí - dia 25 de dezembro de 2021.



Vandalismo - ausência de policiamento e de medidas de segurança, como há no Parque Ramiro Rüdiger e na Vila Germânica.

Vandalismo. Por que?


Hotel Oliveira, que já se encontrou em estado muito ruim de conservação. o Arquiteto e Professor Vilmar Vidor através de políticas públicas e envolvimento da Prefeitura Municipal de Blumenau e a FURB, restauram esta tipologia do Patrimônio Histórico, localizado na Rua das Palmeiras e atualmente, novamente se encontra vazio - sinal preocupante. A exemplo de São José e seu "Café & Bistrô" poderia muito bem receber um "Café" onde houvesse um livro "Colônia Blumenau no Sul do Brasilo, para que seus frequentadores folheassem a história..


"Efetivamente, das vezes que que fiz visita na época, em  Blumenau, toda a celebração natalina está sediada na Vila Germânica. 
Merecem aplausos as iniciativas, que distinguem Blumenau nesse particular, mas, sim, é uma pena que também não se explore um cenário histórico genuíno, como é lugar comum nos Weinachtsmärkte alemães." Gustavo Goedert

Histórico Stadtplatz - Centro Histórico de Blumenau - Um pouco desta História

Uma das primeiras imagens do Stadtplatz da Colônia Blumenau com o casario ao longo do eixo onde seria o traçado da Palmenalle -  Rua das Palmeiras.

Em 15 de maio de 1850, através da assinatura de contrato entre os Príncipes de Joinville e a Sociedade de Colonização de Hamburg, aprovado pelo decreto governamental, foi fundado a Colônia de Dona Francisca, atual Joinville. No mesmo ano, Hermann Blumenau funda a Colônia Blumenau.
Em 1850 é instituída a Lei de Terras, regulamentada pelo Decreto 1.318 de 1854, acelerando o processo de povoamento na Província de Santa Catarina. 
O contexto do Centro Histórico de Blumenau - Stadtplatz da Colônia Blumenau em sua origem, é resultado de um projeto privado de instaurar uma colônia agrícola, com uma linha de produção observando o ideário do economista francês Quasnay. Com uma população inicial inferior a 20 pessoas, o embrião urbano construído por estes primeiros pioneiros, nas primeiras décadas de história, contava com uma equipe técnica para organizar, não somente o traçado urbano da Colônia Blumenau - Stadtplatz e sede da colônia agrícola, baseada nas diretrizes de Quasnay, mas também para desenvolver um projeto regional a partir da infra estrutura. Para isto, as primeiras lideranças, contavam com engenheiros agrimensores para efetuarem o levantamento do principal elemento natural estruturador, os cursos d'água. Entre estes: Emil Odebrecht, José Deeke, Heinrich Krohberger, Heinrich Kreplin.
Bacia do Itajaí que - através do levantamento de engenheiros agrimensores e técnicos, estruturam a rede de cidades da Colônia Blumenau e depois do Vale do Itajaí, quando estas foram emancipadas do Stadtplatz da Colônia Blumenau. O mapa mostra a localizações das atuais nucleações nos vales e junto  aos cursos de água da hidro bacia. 

Mapa de José Deeke, que aprendeu o ofício com seu tio Heinrich Krohberger, engenheiro de muitas obras da Colônia Blumenau das primeiras décadas. Ano 1900.

Mapa também de José Deeke, do ano de 1905. Mapa da Colônia Blumenau e municípios vizinhos.

A partir dos cursos d'água e observando sua navegabilidade foi estudado o local onde seria a sede da Colônia Blumenau. No último ponto navegável do Rio Itajaí Açu e deste ponto para o interior - observando a estrutura formada por rios ribeirões formadores da atual Bacia do Itajaí.
A configuração geográfica do Vale do Itajaí, e da região junto à foz do Ribeirão Garcia foi importante para a definição do local do sítio do primeiro núcleo urbano da Colônia de Blumenau - Stadtplatz (a centralidade). No local foram observados o Rio Itajaí Açu, os ribeirões Garcia, da Velha e outros ribeirões menores, como os ribeirões Bom Retiro Fresco, os quais estruturaram e foram os guias e caminhos fluviais de penetração na área, e o vale foi, o limitador, através de sua topografia acidentada, quanto ao tipo de apropriação e uso do solo.
Galpão do imigrante, próximo a estrada da praça do porto e início onde seria a Rua das Palmeira, onde depois seria construído o Hotel Brasil. Técnica construtiva é enxaimel, com fechamento em taipa, técnica também trazida pelos pioneiros.

sítio físico onde foi assentado o primeiro núcleo urbano da Colônia Blumenau está situado na confluência do Rio Itajaí Açu com o Ribeirão Garcia, último trecho navegável do Itajaí Açu. O acesso ao local, pelos primeiros imigrantes, foi feito através de balsas e canoas. A ocupação do sítio foi efetivada com a demarcação dos lotes coloniais a partir da estrutura fundiária desenhada por agrimensores alemães em 1864, embora os primeiros imigrantes já tenham tido posse da terra em 1852.
O Stadtplatz no destaque - a centralidade da Colônia Blumenau - primeira nucleação - onde está parte do Centro Histórico de Blumenau atual.

“Nos vales do rio, mais a jusante, podiam-se ver extensos campos e pastagens, os arredores da cidade apresentavam, em sua maioria, aspecto agreste. Na verdade existia um lugar e não uma cidade. Havia uma casa e nela um comércio de toda Blumenau e o escritório do diretor da Colônia. Todas as demais construções eram choupanas de barro. Na embocadura do ribeirão Garcia localizava-se a edificação mais importante para quem chegava, o Galpão da Recepção. Em geral, havia terras não habitadas entre um e outro morador, pois os lotes, naquele tempo, como também agora, não eram distribuídos em série: Cada um podia escolher o número do lote que melhor lhe agradasse. À montante, o rio Itajaí Açu estava desmatado a partir do centro da cidade até onde é hoje se ergue a igreja católica. Depois vinha a floresta até o ribeirão da Velha, na foz do qual teve início a colônia”. DEEKE – 1995, .50)

Foram locados neste traçado, os rios, traçados de picadas, para deslocamentos a pé, a cavalo e estradas carroçáveis. Também foi desenhado o primeiro parcelamento de terras no Vale do Itajaí. Neste primeiro projeto teve destaque juntamente com o porto fluvial, a rua principal que posteriormente recebeu ajustes e paisagismo. Um boulevard com arborização central, nos moldes dos boulevares franceses na época da intervenção de Haussmann naquela cidade, conhecida Palmenalle - Rua das Palmeiras, atual Alameda Duque de Caxias.


Desenho de  Joseph Brüggemann de 1864. Vista para o morro onde foi construída a igreja luterana, projeto de Krohnerg. Também, à esquerda a Casa de Hermann Wenderburg. e no centro "demarcado" com a linha vermelho, também em outras imagens desta postagem, o local da Palmenalle - Rua das Palmeiras - O local do Centro Histórico de Blumenau, e onde  pretendem construir uma loja de departamento.

Vista em direção ao Rio Itajaí Açu, com apresentação do Galpão do imigrante e o morro do Aipim coberto pela mata e ainda na atualidade, é uma espaço pública, com uma construção sobre. Um mirante natural para uma vista privilegiada de Blumenau. 
Traçado estruturados da centralidade da Colônia Blumenau - através de estradas, rios e ribeirões, com lotes de testada pequena e grande profundidade, maneira de muitos terem acesso aos cursos d'água.
Formação dos espaços da cidade
“No intervalo compreendido entre a chegada e a ocupação do lote próprio, os migrantes se ocupavam de trabalhos agrícolas, da derrubada de matas; eles eram igualmente obrigados a participar nos serviços gerais de abertura de estradas, construções de pontes e outras obras de interesse coletivo, não somente para não ficarem na ociosidade, segundo disseram, mas, sobretudo, para conhecerem o novo quadro da vida.” (VIDOR, 1995)

traçado dos primeiros lotes urbanos surgiu a partir da localização e orientação do Rio Itajaí Açu e ribeirões. Este cuidado estava relacionado à acessibilidade através destes caminhos naturais, e também, a facilidade do livre acesso à água, para fins de uso doméstico na propriedade e para irrigação da plantação.
O parcelamento e desenho do solo eram formados por lotes estreitos e compridos, paralelos entre si e perpendiculares ao rio, aos caminhos e às curvas de níveis. Predominou lotes com testadas muito estreitas para o caminho (estrada, picada, rio ou ribeirão) e com profundidades extensas, tão extensas que em algumas situações se confrontavam com a profundidade de um lote situado em outro curso d´água.
Rua das Palmeiras no final do século XIX, com a presença do Hotel Brasil - lado direito.

Praça da Prefeitura/Porto com os registros da intervenção recebida na década de 1960, desde iluminação, equipamentos, infraestrutura e caminhos, interligando locais dentro do próprio centro histórico, com o caminho sob a ponte, ornamentado por um arco, que levava ao cemitério dos gatos e na propriedade de Hermann Blumenau. O croqui mostra exatamente o local da ponte construída em 202, para escoar mais veículos através deste local e impactou a ponte histórica e cobriu o caminho, que poderia ser resgata, proposta que apresentamos a Fundação Cultural, Prefeito e Secretários, quando éramos gerente do Patrimônio - em 2012. Ficamos no cargo um mês, quando percebemos que a gerência de Patrimônio de Blumenau era quase algo ornamental.






O Porto fluvial e o Stadtplatz com  toda a movimentação que tinha a centralidade da Colônia Blumenau em um tempo que tinha dentro de seu território, a intermodalidade, parte do plano dos pioneiros e no tempo presente, um espaço esvaziado e e sem conteúdo, por motivos refletidos no início deste trabalho.






Local de Fatos Históricos
Cenário do encontro dos blumenauense de todas as regiões da Colônia Blumenau, em manifesto contra o governo federal, durante período do Nacionalismo, que em forma de retaliação aos descendentes e alemães diante de uma política de restrições e a fim de  enfraquecer o município o repartiu em 32 municípios. 
Mapa de José Deeke - envolvendo a região do Centro Histórico e desenho dos lotes coloniais e mapa do Google , que utiliza imagens de satélite para conseguir as imagens, quase idênticas as do desenho de Deeke. A estrutura do Stadtplatz ainda existe e também a espacialização. Não descaracterização e tudo depende do que se construirá no Centro Histórico e o tratamento destinado a ele. 
Local da primeira sociedade, do local da residência do fundador, da igreja luterana, do histórico cemitério luterano, da Rua das Palmeiras, da Praça do Porto, da Construção sobre a praça, do Ed. América e do casario ainda presente. Blumenau têm um Centro histórico espetacular com o perfil e terrenos para receber um parque para as pessoas.
Registro do Centro Histórico e  entrevistas  com o Arquiteto Vilmar Vidor, na época era o Presidente do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau e também, com a Professora Sueli Petry, entre outros entrevistados. Alguns dos entrevistados foram muito pontuais na mesma questão da pauta desta postagem - O Centro Histórico e suas falas são de grande valia nesta reflexão. Éramos estudante de Arquitetura e Urbanismo e tratava-se de um trabalho acadêmico . 
 

Quem conhece, gosta. E quem gosta, cuida!!


Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido. 


Referências

BITTENCOURT,  Brenda. Ponte do Centro Histórico tem trânsito liberado em Blumenau. Mobilidade Urbana. Ponte faz conexão entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Beira-Rio. Capa NSC Total Cotidiano. 11/03/2021 - 08h17 - Atualizada em: 11/03/2021 - 08h19. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/ponte-do-centro-historico-tem-transito-liberado-em-blumenau. Acessado em: 12 de março de 2021 - 15:07h
CARVALHO, Maria João Esperança. O Centro Histórico na Dinamização das Cidades - O Centro Histórico do Porto. Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Riscos Cidades e Ordenamento do Território – Variante Políticas Urbanas. Setembro de 2011. Porto

MENEGUELLO, Cristina. O Coração da cidade: observações sobre a preservação dos centro históricos. IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/temp/coracao_da_cidade.pdf.pdf. Acesso em 9 de março de 2021 - 10:17h.

SAVI, Aline Eyhg. Contradições  e Complexidades Urbanas dos Centros Históricos... ARQUITETURA · HISTÓRIA · PATRIMÔNIO - Diálogos e Reflexões. 18 de junho de 2016. Disponível em: https://arquiteturahistoriaepatrimonio.wordpress.com/2016/06/18/contradicoes-e-complexidades-urbanas-dos-centros-historicos/ 

SCHMIDT, Gerlach, Gilberto. Colônia Blumenau no sul do Brasil / Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José: Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.

SILVA, José Ferreira da.  História de Blumenau. 2.ed. - Blumenau: Fundação "Casa Dr. Blumenau", 1988. - 299 p.

VIDOR, Vilmar. Indústria e Urbanização no Nordeste de Santa Catarina. Editora da FURB. Blumenau, 1975.

WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig, Verlag von Friedrich Engelmann, 1907. 

WITTMANN, Angelina C.R. Análise Morfológica do Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz - Entre 1850 - 1880. Pós-Graduação Em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade - 2005/02. Disciplina: Morfologia Urbana, Parcelamento da Terra e Tipologia Arquitetônica. Professoras Orientadora: Gilcéia Pesce.

WITTMANN, Angelina C.R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 2010. - 304 p. :il.

WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk : a técnica construtiva enxaimel. 1.ed. - Blumenau, SC : AmoLer, 2019. - 405 p. : il.




Nenhum comentário:

Postar um comentário