sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Weinhnachtskonzert - 2010 - Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Registro para a História

Dieter Berner e Alda Niemeyer - Mestres de Cerimônias no idioma português e alemão respectivamente. Alda Nimeyer é a idealizadora do evento Weihnachtskonzert e por certo, permitiria o cantar Stille Nacht no idioma português, uma vez que sempre foi cantado.



Mexendo em nossos registros para a História, encontramos um conjunto de fotografias muito pertinentes para constar na véspera do Natal, na cidade de Blumenau. Estas fotografias foram publicadas no Blog do C.C. 25 de Julho, que esteve sob nossa responsabilidade por durante 3 anos. Retiramos os textos, na íntegra deste blog, e apresentamos aqui, com as fotos e vídeos. 
O registro é um dos inúmeros e tradicionais Weihnachtskonzert realizados no C.C. 25 de Julho de Blumenau, marcando o encerramento das atividades dos grupos esportivos e culturais, que terminam o ano com uma grande confraternização natalina. Resolvemos destacar este registro, também neste Blog, pois já faz parte da História.
O evento - edição 2010, aconteceu em 13 de dezembro (2° segunda feira do mês).
Vereador/radialista/apresentador de TV - Jens Mantau.
Sendo os mestres de cerimônias, o presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Dieter Berner e Alda Niemeyer. Dieter apresentava o programa no idioma português e Alda Niemeyer em alemão. Texto originais da postagem original feita por nós no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 2010, em azul.
Dieter Berner, ex-presidente do C.C. 25 de Julho por algumas gestões e folclorista fundador do Blumenauer Volktanzgruppe e Alda Niemeyer - link da biografia no final desta postagem.

"Em 13 de dezembro de 2010 estava chovendo. O evento transcorreu conforme o programa pré elaborados. Estiveram presentes, também jornalistas da equipe de TV da RBS TV, Jornal Santa Catarina e a equipe de TV do programa Festas e Tradições, comandado por Jens Mantau. A cobertura de  Mantau foi apresentada em seu programa - TV Galega, em 26 de dezembro de 2010 - às 13:00h; em 29 de dezembro – às 13:00h e em 30 de dezembro – às 8:00h."
O gaiteiro e coralista Wilson Schaade e Hans Jurgen Jopp (Link's das biografias no final desta postagem)
"Chegamos ao clube por volta das 19:00h, como também muitas pessoas, algumas das quais, envolvidas com os últimos detalhes, ocupadas com os últimos retoques e ensaios. Aquilo que chamamos “ o melhor da festa”, os preparativos."
Annelise Schwertl, neta do pioneiro Rossmark, e Carmem. Ela dança na Dança Sênios 25 de Julho e Carmem foi coralista do Coro Misto.

Christa Nicolai - apreciava decorar o salão para o Weihnachtskonzert. Coralista do Coro Misto. 
"A grande árvore de natal acompanhava tudo de seu local, próximo ao palco, através do seu silêncio, como se avisando sobre os próximos momentos."
"Por volta das 20:00h, o presidente Dieter Berner inicia a apresentação da programação da noite, antes,  convidou  Alda Niemeyer para ocupar o palco consigo, que participou, apresentando a programação no idioma alemão.

Dieter comenta sobre a ausência justificada do grupo cultural do C.C. 25 de Julho que, tradicionalmente, efetuava a abertura deste evento e que, por motivo de força maior, não pode estar presente este ano – Grupo de Harmônicas Blumenau.

 A Abertura, então, foi feita pelo trio de músicos: Stefan Ziel e esposa e Wilson Schaade. Apresentaram 3 canções do folclore germânico: 1 - Waldramer Hirtenmusik, 2 - Hirtenmusik e 3 - Lauter Tiafe."

"Enquanto isto, amigos outros, organizavam a grande mesa de doces e salgados, no salão anexo. Na medida em que as pessoas iam chegando, depositavam algum prato de quitute, que traziam consigo, e depositavam sobre a mesa, um ritual que acontece desde as primeiras comemorações. O resultado foi uma mesa multicolorida e saborosa que recebeu toda a atenção do público presente após todas as apresentações."

"Na seqüência das apresentações, Dieter Berner anunciou a apresentação da Dança Sênior 25 de Julho. Grupo que tem como Coordenadora,  Herta Haas, esposa do Vice Presidente do C.C. 25 de Julho,  Rolf Haas. O Grupo apresentou 3 coreografias, sendo que a terceira, é uma coreografia especial para o natal que foi dançada com velas coloridas acesas no ambiente escuro. O efeito foi muito bonito."

"Nas mesas, todos assistiam e aproveitavam os momentos em companhia dos amigos e familiares."




Friderike Döor, mãe de Alfredo Schossland, que era cuidada por ele - (link no final da postagem) A Annegrete Von Knoblauch - filha do arquiteto que projetou o edifício da maternidade, depois Restaurante Cavalinho Branco. Assíduas frequentadoras do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Ao centro - Eido Odebrecht.

Alfredo Schossland e Horst Holetz.


Winigrid Paruker e sua filha - uma das fundadoras do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Ajudou a construir a sede atual - com as próprias mãos.

Ronald Haas, filho de um dos benfeitores do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ex-presidente e mecenas, Rolf Haas e Herta Haas. Herr Haas, anonimamente, fez investimentos vultuosos na sede do clube. Foi co fundador do Coro Misto e do Grupo de Teatro Alemão, com com sua esposa, também foi coralista do Coro Masculino Liederkranz - Rolf Mathias Haas. Partiu em 2015. Biografia no final da postagem. ao lado Eido Odebrecht. 



As irmãs Rossmark, filhas do imigrante de Unterfranken que doou o terreno para a construção da nova sede. Dona Renate - à esquerda, foi por muitos anos secretária da Diretoria do 25, passado por vários gestões, sua irmã também se casou com outro imigrante da Francônia,  família Schwertl.

"Após a Dança Sênior, foi anunciado a apresentação alegre do grupo de crianças do Blumenauer infantil. Fizeram coreografias com as canções: Ach geh doch e Weihnachtszeit."





"Logo após a apresentação do grupo Blumenauer infantil, o grupo folclórico do C.C. 25 de Julho, Blumenaur Volkstanzgruppe foi anunciado por Dieter Berner e Alda Niemeyer. 
Parte do grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgrupe começou dançando Eggerischer, a seguir, dançaram Offener Walzer e finalizaram com todo o grupo, dançando Rheinländer."

"Após a apresentação do grupo folclórico do C.C. 25 de Julho, Dieter Berner anunciou o solo apresentado por Rolf Haas - Chistnacht.
Em seguida, Elke e Karin interpretaram o Dueto Buffo di Due Gatti."
Hans Jurgen Jopp, músico e cantor  alemão do norte da Bavaria e Rolf Haas   (link's das biografias de ambos no final da postagem)    
 

Elke Haas B. da Fonseca e Karin Haas Augsburger  com o Hans Jurgen Jopp - no piano. elas filhas de Rolf Haas e Herta Haas.


"Enquanto prosseguia as apresentações dos grupos culturais, todos acompanhavam atentos..."



A coralista Carmem e Renate Rossmark.



Nomes de peso no Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reistenbach e Ewald Müller.


Antropóloga americana Andrey Ricke  -  Indiana University - USA. Trocamos cartões de natal até os dias atuais.

Katwald Roedel e Antônio José Kuhnen.

Hercílio Stahnke e Roberto Wittmann - Coro Masculino Liederkranz.

Friderike Döor e Alfredo Schossland.


"Apresentaram-se os coros – Coro Misto e Coro Masculino Liederkranz."


Sócios, amigos e familiares acompanhavam...








O japonês Hitoshi Nakamichi - folclorista do Blumenauer e no tempo que dançávamos no grupo (período de três anos) foi nosso par) . Biografia no final desta postagem.







Antes de prosseguir, é tempo de relembrar:
Acessem o link abaixo, por favor:
(Clicar sobre)
"Boneco" com os dizeres da placa entregue.
"Este foi o momento que o C.C. 25 de Julho, através de seu Presidente, Dieter Berner prestou uma homenagem pública ao destacado e reconhecido desempenho do Coro Masculino Liederkranz na Oktoberfest 2010. Dieter Berner entregou uma placa, expressando nossa alegria e parabenizando os membros do coro, o pianista: Hans Jürgen Jopp e o maestro José Carlos Oechsler."





Maestro José Carlos Oechsler e Dieter Berner.
"Os coralistas do Liederkranz estavam presentes. A surpresa do momento, fez com que esquecêssemos de abrir as cortinas. Estavam prontos para a apresentação, atrás das cortinas, acompanhando as palavras proferidas no palco.
 ...
A primeira canção da noite foi cantada apenas pelo Coro Masculino Liederkranz, cuja melodia, inundou o grande salão."

"Na sequência, se juntaram aos coralistas do Coro Masculino Liederkranz, o Coro Misto, interpretando canções natalinas, como: Tannenbaum, momento em que, Neri começou a acender as velinhas da grande árvore de natal. Nossos olhos ficaram hipnotizados às chamas tremulantes sob a melodia da canção natalina."

"Grande emoção, quando os coros interpretaram: Hallelujah Chorus de Hände."


Cantaram Sille Nacht e Noite Feliz - Tradição.


"Dieter Berner e  Alda Niemeyer, anunciaram a grande presença da noite - A família Noel. A nobre família adentrou o recinto pela grande porta frontal e cumprimentou todos os presentes com sorrisos e acenos e seguiram até o palco. Papai Noel emitiu poucas e pontuadas palavras. Entregou presentes aos Coordenadores dos grupos culturais e doces às crianças."







"Aproveitando os momentos de trocas, Dieter Berner destacou duas pessoas queridas entre os presentes. Pediu para Herta Haas e  Angelina Wittmann entregarem um ramalhete de flores, em nome de todos os presentes, à Alda Niemeyer e à  Renata Rossmark, respectivamente – como demonstração de apreço, respeito, amizade e gratidão por suas presenças e pelo carinho e dedicação ao C.C. 25 de Julho."

"Após, trocas de abraços, todos foram convidados a se dirigirem à grande mesa de “comes e bebes” e a confraternização prosseguiu...
Agora com sabores e gostinho de "quero mais"!"














Paulo e Anne König.





Antônio  José Kuhnen e Udo Teske.

Vilmo  Hisching, Hercílio Stahnke e Antônio  Dechamps.








Jornal de Santa Catarina - 15 de dezembro de 2010.


















Frohe Weihnachten!



Leituras Complementares - Clicar sobre, para ler:





























Nenhum comentário:

Postar um comentário