sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Rota do Enxaimel de Pomerode recebe o Selo de "Best Tourism Villages" da Organização Mundial de Turismo da ONU

Ao tomarmos conhecimento de que o município de Pomerode e a Rota do Enxaimel - localidade de Testo Alto - foi agraciada com uma referência internacional em 2 de dezembro de 2021, contactamos e conversamos com a Secretária de Turismo e Cultura de Pomerode Gladys Siebert sobre a conquista de Pomerode e registramos História.

Representante da ONU, Prefeito de Pomerode e Ministro do Turismo do Brasil.
A solenidade aconteceu na cidade espanhola de Madrid, onde estava a cúpula da Organização Mundial de Turismo - OMT - da Organização das Nações Unidas - ONU. Também, estavam em  Madrid, o Prefeito Municipal de Pomerode - Ércio Kriek e o ministro do Turismo do Brasil  - Gilson Machado Neto. No evento, a Rota do Enxaimel recebeu formalmente, com outros contemplados, o selo internacional Best Tourism Villages (A melhor comunidade para o turismo), destinada às zonas rurais em destaque, onde o turismo gera oportunidades de maneira sustentável, preservando tradições, história, arquitetura e o meio ambiente, efetuando planejamento a médio e a longo prazos.
Secretária de Turismo e Cultura de Pomerode  Gladys Siebert 

De acordo com Gladys Siebert, as prefeituras do Brasil receberam uma comunicação  do Ministério do Turismo do Brasil sobre o Edital Mundial do Turismo da ONU. Tão logo Pomerode percebeu que poderia inscrever, representado pela  Associação Rota do Enxaimel, que elaborou o projeto sob orientação do SEBRAE. Seus associados trabalharam no projeto à noite, após o trabalho, que rendeu um documento de aproximadamente 50 páginas com partes no idioma português e outras, no idioma inglês. Procuraram observar seu comprometimento de fato com às 17 ODS da ONU, ou aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável, parte da agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, em setembro de 2015. 
O projeto desenvolvido pela Associação Rota Enxaimel  apoiado pelo SEBRAE e pela Prefeitura Municipal de Pomerode destacou, além das questões ligadas ao patrimônio material e imaterial no cenário rural,  também, o trabalho associativo de estruturação do turismo (mapa, site, mídias eletrônicas, pacote de capacitação com Sebrae e Viacredi etc), que fornece sustentação econômica, com apoio  dos empresários locais - proprietários de firmas ligadas ao turismo localizadas na região da Rota do Enxaimel - com isto, caracterizando  3 pilares: sustentabilidade ambiental, social e econômica. 

Entre as ODS da ONU, contempladas no projeto, estão, por exemplo: Erradicação da pobreza, Saúde e bem estar, Educação de qualidade, indústria de inovação e infra estrutura, consumo e produção responsáveis, entre outros. Após o projeto estar concluído, foi encaminhado para o Ministério do Turismo do Brasil, formalizando sua inscrição no edital internacional. 
Houve uma classificação prévia na esfera nacional e o município de Pomerode concorreu com dois finalistas, um, município mineiro e outro, paulista. O município de Pomerode foi selecionado para representar o Brasil e se juntou a outros 174 inscritos e concorrendo, representantes de 75 países. Deste montante, foram selecionadas 44 municípios - de 32 países e entre estas, estava Testo Alto - comunidade do município de Pomerode, único representante do Brasil, sendo que de acordo com a organização, cada país poderia participar com até 3 municípios.
Gladys Siebert  terminou sua fala, dizendo:

"Muito orgulho de ser pomerodense neste momento." Gladys Siebert

De acordo com a organização do evento, os 170 inscritos foram avaliadas por um Conselho Consultivo independente, observando um conjunto de critérios que abrangem nove áreas:
  1. Recursos Culturais e Naturais
  2. Promoção e Conservação de Recursos Culturais
  3. Sustentabilidade Econômica
  4. Sustentabilidade Social
  5. Sustentabilidade ambiental
  6. Potencial e Desenvolvimento Turístico e Integração da Cadeia de Valor
  7. Governança e Priorização do Turismo
  8. Infraestrutura e conectividade
  9. Saúde, segurança e proteção
A iniciativa  Os Melhores Municípios Turísticos da OMT inclui três pilares:
  1. Os 'Melhores Municípios Turísticos da OMT': reconhece os municípios que são um exemplo notável de um destino de turismo rural com reconhecidos ativos culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilo de vida rurais e comunitários e têm um claro compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspectos - econômico, social e ambiental.
  2. O Programa de Melhoria "Melhores Municípios Turísticos da OMT": O programa de Melhoria irá beneficiar uma série de municípios que não cumprem totalmente os critérios para receber o reconhecimento. Esses municípios receberão apoio da OMC e seus parceiros na melhoria dos elementos das áreas identificadas como lacunas no processo de avaliação.
  3. Rede ‘Best Tourism Villages by UNWTO’: A Rede proporcionará um espaço para a troca de experiências e boas práticas, aprendizados e oportunidades. Incluirá representantes dos municípios reconhecidas como o ‘Melhor Município Turístico da OMT’, os municípios que participam no Programa de Melhoria, bem como especialistas, parceiros do setor público e privado envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural.
Todas as 44 municípios, chamados no evento de aldeia, escolhidos obtiveram um total de 80 ou mais pontos ou mais em 100 possíveis.
A cerimônia de entrega do selo internacional Best Tourism Villages ocorreu, como mencionado, em 02 de dezembro de 2021, em Madrid na Espanha, com a presença do prefeito de Pomerode, do Ministro do Turismo  do Brasil e também, com o representante da Associação Rota do Enxaimel, Ércio Kriek, Gilson Machado Neto  e Albert Sabin, respectivamente.
O Prefeito de Pomerode Ércio Kriek, fez um comunicado através de suas redes sociais, mantendo a comunidade informada. 
"Não há palavras suficientes para expressar o quão emocionante foi, receber em nome da nossa cidade, do bairro de Testo Alto, e do Brasil o selo internacional Best Tourism Villages, que reconhece as melhores vilas turísticas do Mundo. Nós somos a única cidade brasileira no seleto grupo, promovido pela ONU, através da Organização Mundial do Turismo contempladas com esse reconhecimento.
O Bairro de Testo Alto sempre nos orgulhou, mesmo antes desta premiação por sua beleza e pela tradição e cultura que lá é preservada de forma impecável pelos moradores. E os moradores de lá, devem se orgulhar ainda mais, pois o local onde eles vivem é referência pro mundo, uma das melhores vilas do mundo, e a única brasileira.
É um orgulho saber que o poder público lá atrás identificou o potencial turístico deste bairro e junto com os moradores tiveram a iniciativa de criar e investir nesta rota. É uma conquista de muitas mãos, e aproveito mais uma vez pra ressaltar algo que sempre está presente em minhas falas. É preciso que cada vez mais caminhemos juntos. Ércio Kriek
 Ércio Kriek (segundo da esquerda), Gilson Machado Neto (Com o Selo)  e Albert Sabin (à direita).

"Os melhores exemplos de municípios que abraçam o turismo para fornecer oportunidades e impulsionar o desenvolvimento sustentável foram celebrados na Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) em Madrid." A Organização - OMT

 "A iniciativa 'As Melhores Aldeias Turísticas da OMT'  foi lançada para promover o papel do turismo na salvaguarda das comunidades rurais, juntamente com as suas paisagens, diversidade natural e cultural, e os seus valores e atividades locais, incluindo a gastronomia local.

Um total de 44 municípios de 32 países das cinco regiões do mundo foram reconhecidas em 2021. Todas se destacam pelos seus recursos naturais e culturais, bem como pelas suas ações inovadoras e transformadoras e pelo compromisso com o desenvolvimento do turismo em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)."A Organização - OMT

"Um total de 174 municípios foi apresentado por 75 países membros da OMC (cada cada país membro poderia apresentar no máximo três município) para a iniciativa piloto de 2021. Entre as quais, foram reconhecidas 44 como as 'Melhores Aldeias Turísticas pela OMT'. Outras 20 aldeias entrarão no Programa de Melhoria da Iniciativa. Todas as 64 aldeias entram para fazer parte da 'Rede das Melhores Aldeias de Turismo da OMT'." A Organização - OMT

*Observação - Em nosso texto, trocamos a expressão "aldeia", por município, para ficar mais compreensível, em função de entendimento cultural.

Representante da ONU, Prefeito de Pomerode e Ministro do Turismo do Brasil.

Prefeito de Pomerode Ércio Kriek e Ministro do Turismo do Brasil Gilson Machado Neto. 

Momento de Pomerode no evento.

Os Melhores Municípios selecionados para Turismo - UNWTO 2021:
    1. Bekhovo, Federação Russa
    2. Bkassine, Líbano
    3. Bojo, Filipinashe
    4. Caspalá, Argentina
    5. Castelo Rodrigo, Portugal
    6. Cuetzalan del Progreso, México
    7. Cumeada, Portugal
    8. Gruyères, Suíça
    9. Batu Puteh, Malásia
    10. Kaunertal, Áustria
    11. Le Morne, Maurício
    12. Lekunberri, Espanha
    13. Maní, México
    14. Misfat Al Abriyeen, Omã
    15. Miyama, Japão
    16. Mokra Gora, Sérvia
    17. Morella, Espanha
    18. Mustafapaşa, Turquia
    19. Nglanggeran, Indonésia
    20. Niseko, Japão
    21. Aldeia Nkotsi, Ruanda
    22. Grande Porto Velho, Maurício
    23. Olergesailie, Quênia
    24. Ollantaytambo, Peru
    25. Pano Lefkara, Chipre
    26. Pica, Chile
    27. Pochampally, Índia
    28. Puerto Williams, Chile
    29. Radovljica, Eslovênia
    30. Rijal Alma'a, Reino da Arábia Saudita
    31. Testo Alto - Pomerode , Brasil
    32. Saas Fee, Suíça
    33. San Cosme y Damián, Paraguai
    34. San Ginesio, Itália
    35. Sidi Kaouki, Marrocos
    36. Solčava, Eslovênia
    37. Soufli, Grécia
    38. Taraklı, Turquia
    39. Ilha Púrpura, República da Coreia
    40. Aldeia de Ungok, República da Coreia
    41. Valposchiavo, Suíça
    42. Wonchi, Etiópia
    43. Xidi, China
    44. Yucun, China
Representantes das comunidades que receberam o selo  Best Tourism Villages.

“O turismo na rota é uma possibilidade de sustentação econômica para preservação das tradições e do patrimônio. Os moradores estão se interessando pelo assunto, observando as oportunidades que o ambiente rural pode proporcionar além do que eles já estão habituados. ”Ivan Blumenschein, vice-presidente da Associação Rota do Enxaimel.
Um pouco sobre a Rota do Enxaimel - Testo Alto (Nome da comunidade que foi inscrita)
Ao longo terceira semana de julho de 2021 fomos informados sobre o projeto Rota do Enxaimel, na cidade de Pomerode. O objetivo de seus idealizadores é promover o turismo cultural na região e no Estado de Santa Catarina. O embrião desta intensão é muito antigo e finalmente se concretizou. Foi fundada uma associação dos proprietários - denominada Associação Rota do Enxaimel
Em tempos diferentes, percorremos parcialmente  Rota do Enxaimel, visitamos algumas tipologias, e fizemos alguns registros fotográficos.







Um dos idealizadores da rota, através de seu trabalho e pesquisa - Ronald Kreidel.


"Rota do Enxaimel" está localizada Vale do Rio da Luz, onde há várias tipologias na paisagem, com estrutura em enxaimel em satisfatório estado de conservação, em uso, inseridas no entorno original e na paisagem, na qual foram construídas. A "Rota do Enxaimel" está localizada na localidade do Testo Alto, no Vale do Rio da Luz, pertencente às cidades de Pomerode e Jaraguá do Sul (onde também há um conjunto semelhante a esse de Pomerode).

Em Pomerode, o resultado é consequência de um trabalho comunitário, administração pública e dos proprietários que iniciou há mais de 25 anos. É o primeiro conjunto Paisagístico Cultural Brasileiro tombado, enquanto conjunto cultural. De acordo com a portaria IPHAN 127/09, constitui uma paisagem Cultural Brasileira.
Propriedades da Rota do Enxaimel protegidas:

Tombamento Estadual
Casa Strutz (Rua Testo Alto - 2098)
Salão Belz (Rua Testo Alto - 3279)
Casa Hugo Rahn (Rua Testo Alto - 8430)
Casa Zumach (Rua Testo Alto - 7097)

Tombamento Federal
Casa Erwin Arndt (Rua Progresso - 1241)
Casa Ovídio Sievert (Rua Testo Alto - 7875)
Casa de taipa (Rua Testo Alto - Fundos - 9690)
Casa Wachholz (Rua Testo Alto - 6148)
Comércio Haut (Rua Presidente Costa e Silva - 719)
Casa Comercial Weege (Rua Presidente Costa e Silva - 677)

Proteção do Plano Diretor de Pomerode
54 propriedades.




















































Parabéns à Sociedade de Pomerode - que continua a ser exemplo para os seus vizinhos - a partir da consciência sobre a importância dos elementos responsáveis pela identidade de um local e que poderá - igualmente estar alinhado à economia e educação e cultural e, igualmente gerar empregos (o discurso vigente) de maneira inteligente e sustentável, deixando um espaço melhor para as futuras gerações.
Com certeza, não permitirão a construção de uma Loja da Havan na sua Rota do Enxaimel.
Parabéns Pomerode.
Referências
  • UNWTO. UNWTO ANNOUNCES LIST OF ‘BEST TOURISM VILLAGES’ 2021. 21 de dezembro de 2021. Disponível em:  https://www.unwto.org/news/unwto-announces-list-of-best-tourism-villages-2021.  Acesso em: 02 de dezembro de 2021 - 21:50h.
Leitura Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Em construção...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário