quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Casarão Hennings - Indaial SC - Parte de sua História e um pouco sobre sua Arquitetura.

Casarão  Hennings - Indaial SC. 
Edificação localizada na comunidade de Moema, município de
 Itaiópolis, norte do Estado de Santa Catarina e que  também
apresenta características da arquitetura pioneira polonesa.

Edificação pioneira 
foi  desmontada aos poucos em Indaial SC. Possuía características da arquitetura polonesa construída em Santa Catarina, identificada como tal, a partir do decorativismo e entalhes feito nos elementos de madeira, como lambrequins, pilares e guarda corpos, geralmente integrado no espaço de uma grande varanda em torno de uma área coberta por dois panos de telhados na forma de duas águas. Estava localizada na entrada da comunidade Encano - Indaial. Qualquer um que passasse na Rua Dr. Blumenau - via intermunicipal arterial entre Blumenau e Indaial, tinha seu olhar atraído para essa edificação histórica. 
Durante nossas pesquisas, infelizmente não efetuamos registros fotográficos do casarão. No mês de dezembro de 2021, recebemos informações de, mais de uma pessoa, sobre o que ocorria com a edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Santa Catarina, do Vale do Itajaí e de Indaial - da comunidade histórica de Encano. A edificação demolida  estava localizada na frente da firma da Companhia Lorenz, importante industria de Indaial, principalmente na época que funcionava a fecularia e que, também, contava com a presença da ferrovia, início do século XX - nas proximidades passava a linha da EFSC.
De acordo com o pesquisador de Indaial, Luiz Carlos Henkels, a casa histórica tinha ligação com a história da Firma Lorenz e com a tradicional Família Hennings. A Companhia Lorenz está localizada no outro lado da Rua Dr. Blumenau, onde estava localizada o casarão onde residia a família Hennings - denominaremos, portanto, esta edificação histórica de Casarão Hennings - localizado na estrada mais antiga do Vale do Itajaí, conhecida atualmente como Rua Dr. Blumenau, que surgiu a partir de uma picada que rumava para o Alto Vale do Itajaí, Serra e Oeste de Santa Catarina.
Rico telhado de fábrica.
Localização do Casarão Hennings, Da Lorenz e do Rio Itajaí Açu.






O Casarão  Hennings foi construído em alvenaria autoportante e madeira - construção mista. A alvenaria autoportante fez uso de tijolos maciços rebocados. A planta é formada por uma área total distribuída em dois pavimentos, com a forma retangular. O pavimento térreo era complementado com uma grande varanda de madeira em forma de "L"- primeira a ser demolida, que criava uma proteção - cobertura, ao longo do primeiro pavimento na fachada frontal e também, na lateral direita. O detalhes das mãos francesas dos pilares da varanda ornadas por formas de arabescos, é uma das características que vimos nas construções pioneiras das cidades do norte catarinense - Itaiópolis e Mafra - construídas por descendentes de poloneses e também, na localidade de Warnow, Indaial, que também recebeu migração polonesa.
As aberturas são de madeira, duas folhas características das edificações do pioneiro local da virada do século XIX para o século XX. Janelas com bandeiras (em duas folhas) envidraçadas e também, as duas folhas principais envidraçadas. A porta principal, também dotada de bandeira fixa e duas folhas em madeira e com detalhes em vidro. A varanda é munida do característico guarda corpo com elementos de madeira trabalhados com corte na forma de arabescos. Para ilustrar, retiramos imagens do Google Maps, portanto, sem acesso aos detalhes da parte posterior e interior da edificação histórica.
A inclinação do telhado - no segundo pavimento, apresenta um pequena inclinação, mesmo sendo coberto com a telha plana, germânica  ou "rabo de castor", usada nas casas pioneiras de imigrantes e desdentes de imigrantes alemães e que requer grande inclinação do telhado.
O muro, já se encontrava totalmente descaracterizado, tendo base do nível terreno até o nível da rua, feito de grandes blocos de pedras a característica arte em cantaria do pioneiro alemão, complementado com o tradicional gradil  de madeira, cuja origem é do período neolítico e muito comum em várias regiões da Alemanha. 
Belíssimo trabalho de cantaria.
Os beirais apresentam a presença de acabamento de estuque, denotando, uma certo padrão da construção, cuja técnica era adotada por famílias abastadas, a partir do início do século XX. Destacamos, também a construção da garagem, afastada da edificação principal, o que denota, ter sido construída após a construção da casa, quando ocorreu o advento do automóvel, quando era acessível para muitos. Isto aconteceu, na região - no final da década de 1950. Isso não significa que já não existiam automóveis na Colônia Blumenau, sendo que teve o primeiro automóvel de Santa Catarina, importado dos Estados Unidos da América  por Friedrich Wilhelm Buch - ou, Frederico Guilherme Busch, ex prefeito de Blumenau, quando Indaial - territorialmente - pertencia a Blumenau.
Primeiro automóvel de Blumenau e de Santa Catarina - Família Busch.  Foto do livro a Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina.
Portanto, é interessante para a análise da arquitetura, a presença desta garagem, como anexo do casarão. este construído após a do casarão.

Retornando  - Casarão  Hennings

De acordo com informações de Luiz Carlos Henkels, de Indaial, o Casarão  Hennings foi residência do gerente da Companhia Lorenz - João Hennings Filho, fundada no início do século XX, por Friederich Fritz Carl Lorenz, ou Fritz Müller, como era conhecido. João Hennings Filho foi prefeito eleito de Indaial (pleito de 31 de janeiro de 1966 até 30 de janeiro de 1970) e, emprestou seu nome a uma avenida e também, a uma praça - Praça da Prefeitura de Indaial.
De acordo com registro de "Memória Digital" - da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, um outro membro da família Hennings, que tinha ligação à Companhia Lorenz, pois era seu Diretor - Otto Hennings, esteve a frente da Prefeitura de Blumenau em 1929, por 8 meses, quando prefeito Curt Hering viajou para a Alemanha para tratamento de saúde. 
Otto Hennings e a esposa. (Fonte: Secretaria Municipal de Cultura / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico- Fundo privado – Famílias – Famílias Ilustres – H – Hennings)


Depois de João Hennings Filho,  o Casarão Hennings foi residência de Hans Hennings e família, que comprou a edificação da Companhia  Lorenz, que o  tinha como parte do patrimônio da firma. Com o falecimento de Hans Hennings, de acordo com Henkels, o patrimônio  passou para os herdeiros. A edificação histórica não era tombada na esfera municipal, na estadual e nem na nacional. 

"Não era tombada, por isso os que a adquiriram, exerceram seu legítimo direito à propriedade. E mesmo que fosse tombada, de nada adiantaria, porque por aqui não se respeita nada mesmo. Todos sabem que nada acontece aos infratores." Luiz Carlos Henkels

Um pouco de História da Companhia Lorenz
Com a qual, haviam relações estreitas da edificação história e da família Hennings.
Companhia Lorenz -  uma das beneficiadoras de mandioca da indústria de fécula, com sede administrativa à Rua São Paulo - Blumenau, cujo diretor Rolf Schindler que residia defronte, bairro Itoupava Seca. Outubro de 1962.


Friederich Fritz Carl Lorenz.
O fundador da Companhia Lorenz foi o neto de  Fritz Müller, ou de Johann Friedrich Theodor Müller - o Fritz Lorenz - ou Friederich Fritz Carl Lorenz. Lorenz nasceu na localidade de Tatutiba, localizada no atual município de Massaranduba, em 16 agosto 1882 - filho de  Robert Lorenz e Thusnelda Lorenz (solteira Müller). Com cinco anos de idade Lorenz foi morar com os avós Fritz Müller e Karoline Müller, que foram responsáveis por sua educação e criação, até quando Lorenz tinha 14 anos de idade. Com 20 anos de idade, Lorenz viajou para a  Alemanha. Quando retornou e seguindo o exemplo de muitos dos pioneiros do Vale do Itajaí, trabalhou na Firma de Koehler & Asseburg, no Paraná. Casou-se em 1909 com Marie e, mais tarde, assumiu, em companhia de seu irmão Johannes Hans Lorenz, a direção da firma de seu meio irmão, Richard Paul, em Timbó, lembrando que todas estas localidades faziam parte do grande território da Colônia Blumenau. Os irmãos Lorenz compraram a firma do meio irmão, Paul e então, fundaram a primeira fecularia de um total de 12, no Vale do Itajaí, na comunidade de Encano e uma outra em Campo Alegre. Produziam maisena e fécula de batatas. Johannes Hans Lorenz se mudou para Blumenau, para se dedicar inteiramente às indústrias de fécula - na Altona. Friederich Fritz Carl Lorenz, o Fritz, ficou com a direção da firma em Timbó, adquirindo posteriormente a parte do irmão. Investiu em produtos e beneficiamento (criação de porcos, banha, fumo, arroz, queijos, conservas e serraria). Mantinha seu centro industrial no bairro Encano (divisa com Indaial) e tinha diversas beneficiadoras. Faleceu em Blumenau em 22 Abril 1959  e foi sepultado no cemitério luterano de Timbó. 
Daiana Graziela Fuchs nos enviou uma fotografia feita por  Billion Graves - do túmulo de Fritz Lorenz, que nasceu em Massaranduba, morou em Blumenau, tinha firma em Indaial e foi sepultado em Timbó. Esta era a Colônia Blumenau do início do século XX. 
Lembramos que 1959, quando Lorenz faleceu, Getúlio Vargas já havia retalhado territorialmente  a grande colônia, fazendo surgir 31 novos municípios e enfraquecendo politicamente o município fundados por alemães.
A loja de "Secos e Molhados", construído na nova tendência do início do século XX, em Blumenau - Neoclássico, ao lado da primeira construção, em enxaimel que neste momento passou a ser  o depósito da Firma Fritz Lorenz Indústria e Comércio - Timbó 1925. Esta transição da arquitetura construída com a técnica construtiva enxaimel, para a arquitetura neoclássica e bem detalhada em nosso livro sobre enxaimel - estilo dos comerciantes dentro da Colônia Blumenau. Fonte: Antigamente em Timbó.


Firma Lorenz - Timbó SC.
Firma Lorenz - Timbó SC.
Importante intervenção de Everton de Vargas que corrige o FCC quanto a edificação do museu - Timbó - em 25 de dezembro de 2021.

"Olá, bom dia. 
Há um equívoco por parte do governo estadual. Essa casa pertenceu a Christian Benz, proprietário e construtor da atafona de milho que hoje abriga um restaurante e que fica ao lado desta casa. A fecularia dos Lorenz ficava no prédio do outro lado do rio Benedito, onde a Thapyoka tinha a danceteria. Até o ano da fecularia é questionável, visto que a roda d'água que movimentava o gerador de energia da empresa do Lorenz é de 1916... A companhia de força e luz começou suas atividades 10 anos depois, em 1926. Essa casa foi construída em 1890, aproximadamente... É provável que a atafona tenha sido construída por volta de 1870, inicialmente com fechamento em madeira. Vou entrar em contato com a FCC pra resolver isso." Everton de Vargas.

De acordo com Vargas, esta seria a edificação da firma de Lorenz, em Timbó.
Roda D'água

Deixamos para averiguações e para a pesquisa.

Continuando...

A partir da demolição do Casarão Hennings, em Encano - Indaial, localizada na frente da histórica Companhia Lorenz, onde João Hennings Filho residiu e foi gerente da firma Lorenz - e tem seu nome emprestado a uma avenida de Indaial e também, a uma praça que está localizada na frente da Prefeitura de Indaial, nos resta registrar para a História.
Foi o local, onde residiu este homenageado, cujo espaço poderia guardar sua memória e da firma Companhia Lorenz, além da preservação da histórica e diferenciada arquitetura, estaria se efetivando uma prática para uma cidade mais sustentável, pois não se estaria gerando entulhos e desperdiçando o material de um espaço, o qual poderia ser reciclado, nos moldes do que se vem sendo feito na Alemanha atual.

As imagens do Casarão Hennings - Google Maps 
Cerca tipo gradil de madeira original, sobre base feita de grandes blocos de pedra, em cantaria característica da região da Colônia Blumenau.

Com flores nas janelas.

Garagem separada do corpo principal da edificação.






Muro totalmente descaracterizado e sem a vegetação que existia no jardim.

Muro/cerca descaracterizados e jardim "limpo".

Detalhes das aberturas e decorativismo da varanda.


Fotografia de novembro de 2021 - Enviada para nós.
Fotografia de dezembro de 2021 - Enviada para nós.


Registrado para a História

Referências
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau e paisagem atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário