quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Propostas de Caetano Groberio e de Miguel Novak para o Vazio Urbano do Centro Histórico de Blumenau - 2021

Neste final de ano - 2021, foram desenvolvidas duas propostas para o vazio urbano localizado em uma extremidade da Palmenalee - Rua das Palmeiras  e da centenária Igreja do Espírito Santo, em processo de restauração - projeto do engenheiro arquiteto Heinrich Krohberger. Duas propostas de arquitetura e urbanística para o Centro Histórico de Blumenau, local do Stadtplatz da antiga Colônia Blumenau, cujo território abrangia a área aproximada do Alto e Médio Vale do Itajaí atual.
É interessante, que possamos mostrar a produção técnica, de projetos de qualidade para esta área histórica do Vale do Itajaí e da cidade de Blumenau, onde assistimos nos últimos meses, a tentativa de aprovar o projeto para a construção de uma loja de departamentos, Havan, a partir da implantação de uma "arquitetura fake" de gosto duvidoso e kitsch em um  dos lugares mais importantes para a história da imigração alemã em Santa Catarina e principalmente, para o Vale do Itajaí. Dispensamos o comentário sobre sua importância para a cidade de Blumenau - que é imensurável.

Para ler mais sobre este projeto e seu desenvolvimento e tentativa de implantá-lo na região - Clicar sobre: Projeto da Loja Havan no Centro Histórico de Blumenau Aprovada por 12 Pessoas - três dias Após Homenagem ao Imigrante

Os dois projetos (os quais abrangem a arquitetura, urbanístico, paisagístico) foram desenvolvidos a partir de uma pesquisa abrangente, para a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, parte do programa do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvidos por dois, agora arquitetos, em duas instituições distintas sediadas em Blumenau, ilustrando e destacando o potencial  que a cidade possui, de mão de obra qualificada e especializada.
O primeiro trabalho foi desenvolvido pelo Arquiteto Caetano Gabriel Groberio, sob a orientação, do Professor Guido Paulo Kaestner Neto. Caetano fez uma proposta, com o título: Imaterialidade Central - Espaço Cultural -  Grupos de Tradição Germânica em Blumenau - SC.
Arquiteto Caetano Gabriel Groberio.
O segundo trabalho foi desenvolvido pelo Arquiteto Miguel Novak, com orientação, também do Professor Guido Paulo Kaestner Neto, que propôs o projeto para um Complexo Cultural - Casa Alemã.
Arquiteto Miguel Novak
Não vamos interferir, através de nosso ideário e comentários. Oportunizaremos somente compartilhar as propostas, de maneira pública, com a autorização de seus autores para a comunidade, e ilustrar de que se pode, com o apoio de parcerias, efetuar ações para outro tipo de uso para este local, que aparentemente, está sem cuidados devidos e, a proteção que deveria ter, de fato ter, por parte do poder público

1° Proposta - Arquiteto Caetano Gabriel Groberio
Imaterialidade Central - Espaço Cultural Grupos de Tradição Germânica  Blumenau - SC

2° Proposta - Arquiteto  Miguel Novak
Complexo Cultural - Casa Alemã










São dois trabalhos de TCC, desenvolvidos na Academia, a partir de uma ampla pesquisa, dentro da limitação do desenvolvimento de um trabalho para avaliação de conclusão de curso. A equipe técnica se resume no formando e em seu orientador.
Profissionalmente, estes, agora, arquitetos urbanistas poderão estar dentro de uma equipe técnica interdisciplinar, formada com demais profissionais, das mais variadas áreas das ciências exatas, humanas, artes, sociais, com um olhar para um único projeto, na escala de cidade, e produzir, através deste projeto (comum), ambientes e espaços de qualidade, salvaguardando o patrimônio histórico arquitetônico cultural, com respeito aos "cheios e vazios", com um olhar para o futuro, propondo algo integrado, com arquitetura contemporânea, alinhado às tecnologias atuais, formas, uso e função, que definitivamente não é uma edificação pré moldada que faz alusão à Casa Branca americana, construída aleatoriamente em todo o Brasil.
Parabéns  Caetano Groberio e Miguel Novak, por sua sensibilidade e profissionalismo e também, ao seu orientador - Professor Guido Paulo Kaestner Neto, que fez sua parte, quando esteve no Conselho do COPE, o qual avaliou e se posicionou sobre o projeto da Havan no Centro Histórico de Blumenau, com embasamento e profissionalismo, contrário a sua execução.

Comentário: Não resistimos e vamos comentar somente uma questão que envolve os dois projetos, com intuito de contribuir e para reflexão do debate, mediante possíveis iniciativas futuras.
Faltou uma ligação espacial/histórica e também integração das propostas, com o histórico primeira sociedade de Caça e Tiro do Vale do do Itajaí, localizada nas proximidades - atual Tabajara Tênis Clube - denominação graças ao período do Nacionalismo. O espaço era denominado e conhecido como Schützengesellshaft Blumenau
Para ler mais sobre - Clicar sobre: Schützengesellshaft Blumenau



Registrado para a História!!

A r q u i t e t u r a  e Cultura - momentos distintos com os dois novos arquitetos.
Com Caetano - 27 de novembro de 2019  - Galpão da Arquitetura - FURB.

Com Miguel - 23 de outubro de 2019 - Desfile do Oktoberfest Blumenau, com Grupo Folclórico - Gartenstadt e Badenfurt.



































































































































2 comentários:

  1. Parabéns aos autores dos projetos! Que em nossa cidade haja espaço para novas ideias, vindas também de jovens profissionais. E que se concretizem os planos, para além de um ou dois mandatos, pelo retorno permanente (ou pelo menos de longo prazo) que o cidadão blumenauense tem o direito de usufruir: culturalmente, com o turismo, economia e educação (histórico-cultural).

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde...Muito bem. Que assim seja.
    Comungo com suas palavras.
    Abraços

    ResponderExcluir