sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

O Relógio de pêndulo, os sinos do início do século XX , o interior da Torre da Catedral São Paulo Apóstolo Blumenau e sua vista panorâmica - Um pouco de História

Torre da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
No interior da "bola Superior" onde está o sino "Jesus", o maior sino.
Igreja luterana de Itoupava Rega - sem torre e
construída com a técnica construtiva enxaimel.
A  torre  da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau apresenta uma estética e forma  muito diferentes do padrão adotado pelas comunidades  - igreja tradicional no Vale do Itajaí e da tipologia da arquitetura religiosa regional - considerando as religiões dos pioneiros: luteranas e católicas. A torre da igreja do pioneiro, geralmente onde está o campanário - local onde está fixado o sino, ou os sinos, geralmente estava ou está localizada, de maneira simétrica, na parte frontal do corpo da igreja, diferenciando-a da tipologia de uma residência. Lembramos, que até a Proclamação da República do Brasil, somente as igrejas católicas tinham o direito de possuir torre, por representar também o estado. As demais religiões, poderiam ter o local do culto, porém sem a torre, sendo que na Colônia Blumenau, a maioria dos pioneiros   eram luteranos.
Padre João na escadaria de acesso aos sinos
localizada  internamente em uma das
 colunas da torre.

A torre da igreja - Catedral de Blumenau - tem 45 metros de altura - equivalente à altura de uma edifício de  15 pavimentos de 3 metros de altura cada um. Foi construída com a mesma técnica construtiva da igreja, ou seja, alvenaria de concreto armado, revestido com grandes placas de granito rosa, que passa a sensação de ser formada somente, por grandes blocos de granitos, de tão perfeita que é a execução da aplicação do granito. Desconhecíamos este fato, até o dia, que resolvemos subir esta torre, em 4 de dezembro de 2021, facilitada pela intercessão do Padre João Humberto Luciani, que também é pesquisador e o guardião que promove a  manutenção do relógio do campanário da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau,  Martim Grodiski.

A torre da catedral foi inaugurada um pouco mais de dois anos após a inauguração da igreja, projetada pelos arquitetos Dominikus Böhm e Gottfried Böhm.  


A torre projetada pelos arquitetos Böhm's, possuem os sinos da antiga igreja gótica projetada por Heinrich Krohberger, na segunda metade do século XIX, justificando as datas gravadas sobre eles e os nomes, 1928 - Jesus, Maria e José, listados assim, por ordem de tamanho - do maior ao menor sino.
Martim Grodiski.

Um pouco de História
A antiga Igreja Matriz de Blumenau antes da reforma, da ampliação e colocação dos novos sinos - Acervo do IBGE .
Entre 1920 e 1928, sob a coordenação do Frei Daniel Hostin, foi ampliada a igreja matriz católica de Blumenau localizada na  Wurststraße - Rua da Linguiça - atual rua XV de novembro, através do acréscimo das capelas laterais e também, a alteração da estrutura da torre e o aumento de sua altura, para receber os três novos sinos fabricados na Alemanha.
As escadarias de acesso ao templo, também receberam mudanças durante esta obra. De acordo com a publicação de 2001, do Padre Antônio Francisco Bohn, em 1923 houve a benção da pedra fundamental para o aumento da igreja. Em 1927, houve a inauguração do órgão de tubos - o mesmo que está na catedral atualmente, e que está sendo restaurado  por Paulo Eduardo Visconti e equipe. 
Em 18 de junho de 1928, aconteceu a benção dos três novos sinos, dedicados à Jesus, Maria e José, vindos da Alemanha e que foram instalados, na década de 1960, na torre da nova igreja, em 1963 e que fomos registrar em 2021, para disponibilizar fotografias nesta postagem.
Após a reforma, ampliação, modificações nas escadarias, na torre e com a colocação dos três novos sinos. Os antigos sinos, presenteados pelo Imperado do Brasil D. Pedro II, estavam danificados.  A igreja também recebeu o órgão de tubos de fabricação alemã, fabricado em 1926. Automóveis na rua. Foto IBGE.
Passando somente 26 anos após esta reforma, em 24 de maio de 1953, foi feito o lançamento da pedra fundamental da nova  igreja projetada pelos arquitetos alemães Böhm's - pai e filho - Gottfried e Dominikus Böhm.

A Torre da Nova Igreja - 3 Sinos e o relógio

De acordo com o livro de Padre Antônio Francisco Bohn, Dom Angélico Sândalo Bernardino escolheu  a torre da Catedral São Paulo Apóstolo como símbolo da Diocese de Blumenau. 
Foram necessário dois anos, um mês e vinte e dois dias para sua construção. Tornou-se um ponto focal da cidade de Blumenau e é um dos símbolos visuais da cidade.

"Obedecendo o estilo a linhas modernas, diferentes às das igrejas tradicionais construídas na região, era óbvio que surgissem muitas opiniões a respeito da planta, de autoria dos arquitetos alemães Dominikus e Gottfried Böhm. Inconcebível, para alguns, era a construção de uma torre completamente separada da nave principal. Frei Brás Reuter, pároco e incentivador da obra, chegou a escrever: 'A planta é ousada. É uma construção em estilo moderno, algo novo e diferente. No Brasil, quase somente são conhecidas igrejas em estilos colonial e gótico. A impressão colhida entre o povo diverge muito'." Padre Antônio Francisco Bohn. 

Comentário: O livro do Padre Bohn avaliza (citação acima) de que o projeto da Catedral São Paulo Apóstolo  é de autoria dos arquitetos Dominikus Böhm e de Gottfried Böhn, como é a nossa opinião, esta pautada na análise das datas e da obra dos dois arquitetos, quem tem aspecto identitários muito diferentes diferentes e também, uso de técnicas construtivas, diferentes. A  catedral tem muito do traço do arquiteto Dominikus, que era o proprietário do escritório, onde o filho Gottfried passou a trabalhar junto (8 anos somente), após sua formatura de Arquitetura, em München. A pedra fundamental da nova igreja de Blumenau foi lançada em 24 de maio de 1953 e Dominikus faleceu em 1955 (Nasceu em 23 de outubro de 1880). A igreja já se encontrava em construção e foi inaugurada em 25 de janeiro de 1958.

Após o término das obras da igreja, iniciou-se a preparação do terreno para a construção da torre.
O campanário preparado para receber os três sinos, fabricados em Bochum - Alemanha, que estavam na antiga Igreja Matriz desde 8 de abril de 1928.
O processo de construção da torre teve início nas providências tomadas para efetivá-la - e aconteceu na primeira festa do Divino Espírito Santo, cuja arrecadação foi destinada à construção da torre e ocorreu em 5 de junho de 1960. 
Em 15 de novembro de 1960, aconteceu o lançamento de pedra fundamental da torre e em 28 de março de 1961, o início da construção da escadaria da torre, inaugurada em 20 de maio de 1961. Em 26 de janeiro é então colocada a última pedra da torre, que na verdade é um revestimento de granito rosa, com espessura de 15 cm, que ia sendo colocado na medida que se construía a estrutura de concreto armado, localizado no interior e que de fato, estrutura seus 45 metros de altura. Suas fundações "invadem" o subterrânea da Rua XV de Novembro. 
Os históricos sinos: Jesus, Maria e José vindos da Alemanha na década de 1920, receberam o local especialmente composto para eles, localizados acima do "arco", local dos três círculos que os guardam. Em  14 de fevereiro de 1963, foi colocada uma cruz granito de 1200 quilos no cimo da torre. 
Os mostradores do relógio alemão de corda elétrico
 e os três locais dos sinos Jesus, Maria e José.
Nas quatro fachadas da torre mostradores de bronze do relógio em cada uma das mesmas - relógio que está locado no interior da torre, cujo mecanismo fotografamos e está sob os cuidados de Martim Grodiski. É interessante registrar que os sinos da antiga igreja, os mostradores do relógio e o próprio, foram instalados no início das festividades de inauguração da torre, em 31  de maio de 1963. A inauguração da torre aconteceu no dia seguinte, em 1° de junho de 1963, presidida por Dom Gregório Warmling, Bispo de Joinville, com a participação do Coro Canarinhos de Petrópolis e com isto foi dada como concluída a obra de construção da nova Igreja Matriz de Blumenau.
A torre final, com 45 metros de altura, em tom do granito rosa, que esteticamente acompanha as linhas do edifício da igreja. Acima da arcada, há as três aberturas em forma de círculos, onde estão os três históricos sinos, acionados eletricamente, inovação técnica da firma alemã que os construiu.
Escala humana - Fotografia: Roberto Wittmann.
Martim Grodiski
 , Padre João Humberto e nós. 
Sinos Jesus, Maria e José, que pertenceram a antiga
Igreja Matriz  São Paulo Apóstolo.
Campanário com andaimes- usados para sua construção – técnica mista, utilizando concreto armado revestido com placas de granito rosa de 15 centímetro de espessura. As etapas subiam juntas, com o feitinho da escada interna de concreto armado, paredes de concreto armado e revestimento de granito. As sapatas invadiram o subsolo da Rua XV de Novembro. Observar o grande contraste desta construção monumental da Rua XV de Novembro da década de 1950 Feito com blocos de granito rosa.
Uma reflexão sobre o projeto da torre da nova Igreja Matriz, atual catedral, de que seu objetivo - a partir do projeto original do conjunto da torre e das escadarias -  era de "convidar" as pessoas acessarem a escadaria e adentrar na igreja. 
Retirada dos andaimes – Ano de 1963.
Frei Gabriel Zimmer.
Os sinos

Os sinos doados pelo Imperador Brasileiro D. Pedro II à Igreja Católica de Blumenau estavam avariados e sem uso. Foram encomendados 3 novos sinos que chegaram em Blumenau em março de 1928. Frei Gabriel Zimmer teve a iniciativa de encomendar os sinos de uma firma da cidade de  Bochem
O sino maior, chamado de "Jesus" pesa 510 quilos, o sino médio, chamado "Maria", pesa 350 quilos e o sino menor, chamado "José", pesa 200 quilos. Seu custo foi de nove contos, quatrocentos e noventa mil e quinhentos réis. 
Foram abençoados, de maneira festiva, no domingo de ramos, em 24 de junho de 1928. Como já mencionado, a Igreja Matriz foi modificada, e sua torre foi reforçada e altura aumentada, para receber os três sinos novos, Foram realocados na nova torre - da nova Igreja Matriz, em 1963. 
Sino da Associação de Bochum em frente à  prefeitura, Willy-Brandt-Platz em Bochum.


O Relógio

Nas  quatro fachadas da torre da Catedral São Paulo Apóstolo, estão os    quatro mostradores de bronze do relógio, cujo ponteiro maior mede 120 cm de comprimento. Foi fabricado na firma alemã Eduard Korfhage & Söhne. De acordo com Bohn, partiu de Hamburgo em 20 de novembro de 1929, transportado pelo Vapor Bagé. Chegou em Blumenau em janeiro de 1930. Seu valor, foi de 4.352 marcos. Foi montado na antiga Igreja Matriz e foi inaugurado em 16 de fevereiro de 1930. Originalmente possuía 4 pêndulos, somando mais 290 quilos ao peso do relógio que tinha 484 kg. Percebemos que, atualmente, o relógio tem somente um pêndulo.
Quando foi construída e inaugurada a nova igreja, atual Catedral São Paulo Apóstolo, projetada pelos arquitetos Böhm's, foi realocado no interior de sua torre, junto, também, com os sinos da antiga igreja. O relógio foi adaptado, pois passou a ter somente um pêndulo.
 
Relógio que está acoplado na máquina, original do fabricante.



Engrenagens originais do quase centenário relógio. Olha o vídeo para observar seu pleno funcionamento.






Parte interna dos ponteiros - vistos internamente com seu acionamento.

Pêndulo. De acordo com Martim, pesa mais de 40 quilos.



Vídeo

Firma Eduard Korfhage & Söhne
Ed. Korfhage Turmuhrenfabrik, display 1888, display geral para mecânica, ótica, engenharia elétrica, instrumentos de vidro e indústrias relojoeiras, 1888. Fonte: Watch-Wiki.
 Igreja Martini em Buer. 
A firma que forneceu o relógio para a igreja matriz de Blumenau, foi fundada pelo relojoeiro Matthias Korfhage e estava localizada em Buer - Alemanha, desde 1810. A firma construía relógios de pêndulo mecânicos. Entre 1825 e 1906, seu filho Eduard Korfhage assumiu a direção e em 1855, fabricou o primeiro relógio de torre, re inaugurando a firma, agora denominada "Eduard Korfhage Buer". Este primeiro relógio, de corda manual, semanal, foi construído e instalado  na Igreja Martini em Buer. O relógio tinha um mecanismo forte e pesados ​​pesos feitos de pedra. Também construiu os relógios da torre dos salões comunitários Getmold e Schröttinghausen, em 1863, e ainda estão em uso nos dias atuais. 
Após a morte de Eduard Korfhage, seus filhos Fritz, Wilhelm e Heinrich continuaram a dirigir a empresa. Heinrich Korfhage desenvolveu a "força permanente", por volta de 1880, para melhorar a precisão. Na exposição mundial em Amsterdã, em 1883, a empresa recebeu uma medalha de ouro pela qualidade de seu movimento. Em 1893, a empresa criou o primeiro relógio com elevador elétrico, para a Câmara Municipal de Olomouc
 Relógio da Câmara Municipal de Olomouc.


 Pied Piper Glockenspiel, da prefeitura de Hameln. 
De acordo com fontes da firma, esta começou a produção de relógio para o comando elétrico para torres de igreja em 1935, semelhante a este, instalado na torre da Catedral São Paulo Apóstolo. Há um desencontro nestas informação, uma vez que o relógio de Blumenau chegou à cidade brasileira, 5 anos antes, em 1930. Desafio para os pesquisadores.
Em 1935, também houve o início da produção do carrilhão, que era controlado por uma correia perfurada. Também foram criados os modelos que podiam ser tocados em um teclado de piano. Um exemplo deste, foi instalado no Pied Piper Glockenspiel, da prefeitura de Hameln. 
A empresa  Eduard Korfhage & Söhne tornou-se referencia, a partir da tecnologia desenvolvida e da produção de carrilhões, em todo o mundo. Após a 2° Guerra Mundial, a empresa se beneficiou da reconstrução e do milagre econômico. Atualmente ainda está no mercado, ainda sob a administração familiar, por membros integrantes da sexta geração.

Com a inauguração da Matriz, hoje Catedral, sinos e relógio foram aí montados, duas verdadeiras relíquias. O relógio foi o primeiro e único, por muitos anos, relógio público da cidade. Ele e os três sinos norteiam a vida do coração pulsante do centro da cidade. É bem verdade que o relógio mudou de face; seus antigos mostradores foram substituídos por outros, novos. Mas o coração é o mesmo, porque, dentro da torre, é a máquina trazida pelo vapor Bagé que impulsiona os ponteiros.
No alto da torre, os sinos enchem de música as cercanias e os mostradores do relógio marcam as horas e os minutos deste povo que "trabalha cantando", na feliz expressão de Roquete Pinto, quando, em memorável oração, inaugurava, em Blumenau, o monumento ao sábio Fritz Müller.
Nas quatro faces da torre, com ampla visão para todos os recantos da cidade, vêem-se os quatro mostradores de bronze do relógio, medindo o ponteiro maior 1,20m de comprimento. Harmonizando com a arcada e com as aberturas circulares do campanário, a torre toma forma abaulada no seu cimo. No topo a cruz, do mesmo granito da estrutura, pesando 1200 quilos, enquadra-se com a forma e a apropriação da torre. Padre Antônio Francisco Bohn, p. 88.

As imagens comunicam...
A estrutura da torre foi feita de concreto armado, 45 metros, que "ia subindo" na medida que ia sendo curado, e quando o era, imediatamente recebia uma "capa" de revestimento de granito rosa, cuja origem era da comunidade de Subida e era transportado pelo trem da EFSC. Este revestimento tinha a espessura de 15 cm. Na torre foi feito somente na parte externa. Na igreja, as paredes foram revestidas interno e externamente.
Detalhe do revestimento de granito rosa sobre a parede
 estruturada em concreto armado.

Os locais dos históricos sinos "Jesus", "Maria" e "José".


Antes de subir na Torre em 4 de dezembro de 2021 - de manhã


b

Subindo para o campanário da torre. Subiram junto o Padre João Humberto Luciani Martim Grodiski. O Padre João, tinha o compromisso de oficiar a Missa das 8:00h. Iniciamos a subida as 7:30h. Manhã de sábado.
Escada caracol de concreto, que ia sendo construída, na medida que a obra "subia". As placas do patamar, são engastadas na parede de concreto.
Padre João Humberto. 

Sistema de acionamento dos sinos "Maria" e "José", localizados na parte inferior do campanário. Estrutura feita de madeira de grande seção.

Detalhe das paredes da torre feitas de concreto armado - autoportante. receberam revestimento de granito na parte externa.

Sino maior, na parte mais alta.


Detalhe do martelo, que acionava o sino  nas horas cheias. hoje não mais. Infelizmente - os sinos "incomodam".





A vista que compete com a torre da igreja, construída em APP do rio Itajaí Açu (Junto à Prainha), abrindo precedente grave em Blumenau.

A verticalização que está ocorrendo nas últimas décadas. Área histórica.






Poluição visual na paisagem construída - enquanto há restrições com placas publicitárias nos demais comércios.

Portinhola metálica de acesso ao local do sino "Jesus"
..
Padre João Humberto Luciani com a vista da igreja - inaugurada um pouco mais de 2 anos antes que a torre.

Escala humana diante da monumentalidade. Roberto Wittmann no pátio da catedral.

Martim Grodiski.


A data de fabricação.






Suporte do eixo do sino.

Os três sinos fundidos em aço chegaram em Blumenau no ano de 1928. São oriundos de Bochum - Alemanha. Pesam 510, 350 e 200 quilos. 


Sino maior - 510 kg.

Foto de Martim Grodiski.

Foto de Martim Grodiski.


Foto do Padre João Humberto.


Sino "Maria"

Sino "Maria".

Relógio
Relíquia histórica e muito valorizada na Alemanha e em Blumenau.



Sistema de acionamento dos ponteiros de uma face da torre.



Martim Grodiski com o pêndulo do relógio  Eduard Korfhage & Söhne - responsável por sua manutenção.
.
Descida.

45 metros.

45 metros.


Padre João Humberto oficiando a Missa das 8:00h de sábado.



Padre João Humberto oficiando a Missa das 8:00h de sábado.


Arquitetura moderna - projeto assinado por Dominikus Böhm e Gottfried Böhm - vangaurda em Blumenau e região - década de 1950 e é atemporal, pois tem arte na sua concepção.


Conhecer é preciso!
Durante esta pesquisa, aprendemos sobre a estrutura da catedral. Imaginávamos que o granito rosa fosse parte da estrutura autoportante e no entanto, é o revestimento aplicado no concreto armado.
Referências

BOHN, Antônio Francisco. Diocese de Blumenau diocese do amor. Blumenau: Três de Maio, 2001. 221p. il.

WITTMANN, Angelina.  Arquitetura – Catedral São Paulo Apóstolo – Blumenau – Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm. Blog Angelina Wittmann – 27 de janeiro de 2016. Disponível em:   https://angelinawittmann.blogspot.com/2016/02/arquitetura-backsteinexpressionismus.html  . Acesso em: 11 de dezembro de 2021 – 6:50h.

WITTMANN, Angelina. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve – Restaurado – Sua História, Nomes e Imagens atuais. Blog Angelina Wittmann – 11 de fevererio de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/02/orgao-da-catedral-sao-paulo-apostolo-de.html  . Acesso em: 11 de dezembro de 2021 – 4:14h.









2 comentários:

  1. Maravilhosa reportagem, nunca havia lido sobre esta histórica e importante construção, principalmente no que diz respeito a torre, aos sinos e ao relógio com fotografias tão exímias. Uma verdadeira aula histórica!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, por seu retorno. Ficamos muito felizes que tenha apreciado e nos motiva a continuar, registrar para a história.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir