sexta-feira, 23 de setembro de 2022

O livro "A Técnica Construtiva Enxaimel" chegou a um dos lugares de sua pesquisa na Alemanha

Parte das referências do livro Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel  foi feita no Freilandmuseum Bad Windsheim, museu céu aberto de tipologias enxaimel localizado em Unterfranken, Norte da Baviera, Alemanha idealizado pelo pesquisador Dr. Konrad Bedal que também coordenou e assessorou sua construção na cidade com o mesmo nome, Bad Windsheim.
O museu ocupa 45 hectares localizado no extremo Sul da parte histórica de Bad Windsheim. A sua criação ao ar livre foi aprovada pelo Conselho do Bezirkstag em 27 de julho de 1976. As primeiras reconstruções de edifícios realocados para o museu tiveram início na primavera de 1979 e atualmente é um centro de pesquisa e visitação referência na Alemanha.
O museu foi reconstruído a partir de módulos – edificações afins, recriando vilas, semelhante àquelas existentes em Mittelfranken, em tempos passados, desde milhares de anos antes de Cristo até o século XVIII e XIX. Foram reconstruídas mais de 100 edificações históricas – realocadas de outras regiões e que corriam riscos de serem demolidas.
Neste local, também ocorre o resgate de atividades e profissões que não existem mais, como ferreiro, construtor de barris, sapateiro (tamancos), pastor, entre outras.
Estivemos pesquisando no Freilandmuseum Bad Windsheim em 12 de maio de 2016, onde fomos recebidos por Dr. Konrad Bedal, seu idealizador e pesquisador. O encontro foi promovido pelo editor da revista Weltruf, Dr. Wolfgang Betz. Elucidamos muitas lacunas e esclarecemos muitas lendas existentes em nossa região sobre a técnica construtiva enxaimel, durante essa oportunidade.
Na Alemanha, durante muito tempo foi feito o uso de taipa, com estrutura feita em madeira, fechamento em barro e fibras vegetais. O colono que migrou para a região da Colônia de Blumenau já trouxe esta técnica consigo e não adotou a partir dos povos nativos que também outras etnias, como africana e portuguesa que também dominavam esta técnica, dotada de outras características. Fotografia no Freilandmuseum Bad Windsheim.

Dr. Bedal apresentando tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel de vários períodos históricos, desde o século XI. A evolução, desde o período neolítico, era apresentado por material cerâmico e maquetes, conseguidos a partir da de sítios arqueológicos. Fotografia no Freilandmuseum Bad Windsheim.

Material resgatado de sítios arqueológicos que apresentam o modo de vida e de morar do homem neolítico que residiam em casa estruturada com madeira – embrião que deu origem – a partir de uma evolução – à técnica construtiva enxaimel e que nos fez compreender que, também na Colônia Blumenau, esta tipologia poderia ser classificada de acordo com o tempo histórico e região onde era construída no Brasil. Fotografia no Freilandmuseum Bad Windsheim.
Saímos do Freilandmuseum Bad Windsheim determinados e certos da publicação do livro, que aconteceu em 2019. Até este momento faziam aproximadamente 25 anos que pesquisávamos a casa enxaimel na região – trabalho iniciado sob orientação do professor e arquiteto Vilmar Vidor – no final do século XX. Foi no museu à céu aberto, que compreendemos a evolução da técnica construtiva enxaimel na Alemanha, o que nos fez querer escrever sobre a evolução da técnica no grande território da Colônia Blumenau, atual Vale do Itajaí. O Brasil, mesmo tendo algumas regiões onde foram construído utilizando a técnica construtiva, não tinha muitas referências sobre o tema, sendo que a última foi apresentada pelo professor gaúcho Guinter Weimer, em 1983, sob o título “Arquitetura da Imigração Alemã”.
Após visita em parte do Freilandmuseum Bad Windsheim, na companhia do Dr. Bedal e de Dr. Wolfgang Betz, um dos grandes pesquisadores sobre enxaimel na Alemanha e idealizador do museu e o editor da revista Weltruf. Fotografia no Freilandmuseum Bad Windsheim.


Em
2019, foi publicado o livro Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel. A esposa do engenheiro civil e pesquisador Rubens Ralf Löwen, Denise Putka Löwen de Benedito Novo (SC), ciente da importância do tema para seu marido, que trabalha com enxaimel e também, com a pesquisa sobre o tema, adquiriu o livro, através de um site. Löwen desenvolve um trabalho semelhante àquele feito no museu da Alemanha e já tinha lido sobre ele em suas pesquisas, como também, já tinha ouvido falar de nosso trabalho. Também leu sobre o museu no livro que recebeu de presente de sua esposa.
Trabalho desenvolvido pelo engenheiro Rubens Ralf Löwen e sua equipe. Este é o registro – antes de depois da realocação da Casa Johann Karl Heinrich Töwe/ Leopold Koprowski (Schoroeder) que estava localizada na Rua Leopoldo Koprowski, N° 1515 – Alto Benedito, Bendito Novo SC. Isso foi possível porque Egon Koprowski, seu proprietário e o atual presidente da Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento Santa Maria – CEESAM, Lorivald Beyer, amigos de infância e nascidos no local, com interesse colocar a tipologia histórica longe das reações do trânsito de fluxo rápido da SC 477, que circula a centímetros de suas paredes e simultaneamente, preservar uma tipologia histórica da região e da antiga Colônia Blumenau, criando um espaço físico com lastro e qualidade de seu significa para toda a região, administrada pela Cooperativa Geradora de Energia Elétrica e Desenvolvimento Santa Maria – CEESAM, e a Prefeitura de Benedito Novo, decidiram realocar o patrimônio para o local onde existia a antiga fábrica de óleo de Sassafrás da família Koprowski, de Alto Benedito às margens do Rio Benedito, salvaguardando também esta memória e local, que sofre com as inundações do Rio Benedito, por estar localizado acima das corredeiras.

Local da Casa Johann Karl Heinrich Töwe/ Leopold Koprowski (Schoroeder) e o novo local para onde será realocada.




















Em 27 de julho de 2022 fomos ministrar uma palestra sobre enxaimel na cidade do Alto Vale, Ibirama – à convite do Instituto Cultural Hammonia ICH, com apoio da UDESC. Ao tomar conhecimento do evento e da palestra, Löwen foi até Ibirama com seu livro, para receber um autógrafo e dizer que estava embarcando para a Alemanha na primeira semana de agosto de 2022 e que visitaria o Freilandmuseum Bad Windsheim. Ofereceu-se para entregar o livro no museu e também, para Dr. Konrad Bedal e Dr. Wolfgang Betz.
Rubens foi até Ibirama – e após a palestra disse que em uma semana embarcaria para a Alemanha, para pesquisar enxaimel. Visitaria o Freilandmuseum Bad Windsheim e poderia levar o livro para Dr. Betz, Dr. Bedal e para o museu. Fotografia: UDESC

Rubens Ralf Löwen entregou um livro no museu que foi direcionado à sua biblioteca. O livro publicado em Blumenau sobre enxaimel faz parte do acervo de um dos centros de pesquisa sobre esta técnica construtiva na Alemanha. Trata-se de um livro com mais de 300 fotografias de edificações construídas na região da antiga Colônia Blumenau – Vale do Itajaí, onde poucos conhecem a existência desta técnica construtiva, na Alemanha. O livro está no idioma português, mas as imagens comunicam em todos os idiomas.
Pioneiros alemães e a casa temporária – Alto Vale do Itajaí – Volumetria – Antiga Colônia Blumenau. Início do Século XX. Fonte: WITTMANN, 2019.

A primeira casa de um imigrante alemão, no Vale do Itajaí – território da Colônia Blumenau. Cobertura de tábuas de madeira, estrutura de madeira e fechamento de Flechtwerkwände, início do século XX. Fonte: WITTMANN, 2019.

Tipologia característica da primeira casa sem os acréscimos – século XIX. Itoupava Central – Blumenau SC. Os elementos de madeira, foram acrescentados em etapas. Nesta casa há três tipos de fechamentos: madeira, taipa e tijolos aparentes. Fonte: WITTMANN, 2019.

Hotel Weege – primeiro hotel de Pomerode, também restaurante e rodoviária – construído em 1913 em um terreno da da família Weege e presente na paisagem da cidade até o tempo presente. Na época de sua construção, parte do território de Blumenau.

Casa enxaimel do Vale do Itajaí – Casa Permanente Rural, muito original com características únicas através de seu decorativismo no balaústre e também da presença do Dachgaub na mansarda. Fonte: WITTMANN, 2019.

Representante do Museu Freilandmuseum Bad Windsheim
recebendo o livro das mãos de Rubens Ralf Löwen e que
 foi encaminhado para sua biblioteca. Destinado à pesquisa.
Além do Freilandmuseum Bad Windsheim, também Dr. Wolfgang Betz e Dr. Konrad Bedal receberam o livro das mãos de Rubens Ralf Löwen e com isto, ambos também têm acesso ao seu conteúdo e principalmente, a um registro de fotografias de tipologias em enxaimel construídas na região do Vale do Itajaí.

Dr. Wolfgang Betz – editor da revista Weltruf, recebendo o livro das mãos de Rubens Ralf Löwen.

Dr. Konrad Bedal, idealizador do  Freilandmuseum Bad Windsheim e pesquisador, também recebendo o livro das mãos de Rubens Ralf Löwen.

Há muito ainda para pesquisar sobre está técnica construtiva trazida pelo imigrante alemão para o Vale do Itajaí, que não é igual àquela construída no Rio Grande do Sul, que não é igual aquela construída no Espírito Santo e até mesmo, não tem semelhança com aquela construída na Alemanha. Para ler o livro que explica sobre – clicar sobre Enxaimel (livro on line).
Podemos afirmar, neste momento, que a pesquisa é orgânica e é muito importante este intercâmbio com a Alemanha, pois há muito ainda para elucidar, podendo, sob a ótica da antropologia, efetuar estudos da arquitetura enxaimel produzida no Vale do Itajaí, através daquela produzida na Europa Central desde 5000 mil antes de Cristo, dentro de um processo evolutivo e variando suas características de lugar para lugar. Atualmente na região de sua origem está sendo resgatada adotando tecnologia e materiais atuais, então considerada a técnica construtiva mais sustentável no que tange a produção de energia. Estamos desenvolvendo esta pesquisa no momento presente e pretendemos publicá-la em breve, em um livro.
Enxaimel e Sustentabilidade – Do nosso artigo apresentado no 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects. Tipologia enxaimel construída com técnica atual. Fonte: WITTMANN, 2021.























Dr. Konrad Bedal e Rubens Ralf Löwen.
“Foi um grande prazer poder fazer parte dessa história. Agradeço a Angelina Wittmann por me incumbir desta missão. Estou levando para o Brasil uma imensa bagagem sobre a técnica construtiva enxaimel. Foi um grande aprendizado. Um grande abraço. Em 07 de setembro de 2022.” Rubens Ralf Löwen

Referências
  • HUF HAUS. Disponível https://www.huf-haus.com/de-de/hausideen/ Acesso em: em 28 de junho de 2020 – 22:24h
  • WITTMANN, Angelina. Casa Johann Karl Heinrich Töwe/ Leopold Koprowski (Schroeder) e um pouco da História pioneira – Benedito Novo SC. 26 de janeiro de 2022. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2022/01/casa-johann-karl-heinrich-towe-hercilio.html?m=0 Acesso em: 21 de setembro de 2022 – 1h56.
  • WITTMANN, Angelina. Enxaimel e Sustentabilidade. UIA 2021 RIO: 27th World Congress of Architects. Paper Procedings – Paper Proceedings – Volumes I – III – ISBN 978-1-944214-31-9. Rio de Janeiro. 2021. Páginas 1568/1571. Disponível em: https://www.acsa-arch.org/chapter/enxaimel-e-sustentabilidade/. Acesso em 26 de agosto de 2021 – 00:45h.
  • WITTMANN, Angelina C.R. Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel. Blumenau: AmoLer, 2019. 408pp.:Il.:
Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”










Nenhum comentário:

Postar um comentário