domingo, 8 de outubro de 2023

Conflito na Barragem Norte - José Boiteux na manhã de 8 de outubro de 2023


A conhecida Barragem Norte, desativada há muito tempo por inúmeros impasses e sem manutenção é cogitada de ser fechada mediante a ameaça eminente de enchentes. Essa, entrou em operação em 1992 e seria uma importante estrutura de contenção de inundações. A Barragem Norte é a maior barragem de Santa Catarina. Sua capacidade é 357 milhões de metros cúbicos de água.
A Barragem Norte está localizada no Rio Hercílio, ou Itajaí do Norte.
Suas comportas não estão em operação desde 2014. Naquele ano, a barragem alcançou seu nível mais alto, de 14 metros, resultando em muitas famílias desalojadas e casas destruídas pela força das águas, na região.


A comunidades indígena montou uma barreira na noite de 7 de outubro para impedir o fechamento das duas comportas da estrutura. Famílias indígenas habitam o entorno da barragem e é claro, se posicionam contrárias ao fechamento da barragem. A ação indígena foi uma resposta direta à decisão do governo de Santa Catarina, Jorginho Mello, de fechar as duas comportas.
Por sua vez, o governador defendeu a decisão, argumentando que a segurança das pessoas em toda a região é a prioridade. “Nosso maior bem é a vida dos catarinenses. E faremos todo o possível para protegê-los”, declarou. Não foi considerado, a ausência de manutenção da barragem desde 2014 e também, da presença de residentes nas áreas que poderão ser inundadas.
Foi enviado Cavalaria para a região considerado pela comunidade como uma medida de pressão para o fechamento de suas duas comportas. Imagens vazadas nas redes sociais, do conflito entre residentes e Cavalaria.

Fotografia de Renan Becker.

Fotografia de Fabiana Borelli da Silva Jordan.


















HISTÓRICO

A Barragem Norte, grande obra de engenharia, está localizada na Barra do Rio Dollmann, município de José Boiteux – SC – sendo este um pequeno município do Vale do Itajaí do Norte que integra a mesorregião do Vale do Itajaí. Segundo dados do IBGE (2010) o município abrigava naquele ano uma população de 4.721 habitantes formada, em grande parte, por povos indígenas dos grupos Xokleng, Kaingang e Guarani, descendentes de colonos, principalmente de cultura italiana, alemã e açoriana e um grupo étnico que se identifica e é identificado como Comunidade Cafuza. Em 2016, segundo estimativas, a população de José Boiteux ainda não atingia a marca de 5 mil habitantes(atualização do IBGE indica quase 6 mil pessoas em 2022). O principal Rio que corta o território é Itajaí do Norte ou Hercílio, receptor de águas de vários afluentes. A área de abrangência e arredores do lago da Barragem Norte era originalmente coberta pela Mata Atlântica – substituída parcialmente por plantações, pastagens e reflorestamentos à base de espécies exóticas.
O maciço da barragem foi erguido, a partir de 1972, logo a jusante da confluência do Rio Dollmann com o Rio Itajaí do Norte e próximo dos limites da Terra Indígena Xokleng/Laklãnõ. A obra foi projetada e executada com o fim específico de conter enchentes que afetam cidades do Baixo e Médio Vale do Itajaí. Seu lago de contenção atinge as terras de várzea que antes da obra eram habitadas pelos povos Indígenas Xokleng, Kaingang e Guarani. Também atinge terras agricultáveis situadas às margens do Rio Dollmann, as quais eram utilizadas por descendentes de colonos instalados no lugar desde meados da segunda década do século XX.
Em 2022 foi publicado o Estudo da Componente Indígena – ECI onde foram identificados os impactos físicos, bióticos e socioeconômicos causados pelo processo de construção e operação da Barragem Norte. Fonte: Prefeitura de José Boiteux.
Maria Do Carmo Krieger nos enviou trecho da publicação do livro Vale dos Índios X Vale dos Imigrantes. Fraga e Goulart. Fundação Casa Dr. Blumenau. 2000. O assunto a Barragem Norte localizada em José Boiteux.



8 de outubro de 2023
Em 12 de outubro de 2023
José Boiteux SC
Barragem Norte
Barragem fechada a mando do governador do estado de SC, sem manutenção desde 2014.
As águas chegaram no vertedouro. 11 de outubro de 2023
Fotografia feita por residente da região em 12 de outubro de 2023.
Imagens enviadas em 12 de outubro de 2023- as 17h12.
Barragem Norte em José Boiteux
Imagens: Ícaro Patté







Prefeito de Taió Horst Alexandre Purnhagen, para o prefeito de Rio do Sul - Jose Eduardo Rothbarth Thome - dia 10 de outubro de 2023.
Entrevista Ex-Secretário da Defesa Civil de Santa Catarina. 12 de outubro - Barragem Norte.
Enviado a nós da região onde está a Barragem Norte - dia 12 de outubro de 2023 - 22h.


Manhã do dia 13 de outubro de 2023
José Boiteux. SC
Barragem Norte, hoje cedo.
Recebemos esse material porque as pessoas dos municípios que estão abaixo da Represa Norte, por medida de segurança, criaram um grupo de monitoramento, para efetuar o alerta se assim houver necessidade. Estamos contribuindo com esse grupo, também divulgando aqui em nosso espaço.
Estimamos que tudo termine bem.

Atualização Barragens & Rios
13/10 - Sexta - 07h30
🛑 Ituporanga - 120,31% de ocupação
5 comportas fechadas
🛑 Taió - 116 -14% de ocupação
7 Comportas fechadas
🛑 José Boiteux - 95,94% de ocupação
2 Comportas fechadas
➡️ Níveis de rios:
⬆️ Em Lontras: 8,67metros (Elevação de 20cm em 9 horas)
⬆️ Em Rio do Sul: 11,79metros (Elevação de 9cm em 9 horas)
⬆️ Em Taió: 11,35metros ( Elevação de 40cm em 9 horas)
➡️ Em Ibirama: 3,52metros (Redução de 61cm em 9 horas)


Manhã dia 13 de outubro.

Pesquisa interessante sobre a Barragem Norte.
SIMULAÇÃO HIDRODINÂMICA DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM NORTE EM JOSÉ BOITEUX/SC
Adangelo Eldebrando Krambeck
Msc. Gabriele Tschoke
1) Universidade do Estado de Santa Catarina – CEAVI, adangeloek@gmail.com, (47) 992206909
2) Universidade do Estado de Santa Catarina – CEAVI, gabrieletschoke@gmail.com








Governador fazendo política no Oeste de Santa Catarina.
Manhã de 13 de outubro de 2023.

José Boiteux.
Acabamos de receber da Frente de Monitoramento. Horário: 21h18
"Barragem Norte ainda não verteu. Circulam nas redes sociais a informação de que ela havia vertido. Apuramos agora, ela segue sem verter!"
José Boiteux - 19h.
Atualização Barragens & Rios
13/10 - Sexta - 19h00
🛑 ⬇️ ITUPORANGA - 115,69% de ocupação
5 comportas fechadas
🛑 ⬇️TAIÓ - 112,72% de ocupação
7 Comportas fechadas
🟠 ⏺️ JOSÉ BOITEUX - 96,74% de ocupação
2 Comportas fechadas
➡️ Níveis de rios:
⬇️ Em Lontras: 8,53mt (REDUÇÃO de 13cm em 7 horas)
⬇️ Em Rio do Sul: 11,39mt (REDUÇÃO de 28cm em 7 horas)
⬇️ Em Taió: 11,24mt ( REDUÇÃO de 11cm em 7 horas)
⬇️ Em Ibirama: 3,13mt (REDUÇÃO de 16cm em 7 horas)
Legendas:
🛑 Vertendo
🟠 Limite para verter
⏺️ Estável
⬇️ Baixando
Edição: Paulo Roberto Weise / Diário Getuliense
Manhã de 14 de outubro de 2023.

Referências
  • Clic Camboriú. Conflito em José Boiteux: tensão entre comunidade indígena e governo de SC. Disponível em: https://www.clickcamboriu.com.br/clima/2023/10/conflito-em-jose-boiteux-tensao-entre-comunidade-indigena-e-governo-de-sc-256767.html. Acesso: 8 de outubro de 2023 - 10h30.
  • Site Prefeitura de josé Boiteux. Barragem Norte: Defesa Civil Civil de Santa Catarina irá realizar audiência pública em José Boiteux.24 de janeiro de 2023. Disponível em: https://www.pmjb.sc.gov.br/barragem-norte-defesa-civil-de-santa-catarina-ira-realizar-audiencia-publica-em-jose-boiteux/. Acesso em: 8 de outubro de 2023 - 11h.

Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário