quarta-feira, 4 de outubro de 2023

A Casa Neubauer - construída com a técnica enxaimel - será restaurada em Joinville SC

Em Joinville foi iniciado o restauro de uma edificação enxaimel construída em  1883 por August Neubauer. O patrimônio está localizado na Rua Henrique Dias - N° 140, bairro Anita Garibaldi - Joinville.
O processo de
tombamento do patrimônio teve início em 29 de novembro de 2006, quando ainda pertencia à família de Milton Wuthstrack, desde 1953, quando a comprou.
O bairro onde esta a casa em enxaimel surgiu a partir das terras do pioneiro Carl Schroeder. A edificação pertence a um grupo denominado Liberty Residence, que teve a iniciativa em mantê-la e restaurá-la, o que fazemos questão de propagar e enaltecer.
Seus proprietários se manifestaram dizendo:
"Prezados moradores, vizinhos e comunidade do Bairro Anita Garibaldi.Nos próximos dias, estaremos dando início a um empolgante projeto de revitalização da histórica Casa Enxaimel.
Acreditamos que essa restauração encherá de orgulho todos nós e enriquecerá ainda mais a herança de nossa comunidade. Em breve a Casa Enxaimel estará revitalizada!
Juntos, estamos criando um futuro brilhante enquanto honramos nosso passado.
Atenciosamente. Anita Sul incorporadora  e  Liberty.

O proprietário do patrimônio reporta ao mesmo como "uma autêntica residência teuto-brasileira em estilo enxaimel que remonta ao final do século XIX".
Enxaimel não seria exatamente uma edificação teuto-brasileira, mas sim, uma edificação construída com a técnica construtiva enxaimel, que definitivamente não é estilo, usual da Alemanha, de onde vieram os pioneiros. Esta técnica construtiva é usada em todo o mundo e dela, são originárias outras técnicas contemporâneas com o gesso a cartonado, steel frame e wood frame. Sim, seria uma arquitetura característica da região, adotando materiais e construindo elementos arquitetônicos alinhados aos aspectos geográficos locais.

O restauro

O trabalho de restauro está sendo executado por uma equipe de Jaraguá do Sul, que prima pela originalidade da técnica construtiva enxaimel.




Retirada do forro danificado. Encaixe dos caibros do telhado muito pequenos.


Vamos aguardar mais registros atualizados desse importante trabalho e também, referência para a cidade de Joinville e região.

24 de outubro de 2023.
Direto do canteiro de obras.

Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)












Nenhum comentário:

Postar um comentário