quinta-feira, 19 de outubro de 2023

38° Oktoberfest Blumenau 2023 - Momentos - dia 14 de outubro - Último Show VoXXclub e um pouco da História da Banda Cruzeiro

Banda Cruzeiro.
 No dia 14 de outubro aconteceu o último show, de três, do grupo alemão VoXXclub. Não conseguimos registrar o segundo show. No terceiro show não conseguimos trabalhar com tranquilidade. Fomos impedidos de ir sobre o palco, para registrar a interação do grupo com seu público. Mesmo com o impedimento de subir ao palco fizemos os registros. Isso foi possível porque seguimos para o meio do setor e acessamos o local da mesa do som, que é um pouquinho mais alto e contando com uma lente maior. Não é o que gostaríamos de fazer, mas ficou alguma coisa para o registro histórico.
Stefan Raaflaub (Basel), Michael Hartinger (Ostermiething), Korbinian Arendt (München) e Christian Schild. Faltou Florian Claus (Hamburg), que não veio ao Brasil por questões familiares.

Nesse momento, o blumenauense e o visitante não temem mais a possível enchente. O Oktoberfest Blumenau seguirá sua programação normal, com seus 19 dias de festa. Pessoas de outros estados, com viagens marcadas e hotéis reservados seguiram com seus planos para visitar Blumenau e região. 
Dentro dos setores do Parque Vila Germânica, algo tem chamado a atenção das pessoas: os níveis de decibéis nos palcos. O som está muito alto e torna-se desconfortável. Pessoas comentaram conosco, as quais tinham retornado da festa de München e dizem ser gritante a diferença. Na festa de Blumenau,  não se é possível conversar  e muitas vezes, nem fazer vídeos de quem está no palco. Essa questão reporta, igualmente, a faixa etária do público, que deveria considerar todas, do infantil ao idoso, que aprecia muito as tradições na região e o palco da festa promove o despertar dessa cultura que foi amordaçada no período do Nacionalismo.
Relembramos um pouco da história quase centenária da Banda Cruzeiro. Escreveremos mais sobre - em um futuro próximo, buscando mais informações para complementar sua história.
As pessoas sentem falta dos restaurantes, existentes em edições anteriores, como também observaram a diminuição de pontos de comercialização de comida, uma das características do Oktoberfest Blumenau.
Registramos o que ouvimos e também, o que vemos.

As imagens comunicam





Antes do último Show  do VoXXclub - grande público






A realeza do Oktoberfest Blumenau 2023 - Rainha Joice Prochnow, 1ª Princesa é Heloisa Hort e 2ª Princesa é Edna Louise Oliveira.




Michael Hartinger - VoXXclub.


Michael Hartinger (Ostermiething), Stefan Raaflaub (Basel), Christian Schild e Korbinian Arendt (München). Faltou Florian Claus (Hamburg), que não veio ao Brasil por questões familiares.

Michael Hartinger (Ostermiething), Stefan Raaflaub (Basel), Christian Schild e Korbinian Arendt (München). Faltou Florian Claus (Hamburg), que não veio ao Brasil por questões familiares.


Aguardando a entrada do VoXXclub, Setor 2.

































































Stefan Raaflaub (Basel), Michael Hartinger (Ostermiething), Korbinian Arendt (München) e Christian Schild. Faltou Florian Claus (Hamburg), que não veio ao Brasil por questões familiares.

















Vídeo


Com os Rebling. Vieram até nós, por uma pesquisa efetuada a pedidos de pesquisador da Alemanha - Rainer Zobel. Link: Otto Frity Rebling e a Porcelana Real.


Com os Rebling. Vieram até nós, por uma pesquisa efetuada a pedidos de pesquisador da Alemanha - Rainer Zobel. Link: Otto Frity Rebling e a Porcelana Real.
Banda Cruzeiro

Jonas Eduardo Carl no Oktoberfest Blumenau 2023.
A Banda Cruzeiro participou, por mais de sete décadas, ininterruptamente, das atividades sociais e de lazer de Blumenau e região.
O mais antigo grupo musical de Blumenau  foi fundado no dia 07 de setembro de 1940, em plena Segunda Guerra Mundial. Período, cujas vozes se calaram nas colônias alemãs do Vale do Itajaí, pois poucos falavam no idioma português.
Apresentando em um estúdio de rádio - década de 1960
Henrique Rothbarth, tocador de bandoneon, e mais dois amigos fundaram a Banda Jazz Cruzeiro. Atualmente, o neto de RothbarthJonas Eduardo Carl está a frente da banda. 
Apresentando em um estúdio de rádio - Década de 60
Um momento Histórico - Inauguração do Clube de Caça e Tiro Cruzeiro - Itoupava Central - Dezembro de 1963.
Henrique Rothbarth com seu bandoneon em  um dos Desfiles do Oktoberfest Blumenau - década de 1980 do século XX
Registramos a banda no Oktoberfest Blumenau 2008 - e foi nosso primeiro registro para o nosso canal do You Tube.

Vídeo 2008





















Jonas Eduardo Carl com um dos integrantes mais antigos da formação atual. Oktoberfest Blumenau 2023



























Nenhum comentário:

Postar um comentário