segunda-feira, 4 de março de 2024

O Espetáculo "Kasperl e a Cerveja do Papa" - Trip Teatro na Rota de Lazer - Blumenau SC - março de 2024

Em 3 de março de 2024, o Trip Teatro - de Rio do Sul, com o espetáculo "Kasperl e a Cerveja do Papa" fez duas apresentações na "Rota de Lazer" , na cidade de Blumenau, lembrando e destacando a arte presente nas ruelas das cidades medievais europeias e semelhante à muitas, das quais, vieram pioneiros para a região.
Não é a primeira vez que registramos o original espetáculo que recebe vida através da performance de Willian Sieberdt e Rodrigo Fronza. Lembrando que Willian faz parte da árvore genealógica da personalidade histórica catarinense Gottlieb  Reif, o que muito nos honrou com sua presença na cidade fundada por Reif, Pouso Redondo, no momento da apresentação do livro Fragmentos e a história de seu antepassado e fundador da cidade.

Descendente de Gottlieb Reif, Willien Sieberdt, em Pouso Redondo, cidade fundada por Reif. 24 de agosto de 2023.
A arte

O gênero teatral "Teatro de Animação" também é uma prática que tem espaço na Cultura de Blumenau. Este gênero teatral utiliza objetos, sombras, bonecos e máscaras para representar pessoas, animais ou ideias abstratas, exigindo um pouco mais do artista, para passar a emoção ao público, pois é necessário animar e "dar vida" a algo, que a princípio, é desprovido de, e comunicar a arte - esta, grande responsável pelo surgimento da Commedia Dell´Arte. Este termo que passou a ser usado na segunda metade do século XX para precisar e especificar exatamente esta modalidade, até então associada ao teatro de bonecos ou fantoches. Uma de suas  principais características é, exatamente, o uso de um conjunto de técnicas de animação de objetos, que passam a representar personagens autônomas, transmitindo conteúdos vitais e conflitos existenciais em histórias distintas.
Fonte: ALMEIDA
É importante frisar que a história da existência desta arte/religião a partir da existência dos Bonecos é tão ancestral quanto a do próprio teatro tradicional e este, já é muito antigo dentro da história da Civilização e das Artes.
Esta arte já era contemplada na Pré história, onde o homem deslumbrado com suas silhuetas nas paredes das cavernas, elaboravam o teatro de sombras. O teatro feito com o uso de fantoches, por exemplo, forma antiga de expressão cultural e artística e religiosa, teve sua origem há mais três mil anos. Os bonecos vêm sendo usados para fazer a animação e transmitir ideias ou até mesmo, críticas satirizando, à sociedade da época. Desde os primórdios, o Homem nunca rompeu o seu impulso criativo. Surgiram bonecos moldados com barro, desprovidos de junções, para posteriormente aparecerem os primeiros exemplares com a união de cabeça e membros.
Historicamente, há registros mais antigos de Teatro de Bonecos, no Oriente: na China, Índia, Java e na Indonésia. Eram usados na religião local e tinham também o status espiritual. Isto não significa que não existiu em outras regiões do planeta - ciente que seu desenvolvimento aconteceu em todos os quadrantes do planeta, como elemento religioso e artístico.
Fonte: ALMEIDA.

Sob a ótica contemporânea como é representada a arte, também conhecida com Arte do Boneco:

Alguns tipos

Fantoche: é usado como uma luva ou nas mãos ou dedos, que se movimenta dando vida aos personagens. Não costuma ter pés e pode ser feito com diversos materiais.

Boneco de vara: São bonecos maiores, com uma vara mais forte que segura o boneco até a cabeça e outras menores ligadas a outras partes. É por meio das varas que o boneco é animado.

Marionetes: São bonecos ligados em diferentes partes por fios. Os fios são manipulados de cima, que, quando puxados movimentam uma parte do boneco.

Mamulengo: Esse tipo de boneco é típico do Brasil, especialmente do nordeste, e tem histórias geralmente criadas durante o espetáculo e com acompanhamento de música.

Teatro de Sombras - Fonte: Para Educar.
Teatro de sombras: O Teatro de Sombras é feito com bonecos recortados, que são manipulados atrás de uma tela e com uma iluminação que projete sua sombra na tela. Os bonecos são movidos por meio de varas ou linhas e podem ser feitos também em diversos materiais, sendo que o mais tradicional é o couro.

Boneco de manipulação direta: Os bonecos são movidos diretamente, ou seja, os titereiros (quem manipula bonecos) pegam o boneco e o movimentam. Como eles precisam aparecer em cena costumam estar vestidos de preto e diversas vezes mais de uma pessoa controla um único boneco.
Fonte: ALMEIDA.
E há algum tempo  acompanhamos o trabalho originalíssimo do grupo Trip Teatro.
O grupo   Trip Teatro é oriundo  da cidade de Rio do Sul.
Rodrigo Fronza, Tatiana e Willian Sieverdt - Trip Teatro - de Rio do Sul SC,  2021.
E não poderíamos deixar de registrar sua passagem e apresentação na rua de Blumenau, disponível para todos que apreciam a cultura e a arte sob o céu azul, como um registro para a história - Rota de Lazer, em Blumenau, 3 de março de 2024.


As imagens comunicam...






































Rodrigo Fronza toca uma legítima gaita Hering.












































Vídeo -  "Kasperl e a Cerveja do Papa" - março 2024.

Um Registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)

Leituras complementares - Para ler - clicar sobre:









Nenhum comentário:

Postar um comentário