sábado, 2 de outubro de 2021

Teatro de Animação em Blumenau SC - Festival ANIMAGIA - Dias 15 A 16 de outubro

Fonte: ALMEIDA.
O gênero teatral "Teatro de Animação" também é uma prática que tem espaço na Cultura de Blumenau. Este gênero teatral utiliza objetos, sombras, bonecos e máscaras para representar pessoas, animais ou ideias abstratas, exigindo um pouco mais do artista, para passar a emoção ao público, pois é necessário animar e "dar vida" a algo, que a princípio, é desprovido de, e comunicar a arte - esta, grande responsável pelo surgimento da Commedia Dell´Arte. Este termo que passou a ser usado na segunda metade do século XX para precisar e especificar exatamente esta modalidade, até então associada ao teatro de bonecos ou fantoches. Uma de suas  principais características é, exatamente, o uso de um conjunto de técnicas de animação de objetos, que passam a representar personagens autônomas, transmitindo conteúdos vitais e conflitos existenciais em histórias distintas.
Fonte: ALMEIDA
É importante frisar que a história da existência desta arte/religião a partir da existência dos Bonecos é tão ancestral quanto a do próprio teatro tradicional e este, já é muito antigo dentro da história da Civilização e das Artes.
Esta arte já era contemplada na Pré história, onde o homem deslumbrado com suas silhuetas nas paredes das cavernas, elaboravam o teatro de sombras. O teatro feito com o uso de fantoches, por exemplo, forma antiga de expressão cultural e artística e religiosa, teve sua origem há mais três mil anos. Os bonecos vêm sendo usados para fazer a animação e transmitir ideias ou até mesmo, críticas satirizando, à sociedade da época. Desde os primórdios, o Homem nunca rompeu o seu impulso criativo. Surgiram bonecos moldados com barro, desprovidos de junções, para posteriormente aparecerem os primeiros exemplares com a união de cabeça e membros.
Historicamente, há registros mais antigos de Teatro de Bonecos, no Oriente: na China, Índia, Java e na Indonésia. Eram usados na religião local e tinham também o status espiritual. Isto não significa que não existiu em outras regiões do planeta - ciente que seu desenvolvimento aconteceu em todos os quadrantes do planeta, como elemento religioso e artístico.
Fonte: ALMEIDA.

Sob a ótica contemporânea como é representada a arte, também conhecida com Arte do Boneco:

Alguns tipos

Fantoche: é usado como uma luva ou nas mãos ou dedos, que se movimenta dando vida aos personagens. Não costuma ter pés e pode ser feito com diversos materiais.

Boneco de vara: São bonecos maiores, com uma vara mais forte que segura o boneco até a cabeça e outras menores ligadas a outras partes. É por meio das varas que o boneco é animado.

Marionetes: São bonecos ligados em diferentes partes por fios. Os fios são manipulados de cima, que, quando puxados movimentam uma parte do boneco.

Mamulengo: Esse tipo de boneco é típico do Brasil, especialmente do nordeste, e tem histórias geralmente criadas durante o espetáculo e com acompanhamento de música.

Teatro de Sombras - Fonte: Para Educar
Teatro de sombras: O Teatro de Sombras é feito com bonecos recortados, que são manipulados atrás de uma tela e com uma iluminação que projete sua sombra na tela. Os bonecos são movidos por meio de varas ou linhas e podem ser feitos também em diversos materiais, sendo que o mais tradicional é o couro.

Boneco de manipulação direta: Os bonecos são movidos diretamente, ou seja, os titereiros (quem manipula bonecos) pegam o boneco e o movimentam. Como eles precisam aparecer em cena costumam estar vestidos de preto e diversas vezes mais de uma pessoa controla um único boneco.
Fonte: ALMEIDA.



Professora Maria Teresinha Heimann.
De acordo com a INARTE - Instituto de Artes Integradas de Blumenau, presidido e coordenado pela Professora Maria Teresinha Heimann, o Teatro  de animação  "é uma linguagem artística que aglutina diferentes expressões cênicas: Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos, Teatro de Sombras, Teatro de Máscaras, Teatro Lambe-lambe. Sua principal característica é a presença da forma animada que protagonizam as cenas do espetáculo. O desafio dos artistas que se expressam com Teatro de Animação é criar, no espectador, a impressão de vida, a presença da ânima no objeto aparentemente sem vida, para adquirir essa incrível capacidade simular que o mesmo se move, pensa e age por vontade própria. Disso resulta parte importante do encantamento de seu público que não tem fronteira etária. Crianças, jovens e adultos apreciam essa arte.
De acordo com a Professora Maria Terezinha, Santa Catarina é um dos estados brasileiros que vem despertando para este gênero de teatro e arte. Segundo dados fornecidos recentemente pela Federação Catarinense de Teatro – FECATE existem aqui atualmente 49 grupos de teatro que trabalham com Teatro de Animação. Deste total, 26 grupos trabalham exclusivamente com as diferentes expressões do Teatro de Animação."
Esse dados foram suficientes para despertar no INARTE, sob iniciativa de sua presidente, o desejo de realizar um Festival de Teatro a partir deste gênero, que acontecerá no mês de outubro de 2021, chamado de  ANIMAGIA, cuja primeira edição conta com 11 grupos selecionados com grupos, além de Blumenau, das cidades como: Rio do Sul, Itajaí, Curitiba, Joinville, Navegantes e Balneário Camboriú. O Festival de Teatro de animação de Blumenau acontecerá no Shopping Park Europeu, em Blumenau SC. 



A Organização do Festival de Teatro de Animação de Blumenau determinou três principais eixos:
1 – Mostra de Espetáculos;
2 – Ações Formativas.
3 – Publicação.

De acordo com a Professora Maria Terezinha, as três ações interligadas e cumulativas contribuem para fortalecer o Festival como espaço educativo, formativo e de fruição artística

Festival de Animação de Blumenau - ANIMAGIA
1. As ações formativas do festival se concentram na realização de oficinas e cursos destinados ao público em geral, mas principalmente a jovens interessados em conhecer as diferentes expressões do teatro de Animação. As principais ações estarão  direcionadas, em  um primeiro momento,  para o Teatro de Bonecos, e em um segundo momento, para o Teatro de Sombras, como base para o conhecimento dos diversos modos de manifestação dessa arte. 
2. A cada realização do ANIMAGIA será editada a Panacea – Revista de Estudos sobre Teatro para Crianças e Jovens atualmente publicada pelo INARTE. A Panacea reunirá artigos de especialistas, artistas e pesquisadores do Teatro de Animação

INARTI  - | Instituto de Artes Integradas de Blumenau
Rua Alberto Koffke, 354 | Blumenau | SC 
Telefone: 47 3035 6422 | 99102-1255

Estaremos lá, para registrar para a História.
Arte, é cultura.

Referências

ALMEIDA, Roberto. Estúdio Voador. Encontramos um Tesouro: O Museu de Teatros de Bonecos. 28 de julho de 2015. 

Para Educar. Como fazer um teatro de sombras. 24 de outubro de 2017. Disponível em: http://www.paraeducar.com.br/2017/10/como-fazer-um-teatro-de-sombras.html. Acesso em: 2 de outubro de 2021 - 10:31h.

Salas de Arte virtual. Teatro de bonecos.  21 de abril de 2014. Disponível em: https://saladeartesvirtual.wordpress.com/tag/teatro-de-bonecos/ . Acesso em: 2 de outubro de 2021 - 10:33h.









Nenhum comentário:

Postar um comentário