terça-feira, 19 de março de 2024

Witmarsum - Município do Alto Vale do Itajaí - Um pouco sobre sua sociedade, história e geografia atual

Busto do pioneiro Paul Zerna na frente do Centro Cultural Paulo Zerna - Witmarsum SC.

Die Dorfmusikanten.
A "História esbarra em nós.". Foi a resposta que naturalmente emitimos a uma pergunta destinada a nós nas redes sociais, quando nos foi inquirido, e que nos levou a pesquisar Witmarsum SC. 
Deparamo-nos com a iniciativa de uma família desse município que conta com 4.255 habitantes (IBGE - 2022) - o de restaurar um dos casarões mais emblemáticos e um dos mais notáveis, entre alguns, que não tiveram a mesma sorte, construído por  Gustav Salinger, sendo que um outro, também construído por Gustav Salinger, está em processo de ruinificação no bairro Itoupava Seca, também em Blumenau. A família Scardueli, proprietária do primeiro casarão mencionado, há muito tempo (o link de sua história no final dessa postagem), o recupera, sendo que os trabalhos estão em fase de término. Geralmente procuramos enaltecer esse tipo de iniciativa, registrando para a história, como parte dos feitos do momento presente, para o futuro. 
Para complementar esse registro, resolvemos ir até Witmarsum, e também a ligação de sua história com a da Colônia de Witmarsun do Paraná, fundada por menonitas, que migraram de Witmarsum de Santa Catarina há mais de 70anos. Na Colônia do Paraná está sediada a banda Die Dorfmusikanten que tem seu repertório inspirado na alemã Troglauer Buam, uma banda de rock do Sul da Alemanha fundada em 2004 na cidade de Troglau, próximo de Kastl - Distrito de Tirschenreuth , Oberpfalz - na Bavaria da qual fizemos registros no Oktoberfest Blumenau 2017. Registramos uma das integrantes da banda brasileira com os integrantes da banda alemã nessa oportunidade.
Layla Kreusch, da Colônia Witmarsun e uma das integrantes da Die Dorfmusikanten com os integrantes da Troglauer Buam, no Oktoberfest Blumenau 2017. Conhecendo a história de Die Dorfmusikanten, fizemos questão de efetuar o registro para a história.
Pretendemos complementar essa pesquisa, na Colônia Witmarsum, no Paraná.

Witmarsum - Alto Vale do Itajaí

Quem nasce em Witmarsum é chamado de witmarsumense e o aniversário do município é comemorado no 15 de junho, sendo este, Comarca de Presidente Getúlio, Alto Vale do Itajaí. Sua localização está em uma altitude de 370 metros, acima do nível do mar.


história de Witmarsum teve início na década de 1920. Mesmo sendo uma pequena comunidade, sua história é densa e sua sociedade é resultado da chegada de diversos grupos de imigrantes em períodos  históricos distintos. 
Em 1924 chegaram ex-soldados alemães e suas famílias,  que combateram na África, durante a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha passava por sérios problemas sociais, políticos e econômicos, pós término da Primeira Guerra Mundial. Essas famílias migraram através da Companhia Colonizadora Hanseática que os instalou no interior do território de Hammonia, atual Ibirama. Entre estas primeiras famílias estavam as famílias de Paul Zerna, August Langhorst e Helmuth Teosowki. 
Mapa desenhado por José Deeke de 1905, onde um rio na região de Ibirama já foi batizado com o nome de Krauel em homenagem ao ilustre diplomata alemão que viajou pela região em 1897 - traje aproximado em vermelho no mapa alterado por nós. Fonte: Arquivo Público Histórico de Rio do Sul.


O lugar  onde foram assentados foi nomeado de  Neue Afrika, pois a maioria era combatente da África. Os menonitas alemães, parte de um dos grupos anabistas, chegaram ao local na década de 1930 e rebatizaram a povoação com o nome conhecido na atualidade, Witmarsum, que era o mesmo nome da vila onde nasceu Menno Simons, ex padre católico holandês, um dos responsáveis pelo surgimento do ideário menonita. Ele nasceu em 1496, em  Wytmarsum, município de Súdwest-Fryslân, em Frísia, Holanda. É  considerado um dos reformadores ligado aos anabatistas, quando se converteu 1536. Sua influência sobre o grupo da religião Anabatista foi tão grande que o grupo anabatista no Norte da Europa foi chamado de Menonita.

O Anabismo

Seu surgimento aconteceu dentro do processo histórico conhecido como Reforma, desencadeado a partir de uma série de transformações sociais, políticas e econômicas, na Europa e depois, estendido para outras regiões do mundo. As repercussões deste tempo não ficaram somente na esfera religiosa, o que resultou em guerras civis que atravessaram os séculos XVI e XVII. Martin Luther, o primeiro padre a questionar a postura e o papel da igreja católica na sociedade europeia da época (1517), foi quem inspirou muitos setores da sociedade, sobretudo nos principados alemães. Dois desses momentos que marcou a Reforma, pelo ideário de Lutero, foi a “Revolta dos Cavaleiros” e a “Revolta dos Camponeses”, que tinham, além da adequação à posição reformista, uma orientação anabatista. 
O Anabatismo, que também é uma religião, considerado a "ala radical" da Reforma Protestante, discordavam do batismo na idade infantil, pois acreditavam que as pessoas deveriam ser batizados adultos, como Jesus, justificando que, no batismo, a pessoa estaria apta e madura para o compromisso assumido. Também seguiam o modelo igualitarista da Era Apostólica. Com isso, defendiam a partilha das riquezas que estavam sob a posse de aristocratas abastados e também, dos clérigos. Essa reivindicação partiu, inicialmente, de nobres de baixo prestígio social, como cavaleiros que não tinham propriedades e nem heranças de valores vultosos, dentro do sistema feudal.
Os anabatistas não formavam um único grupo ou igreja, pois havia diversos grupos chamados genericamente de "anabatistas" com crenças e práticas diferentes e divergentes. Os principais grupos anabatistas são os Amish, Irmãos, Huteritas, e os que seguiam o ideário do ex-padre nascido na cidade holandesa de Wyrmarsum - Menno Simons, de onde veio o nome do município catarinense e nada tem a ver com a opção ventilada  popularmente - "Estrela Azul" e nem com a composição da palavra que significa "filho de Witmar", como sugerida entre os residentes de Witmarsum, de maneira empírica.
Fotografia de Claudenir Mohr - Cemitério Municipal de Witmarsum.
Fonte: Google Earth.
Wytmarsum - vila do Norte dos Países Baixos, Holanda, localizada no município de Súdwest-Fryslân, em Friesland. Sua população, em 2017, era de cerca de 1.735 pessoas. Onde nasceu Menno Simons, fundador do grupo Menonitas do grupo Anabista. (Detalhe: A limpeza dos espaço públicos.)
Wytmarsum - vila do Norte dos Países Baixos, Holanda, localizada no município de Súdwest-Fryslân, em Friesland. Sua população, em 2017, era de cerca de 1.735 pessoas. Onde nasceu Menno Simons, fundador do grupo Menonitas do grupo Anabista. 

Wytmarsum - cidade natal de um dos fundadores de um dos grupo integrantes da religião Anabista, o padre Menno Simons. Fonte Google Earth.
Vapor Blumenau no Rio Itajaí-Açu.
Em
novembro de 1929, dos aproximadamente 13.000 menonitas que viviam nos arredores de Moscou3.885 conseguiram abrigo temporário na Alemanha, nos campos de refugiados de Moelln, Prenzlau e Hammerstein e destes, aproximadamente 1.200 migraram para o Brasil, eram de famílias alemãs.
Em 16 da janeiro de 1930, 33 famílias partiram de Hamburgo no Navio Monte Oliva para o Rio de Janeiro, de onde embarcaram em outro navio rumo a São Francisco e também outros, até Itajaí. Os imigrantes que desembarcaram em São Francisco do Sul, rumaram de trem até Jaraguá do Sul e de Jaraguá do Sul, viajaram até Blumenau, de ónibus. Os imigrantes que desembarcaram em Itajaí, subiram o Itajaí-Açu de Vapor Blumenau até Blumenau. Todos viajaram de Blumenau até Ibirama, de trem. De Hammonia até Neu Breslau (Presidente Getúlio), viajaram de carroça e até chegar no "chão", seguiram à pé. Estes imigrantes seguiram até Neu Afrika, rebatizando o local - com o nome de Witmarsum. Também fundaram as nucleações urbanas Waldheim, Gnadental, no  Krauel e outra, na Serra Stolzplateau.
Essa sede ainda existe. É a edificação da fotografia seguinte,
muito bem conservada e cuidada.
Os últimos imigrantes menonitas chegaram em junho de 1934, na região. Era um total de 34 famílias, que fizeram um caminho bem mais complexo para chegar ao seu destino. Da Europa foram para a China e de lá, migraram para o Brasil. Contavam que muitos foram perseguidos  e mortos.
Na região, como sempre aconteceu, os imigrantes, além de trabalhar na lavoura de sua propriedade, também construíram a infraestrutura básica como: pontes, escolas, igrejas, estradas, casas, desmatamento, etc. Quando iniciou a Segunda Guerra Mundial foram perseguidos, por sua descendência alemã. O dialeto usado por todos os menonitas,  é o Plautdeutsch.
O grupo menonita pioneiro permaneceu por  aproximadamente 20 anos, em Witmarsum, Santa Catarina. Não estavam felizes com a topografia da região que não era muito apropriado para a agricultura, por sua topografia montanhosa. Adquiriram uma fazenda no Paraná - a Fazenda Cancela. A fazenda estava localizada próxima a Curitiba onde fundaram a Colônia Witmarsum, em 1951 - no município de Palmeira.
Colônia Witmarsum, Paraná.  Sede da Fazenda Cancela muito bem conservada.
Em Witmarsum, Santa Catarina, um tempo depois, chegaram famílias de descendência italiana, como é o caso da família Scardueli.
Olindo Scardueli proprietário do Casarão Scardueli - Salto, Blumenau SC. Está terminando o restauro.
Casarão Sacardueli, bairro Salto, Blumenau SC. Em fase de término de obras.

Presidente Getúlio
se desmembrou de Ibirama e Witmarsum, que é interior de Presidente Getúlio,  passou a pertencer ao seu território como distrito de Witmarsum - criado através da Resolução municipal nº 7 de 24-04-1957. Em 17 de maio de 1962, através da homologação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, pela Lei nº 305 de 16-09-1957, Witmarsum passou a ser município. Sua instalação aconteceu em 15 de junho de1962.

Os pioneiros de Witmarsum

Os primeiros pioneiros chegaram na região, em 1924.

Paul Zerna e Família

Paul Zerna nasceu em
27 de outubro de 1892, na Alemanha  e faleceu em 12 de agosto de 1952. Chegou a região onde fundaram a povoação, com 32 anos de idade. Migrou para o Brasil e para a Colônia Hammonia, casado com Auguste Zerna, também nascida na Alemanha, em 17 de dezembro de 1891 e com a filha Edith Zerna com 2 anos de idade, nascida em  Klettwitz, Calau, Brandenburg, Alemanha, que poderia ser a cidade natal dos Zerna, na Alemanha.
Edith se casou com Henrique Missfeldt (1918 - 1973), em 5 de maio de 1943 na cidade de Dona Emma e residiam no Estado de São Paulo.
No Brasil, nasceu Immo Zerna, em 2 de dezembro de 1927. Immo se casou com Selma Erthal em 26 de abril de 1950 na cidade de Presidente Getúlio. Selma nasceu em 1928 e era filha de Felipe Erthal e Rosa Erthal.
Immo e Selma tiveram os filhos: Cilly Zerna, Inês Zerna, Carla Zerna, Nelson Zerna, Ruth Zerna, Paul Zerna, Neucy Zerna, (talvez faltem 2 - a pesquisa fica aberta para ser atualizada).

Primeira propriedade de Immo e Selma Zerna, localizada ao lado da Prefeitura Municipal, que também foi propriedade da família.
Primeira propriedade de Immo e Selma Zerna, localizada ao lado da Prefeitura Municipal, que também foi propriedade da família.
Paul Zerna, o pioneiro faleceu em Witmarsum em 12 de agosto de 1952. Está sepultado no Cemitério Municipal de Witmarsum. sua esposa Auguste faleceu em 2 de outubro de 1975, também em Witmarsum. Está sepultada no Cemitério Municipal da cidade, junto com o marido.


Prefeitura Municipal de Witmarsum

Centro Cultural Paul Zerna

Seu estado de conservação estava assim, há bem pouco atrás. 
Local com
muito lastro histórico, de grande importância à memória de Witmarsum e que também, foi propriedade de Paul Zerna, o pioneiro. Também abrigou a Escola Alemã e posteriormente, a Cooperativa Menonita
Encontra-se em um estado muito ruim de conservação com risco à edificação histórica, que foi doada pela família Zerna à municipalidade de Witmarsum e que tem em suas mãos, a oportunidade de preservar parte de sua história, que é muito recente. Nem completou um século.

August Langhorst e família 

August nasceu em  17 de dezembro de 1892 e faleceu em 8 de janeiro de 1959. Casou-se com Ida Langhorst (1896-1973)
Cemitério Municipal de Witmarsum.
Helmuth Teosowki
Não encontramos evidências.

As imagens de Witmarsum - março de 2024
Março de temperaturas recordes, onde registramos imagens de gado na lagoa, antes de chegar na área urbana.




Vinícola.






Elenir e Olindo Scardueli, restauram casarão construído por Gustav Salinger no bairro de Blumenau, Salto. Residem em  Witmarsum e pertencem à família de descendência italiana.



Câmara de Vereadores de Witmarsum.



Prefeitura de Witmarsum - antiga propriedade da família Zerna.






Primeira residência de Immo Zerna e família.










Máquina locomóvel inglesa, semelhante àquelas que Gottlieb importou, de marca alemã. Estas máquinas são geradoras de energia elétrica a partir do vapor e possibilitavam alimentar máquinas de pequenas fábricas.

Máquina locomóvel inglesa, semelhante àquelas que Gottlieb importou, de marca alemã. Estas máquinas são geradoras de energia elétrica a partir do vapor e possibilitavam alimentar máquinas de pequenas fábricas.
Centro Cultural Paul Zerna - Estado ruim de conservação e estava fechado

O Centro Cultural Paul Zerna está instalado em uma edificação histórica construída na década de 1930. Está em um estado de conservação ruim, correndo o risco de ter paredes caídas.
Trata-se de uma construção em madeira, planta retangular contando com uma varanda e mansarda, com o aproveitamento do sótão.
A edificação histórica foi adquirida em abril de 1952 pela pioneira família Zerna. Em 2002 foi doado ao Município de Witmarsum por seu valor histórico, quando Paul Zerna, neto do pioneiro ocupava  o cargo de prefeito do município. Em 2008  a edificação histórica foi restaurada pela Prefeitura Municipal de Witmarsum para abrigar o Museu Paul Zerna, a Casa da Cultura de Witmarsum, o Memorial Menonita e o Memorial do Imigrante. O acervo está no local, com a edificação em situação ruim de preservação, colocando a memória da história local em risco.





























Rio Edgar Westphal.

Tipologias de relevância histórica à municipalidade  aos cidadãos.




Hospital Municipal Mateus Caled Padoin.


Tipologia pioneira local, construída em madeira, duas água contando com a presença da varanda em um planta retangular. Detalhe interessante está no feitio do guarda-corpo da varanda.





A tendência da não harmonização da paisagem urbana das cidades de Santa Catarina, que privilegiam as tipologias que lembram os grandes edifícios construídos nas cidades mais adensadas e maiores. Destoa da paisagem, seja a construída ou, a natural.

Ginásio de Esportes de Witmarsum.





Antiga casa Scardueli em Witmarsum parte do parque fabril de uma pequena fábrica de portas, fundada por Olindo Scardueli.




Witmarsum SC.




Pretendemos retornar para fotografar o Cemitério Municipal onde encontraremos mais informações sobre os pioneiros de Witmarsum.
Um Registro para a História.

Referências

  • Brasil Escola. Anabatistas e as revoltas do século XVI. disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/anabatistas-as-revoltas-seculo-xvi.htm#:~:text=O%20anabatismo%20foi%20uma%20seita,e%20maduros%20para%20faz%C3%AA%2Dlo.. Acesso em: 18 de março de 2024.
  • IBGE - Brasil Santa Catarina - Witmarsum. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/witmarsum/panorama. Acesso em: 15 de março de 2024, 21h16.
  • OLIVEIRA, Silvia. Colônia Witmarsum | Turismo, café colonial e história alemã menonita. Disponível em: https://www.matraqueando.com.br/colonia-witmarsum-cafe-colonial-historia-alema-menonita-e-descanso-ao-lado-de-curitiba . Acesso em: 18 de março de 2024.
  • Prefeitura de Witmarsum. O Município. Histórico. Disponível: https://witmarsum.sc.gov.br/pagina-2842/ . Acesso em: 15 de março de 2024 - 21h47.
  • The Berean Blog. Menno Simons, the Faithful Founder of the Mennonites. Publicado em 2 de junho de 2010. Disponível em: https://mharbuck.wordpress.com/2010/06/02/menno-simons-the-faithful-founder-of-the-mennonites/ . Disponível em: 18 de março de 2024.
Leituras Complementares - Clicar sobre o link:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário