Palestra: Deutsche Sprache und die deutschen Minderheiten weltweit (Língua alemã e minorias alemãs em todo o mundo) - Blumenau - Björn Akstinat de Berlim
A palestra: Deutsche Sprache und die deutschen Minderheiten weltweit (Língua alemã e minorias alemãs em todo o mundo) de Björn Akstinat em Blumenau.
Aconteceu a palestra "Deutsche Sprache und die deutschen Minderheiten weltweit" - Língua alemã e minorias alemãs em todo o mundo, na noite de 11 de abril no auditório do Bloco T da FURB, através da intermediação do Professor, compositor, musico e proprietário do Centro de Línguas Germania, Newton Schner Jr. de Ponta Grossa. Schner conheceu o palestrante, o jornalista, fotógrafo e escritor Björn Akstinat durante momentos de sua pesquisa e trabalhos desenvolvidos na cidade de Berlim, Alemanha. Tendo conhecimento da vinda de Akstinat para o Brasil, Newton Schner elaborou uma intensa programação para o jornalista e escritor alemão em algumas cidades do Paraná (Curitiba, Witmarsum, Terra Nova, Entre Rios, Ponta Grossa) e de Santa Catarina (Blumenau e Pomerode). Em Blumenau fez a palestra com o apoio da FURB, ICBA e ACIB.
Björn Akstinat
Björn Akstinat. Fonte: BILD, fotografia: Jörg Carstensen.
É um jornalista alemão e fundador da International Media Aid (IMH).
Björn Akstinat é consultor de mídia, jornalista, fotógrafo e autor de diversos livros, como “Marx & Engels intim” e “Besser leben mit Luther”, que apresentam citações originais dessas figuras históricas. Ele também escreveu “Das ABC der drei Fragezeichen”, com informações sobre o drama em áudio considerado o mais bem-sucedido do mundo, The Three Investigators. Outros trabalhos incluem o diretório “Handbuch der deutschsprachigen Presse im Ausland”, que reúne informações sobre a mídia em língua alemã no exterior e “Fremdsprachige Publikationen in Deutschland”, que detalha publicações estrangeiras na Alemanha.
Vorstellung des „Handbuchs der deutschsprachigen Presse im Ausland“ in der Vertretung des Freistaates Bayern in Berlin. Apresentação do “Manual da imprensa de língua alemã no exterior” na Representação do Estado Livre da Baviera em Berlim. Fonte: KONHÄUSER, 2012.
Um dos seus últimos trabalho, foi „Handbuchs der deutschsprachigen Presse im Ausland“- “Manual da imprensa de língua alemã no exterior” De acordo com o estudo do pesquisador Akstinat, os jornais e revistas em língua alemã, não são publicados apenas na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, Luxemburgo e Suíça. A mídia em língua alemã é produzida em quase todas as regiões do mundo para turistas, empresários que operam internacionalmente, estudantes de idiomas, estudantes de estudos alemães e outros grupos de pessoas. Até agora, tem sido muito difícil para as partes interessadas obterem uma visão geral do diversificado cenário da imprensa de língua alemã no exterior. O manual tem como um dos objetivos preencher essa lacuna como um futuro trabalho de referência.
O palestrante de Berlim tinha somente um exemplar no dia da palestra, que foi imediatamente adquirido.
Este tema foi base para o tema de sua palestra na FURB, a qual foi feita no idioma alemã.
Björn Akstinat com seu livro „Handbuchs der deutschsprachigen Presse im Ausland“, durante sua palestra em Blumenau.
Autografando o livro adquirido, após a palestra.
Björn Akstinat também incentivou a fundação do Escritório Alemão de Exportação de Música e à materializou a maior coleção de mídia estrangeira atual em língua alemã, a maior coleção de jornais e revistas estrangeiros em língua alemã, que atualmente faz parte do acervo doMuseu Internacional de Jornais, na cidadeAachen. É o autor da expressão: “mídia estrangeira de língua alemã” em inúmeras publicações especializadas.
O Museu Internacional de Jornais abriga, entre outras coisas, a maior coleção de jornais e revistas em língua alemã publicados fora do mundo de língua alemã. Muitas delas vêm da propriedade da International Media Aid (IMH) ou de seu fundador Björn Akstinat. KONHÄUSER, 2012.
Outro trabalho no qual Björn Akstinat contribuiu muito (foi seu fundador enquanto ainda estudava) é a International Media Aid (IMH).
O IMH (www.medienhilfe.org) é uma rede das chamadas "publicações estrangeiras em língua alemã", das quais há mais de 2.000 títulos em todo o mundo. São produzidos fora do território de língua alemã, para turistas de língua alemã, viajantes a negócios, alemães que vivem no exterior, austríacos que vivem no exterior, suíços que vivem no exterior, estudantes de idiomas e outros grupos de pessoas. Björn Akstinat, fundador do IMH, como já mencionado, começou a colecionar jornais, revistas, boletins paroquiais, anuários e informativos, em alemão, em volta do mundo na década de 1990. Como anteriormente mencionado, esta coleção foi doada para o museu, em 2013.
Registramos sua palestra, para disponibilizá-la aqueles que não puderam estar presentes, como material de pesquisa e material sério organizado pelo jornalista, pesquisador, professor, escrito berlinense Björn Akstinat. Agradecemos sua disponibilidade e Newton Schner Jr, por ter colocado Blumenau em sua programação.
Registramos também a presença de um grupo representativo do Instituto Cultural Hammonia, de Ibirama na noite da palestra, liderado pela professora Marlene Siegle Schonrock.
Instituto Cultural Hammonia de Ibirama, na noite da palestra de Björn Akstinat.
As imagens comunicam...
Vídeo
Fotografias
Björn Akstinat e Regina Reinicke, mencionada em sua palestra.
Björn Akstinat e Regina Reinicke, mencionada em sua palestra.
Ein Prosit!
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Referências
BILD, Wie falle ich auf? Mode auf den Straßen von Berlin. 30 de junho de 2016.Disponível em: https://www.bild.de/lifestyle/aktuelles/wie-falle-ich-auf-mode-auf-den-strassen-von-46569412.bild.html. Acesso em 12 de abril de 0225, 4h45.
IMH - Internationale Medienhilfe. disponível em: https://www.medienhilfe.org/. Acesso em: 11 de abril de 0225, 11h45.
SCHMIDT, Von Nina. Von wegen Hipster! So kleidet sich Berlin wirklich. Lifestyle, 19 de fevereiro de 2015. Disponível em: https://www.welt.de/iconist/article136376372/Von-wegen-Hipster-So-kleidet-sich-Berlin-wirklich.html. Acesso em 12 de abril de 0225, 1h45.
KONHÄUSER, Thomas. Vorstellung des „Handbuchs der deutschsprachigen Presse im Ausland“ in der Vertretung des Freistaates Bayern in Berlin, 22 de novembro de 2012. Hatmut Koschy. Schloss Gold Ronasch. Disponível em: https://www.koschyk.de/allgemein/vorstellung-des-handbuchs-der-deutschsprachigen-presse-im-ausland-in-der-vertretung-des-freistaates-bayern-in-berlin-12360.html. Acesso em 2 de abril de 2025, 5h05.
Nenhum comentário:
Postar um comentário