terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Lista dos moradores da Colônia Blumenau em 1869 - Trabalho de Hermann Blumenau

Capa: Fotografia do início da atual Rua XV de Novembro, por volta de 1870, pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva.

Em 1869, Hermann Blumenau organizou uma lista dos moradores de sua Colônia Privada. Seu objetivo era registrar os nomes das primeiras famílias que se estabeleceram na região, servindo como base documental para pesquisas futuras na área da genealogia.
Ao elaborar o registro das famílias, ele as classificou de acordo com idade, sexo, estado civil e credo religioso, organizando-as conforme o assentamento nos lotes distritais do vasto território da Colônia Blumenau. Hermann Blumenau contabilizou os membros de cada núcleo familiar, incluindo empregados e inquilinos, desconsiderando apenas as pessoas que estavam de passagem.
Os nomes registrados na lista foram transcritos fielmente conforme os documentos originais. Observamos que alguns nomes já se encontravam 'aportuguesados', prática que não deveria ser permitida em registros dessa natureza. Por isso, sempre que identificamos tais exemplos em nossas pesquisas, restauramos a grafia original em alemão.
Trata-se de um trabalho minucioso que, ao final da listagem, apresenta um resumo com as localidades, povoações e os números parciais. Com base nesses dados, pode-se afirmar que, ao final de 1869, a Colônia Blumenau possuía 5.985 habitantes.







O documento indica que os originais da documentação manuscrita integram o Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, sob o registro PO2.34-341. No entanto, é necessário cautela quanto à localização atual desse material, visto que o incêndio na antiga Prefeitura de Blumenau, em 8 de novembro de 1958, e as grandes enchentes de 1983 e 1984 causaram a perda de um volume considerável do acervo histórico do município.
Este trabalho foi organizado pelo Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, setor da Prefeitura Municipal de Blumenau vinculado à sua Fundação Cultural. A catalogação e a formatação foram realizadas por Rita de Cássia Barcellos.
Capa: Fotografia do início da atual Rua XV de Novembro, por volta de 1870, pertencente ao acervo do Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva.















Um registro para a História.
 
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
Angewitt  (You Tube) 
AngelinaWittmann  (Facebook)







Nenhum comentário:

Postar um comentário