quarta-feira, 4 de junho de 2014

Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2

Antes de iniciar a leitura recomendamos a leitura da  Parte 1/2, clicando sobre: Berlin 1/2.

Dando prosseguimento à História da Capital da Alemanha, no dia 27 de outubro de 1806, Napoleão Bonaparte marcha sobre Berlin e suas tropas permanecem na cidade até 1808. Em 1810 é fundada a primeira Universidade de Berlin - a atual Humboldt-Universität.
Fonte: Humboldt Universität
Após a guerra e a derrota da França - Berlin, como capital da Prússia, teve um grande desenvolvimento econômico. Nesta época - 1838, foi construída a primeira linha ferroviária entre Berlin e Postdam. A cidade teve um "bum" industrial - aconteceram instalações de indústrias como Siemens, Schering e AEG.
Friedrich Wrangel
Dez anos após, em 1848, fatores como: conflitos sociais na cidade a partir de uma população empobrecida, sem liberdade de imprensa e o desejo grande de criar o parlamento alemão desencadeou a revolução liberal por todo território das cidades germânicas (Alemanha ainda não existia como nação), na qual os revolucionários inicialmente foram vitoriosos - até novembro deste mesmo ano, quando o general prussiano -  Friedrich von Wrangel e mais seu exército de 13 mil homens, invadiram Berlin e acabou com a revolução. O local 18, próximo ao Portão de Brandemburg foi construído para lembrar este episódio. Em 1861, foi iniciada a construção da atual Prefeitura - conhecida como Rotes Rathaus. Já foi mencionado na 1° Parte. A Rotes Rathaus está localizada  na Rathausstrasse, no bairro de Mitte (Centro)

Detalhes da Edificação da Rathaus de Berlin

Detalhes da ornamentação feita a partir dos tijolos vermelhos - inspiração do seu nome Rotes Rathaus
Sob a liderança de Wilhelm I - até então Rei da Prússia ou Guilherme I, no dia 18 de janeiro de 1871 aconteceu a unificação de 25 estados alemães, mais o reino da Alsácia-Lorena. Wilherm I se autodeclarou  Imperador e Comandante supremo do exército e da frota, com poderes de fechar o Parlamento Alemão, caracterizando assim o surgimento Império Alemão que durou até o final da primeira Guerra Mundial, em 1918.
Leitura Complementar - Clicar sobre: Império Alemão

Na época do surgimento do Império Alemão, viviam em sua capital - Berlin - mais de 800.000 pessoas. Em 1895, a população somava mais de um milhão e meio de pessoas. Na virada do século, a capital da Alemanha, contava com mais de um milhão e 900 mil pessoas, talvez a cidade mais populosa do mundo, neste período.
Berlin - 1900

Durante a 1° guerra Mundial (1914-1918) houve grande falta de alimentos na cidade. Situação agravada pela migração dos residentes no campo para a cidade, animais de tração de guerra, além do bloqueio marítimo britânico.  Kohlrübenwinter - o conhecido inverno  do repolho com nabo - população faminta, provoca motins, os quais eram contidos pelo exército. 
Kohlrübenwinter
Rosa Luxemburg
Com o fim da 1° Guerra Mundial, o Imperador se exila na Holanda e o poder foi ocupado por Friedrich Ebert, com apoio dos militares. 
Em janeiro de 1919, acontece o Spartakusaufstand - Revolta Spartacist acontece em Berlin, na qual, trabalhadores, com apoio de socialistas independentes e comunistas da Liga Spartacist, liderados por Karl Lieberknecht e Rosa Luxemburg, tentam tomar o poder. A revolta foi abafada e os revolucionados foram derrotados pelos Freikorps - organização paramilitar aliada do governo vigente. 
(Em breve - Biografia de Rosa Luxemburg)






















Apesar da difícil condição econômica e das revoltas neste período, a vida cultural de Berlin florescia. Aconteciam peças de teatro, estreias de cinemas e movimentada vida noturna. Há quem afirme que Berlin viveu o  "Golden Twenties" - Anos 20 Dourados
Golden  Twenties - Berlin
Em 1920, surgiu a Grande Berlin a partir da incorporação de cidades vizinhas, cidades rurais e vilas. A população chegou a aproximadamente 3,8 milhões de berlinenses, considerada a maior cidade do continente e importante centro cultural. Muitos nomes e figuras ilustres da ciência, artes e literatura viviam na cidade neste período.





Berlin - 1920
Como consequências da derrota na 1° Guerra Mundial - pelo Tratado de Versalhes, a Alemanha foi obrigada a pagar grandes quantias de dinheiro. O que fez o país entrar em um grande crise econômica. em 1932. A cosmopolita  e industrial Berlin apresentava um quadro, onde mais de 630 mil pessoas estavam desempregadas. As pessoas reagiram na forma de manifestações populares e ocuparam as ruas da cidade. A República fica enfraquecida, com o fortalecimento da esquerda e do partido nazista. Adolf Hitler chega ao poder em 1933, como Chanceler da Alemanha.
Hitler criticava o Tratado de Versalhes que impunha
 pesados tributos de Guerra a Alemanha, levando-a para
uma grave crise. Defendia o nacionalismo alemão para a
formação do III Reich ou III Império
O movimento nazista teve origem no sul da Alemanha - cidade de Munich - capital do estado da Baviera e foi trazido para a capital da Alemanha - Berlin. A cidade tornou-se o cenário das ações  políticas nazistas. No dia 10 de maio de 1933 houve a queima obras de escritores alemães inconvenientes ao novo regime na Praça da Ópera - Opernplatz e, também, em diversas cidades da Alemanha, como: Bonn, Dresden, Frankfurt, Munich.

Durante a 2° guerra Mundial, muitas regiões de Berlin foram  destruídas, principalmente entre 1943 e 1945 por ataques aéreos e também durante a batalha de Berlin. Pereceram cerca de 125 mil civis. 


Imagens de Berlin no final da 2° guerra Mundial
















Imagens de Berlin  em 14 de maio de 1945


Após o término da guerra, Berlim recebeu um grande número de refugiados das províncias orientais
Os vencedores da guerra dividiram a cidade em  setores para cada um dos grupos: Setores dos aliados ocidentais (Estados Unidos, Reino Unido e França) Dando origem a Berlim Ocidental, o Setor da União Soviética formava  a Berlin Oriental.
Fonte: (Clicar sobre) Divisão da Alemanha e de Berlin
Fonte: (Clicar sobre) Berlin Dividida
Os quatro aliados dividiam responsabilidades administrativas em Berlin. Em 1948 a União Soviética impôs um bloqueio nas vias de acesso a Berlim Ocidental. Mesmo assim, a ponte aérea de Berlin, conduzida pelos aliados ocidentais, transpôs o bloqueio para levar alimentos a outra parte da cidade. 

A partir desta divisão foi fundada a República Federal da Alemanha a partir do território da Alemanha Ocidental e a República Democrática alemã, com a parte da Alemanha Soviética (marxista e leninista). Berlin Ocidental permaneceu oficialmente ocupada, mas como um separatum corpous. Apesar da localização geográfica, Berlin Ocidental emitiu seus próprios selos postais, munido da palavra adicional "Berlin". O serviço aéreo de Berlin Ocidental era somente concedido às Companhias aéreas americanas, britânicas e francesas. A fundação dos dois Estados alemães só fez aumentar a tensão da Guerra Fria. Berlin Ocidental foi cercado por território da Alemanha Oriental, que declarou Berlin Oriental, como sua capital, o que não foi reconhecido pelas potências ocidentais. A maior parte do centro histórico de Belin ficou no território de Berlin Oriental. A Alemanha Ocidental, provisoriamente tornou, Bonn como sua capital. 
Fonte: (Clicar sobre) Berlin e o Muro
Com o aumento da tensão a partir da Guerra Fria, no dia 13 de agosto de 1961, a Alemanha Oriental inicia a construção do Muro de Berlin entre as duas partes da cidade. Berlin Ocidental era de fato uma parte da Alemanha Ocidental, enquanto Berlin Oriental, era de fato uma parte da Alemanha Oriental.Socialmente, este episódio histórico dividiu a cidade e separou famílias, por décadas.
Fonte: (Clicar sobre) Construção do Muro de Berlin - 1961
A grande maioria da população não tinha permissão de transpor de um lado para o outro lado do muro. Era completamente impossível, com raras exceções e estritamente controlado. No início da década de 70, em 1971 - acontece o acordo Four Power. Podia-se usar telefones entre as duas Berlin´s, negócios entre Alemanha Ocidental e Oriental e possibilidades de viagens - 1972, com permissão oficial.
Fonte: (Clicar sobre) Muro de Berlin
Em 1989, com o fim da Guerra Fria, pressão internacional e principalmente, da população da Alemanha Oriental (Que ficou reclusa nesta situação, desde 1961), o Muro de Berlin caiu, "demolido" pelas pessoas, em 9 de novembro. As pessoas levaram pedaços do muro para guardar como parte desta história. Ficou uma parte de sua estrutura construída no local, como monumento.


Milhares de moradores de Berlin Oriental se aglomera em cima do muro que separavam as duas Alemanhas, próximo ao portão de Brandemburg - Fonte: (Clicar sobre) Muro de Berlin


Imagens das pessoas cruzando o limite da barreira física que agora não existia mais. Música Scorpions.
É impossível não se emocionar com este filme....


Logo escreveremos sobre a Queda do Muro de Berlin.
Em 3 de outubro de 1990, as duas partes da Alemanha foram, novamente reunificada dando prosseguimento a sua história milenar - comemorado atualmente, como o dia da Unidade Alemã. Berlin voltou a ser a capital da então, República Federal da Alemanha. Em junho de 1991, o Parlamento alemão - Bundestag votou a Hauptstadtbeschluss, para mudar a capital alemã de Bonn, para Berlin novamente. O que aconteceu em 1999 - virada do milênio e do século.
Hauptstadtbeschluss
Unterzeichnung des Haupstadtvertrages durch: Bundeskanzler Dr. Helmut Kohl  (vorn mitte), Ministerpräsident Dr. Manfred Stolpe (vorn links), und den Regierenden Bürgermeister von Berlin, Eberhard Diepgen (vorn rechts)
 im Berliner Rathaus, Bez. Mitte; 26 de abril de 1994
Foto: Landesarchiv Berlin / Edmund Kasperski
Para ler mais sobre - clicar sobre: Dia da Unidade Alemã

E assim é - Berlin é a capital da Alemanha ou da República Federal da Alemanha. A residência do presidente da Alemanha está localizada no Schloss Bellevue. A sede do executivo alemão está na Chancelaria - Bundeskanzleramt. A frente da chancelaria está o Parlamento - Bundestag. O Abgeordnetenhaus conta com 141 assentos. O Senado de Berlin é formado pelo Prefeito de Administração - Regierender Bürgemeister e até oito senadores, onde um destes senadores é Bürgermeister.

A Berlin atual é subdividida em doze Distritos - Bezirke, a partir dos 23 bairros que existiam anteriormente, antes de 2001. A nova organização foi efetuada a partir das  origens históricas dos municípios mais antigos, existentes antes da formação da grande Berlin (1920).
Schloss Bellevue - Fonte: Bellevue
Fonte: (Clicar sobre) Chancelaria
Fonte: (Clicar sobre) Bundestag
Haverá outras postagens relacionada a Berlin, sob os vários aspectos - sociais, culturais, espaciais e econômicos, relacionados a estes dois primeiros - Berlin Parte 1/2 e Berlin Parte 2/2.

Alguns pontos focais da cidade...

Potão de Brandemburg

Torre  TV

Catedral de Berlin

Catedral de Santa Edwiges

Sehitlik Mesquita

Museu Bode - Ilha dos Museus

Gendarmenmarkt

Alexanderplatz

Leipzigerplatz

Coluna da Vitória de Berlin

Memorial da Guerra Soviética

Kaiser Wilheim Memorial Church
Antes da 2° Guerra Mundial

Schloss Charllotenburg

Estádio Olímpico

Kurfürstendamm

Ponte de Oberbaum 

Berliner Philharmonie

Museu Pergamon

Haus der Kulturen der Welt

Alte Nationalgalerie

Zoofenster

Igreja de St Nikolai
Mediaspree Com Treptowers

Großer Wannsee 

Teufelsberg
Berlin - História Oficial - existe desde 1244. Mas, estamos ciente que existe muita coisa para se contar ocorrido antes desta data. Cenário de embates, debates, conflitos, diferenças, arte, cidade, beleza, encontros, desencontros, dor, risos, muita história, ciência,...

Capital da Alemanha - Jamais cogitou-se trocá-la, por motivos econômico, em respeito a sua história e significado para toda a população - Identidade apesar das diferenças.
Berlin - 2013
Berlin em 2012 - Vídeo


Esta sequência de postagens não pára por aqui. Acontecerão outras, com maior detalhamento.

Para ler a primeira parte, clicar sobre:



2 comentários: