segunda-feira, 23 de junho de 2014

Schweinfurt - Gautrachtenfest 2014

Marktplatz mit Rückertdenkmal und Rathaus
Recebemos um convite - via Facebook - para participar da tradicional Unterfränkieche Gautrachtenfest 2014, que aconteceu neste sábado último, dia 21 de junho junto com o festival de folclore - Volksfest 2014  - na cidade de Schweinfurt, Baixa Francônia ou Unterfranken, ao norte da Baviera, Alemanha.
Por vários motivos, entre eles - a distância, não pudemos participar. 
Vamos  conhecer um pouco desta tradicional festa, que aconteceu na cidade de Schweinfurt e também, conhecer esta cidade da Baixa Francônia ou Unterfranken.
Antes, vamos observar algumas imagens da festa, que tem um dos seus principais destaques - o desfile dos grupos participantes, cujos trajes, fazem parte da Associação do Trajes da Francônia. 

Observamos que, nos grupos participantes há pessoas de todas as gerações (magras ou não, altas ou baixas, jovens ou não...). A partir desta prática  há o repasse das práticas folclóricas e culturais de uma geração para outra a partir do lazer  e da tradição entre as pessoas de todas as idades e perfis - da cidade e região. 
Não  faz se distinção de quem vai ter o direito de usar o traje ou não. Dando preferência aos mais jovens e elegantes, como é percebido em alguns casos no Brasil - onde, muitas vezes, vigora a indústria da "aparência" e a troca de favores. Temos muito que aprender
Nesta tradição centenária dos desfiles na Alemanha, as pessoas irradiam:  orgulho, satisfação, alegria e o respeito com suas práticas e participações - cheios de lastro e de história - vestindo seus tradicionais trajes - da criança ao mais velho. 
Originalidade.
Fotografia: Oliver Brust


O desfile de sábado, em Schweinfurt, iniciou na praça do mercado, às 12:30h. Sua formação iniciou um pouco antes, às 11:30h no Rückertrasse e ruas laterais. O desfile, passou pela  Zehntstrasse, Manggasse, Rossmarkt, Jägersbrunnes, Rüfferstrasse, Spitalseeplatz, Friedrich-Stein-Strasse, Ignatz-Schön-road, Florian-Geyer-St para então a Volksplatz, onde  está a tenda com o espaço que contém a história do evento, onde aconteceu a abertura do Gautrachtenfest e a apresentação das danças dos grupos do Trachtenveraine - por volta das 14:00h. 






Tenda
Foto: Oliver Brust
Após o desfile das bandeiras das delegações do Trachtenvereine houve a formação de um tipo de Guarda de Honra e o anuncio solene e  oficial da abertura do Gautrachtenfest da cidade de Schweinfurt 2014 - na tenda. A banda de jovens do Blasmusik Die Jung Sennfelder tocou para as danças de honra dos grupos do Trachtenvereine. Após esta parte de danças dos grupos, a pista foi disponibilizada ao público geral, que para dançar dança folclórica da Francônia em rodadas abertas.

Participaram do evento - 52 grupos, somando aproximadamente 1500 participantes. Entre estes, 29 Fussgruppen, 12 Bandas e 11 carros alegóricos, clubes de atiradores de Schweinfurt, associações, Fanfarras.
Participaram também do desfile, além de uma carro antigo de bombeiros, tracionado a cavalos, tratores antigos, bicicletas antigas e carros alegóricos diversos, que traziam e representavam cervejarias da cidade, até aspectos históricos diversos.
















 













Grupo visitante - Norte da Alemanha
Para saber mais sobre a etnia do traje acima - Clicar sobre: Kaschubien





 Vídeo Desfile - TV de Schweinfurt








 






 





 







 

Die Jung Sennfelder



Die Jung Sennfelder


 Um pouco sobre a cidade de Schweinfurt

Cidade localizada na Baixa Francônia, norte da Baviera, sul da Alemanha, conforme ilustra os mapas a seguir. Está ao leste da Baixa Francônia ou Unterfranken, cerca de 40 km, a nordeste, de Würzburg. É uma cidade histórica e  grande parte de sua área urbana está ao norte do Rio Meno e a cerca de 225 metros de altitude.
























Foto: Mit Kindern Durch Schweinfurt
Foto: Mit Kindern Durch Schweinfurt

Schwinfurt é um Distrito Urbano (Stadtkreis) ou cidade independente (Kreisfreie Städte) - parte de uma região administrativa - uma dos três centros regionais do norte da Baviera - Unterfranken ou Baixa Francônia. Em 2011, sua população era de 53.247 pessoas.
História em rápidas palavras...

Peterstirn
A primeira publicação que mencionou Schweinfurt é do ano de 790 - do Codex Edelini - Mosteiro Castelo Branco. Em torno do ano 1000, a família nobre Markgrafen von Schweinfurt exercia grande poder na região norte da Baviera e sua residência principal era no castelo Peterstirn, ao leste de onde está Schweinfurk, atualmente.

Conde Heinrich de Schweinfurt
Nos anos de 1002 e 1003, a família perde seu poder e influencia, quando o Conde Heinrich de Schweinfurt, também conhecido por Hezilos sofreu uma derrota em disputa com o Rei Heinrich II. No século XI, Eila, mãe de Hezilos, fundou o Mosteiro Beneditino, em Peterstirn. Com o filho de Hezilos - Otto, a linha masculino extinguiu no ano de 1057. A propriedade em torno de Schweinfurt, foi herdada pela filha de Otto - Beatrix. Fazia parte da herança, entre outras coisas: um castelo em Peterstirn, a aldeia com a igreja St. Kilian, também propriedades entre Höllenbalbahn e Marie Bach. O Bispo Eberhard von Eichstätt foi o último descendente masculino de Beatrix - 1112. Deixou sua propriedade para o Bispado de Schweinfurt de Eischstätt. Também no século XIII construiu sua muralha, torres e porta da cidade. Foi fundado o Hospital Nikolaus e iniciou as obras de igreja St. Johanes. 

Friedrich Barbarossa
O Imperador Friedrich Barbarossa estava em conflito com a região localizada abaixo de Peterstirn. Além do acesso a Marie, usando o caminho existente - Konigsgut, foi criado um novo - Civitas imperii (Cidade Imperial) - Züch. Neste ponto, as ruas Lower Main e Upper Main e Nuremberg são controlados por Erfurt. A antiga vila de pescadores foi incorporada à cidade e dentro das muralhas também se construiu o castelo imperialEm torno de  1250, a cidade foi totalmente destruída a partir de conflitos entre o Conde de Henneberg e o Príncipe-Bispo de Würztburg. 
Em uma carta oficial - o rei William da Holanda, em 9 de janeiro de 1254 diz que Schweinfurt foi, outrora, cidade imperial (...Swinforde, que civitas Olim fuerat imperii). Não fica claro se em algum período da história foram privados de seus direitos cívicos ou se apenas, foi destruída. Os esforços do Henneberger e o Bispo de Würzburg, foram positivos. O Rei Rudolf da Habasburg - 1273-1308, consegue, em 29 de abril de 1282, a partir de uma reivindicação à Ordem Teutônica, a defesa e a organização da cidade de Schweinfurt. As fronteiras entre a velha cidade e Hilpersdorf foram redefinidas e a cidade foi novamente reconhecida como cidade imperial a partir de sua reconstrução. Este fato está registrado em um documento assinado pelo rei Rudolf I, mencionando que Schweifurt era uma cidade livre dentro do Sacro Império romano e desde então o brasão de Schweinfurt tem sido a águia imperial branco. Em 1309 recuperou sua independência e se juntou à Confederação Suábia, Francônia.

Os reis alemães, muitas vezes comprometiam sua economia, a partir de decisões erradas, ou mesmo, envolvimento em  guerras, que colocavam suas cidades em grandes dificuldades financeiras. Assim, grande parte das cidades imperiais, até o final do Antigo Reinado, perderam sua independência, no caso, também Schweinfurt. Muitos anos, de transações econômicas, e promessas de quitação de dividas aconteceram. Não detalharemos neste momento. O assunto teve um desfecho somente em 28 de julho de 1386, quando o Bispo de Würztburg, finalmente, autorizou a libertação de um penhor de 15.000 florins.
O território do Bispado de Würzburg permaneceu desde 1525, nas mãos de camponeses que se rebelaram. A cidade de Schweinfurt ficou  do lado dos camponeses e os apoiou com equipe e alimentos. Em 17 de maio de 1525, o castelo Mainberg pertencente ao Conde Wilhelm von Henneberg foi destruído pela pilha Houses. O exército suábio League recapturou, em início de junho, a região de Würzburg e no dia 12 de junho, 15 mil homens invadiram Schweinfurt. A cidade foi obrigada a romper com os rebeldes e também foi o brigada a pagar 4566 para a reconstrução do Castelo Mainberg , mais o valor da pilhagem de 10 florins renanos.
1553
Em 1542 a cidade se juntou  à Reforma de Martinho Lutero. Entre os dias 1 e 23 de junho de 1553 a cidade foi sitiada e bombardeada pelas tropas de Braunschweig, pela primeira vez, eleitorado de Würzburg. No ano seguinte - em março de 1554 aconteceu um grande ataque à cidade. O Margrave esta organizando suas tropas. Por isto a cidade estava sem proteção. A cidade foi saqueada no dia 13 de junho de  1554 e incendiada. O resto da população que não tinha sido dizimada pela fome e pela peste, fugiu para regiões próximas. 
Ano de 1595
Os camponeses culpavam Schwanberg pelo sofrimento que passaram nos tempos anteriores e terminaram o serviço, destruindo o resto da cidade que ainsa não tinha sido destruída. Schweinfurt aderiu à União Protestante, em 1609. Durante a Guerra dos  30 Anos foi ocupada por Gustavus Adolphus, que construiu fortificações na cidade. Em 1652, quatro médicos: Johann Laurentius Bausch, Johann Michael Fehr, Georg Balthasar e Balthasar Metzger fundam a Wolfarhrt e a Academia Curiosorum na cidade, a atual Deutsche Akademie der Naturwissenschaftler, "Leopoldina"
1600-1700
A reconstrução da cidade durou até 1615. Neste período, quem coordenou os trabalhos de reconstrução foi o Sr. Nikolaus Hofmann que construiu a Câmara Municipal,  Escola de Gramática Velha, Ebracher Hof und das Zeughaus.
A cidade  de Schweinfurt permanceu uma Cidade Imperial livre até 1802, quando passou a fazer parte do eleitorado da Baviera. 
O primeiro entroncamento ferroviário na cidade foi inaugurado em 1852. Com o passar do anos a cidade tornou-se um dos principais polos industriais produzindo, nesta época, principalmente  esferas de rolamento. Por isto, a cidade pagou um preço muito alto, durante a 2° Guerra Mundial.
Em 1939 Schweinfurt produzia a maior cota de esferas de rolamento da Alemanha e com isto tornou se alvo de bombardeios dos aliados. Para impedir a fabricação de  tanques e aeronaves. A cidade foi bombardeada 22 vezes.
No dia 14 de outubro de 1943, conhecida pelos moradores da cidade, como 5° feira negra, houve um grande bombardeio. Grandes parte das industriais e residencias foram destruídas. No período pós guerra foram reconstruídos subúrbios como o de Bergl e Steinberg para suprir o crescendo populacional da cidade. Em 1954, a cidade lançou a pedra fundamental para reconstruir a nova Câmara Municipal e comemorou os aniversários de 700 e 500 anos dos dois períodos anteriores da destruição bem como, o início da reconstrução do período pós 2° Guerra. Sobreviventes ergueram um Memorial de Guerra em homenagem aos mortos.

Atualmente a cidade é um polo da indústria metal, principalmente esfera de rolamento e de bicicletas. Possui o terceiro PIB mais alto da Alemanha, considerada a cidade mais dinâmica do pais. Como consequência, sua taxa de criminalidade é 60% mais alta que a média da Alemanha.

Algumas imagens de Schweinfurt...
























Foto: Mit Kindern Durch Schweinfurt
Fontes:
http://www.gaufest2014
http://www.frankenradar.de/events/gautrachtenfest-schweinfurt
http://www.frankenradar.de/events/gautrachtenfest-schweinfurt
http://www.trachtenverband-unterfranken.de/?p=3819
http://www.trachtenverband-unterfranken.de/?p=3819
https://www.facebook.com/events/249383425228979/?source=73
https://www.facebook.com/events/249383425228979/?source=73
https://www.facebook.com/media/set/
História e Tradição!!




2 comentários:

  1. Muito bom seu resgate histórico.
    Imagens e os dados sobre as festas e tradições de Gautrachtenfest, sua festa e sua bela cidade Schweinfurt.
    Parabéns por compartilhar conosco essas informações.
    Abraços
    Adalberto Day

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Adalberto, é somente um compartilhamento que temos o prazer de ventilar. ...Abraços de Salto Weissbach, com votos de saúde e bom estado de alma.

      Excluir