sexta-feira, 27 de junho de 2014

Projeto para Pesquisa da Técnica Construtiva do Enxaimel - Blumenau

Sr. Paulo Volles e Sra. Gisele Diel efetuando levantamento na Escola N° 1

Ontem cedo, estivemos com o Sr. Paulo Volles, pesquisador, estudioso e carpinteiro da construção a partir da técnica em enxaimel. 

Há muitos anos Sr. Volles efetua pesquisas, não somente na região, mas também na Europa, sobre o enxaimel, sua origem, construção, materiais, tipos, ..., ou da técnica construtiva do enxaimel.

Conhecemos o pesquisador em uma reunião do Instituto Histórico de Blumenau e depois ele se manifestou em nossa postagem sobre o tema, postada no Blog do 25 de Julho, em 2012.

Para acessar o teor da postagem, também aqui neste Blog - clicar sobre: Enxaimel.

Ontem, na companhia do Sr. Volles e sua equipe, estava uma Equipe de TV, que fez uma matéria sobre o projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau - para efetuar uma pesquisa sobre o conjunto, ainda presente na paisagem de Blumenau e região, formado por edificações enxaimel.
O projeto e a pesquisa tem como objetivos, buscar o número de edificações construídas, com a técnica do enxaimel, na cidade de Blumenau e classificá-las a partir de algumas questões, como originalidade, volumetria e estado de conservação, gerando um banco de dados que será disponibilizado à comunidade, principalmente para pesquisadores, arquitetos, historiadores,....

Edificação conhecida como Escola N° 1 - Situada na rodovia Guilherme Jensen
Régua de Arqueologia
Mais detalhadamente - proposta:
1 -  Efetuar o levantamento da quantidade de edificações construídas com a técnica em enxaimel, mesmo as relocadas ou ocultas dentro de sua paisagem original, na cidade de Blumenau.
2 - Efetuar uma classificação das edificações levantadas a partir de suas características técnicas, fabricante, e estado de conservação.
3 - Efetuar o registro, através de imagens, ilustrando suas elevações, com a presença da régua de arqueologia. esta permite a definição das dimensões de elementos da edificação a partir de um programa que analisa e imagem que possui o referencial.
4 - Além de elaborar o arquivo digital será elaborado, com o material levantado, cadernos com as informações impressas. Este material é base, igualmente para um livro, com teor técnico, que está sendo escrito pelo pesquisador.
Exemplo de cadastro

Exemplo de cadastro
5 - O período de pesquisa acontecerá entre os meses de maio e dezembro de 2014
6 - Paralelamente serão ministradas duas palestras. Uma acontecerá na FURB no dia 20 de agosto de 2014 com capacidade para um público de 100 pessoas e a outra na Fundação Cultural de Blumenau no dia 13 de agosto com capacidade para 50 pessoas. 
Também, acontecerão três Workshop´s  no Galpão Enxaimel (capacidade  de 20 pessoas por Workshop) onde os participantes conhecerão o processo da construção de uma edificação em enxaimel durante o período das manhãs dos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2014.

Blumenau, muito bem lembrando durante a visita do carpinteiro alemão - Sr. Manfred Gerner, é onde tem a maior concentração de edificações construída com a técnica do enxaimel, fora do continente Europeu.
O carpinteiro e pesquisador blumenauense diz que Blumenau tem material e conteúdo para ser um centro de pesquisas, fora da Europa, no que tange a técnica construtiva do enxaimel. Para isto, é importante a elaboração desta base de dados técnicos a partir de levantamento do patrimônio arquitetônico com estrutura em enxaimel, ainda presente na paisagem da cidade.
É preciso oportunizar a consciência crescente entre a população, pela valorização  da originalidade e autenticidade das tipologias existentes na paisagem, promover ainda mais esta conscientização, tornar acessível o conhecimento e a pesquisa  de como são construídas  e a maneira adequada para sua manutenção, recuperação dentro da paisagem - a partir de sua originalidade.

O pesquisador e sua equipe, igualmente defendem a importância sobre a rastreabilidade das regiões de origem das tipologias  construídas na cidade e região a partir de suas características regionais da Alemanha, que foram mantidas pelos inúmeros carpinteiros e por seus aprendizes. Sr. Volles diz que é possível identificar de onde vem o enxaimel construído na região. Argumenta que a partir do Banco de dados levantado, com as principais características da edificação, será possível, com maior facilidade, avaliar a situação das edificações em enxaimel a partir de medidas necessárias para sua preservação e a conscientização sobre a importância desta para a identidade e história locais.

Palavras do Sr. Paulo Volles...
"...Considero uma grande honra prestar um serviço relevante para minha cidade e para o enxaimel. Os dados serão fundamentais para um livro didático sobre a técnica enxaimel a ser lançado em 2015.A sociedade terá dados da situação atual, para que possa tomar medidas que preservem o enxaimel para o futuro. ..."

Site do Sr. Paulo Volles e Equipe - Clicar sobre: Casa enxaimel

Leitura Complementar - Clicar sobre: Conhecendo a Técnica Enxaimel  e sobre Enxaimel.
O Programa  televisivo feito com a Equipe que está pesquisando o enxaimel na região - com verba do Fundo Municipal de apoio à Cultura vai ser transmitido hoje, ao meio dia, na RBS TV - Programa do Jornal do Almoço - Reportagem de Douglas Márcio e imagens de Manoel Tavares
Chamada do Programa - Clicar sobre - Chamada do Jornal do Almoço - Enxaimel








2 comentários:

  1. Senhora Angelina
    Muito oportuna e esclarecedora essa pesquisa sobre Técnicas Estilo enxaimel .
    Aprendemos cada dia um pouco mais e graças as pessoas que se dedicam as pesquisas,
    Parabéns
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  2. Estamos na mesma equipe, nobre amigo. Muito aprendo com suas buscas e publicações. O legal é sempre termos em foco, que somos passageiros e lembrar sobre o que deixaremos para as futuras gerações, ali no futuro, como nossa contribuição e o nosso elo na corrente da história...abraços do Salto Weissbach....

    ResponderExcluir