No dia 21 de janeiro - última quarta feira, foi um dia de festas e comemorações em Pomerode. A cidade comemorou 56 anos de emancipação política.
No início da chegada dos primeiros imigrantes na região, o território atual de Pomerode pertencia à Colônia de Blumenau. Em 1863, alguns colonos liderados pelo sócio do Dr. Blumenau - Sr. Ferdinand Hackradt, tio do Sr. Carl Hoepecke - De Desterro, decidiram explorar o afluente do Rio Itajaí Açu, a partir do Badenfurt, segunda povoação da Colônia Blumenau.
![]() |
Foto: Robson Scheiwe - Memórias de Pomerode Família do lado Materno do Sr. Robson Scheiwe |
Foram abertas picadas ao longo do curso do rio, que foi chamado Rio do Testo a partir de então e também foi o marco da povoação deste vale que ficou conhecido como Linha Colonial do Rio do Testo.
Comunidade de Testo Alto em dois tempos - 1871 e 2014
Sr. Blumenau, achou conveniente assentar os colonos pomeranos nesta região com localização estratégica entre o Stadplatz de Blumenau e a Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville, que segundo seu ponto de vista, favoreceria o comércio entre as duas colônias alemãs. A grande maioria dos imigrantes são, como já citado, da região do Mar Báltico - Pomerânia, origem do nome do cidade.
Greifswald - Cidade co irmã de Pomerode
Pomerode - Um pouco de história
Uma Volta em Pomerode
Etnia Kaschubien
"Alemão" de Pomerode
Pomerode - Localização e Igrejas Históricas
Desde 1865, é encontrado o nome Pommeroda nos mapas de lotes coloniais da Colônia Blumenau. Blumenau teve sua emancipação administrativa outorgada em 1883, com ele ficou o território de Pomerode, quando em 1934, foi elevado a condição de Distrito de Blumenau.
Pomerode 1930/1940 - Acervo Oscar Handke. |
Um dia especial - 32° Festa Pomerana - Aniversário de Pomerode
Nenhum comentário:
Postar um comentário