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Caverna Lascaux
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Q
uando vivemos um dia atrás do outro, no momento contemporâneo, não temos a mínima ideia do que são nossas raízes, há muito tempo atrás. O tempo que deixávamos de seguir a caça, com o bando todo no qual éramos parte a passávamos a cultivar a terra e criar animais domésticos.
A primeira grande revolução social da Humanindade - o homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário. Com isto, compreendeu melhor seu meio e aprendeu a "negociar" com as divindades, neste berço de civilização, elementos ligados a natureza.
Há algum tempo que descobrimos mais sobre a história do homem, preparando aulas. Como no caso do Paleolítico - Tempo que refletimos a fixação do homem na terra e o surgimento das primeiras povoações e a célula de uma sociedade primitiva.
Pintura Paleolítica
A primeira descoberta de pinturas pré-históricas aconteceu em 1880, nas Cavernas de Altamira, próximo à cidade espanhola de Santander, pelo Marquês Marcelino de Sautuola.
Descobriu por acaso, como sempre aconteceu e acontece, os murais de pinturas pré-históricas.
Nas paredes e tetos da Caverna de Altamira, foram encontrados desenhos de numerosos bisões, cavalos e outros animais em repouso ou movimento, representados com grande realismo e segurança técnica, que despertaram dúvidas quanto a sua originalidade e história.
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Cavernas de Altamira
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Cavernas de Altamira
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Outras descobertas aconteceram em outros países da Europa. Em 1940, também ao acaso, foram descobertas as cavernas de Montinac-Lascaux – na França.
Pinturas incomparáveis pela quantidade e qualidade das decorações – superiores que as pinturas de Altamira.
Recebeu o apelido de Capela Sistina da pintura pré-histórica.
Em Montinac-Lascaux – a figura de um dos bois atinge
dimensões – cinco metros de comprimento.
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Boi Selvagem – Os pintores paleolíticos eram figurativos realistas. Reproduziam, com verdade e não com exatidão, as imagens visuais. Sintéticos no desenho e na cor. Insinuam-se observações de perspectiva, na nuca na pata direita, vista de frente. |
Os pintores deste período são por excelência, desenhistas e pintores.
Seus trabalhos se notabilizam-se pela simplicidade e segurança da técnica. Em poucos traços e manchas de cores, o artista dá-nos, não somente a forma, mas também o caráter do animal
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Caverna Lascaux
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Poucos artistas civilizados obteriam, como tem sido observado, com recursos técnicos tão limitados, iguais resultados tão expressivos.
Conseguiam suas cores com matérias minerais, argilas coloridas, triturando-as e dissolvendo-as em água, gorduras animais e vegetais, no próprio sangue, que serviriam também de adstringente.
Obtinham a cor negra queimando ossos ou madeiras. Aplicavam as tintas com as mãos espalmadas, espátulas, bastonetes ou pincéis rudimentares, quando não aplicavam a técnica de pistolar – enchiam a boca de tinta e sopravam por um canudo de madeira ou osso.
Numerosas silhuetas de mãos espalmadas, encontrada nas cavernas, possivelmente símbolos de posse, foram feitas com este processo, muito comum na arte contemporânea.
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Caverna das Mãos |
Foram encontrados recipientes para depósito e preparo de tintas, assim como verdadeiros lápis e buris, lascas de sílex, afiadas e resistentes, para os desenhos de incisão e gravura no osso, marfim e pedra.
O pintor era figurativo realista.
Reproduzia a imagem na sua verdade visual, não deformando e nem estilizando.
Este sentimento de síntese, resultava naturalmente de ter desenhado e colorido de memória, pois não seria crível permanecesse o animal imóvel, no interior da caverna posando para o artista.
Em várias representações de animais, na quase totalidade são vistos de perfil, em obediência à lei da Frontalidade, insinua observações da visão e perspectiva e pratica, também o realismo intelectual – desenha não apenas o que viu, ou estava vendo, mas também o que conhece.

A arquitetura de pedras surge no início do período neolítico, mais precisamente em 8.000 a.C., representando a primeira manifestação artística além das pinturas executadas dentro das cavernas, conhecidas como rupestres. A arte bidimensional até então reservada aos abrigos naturais se associam as tridimensionais que naquele momento passam a ser "construídas" no seu lado externo. Os poucos exemplares que sobreviveram a escalada urbana não permite conhecer a exata evolução dos modelos arquitetônicos criados neste período. A palavra "criado" aqui é muito pertinente por ser um momento único na História. Nada havia como referência e tudo foi paulatinamente inventado. Ao contrário do que foi produzido posteriormente pois, no decorrer do tempo, os modelos sofreram inovações, adições e complementações, sempre balizados por conquistas técnicas ou de novos materiais.
Atividade de casa:
Os acadêmicos reproduziram obras neolíticas utilizando cores usadas no período e colocaram no mural da Faculdade, logo em seguida apresentaram a obra para os colegas..
Arte - forma de expressão em todos os tempos da História da Civilização. Experimento da turma de Estética e História da Arte - FAMEG - Guaramirim.
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