domingo, 1 de julho de 2018

O Culto da Colheita e seu significado - e momentos em Blumenau - com a presença do Coro LouvArte de Rio do Sul


No dia 24 de junho aconteceu o Culto da Colheita na Igreja Luterana de Itoupava Seca - Igreja Martin Luther -  com a presença de visitantes: Coro de 91 anos de idade, da comunidade luterana da cidade de Rio do Sul - Coro LouvArte dirigido pelo Maestro   Eno  Weiss e também, com a presença do Pastor Adelmo Struecker - pastor daquela comunidade luterana de Rio do Sul SC.
Após culto foi servido um almoço de Ação de Graças, feito pelo Restaurante do Fritz com o Apoio das Senhoras da OASE.

Já escrevemos sobre a origem do Culto da Colheita. Vamos relembrar.

Culto da Colheita. 
Como nos anos anteriores, aconteceu  o “Culto da Colheita” na Igreja Luterana da Itoupava Seca - Martin Luther - Uma tradição muito antiga que veio com os primeiros imigrantes, e também observamos resquícios desta prática relacionados à colheita, em outros eventos. 

Para a comunidade luterana, o "Culto da Colheita" é uma maneira de agradecer a Deus pela colheita, pelo alimento. “Na fartura e na necessidade nós louvamos ao Senhor”. 
O "Culto da Colheita" é especial e é uma das maiores festas da igreja onde se canta vários hinos. Conversamos com pessoas da Comunidade Luterana de Itoupava Seca – e informalmente nos contaram que nos "Cultos da Colheita" de antigamente, os membros da comunidade traziam legumes, hortaliças e frutas colhidos do seu pomar e do seu quintal. Atualmente, muitos, que muitas vezes residem em apartamentos, compram na feira ou no mercado e trazem para o culto com o mesmo sentimento, porém não mais resultado de sua colheita doméstica.
Após as doações, orações de agradecimento pela fartura e pela  oportunidade de poder contribuir com os menos favorecidos.
A partir do estudo dos povos germânicos percebemos que foram povos livres, não possuíam cidades e tinham sua própria mitologia e crenças antes da chegada dos cristãos à região que habitavam. Ao longo da História da Alemanha, muitos pesquisadores e historiadores buscaram resgatar e registrar parte desta história antiga, seus hábitos, costumes e folclore, como por exemplo, os irmãos Grimm.
Irmãos Grimmm
De onde vem esta tradição?

Os povos germânicos valorizavam muito o contato com os elementos  da natureza  e suas atividades no meio natural. Temos inúmeros exemplos neste sentido e já os postamos no Site durante várias situações dentro da linha de tempo de sua História, principalmente nos dias atuais. Nesta situação em especial, entre o solstício de verão e o equinócio de outono, agradeciam os frutos da Deusa com muita gratidão em suas festividades e rituais, onde  famílias e comunidades participavam, com o sentimento de sobrevivência.
Acreditamos que a lembrança da colheita nos cultos e missas, trazidas pelo imigrantes alemães e praticados na Alemanhaainda hoje e nos países que tiveram contato com a mitologia germânica, é oriunda das antigas festividades de Lughnasadh ou Lammas - ritual  Tríade da Colheita, os três grandes festividades de celebração à colheita onde aconteciam o agradecimento aos Deuses pelos frutos colhidos e pela fertilidade da Deusa. Também pediam a proteção durante o rigor do inverno que estaria por vir.
Existia o Lughnasadh – Festival da Primeira Colheita – Festa sagrada pelos primeiros germanos, celebrada mais ou menos no final de julho e início de agosto (Hemisfério norte). Os antigos germanos observavam a natureza e suas manifestações, através dos astros,  estrelas, períodos, germinação, floração, colheita e quase sempre suas práticas religiosas transcorriam em torno dos ciclos naturais.  A festa da colheita ocorria entre o Solstício de Verão (Litha) e o Equinócio de Outono (Mabon). Na festa da colheita, se reuniam em comunidade, para festejar e agradecer aos Deuses por tudo que a terra gerou. O nome Lughnasadh tem origem em uma destas festividades. Uma festa da colheita homenageando o Deus do solLugh (Acreditavam ser o maior guerreiro, por ter derrotado os gigantes – mitologia germânica – que cobravam sacrifícios humanos). Após  chegada do cristianismo à região a partir do domínio romano, estas práticas passaram a ser consideradas pagãs e muitas destas foram encampadas dentro das práticas cristãs com outras denominações, pois era muito forte dentro das comunidades. 















Coro LouvArte de Rio do Sul - no Culto da Colheita

O Culto da Colheita da Comunidade de Itoupava Seca - Blumenau, contou com a presença do Coro LouvArte da cidade de Rio do Sul. O coro foi fundado no dia 8 de maio de 1927, na cidade de Rio do Sul pelo Pastor Leonhard Grau.
Pastor Grau também foi idealizador da igreja pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Rio do Sul, usada até os dias atuis e sobre a qual já escrevemos - para ler - clicar sobreA igreja (Luterana) - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - Rio do Sul e sua análise atual 
Igreja Luterana de Rio do Sul SC
Atualmente o Coro LouvArte da Comunidade luterana de Rio do Sul conta com 60 vozes entre homens e mulheres e é regido por Eno Weiss e por sua esposa, Lisete de Frein Weiss. 
O coro está amparado pela Associação Cultural e Artística de Rio do Sul - Acarsul.
Eno e Lisete Weiss
Vídeos




Pastor Luciano Miranda Martins









Pastor Adelmo Struecker da cidade de Rio do Sul






Igreja projetada pelo arquiteto Hans Broos


















Pastores Renato e Luciano - Paróquia Itoupava Seca





































Almoço de Ação de Gracas







Chef Fritz


















Pastor Renato Creutzberg e o Maestro Eno Weiss



















Tradição repassada de geração à geração - por mais de mil anos - e trazida do além mar, para a região - a mais de 100 anos.














Nenhum comentário:

Postar um comentário