quarta-feira, 18 de julho de 2018

Programação - Homenagem ao Imigrante - Blumenau


Homenagem junto ao Monumento do imigrante - 23 de julho de 2011.



T o d o s  e s t ã o   c o n v i d a d o s a   p a r t i c i p a r  d e s t e s   m o m e n t o s
Todos que residam na região do Vale do Itajaí - antiga Colônia Blumenau - pois fazem parte desta história.
Geralmente na semana, na qual está o dia 25 de julho, são destinados a momentos de homenagens e que lembra a história daqueles que fundaram as principais cidades do Vale do Itajaí, bem como, de outras regiões do Brasil. Na cidade de Blumenau e na região, território da antiga Colônia Blumenau - é uma tradição a prática de Homenagem ao Imigrante e ao Colono - com momentos culturais e festivos. Neste momento, de maneira muito respeitosa, são lembrados aqueles que iniciaram a história das principais cidades da região do Vale do Itajaí.

Comunidade Ilse - Indaia/Ascurra - existe ainda nos dias atuais.
Mesma arquitetura deste tempo da fotografia. 



Igreja católica - localizada no meio da Rua XV de Novembro - idealizada pelo Padre José Maria Jacob -
 linguagem neogótica  do final do século XIX - foi demolida para construir a atual existente no local.

Igreja Luterana Igreja do Espírito Santo - construção do Século XIX - respeitada em sua originalidade e nunca se cogitou demolir para fazer uma nova - Exemplo.

Rua XV de Novembro e a paisagem e seu casario - Década de 1940.



História esta presente na paisagem da cidade - nem sempre respeitada como deveria.
Construções às margens de rios e  ribeirões, noutras épocas tão importantes para todos da cidade e considerados durante qualquer movimentação dos espaços desta - definindo inclusive sua localização a partir de.


Antigas Gaitas Hering - junto do qual estava o Busto do Coronel Feddersen.
Onde está o busto do Coronel Feddersen?
















Hotel Altona - Itoupava Seca.

Complexo PROEB - exemplar de arquitetura Moderna e espaço com melhor acústica dos palcos existente e que existiram no Oktoberfest Blumenau - Afirmativa de Helmut Hoegl - Que recebeu uma homenagem -quando o Pavilhão A - este redonda e que tinha cobertura de alumínio recebeu o seu nome. Onde está a placa com o nome de Helmut Hoegl?






















































Prosseguindo...

Muitos nos perguntam: mas por que 25 de julho? 
Estas homenagens ocorrem na semana de julho, na qual se encontra o dia 25, resumidamente, porque foi no dia 25 de julho que aconteceu a chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães, de maneira organizada no sul do Brasil. Sugerimos a leitura indicada, para ler maiores detalhes sobre. A resposta melhor detalhada está no título número 4, da lista de postagens sugeridas no final desta. 
Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são  lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e à cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo  contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural, dentro de muitas de suas cidades.
Homenagens às famílias e a seus filhos que saíram da Alemanha, para construir uma nova vida em um jovem país distante, para o qual também vieram imigrantes de inúmeras outras nacionalidades e em tempos distintos, dentro de sua história - a História do Brasil. Outras etnias como: Portugueses, espanhóis, franceses, italianos, poloneses, austríacos, japoneses, chineses, coreanos, australianos, africanos, americanos, canadenses, ucranianos e alemães, entre outras. 
A seguir, palavras de Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, contando com a presença de menos de 10 participantes, no ano de 2011, mesmo assim a lembrança e o momento aconteceu, tradicionalmente feito em datas anteriores deste ano e também, após. (Links abaixo)



Recebemos a Programação 2018 das atividades culturais que farão parte das atividades e homenagens da semana de 25 de julho, a qual é a 7° edição que estaremos registrando para a história, quando simultaneamente , prestamos igualmente nossa homenagem.
Para acessar as edições anteriores - clicar sobre os títulos:
  1. Homenagem ao Imigrante - 2011
  2. Homenagem ao Imigrante 2013
  3. Homenagem ao Imigrante 2014
  4. Homenagem ao Imigrante 2015
  5. Homenagem ao Imigrante 2016
  6. Homenagem ao Imigrante 2017
A programação das homenagens de julho de 2018 
Semana da Imigração Alemã - 21 a 30 de julho de 2018 
 Blumenau SC












Estaremos na Fundação Cultural  de Blumenau - no dia 21 de julho, a partir das 10:00h - prestando nossa homenagem e também, efetuando registros da 7° edição consecutiva registrada por nós destes momentos - com todo nosso respeito. 












































Nenhum comentário:

Postar um comentário