segunda-feira, 16 de julho de 2018

Noite Cultural - Igreja do Espírito Santo - Blumenau - Momentos


A Igreja do Espírito Santo - Comunidade Luterana do Centro de Blumenau (Sua história do final desta postagem) está promovendo um intensa programação cultural que iniciou no mês de julho e se estenderá até o mês de outubro de 2018.
O Programa teve seu início no dia 13 de julho com o momento do Lançamento do Encontro de Corais de Blumenau - Organizado pela Fundação Cultural de Blumenau. O encontro do canto coral, uma tradição na cidade de Blumenau trazida pelos imigrantes e que nunca deixou de ser praticada na região,  é organizado há décadas pela Liga do Vale do Itajaí  - conhecido há muito tempo com a denominação - Encontro de Cantores, atualmente, Encontro de Corais. 
A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1952

A municipalidade de Blumenau, através da Fundação Cultural de Blumenau, com intuito de valorizar  esta tradição, está organizando o 1° Encontro de Coros de Blumenau, nos moldes atuais, envolvendo os grupos corais da cidade de Blumenau, como uma maneira de viabilizar um maior intercâmbio e valorização desta cultura.

Oportunizando o  programa  cultural da Igreja do Espírito Santo, abriu-no com o lançamento deste projeto  - Encontro de Corais, que acontecerá no mês de setembro - na cidade de Blumenau. 
A programação cultural da Igreja do Espírito Santo, tem prosseguimento no dia 15 de setembro - às 20 h. quando acontecerá  o concerto de piano e canto lírico com a presença de Vitor Zendron da Cunha e Ricardo Haas - em alusão ao quinquênio de Fritz Müller, com a recepção de Reynaldo Pfau. Na sequência do programa, acontecerá no dia 11 de agosto - às 18:30h, a primeira noite de louvor e Canto Coral e no dia 27 de outubro - às 19:30h, acontecerá o Concerto de Órgão com Christoph Küstner.

Lançamento Encontro Corais de Blumenau

Como já foi mencionado, no dia 13 de julho de 2018, aconteceu o Lançamento do Encontro Corais com a presença de   8 coros da cidade de Blumenau - no Espaço da centenária Igreja do Espírito Santo - localizada no Stadtplatz de Blumenau e da antiga Colônia Blumenau. 
Os grupos de canto que se apresentaram foram:

Coral da ACEVALE: Amigos para sempre; Menino da Gaita; Como é bonito, senhor.
Regente: professor Heloisa Darosci

Coro da Fundação Pró-Família: Que será será; Rios da Babilônia; Eu só quero um Xodó.
Regente: Débora Roedel

Quarteto Vozes do Vale: Perhaps love; Canção do Amor Talvez; Diana; Ein Stern.
Formação atual: Barítona vocal Otávio Hoeppner, Tenor vocal Leonardo Kamchen, Contralto vocal Helen Hoeppner e a Soprano e instrumental Jussara Busch Siewert
Coro infantil Viva Música: Trevo; Minha Canção.
Iniciou no ano de 2013 - a partir de um Projeto aprovado pela Lei Rounet - com vozes de crianças da Rede Pública Municipal com idade entre 7 e 12 anos. 
Regentes: Professoras Carmen D. Friesen e Samara Oliveira.

Associação Musical Camerata Vocale: Fiz a Cama na Varanda; Rancho Fundo; Prece ao Vento.
O Coro teve início no mês de março de 1977 sob a iniciativa do maestro Telmo Elias Locatelli. Nos anos de 1980 o coro passou a se chamar Associação Musical.
Regência: Soprano Paula Tessarolo

Grupo Vocal da Escola Barão Rio Branco: Pot-pourro história do Rock; Schoes; Banho de Lua; Have You Ever Seen The rain; Final The Hapiest Days of Our Lives; Dont't stop Believen; Sornewhere Only We Know
O grupo coral existe há mais de 30 anos e iniciou suas atividades a partir da iniciativa da Professora Ingie.
Regente: Professora Bruna Hedler.

Coro Misto - C.C. 25 de Julho de Blumenau: Wunder gibt es immer wieder; Die Gitarre und das Meer; Manhãs do Sul do Mundo.
O Coro foi fundado em outubro de 1972.
Regente: Michele Guckert

Coro da FURB
Fundado no ano de 1992.
Regência: Eusébio Kohler



Antes de iniciar as apresentações musicais, aconteceu uma homenagem à soprano  Cristiane Roncaglio que partiu no dia 2 de julho, na cidade de Berlin - Alemanha. O momento solene contou com a presença de seus pais Valtrudes Roncaglio e Alcebíades Roncaglio, que receberam flores e também a Comenda da Cultura destinada à Cristiane, entregue pelo Presidente da Fundação Cultural de Blumenau Rodrigo Ramos. 

 Valtrudes Roncaglio  e Alcebíades Roncaglio  - pais de Cristiane Roncaglio
Lançamento Encontro de Corais de Blumenau
As imagens comunicam...
Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau.
Interior da Igreja do Espírito Santo - Mais sobre - no final desta postagem




















































Capitel do mezanino da igreja do Espírito Santo


Órgão de tubos -localizado no mezanino - construído no ano de 1933, no Rio de Janeiro. O fabricante foi Guilh. Berner.












Aberturas - detalhe da janela - Igreja Espírito Santo - inaugurada em 1877. 
Arco botante - um dos elementos característicos da arquitetura gótica, resgatada na arquitetura neogótica. O estilo nacional do novo país - criado e 1871.





 Valtrudes Roncaglio e Alcebíades Roncaglio - pais de Cristiane Roncaglio



 Eusébio Kohler



 Eusébio Kohler


















Pastor Milton Jandrey - Comunidade luterana centro - Blumenau e o presidente da fundação cultural de Blumenau - Rodrigo Ramos.











Vídeo - Momentos da noite

Um pouco sobre a Igreja do Espírito Santo

A Igreja do Espírito Santo está localizada na primeira centralidade do Vale do Itajaí e dentro de um plano cuidadosamente planejado e elaborado pelas primeiras lideranças locais - primeiros imigrantes. Está localizada em uma das "pontas" de um "eixo", onde na outra, está o antigo porto fluvial, uma das principais portas de entrada dos imigrantes que chegaram durante as primeiras décadas da História à região, principalmente, aqueles oriundos do porto de Itajaí. Nessa igreja casaram-se e também, participaram dos cultos, os primeiros pioneiros da Colônia Blumenau, como por exemplo P e d r o W a g n e r (suas segundas núpcias) e seus filhos - pioneiro na região, chegado muito antes da vinda do fundador - Hermann Blumenau. Ao contrário de outros exemplos não positivos envolvendo o patrimônio histórico arquitetônico local, o templo original e primeiro da Igreja do Espírito Santo, não foi desmanchado para fazer um outro, com arquitetura de gosto duvidoso e maior. Atualmente é um dos pontos focais relevantes dentro dessa paisagem tão degradada e importante para todo o Vale do Itajaí, que é o Centro Histórico de Blumenau, fato melhor explicado no link: (Clicar sobre para ler) Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje.



Extensão territorial de Blumenau nas primeiras décadas de sua história
A Igreja do Espírito Santo é também conhecida como a Igreja Luterana da Comunidade Centro, porque fazia parte do complexo do Stadplatz - a primeira centralidade da Colônia Blumenau - mais ou menos, o mesmo território do atual do Vale do Itajaí, onde estavam os principais pontos focais da colônia - na época - como o Boulevar Hermann Wanderburg, Casa Câmara e Cadeia, escolas, porto e as principais casas comerciais do Século XIX e início do Século XX. 
Para registro histórico, a pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 23 de setembro de 1868. Exatos 9 anos após essa data, no dia 23 de setembro de 1877, a igreja foi inaugurada e batizada com o atual nome - Igreja do Espírito Santo.

Arquitetura Igreja do Espírito Santo
O projeto da igreja luterana do centro de Blumenau - Igreja do Espírito Santo foi assinado por Heinrich Krohberger. Sua linguagem arquitetônica apresenta características do neogótico. Sua planta tem a forma octogonal, que apresenta uma "não funcionalidade". Predominou o efeito decorativo, destacando os adornos de origem asiática.
Estilo neogótico, com
pouca exploração das principais características do gótico. Foram adotados os vitrais, pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer um arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, mas com a presença de inovações, como a adoção da mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna.
O acesso principal é composto pelo conjunto de três portas com arcos ogivais e três rosáceas em um volume saliente frontal, que lembra o de uma torre, observando a não verticalização.
As janelas frontais compõem, através de sua forma alongada, e com arcos ogivais - seria a característica vertical do conjunto.
O órgão que se encontra no balcão, atualmente - foi construído no ano de 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabrincante foi Guilh. Berner.
A fotografia histórica da Igreja do Espírito Santo - abaixo - foi feita pelo jornalista Bernhard Scheidemantel. A foto contem a legenda feita por Hermann Blumenau - em alemão e português.
Na legenda da foto feita pelo jornalista Bernhard Schidemantel, Hermann Blumenau escreveu também em português - a letra é do fundador da Colônia Blumenau.
Bernhard Scheidemantel foi considerado o pioneiro da fotografia na Colônia Blumenau - Herr Scheidemantel foi desenhista, fotógrafo e jornalista, foi um dos muitos imigrantes originários de regiões, que mais tarde - em 1871 - fariam parte do país chamado Alemanha. Nasceu no ano de 1834. Chegou com sua família, na Colônia Blumenau, com 25 anos de idade, no ano de 1859. Com vocação para o desenho, não foi preciso muito tempo para tornar-se um jornalista e um dos principais chargistas, ilustrador e fundador do Jornal Immigrant, em 1883. Durante 9 anos foi o editor da publicação do jornal.  
 Faleceu com 74 anos, no dia 18 de outubro de 1908.
 É o nome de uma rua de Blumenau.



Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário