sexta-feira, 3 de maio de 2019

Momentos da Abertura da "Exposição Itinerante 'Simão' Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau"

Doutoranda Thayse Fagundes e o neto do Arquiteto Simon Gramlich  - Jurival da Veiga.

Arquiteto Simon Gramlich
Escrevemos em postagem anterior - Clicar sobre: Simon Gramlich (Simão Gramlich no Brasil) - Arquiteto alemão com uma obra imensurável no Brasil e vida cheia de mistérios - quando mencionamos a "Exposição Itinerante 'Simão' Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau" - projeto coordenado pela Historiadora e Doutoranda Thayse Fagundes.
A abertura desta exposição aconteceu no dia 30 de abril no Mausoléu Dr. Blumenau, às 10:00h. Seu encerramento está previsto para o dia 1º de julho. O projeto foi proposto por Iara Claudineia Stiehler Coninck no Edital Prêmio Herbert Holetz com a participação especial de Thayse Fagundes, cuja pesquisa de sua tese é a vida e obra do arquiteto alemão Simon Gramlich, que marcou sua passagem na cidade de Blumenau - até o tempo atual, quase anonimamente, não fosse sua obra de aproximadamente 500 projetos, dos quais, muitos ainda se encontram na paisagem, felizmente. Não temos informação de que sua produção de arquitetura - em números - seja superada pela obra de qualquer outro arquiteto na cidade de Blumenau - sendo assim, podemos afirmar que é a maior obra de arquitetura - em número de projetos de um arquiteto na cidade de Blumenau e também, na região. Obra com qualidade.
Com o conhecimento das muitas tipologias que compõem a sua obra - agora identificados no trabalho de Thayse - parte deste acervo, fica bem mais fácil e melhor para serem observados, estudados e cuidados, como aconteceu com a edificação, localizado na rua XV de Novembro, conhecida Casa Moellmann,  salva da demolição para dar lugar a ampliação do estacionamento do Colégio Bom Jesus, cuja administração é feita a partir da cidade de Curitiba. Pegou muito mal o desapego e desrespeito à cultura, arte, arquitetura e história locais.

Uma das dezenas de obras assinadas pelo arquiteto, presentes na rua XV de novembro e estava sendo ameaçada de ser demolida para aumentar o estacionamento do Colégio Bom Jesus - administrado da cidade Curitiba. Foto Pancho. 


O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado (Cope) de Blumenau rejeitou o pedido de demolição do prédio que por 20 anos foi sede da Feira de Artesanato, no coração da Rua XV de Novembro. O pedido foi feito pela Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus que recentemente comprou o imóvel do governo do Estado.
Na mesma reunião o Cope aprovou a solicitação de abertura do processo de tombamento do prédio feita pelo do Instituto Histórico de Blumenau (IHB). O objetivo é preservar o conjunto de edificações históricas do centro da cidade.
O imóvel foi erguido na década de 1940 em estilo Art déco, o mesmo usado em diversos casarões da cidade e da Rua XV de Novembro. O projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Simão Gramlich, que deixou importante legado arquitetônico em Santa Catarina. Ganhou destaque com os projetos da igreja matriz de Itajaí e da igreja de Gaspar.
Planos 
A Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus é a mantenedora do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. Entrei em contato com a instituição por meio da assessoria de imprensa, mas infelizmente não consegui informações sobre os planos que ela tem para o terreno. Disse apenas que não ainda não foi notificada da decisão do Cope e que aguarda um posicionamento da prefeitura.
Fontes próximas ao colégio dizem que o objetivo é construir um novo prédio para ampliar as instalações do Bom Jesus. O térreo seria usado para ampliar a área de manobra do veículos que levam e trazem os estudantes, diminuindo de alguma forma o impacto causado na fluidez do trânsito da Rua XV de Novembro.  *Pancho 2019
Quanto ao edital cujo resultado estava sendo apresentado no Mausoleu - parte de sua proposta - será complementada  por uma caminhada cultural, onde serão identificadas algumas, das mais de 450 obras de Simão Gramlich, na cidade de Blumenau. Estaremos presentes - registrando imagens para compartilhar aqui. 
A caminhada acontecerá no dia 7 de maio de 2019 - as 14:00h - saída do Mausoléu Dr. Blumenau.

Simon Gramlich 

Relembramos que Simon Gramlich foi um Engenheiro-arquiteto nascido na cidade de Herbolzheim - estado de Baden Würtemberg - Alemanha, no dia 7 de agosto de 1887. Pouco, muito pouco registro sobre sua vida privada e profissional a não ser sua vasta obra executada em muitas cidades do Sul do Brasil,composta de projetos com características  ecléticas da virada do século XIX para o século XX, Art Decó, neogótico, neoclássico e moderno - que variam de residências de todos os tamanhos, fábricas, escolas, espaços comerciais e muitas igrejas, obras das quais listaremos algumas

Entre os anos de 1932 e 1934, os projetos de Gramlich foram realizados em parceria com o engenheiro Gustav Bleicker, seu genro, através da empresa "Gramlich e Bleicker: Arquitetos e Engenheiros”, com escritório na Rua 7 de Setembro - cidade de Blumenau.

Momentos da Abertura - Imagens
"Exposição Itinerante 'Simão' Gramlich: percursos arquitetônicos em Blumenau"



















Localização de algumas de suas obras na cidade de Blumenau - levanta pela pesquisadora.































































Em Breve - imagens a partir da Caminhada...
Também aguardamos mais informações sobre o arquiteto, de nosso contato na Alemanha que está, nesse momento, pesquisando Simon Gramlich.
Referências

FRESARD, Francisco - Pancho. Bom Jesus não poderá demolir prédio que comprou do governo estadual na Rua XV de Novembro. Publicado em 18 de abril de 2019. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/pancho/bom-jesus-nao-podera-demolir-predio-que-comprou-do-governo-estadual-na-rua-xv-de. Acessado em 3 de maio de 2019 - 11:33h.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário