sábado, 21 de março de 2020

Encano Alto - Indaial SC - Patrimônio Histórico Arquitetônico


Em 6 de janeiro de 2020, entramos na estrada colonial do Encano (marcada no mapa histórico abaixo), localizada na margem esquerda do Ribeirão Encano - município de Indaial SC, caracterizada pelo típico traçado dos lotes coloniais do início da Colônia Blumenau, este executado pelos primeiros agrimensores, que tiveram como primeiro trabalho, efetuar o levantamento de todos os rios da Bacia do Itajaí.
Mapa de Lotes Coloniais - Fonte Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
A estrada colonial atualmente é conhecida por Rua Reinhold Schroeder e está localizada no bairro Encano, como já mencionado, no município de Indaial SC. Os aspectos rurais e de propriedades rurais ainda são predominante na paisagem local. Com isso, muitas das tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico local, construídas em outros tempos históricos, ainda são encontradas na paisagem, entre estas, algumas muito antigas, com estrutura enxaimel e fechamento em taipa e também, em madeira, além de tijolos maciços aparentes.


Blumenau - município limítrofe de Indaial, tem um de seus bairros mais populosos localizado nas proximidades do vale do Ribeirão Encano e da estrada colonial mencionada. Os locais de Indaial e Blumenau são separados somente por uma montanha. A área urbana de Blumenau está distante somente um, ou dois quilômetros, da estrada colonial de Indaial. 
Observando informações do Google via Satélite e em função da acelerada ocupação do bairro de Blumenau, fomentado por loteadores e desprovido de planejamento urbano adequado, percebemos que ocorre o avanço da ocupação urbana, em direção a este vale rural e histórico de Indaial. 
Efetuamos o registro de algumas tipologias interessantes, entre as quais, estão algumas tombadas e tidas como, de fato e de forma formal, parte do patrimônio histórico arquitetônico de Indaial - resquícios históricos da antiga Colônia Blumenau - projeto privado implementado por um grupo de imigrantes alemães liderados pelo ex agente fiscal da "Sociedade de Proteção aos Emigrados Alemães" - Colonisation Vereins Hamburg - Hermann Blumenau. 
O caminho de ligação entre os bairros dos dois municípios já é visível pelas imagens de satélite.

Encano

Muito pouco há de registros histórico sobre este bairro do município de Indaial. Por ainda apresentar características originais, pode-se afirmar que sua origem é semelhante aos locais onde há curso de água de um tamanho considerável, parte integrante da Bacia do Itajaí, os quais foram inseridos dentro dos primeiros desenhos de traçados de lotes coloniais, ainda no século XIX, na Colônia Blumenau. Geralmente o curso de água, que também era utilizado para irrigação da plantação e consumo da propriedade e acessibilidade, estava localizado aos fundos dos lotes coloniais, que recebia uma picada e mais tarde, um estrada, criando assim uma malha de caminhos bem característicos em todo o território da Colônia Blumenau. 
Os lotes coloniais, geralmente possuíam testada pequena, para que todos pudessem ter acesso ao rio ou ribeirão e grande profundidade.  No Encano, ocuparam terrenos dos dois lados da estrada colonial, sendo que o lado direito, tem grande proximidade com o rio, concluindo que a estrada  estava dentro da propriedade colonial.
Deste tempo, encontramos algumas casas, sendo, algumas, cadastradas pela administração pública de Indaial.

Algumas tipologias fotografadas...

Tipologia característica da região - durante o período áureo da madeira, produto muito fácil de de encontrar e de adquirir em função da presença da Mata Atlântica in natura, onde suas principais e mais duras madeiras eram denominadas "madeira de lei". Este tipo de casa, embora tenha existido em grande quantidade em todo o estado de Santa Catarina, apresentava diferenças e características regionais. Cada região, dentro do próprio Vale do Itajaí e também, do Estado de Santa Catarina, possuía sua tipologia característica. 
Quase não existem mais na paisagem. Isso ocorre devido a grande procura da "madeira de lei", atualmente muito valorizada e usada na industria moveleira de "móveis Frankstein", ou de "demolição", como preferirem.

Também um exemplar de uma casa regional de tipologia de madeira, com a tradicional mansarda, com a quebra das pontas do espigão da cumeeira. Tipologia em extinção nas proximidade de centros regionais mais adensados do Vale do Itajaí.



Belíssimo exemplar guardado por um atento ganso, que fez questão de alardear nossa presença, na mesma rua sob o número 3520. Sua volumetria reporta às primeiras casas construídas na área rural da Colônia Blumenau, com predominância do fechamento em tijolos maciços. Nesse caso, sua estrutura é enxaimel com fechamento em madeira, com a presença do anexo frontal e posterior, responsáveis pela existência da quebra da inclinação do telhado.

Tudo o mais é muito característico da casa pioneira regional construída com estrutura enxaimel, como o sótão, aberturas em madeira em duas folhas, tanto janelas quanto a porta principal, a varanda, com parte de sua área fechada, podendo ser um quarto de visita ou então o quarto de costura da senhora. Este tipo de estrutura, quase sempre era fechada com tijolos. A madeira era o material mais barato e usual quando havia alguma dificuldade na aquisição dos tijolos. Localização - a seguir.




Casa Hercílio Reiter, N° 4370, também construída com estrutura enxaimel, é de 1895. Quem a construiu foi Gustavo Lindner. A curiosidade está presente na varanda, que não apresenta guarda corpo. É a primeira vez que encontramos uma tipologia assim. A casa possui suas informações apresentadas em uma placa colocada na frente, pela administração pública de Indaial, o que achamos muito bom.
Sua tipologia é característica de uma tipologia rural da casa dos descendentes de imigrantes alemães que povoaram a região, com a presença dos anexos: varanda e local do fogo. Sua fachada prima pela simetria e seu sótão é utilizado. As aberturas são características da casa pioneira local, em madeira - pintada de branco, janelas com duas folhas e também a porta frontal que tem a presença da bandeira envidraçada, para entrada da luz natural do dia. Fechamento com tijolos maciços aparentes.



Localização da casa  - Google Street  View.
Curioso abrigo, executado para atender as necessidades das pessoas, com local para sentar e também para as correspondências de uma edificação com o número 4500. Talvez onde residam as pessoas que construíram o equipamento urbano.


Ponte Pênsil sobre Ribeirão Encano.






Ribeirão Encano.

Casa Ingo Nuremberg, N° 5388 foi construída por Bruno Schroeder em aproximadamente 1895.
O acesso visual à casa é um pouco difícil a partir da rua, mas foi o suficiente para perceber que tem semelhanças às tipologias construídas com a técnica construtiva enxaimel neste período no local. Aberturas de madeira, com os anexos da casa rural, varanda e local do fogão, elevada do chão e com sótão utilizado. Fechamento com tijolos maciços aparentes.






Casa Kloth, também está localizada na mesma rua sob o número 5400
Foi construída no início do século XX, mais ou menos na segunda década deste século. Seu construtor foi Hartwig Voigt. Também uma edificação com estrutura de madeira com a presença da técnica construtiva enxaimel.







A casa número 6317 é a Casa Julius Schroeder que foi construída por volta de 1900. Na virada do século XIX para o século XX, as tipologias em enxaimel sofreram mudanças nas áreas urbanas das nucleações urbanas fundadas por imigrantes alemães dentro da grande Colônia Blumenau. Ou até mesmo, não foi mais construído com esta técnica, o que não aconteceu na área rural, criando a falsa verdade e lenda de que a casa enxaimel regional era uma tipologia tipicamente rural ou do uso exclusivo do colono.








Ponte Coberta do Encano








Também outra característica tipologia de madeira local, com a ponta do espigão das cumeeiras quebradas. Tipologia característica com a presença da volumetria da casa do pioneiro local, o imigrante e descendentes do imigrante alemão. 
Casa com estrutura enxaimel e fechamento em madeira, material de pouco valor, na época, pela quantidade disponível e abundante. Geralmente as casas eram construídas de canela preta.
Esta foi construída com a cumeeira paralela à estrada, com uma varanda frontal, a qual liga a um caminho, que está inserido no jardim em direção à estrada. A casa conta com a presença da mansarda. Pelo aspecto e características da porta frontal, trata-se de uma construção mais recente, no entanto, com as características das primeiras edificações. A porta conta com somente uma  folha e sem a bandeira superior - geralmente envidraçada. As janela são semelhantes às encontrada nas primeiras casas construídas na região.




Segue uma tipologia pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Indaial e do Vale do Itajaí - portanto, da Colônia Blumenau, muito rara com estrutura enxaimel feita com caibros falquejados ainda, rodeada de um pomar abandonado, com telhas de barro que não são as telhas germânicas ou planas, cujo fechamento foi feito de madeira. As imagens comunicam.


Tipos de telhas muito antigas.


Estrutura enxaimel elevada do chão.

Estrutura enxaimel elevada do chão.



























Vídeo da pequena casa enxaimel de Encano Alto


Esta edificação é muito especial e talvez as pessoas não se deem conta de quanto tempo é sua construção. Observando seus elementos, afirmamos com certeza, de  que é uma das mais antigas construções desta região. Apresenta o fechamento dos quadros feito com  estuque, ou taipa rebocada. Quadros da estrutura enxaimel feitos com madeira beneficiada manualmente ou falquejada. 
Aparentemente, a casa foi construída em etapas. A primeira etapa reporta a primeira casa do pioneiro, sem a presença dos anexos: varanda e local do fogo, que foram construídos posteriormente, característica da casa enxaimel construída nas áreas mais afastadas dos centros das nucleações urbanas - ainda no século XIX. Com o acréscimo dos anexos, é notável que o construtor não sabia muito bem como fazer o telhado e aumentar o pé direto na varanda, que deveria receber a sequencia do telhado. Mais tarde fizeram surgir a quebra a partir da mudança da inclinação. Nesse caso, também, mas não ficou tão harmonioso como usado em construções posteriores.




Encaixes bem elaborados apoiados sobre pilaretes de pedra.
































Breves resquícios da História da Colônia Blumenau....
ainda permanecem na paisagem!



Leituras Complementares - clicar sobre título escolhido...
  1. Festa da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow Alto - Indaial SC
  2. Fundação indaialense de Cultura - Indaial SC - FIC
  3. Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC
  4. Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow - Indaial
  5. A Ferrovia - EFSC
  6. Hermann Bruno Otto Blumenau - Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí
  7. Técnica do Enxaimel
  8. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel 
  9. Arquitetura - Análise do Casarão Hoeschl - Warnow - Indaial SC - 2° Parte
  10. História - Instalação do Município de Indaial - 47° FIMI - Momentos do dia 19 de março
  11. Leopold Franz Hoeschl - 1° Cônsul Honorário do Império Austro-Húngaro na Colônia Blumenau - 1° Parte.
  12. Colono no espaço da Colônia Blumenau.
  13. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante





















Nenhum comentário:

Postar um comentário