quinta-feira, 12 de março de 2020

Demolida - Casa da Rua Namy Deeke - Blumenau SC

Para registro histórico, mais uma edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico de Blumenau, demolida no final de fevereiro de 2020, de rico valor arquitetônico que marcou um período histórico, com a mesma linguagem da casa pertencente ao ex prefeito de Blumenau Hercílio Deeke, localizada ao lado. 
Esta postagem ficará aberta, para atualizações com dados históricos e até mesmo o que ocupará seu lugar, que está localizado bem próximo a histórica Estrada da Linguiça -Wurststrasse, atual Rua XV de Novembro "pipocada" de tipologias históricas com uso misto, pois marcava a antiga rua do comércio da Colônia Blumenau.
Resultado de imagem para Hercílio Deeke arquitetura angelina wittmann
Um pouco antes da demolição da residencia do ex Prefeito Hercílio Deeke. Também foi mexido na topografia do terreno. No local atualmente está uma loja de materiais de construção. Na frente a casa demolida na rua Namy Deeke.



 













Localização da edificação demolida e julho de 2020.

Não temos muitas informações da história da casa, mas a postagem ficará "aberta" e a completaremos na medida que conseguirmos mais dados.
Nos seus último momento era um ponto comercial de produtos eletrônicos, com alguma parte descaracterizada, sem com isto ofuscar sua beleza e assimilação de seu conjunto, cujas características marcaram uma época.
arquitetura poderá ser classificada na linguagem eclética regional com influência de elementos da arquitetura dos pioneiros e inglesa com a presença de cimalhas e detalhes, que originalmente tinham a cor de acabamento branca. A forma da planta é resultado da justaposição de volumes com formas diversas. O telhado, igualmente, apresenta uma forma variada a partir da integração de panos resultantes em 4 águas, bem com cobertura anexa com duas água contando com a presença da empena tradicional em algumas fachadas e em outras, com acabamento que lembra platibandas com acabamentos em curvas, cobrindo o beiral do telhado com aspectos e características do barroco - através do decorativismo em curvas. Beirais com acabamento em estuque, caracterizando seu tempo de construção entre as décadas de  1950 e 1960. Iremos investigar mais sobre. A edificação autoportante de tijolos maciços foi construída sobre fundações feitas de pedras.



Espaço aberto após a demolição da edificação pertencente ao patrimônio histórico arquitetônico local e estadual - em julho de 2020.


 Fevereiro de 2023
A construção do edifício tomando forma.




Lugar da edificação histórica.

Em Construção!!

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:

  1. A Ponte Lauro Müller
  2. Hospital Santa Catarina - Inauguração - Blumenau - 1920
  3. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  4. Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba
  5. III Concordia - Tanzboden - Curitiba
  6. Uma Correspondência Eletrônica de Niels Deeke - Personagens da História de Blumenau
  7. Arquitetura - Apresentação e análise da Casa Salinger - Blumenau SC - Sul do Brasilrquitetura-apresentacao-e-analise-do.html
  8. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  9. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: “Deutschland”
  10. Demolida - Casa da Rua Namy Deeke - Blumenau SC
  11. Dona Emma e sua História - Um Pedaço da Colônia Blumenau
  12. Hercílio Arthur Oscar Deeke
  13. José Deeke - Uma personalidade
  14. Os livros publicados por José Deeke
  15. Um pouco de história da Colônia Hammônia ou - Ibirama
  16. História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke


























Nenhum comentário:

Postar um comentário