sexta-feira, 6 de março de 2020

Programa - Noite de Dança Folclórica - 35° aniversário do G.F. Pomerano - 14 de março




Schwester Anita 
 Foto:  Tatiane Hansen
Jornal Pomerano
No próximo dia 14 de março, quem estará celebrando aniversário é o Grupo Folclórico Pomerano de Pomerode SC. Somos testemunha da perseverança do Pomerano para continuar o trabalho voluntário, mesmo que prazeroso, e manter firme a tradição pomerana - através da dança, dentro da comunidade. É o único grupo da cidade que mantem a tradição e o traje do imigrante pomerano. 
Faz quase uma década que acompanhamos o trabalho e a dança do grupo folclórico fundado pela Schwester Anita na data de 25 de outubro de 1984. Ao contrário da fama que tem o pomerano, os folcloristas pomeranos de Pomerode são alegras e festivos. 
Quando Schwester Anita, entre inúmeras ações e inciativas culturais suas, fundou o Grupo Folclórico Pomerano pretendeu inovar e resgatar a cultura dos pomeranos, em sua essência. O primeiro grupo era formado por 17 folcloristas.






No desfile festivo ao lado de folcloristas do grupo que idealizou - Grupo Folclórico Pomerano.








Indumentária do homem a beira mar   apropriada para a pescaria. Não era sua roupa de festas e sim de trabalho.
Presença de um grupo trajado como os Pomeranos do litoral no  4° Desfile de Grupos de Dança Folclórica na cidade de Pomerode - 2012. Foto Angelina Wittmann 2012.








Representantes do Grupo Folclórico Pomerano levando as cores da cidade no desfile Oficial da 34º Festa Pomerana - Pomerode SC. Foto Angelina Wittmann 2012

Foto Angelina Wittmann 2012.
A cidade de Pomerode resgata um espaço importante para a visibilidade e manutenção da cultura pomerana dentro de sua festa maior - a Festa Pomerana - a festa do aniversário da cidade. Cultura dos primeiros imigrantes alemães que fundaram a povoação de Pomerode, ha mais de 100 anos. Posteriormente outros imigrantes alemães chegaram, e chegam até os dias atuais, de outras regiões da Alemanha, com outros hábitos e costumes. Os pioneiros - pomeranos - estavam quase sem o espaço de importância dentro da história local, regional e até mesmo estadual e nacional e que recebeu um grande impulso através das atuações do grupo folclórico aniversariante.
Com o Grupo Folclórico Pomerano contribui, através da dança e de outra atividades culturais, para a manutenção, realmente de seus antepassados pomeranos. 
Vídeo















As comemorações do 35° aniversário do Grupo Folclórico Pomerano acontecerá no  dia 14 de março, na Associação da Porcelana Schmidt, localizada na Rua Ricardo Krueger, N° 485 - Testo Rega, Pomerode SC. 
Nenhuma descrição de foto disponível.
A animação do baile  será feita pelo  Trio Edelweiss de São Bento do Sul SC.
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas no palco e pessoas tocando instrumentos musicais








































Estaremos efetuando o registro para a história!
Como este vídeo, feito no dia 7 de março de 2020, uma semana antes do evento...
Belíssimo!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário