sábado, 13 de fevereiro de 2021

O Teatro Alemão no C.C. 25 de Julho de Blumenau - Theatergruppen - Livro de Alda Niemeyer

Alda Niemeyer atuando - década de 1990.
Cíntia Daniela Galz
Uma pesquisadora, a qual fotografamos em 2012 como Princesa do Oktoberfest Blumenau Cíntia Daniela Galz, procurou-nos para saber mais sobre um dos nomes do Teatro Alemão em Blumenau, dentro de um grupo o Theatregruppe, no C.C. 25 de Julho de Blumenau, pois pretende apresentar este registro em um projeto do qual faz parte. 
Theatregruppen - Ano de 1980 - Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Para contribuir mais - além das postagens existentes e listadas  no final desta,  nos inteiramos mais sobre o tema entrando em contato com Dona Alda Niemeyer, nascida em maio de 1920 e que está seguindo com disciplina seu isolamento social - para evitar qualquer problema com o Covid 19, pandemia que dura, exato um ano.
Escrevemos um pouco sobre sua  biografia, listada no final desta. Neste momento Alda Niemeyer nos informou que escreveu um livro sobre esta parte de suas atividades culturais - o teatro no idioma alemão. Seu trabalho teve contribuições de Paulo König e Gerda Hofschulte, que com eles: são os 3 coordenadores do Teatro Alemão que o C.C. 25 de Julho de Blumenau teve - Die Thatergruppe. No primeiro período, o grupo cultural foi coordenado por Gerda Hofschulte, no segundo momento, por Paulo König e por último, o grupo foi coordenado por Alda Niemeyer, que teve a iniciativa de escrever este livro, edição com 3 exemplares, de 169 páginas e escrito em 2015. Sua IBNS é 1367185/47-30354431. Apresentou o livro e nos disponibilizou para a pesquisa. Ficamos com o livro - uma semana.
Percebemos ser um trabalho tão valoroso sob o aspecto histórico, que decidimos compartilhar aqui neste espaço, contando que um dia, este trabalho consiga uma nova edição com maior número de exemplares, além dos três, que foram destinados aos 3 coordenadores citados.
O Título do livro é "Theatergruppe (Der alte Stamm) - Centro Cultural 25 de Julho" 
O livro é no idioma alemão, o que faz sentido, uma vez que o Teatro era apresentado no idioma alemão. No livro há fotografias de peças, seus bastidores e apresentações, no período que Alda Niemeyer coordenava o grupo. Também há registro de excursões, no Brasil e fora do Brasil.
Para ficar mais original possível, fotografamos as páginas em pares e as colocaremos na sequencia através de um link que poderá ser acessado, para ter imagens maiores, facilitando a leitura.

Com Rolf Haas - lado direito.


Dona Alda e  Georg Kahrbeck na peça Dinner For One.


Dona Alda e  George Kahrbeck na peça Dinner For One.

 Grupo de Teatro do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau

Vinte e sete anos atrás formou-se no Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau um grupo de teatro. Pessoas apaixonadas pelo palco, conservando a tradição dos antepassados, imigrantes que falavam a língua alemã. Eram todos leigos, amadores, que com o tempo adquiriram experiência e versatilidade. I "elenco" mudou com os anos, - mesmo  assim temos hoje ainda fundadores deste Grupo  de Teatro, acompanhando de perto nossas atividades.
Todo o repertório do grupo é levado ao palco em língua alemã. São peças humorísticas, e comédias, clássicos deste gênero na literatura teatral, conhecido pela platéia alemã. O grupo quer sempre levar alegria e sorriso para o público, sabendo que a vida já é difícil que chega!
Geralmente os participantes levam 3-4 meses para ensaias uma peça. Depois se pensa no cenário, no guarda roupa, no palco em geral. Tudo é preparado e feito pelos participantes do grupo. como o grupo viaja, apresentando-se nas cidades vizinhas, no Paraná, em São Paulo e Porto alegre, e, até viajando para as Missiones, na Argentina, tudo precisa ser bem pensado.
Assim leva-se para estas viagens sempre um palco completo, com luzes e cenários. cortinas e demais requisitos necessários. Leva-se 3-4 horas para montar um palco, isso em lugares, ou em salões de esporte, onde nem elevado para uma banda tem. Até juntam-se mesas, para formar um palco. Depois se armam as laterais e uma cortina que corre bem. E, até um lugar para o ponto se monta. O "camarim" de um lado é feito com cortinas. O grupo está preparado para qualquer eventualidade, improvisa com jeito e da melhor forma possível.
As dificuldades são vencidas com um sorriso e muita boa vontade, suor e paixão pela arte de representar. A maior e melhor recompensa é sempre o aplauso  do público, em cena aberta ou no fim do espetáculo.
Somos, no momento, o único grupo que apresenta peças teatrais em língua alemã. A maior dificuldade agora é, achar jovens interessados em participar destas atividades. Não é preciso falar alemão. Nos já "preparamos" nos últimos anos  atores que não sabiam dizem nem "Ja" e nem , "Nein". E, que no fim dos ensaios felavam corretamente todo o texto, fazendo papel bonito no palco.
Todas as peças geralmente são apresentadas 10-11 vezes. Em Blumenau normalmente 3 vezes e, as outras apresentações e, Joinville, Jaraguá, Pomerode, Treze Tílias, Ibirama, Serrinha, Vila Itoupava e outras localidades em Santa Catarina. São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Entre Rios e, até em Nueve de Julho e São Carlos, Missiones, na Argentina conhecem o grupo do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.
Infelizmente perdemos alguns de nossos participantes mais experimentados no último ano. Motivos pessoais e doenças os tiraram de nosso convívio. assim preparamos a nossa pequena peça "Dinner for One", somente para duas pessoas.
"Dinner for One" é uma comedia inglesa, representada há anos na Alemanha, sempre na noite de Ano Novo, na televisão. É repetida todos os anos, quatro-cinco vezes por noite. Nosso amigos da Alemanha fazem o programa da Noite de São Silvestres para "antes ou depois" do Dinner for One". Ou, eles se reúnem e assistem em grupos a peça. É tradição!.
Nós traduzimos esta comédia para o alemão e para o português e, já a apresentamos 11 vezes, 8 vezes em alemão e duas vezes em português.  Fomos convidados a apresentá-la no 15° Festival de Teatro Universitário em 2001, no Congresso da FECAB, organizado pela Secretaria da Cultura, e mais dois outros congressos, e com ela inauguramos o novo Teatro de Jaraguá do Sul. Ela permanece montada para qualquer ocasião ou convite.
"Dinner For One" é a história de um jantar extraordinário.
Miss Sophie faz 90 anos. O Mordono James organiza este jantar há muitos anos. Convidado são os quatro melhores amigos de Miss Sophie: Sir Toby, Almirante von Schneider, Mister Pomeroy e Mister Winterbottem. Infelizmente se dá um problema. Miss Sophie já não não é mais jovem e, ela sobreviveu a todos seus amigos. O último foi enterrado a  25 anos atrás.
Mesmo assim Miss Sophie não quer dispensar este jantar festivo. E, como por motivos obvios os amigos não podem estar presentes, são representados pelo Mordomo James As complicações e cenas engraçadas que se passam por 20 minutos fazem o público rir e chorar de rir.
O texto pode ser falado em inglês, alemão ou português, - ele não é relevante. O público acompanha sem dificuldade todo este jantar especial, com as cenas cômicas e expressivas, praticamente todas a cargo do James.
 Por falta de novos e jovens atores, o Grupo de Teatro do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau tem dificuldades em montar peças novas. Precisamos urgentemente achar jovens, que se interessam por peças em alemão e, prontos para enfrentar dificuldades. Não é fácil falar alemão. Mas, com boa vontade e a ajuda de todos os membros do nosso Grupo, está tarefa pode ser vencida.
Diesen Text fand ich auch noch. Der erst, Deutsche hat Fehler!!! Also VORSICHT!
Alda Niemeyer 
Apresentamos o livro - através de fotos de  suas páginas
No final desta postagem  há o link, onde estas imagens poderão ser abertas com tamanho maior e com as paginas em melhor resolução. Não escaneamos o material, para não danificar o livro, tão gentilmente cedido por sua autora, Dona Alda Niemeyer.






















































































































Detalhe: Georg Kahrbeck - Ator com o qual dona Alda atuou muito e tece elogias sobre sua performance sobre o palco. Atualmente é cantor do Coro Masculino Liederkranz. Link sobre Kahrbeck - no final desta postagem.























 











Para acessar fotografias com melhor resolução - Clicar sobre: Livro Theatregruppe - C.C. 25 de Julho de Blumenau

Leituras Complementares - Clicar sobre título escolhido:











2 comentários:

  1. O que dizer quando não há palavras para expressar tão incrível sentimento??? Muito amor e gratidão por pessoas que nos contam histórias como esta que acabo de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entusiastas e pessoas como você, faz-nos acreditar que a cultura e a tradição, na cidade de Blumenau e região terá uma continuidade. Muito obrigada. Continue sempre. Abraço grande...

      Excluir