sábado, 6 de fevereiro de 2021

Ordenação Presbiteral do Padre João Humberto Luciani: Formado em Blumenau SC e Ordenado na Igreja Matriz de Luiz Alves SC

Padre João Humberto Luciani.
João Humberto Luciani - o conhecemos através da pesquisa, quando trocávamos mensagens e informações sobre a arquitetura religiosa  da Catedral de Blumenau. Era um de seus diáconos em formação, cuja história, construção e arquitetura, registramos neste espaço e tem sido útil à comunidade, como também, foi para João Humberto, que é um pesquisador da memória da comunidade católica em Blumenau, também. A partir deste contato, também contribuiu conosco, apresentando-nos material sobre  o Congresso Mariano Regional, em 1950, junto a Comemoração do Ano Santo dentro da Programação do 1° Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC. O respectivo link,  no final desta.
Matriz da Paróquia São Vicente de Paulo - Luiz Alves SC.
Na última semana de janeiro de 2021, João Humberto comunicou-nos sobre sua ordenação no início de fevereiro e via on line. Também, falou sobre a sua 1° Missa na Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau, cuja arquitetura tanto chamou sua atenção. 
A sua  Ordenação Presbiteral, e também de seu amigo Marco Aurélio Schmitt, aconteceu na Paróquia São Vicente de Paulo, no município de Luiz Alves SC, onde residem suas famílias. Emitimos o desejo de estar presente para efetuar os registros para esta postagem, mas João Humberto explicou que seria uma cerimônia quase reservada, somente para familiares, professores, colegas, padres e que, por isso, seria transmitida ao vivo, via plataforma do Facebook, feito pela própria paróquia. Desta maneira, acompanhamos e destas imagens "fizemos" as fotografias para esta postagem dos momentos de um jovem, que escolheu servir, dentro da senda católica
Para colher este material, foi como estivéssemos presentes, pois fizemos as imagens no momento real que acontecia a cerimônia, através do vídeo que assistíamos on line pela plataforma do Facebook. 
Também lembremos de seu amigo, outro jovem, com a mesma opção: servir, agora o Padre Marco Aurélio Schmitt.
Os dois foram formados pela  Diocese de Blumenau, com acompanhamento da Pastoral Vocacional, sobretudo antes dos estudos, não sendo, no  entanto, diretamente a responsável. O espaço desta formação aconteceu junto à Catedral São Paulo Apóstolo, cuja comunidade foi criada pelo pioneiro Padre Jacobs, que  também construiu a primeira escola no local, o Colégio Santo Antônio e onde também havia uma escola de formação religiosa - da Ordem Franciscana. Quando assistia a cerimônia de Ordenação Presbiteral, lembramos do Padre Jacobs.
Na  semana da ordenação, primeira do mês de fevereiro de 2021, aconteceram missas vocacionais, todas as noites, para preparar a ordenação presbiteral dos diáconos João Humberto Luciani e de seu amigo Marco Aurélio Schmitt.

Como acontece a cerimônia de Ordenação Presbiteral?
Para compreender a tradição e a cerimônia da Ordenação Presbiteral, fomos pesquisar. A cerimônia de Ordenação Presbiteral de João Humberto durou aproximadamente mais de 2,5 hora. Foi sonorizado somente por vozes masculinas e praticamente todas as demais figuras eram masculinas, na cerimônia. No final, foi dado "Graças à Maria", mãe de Jesus.
De acordo com o Portal dos Franciscanos, o sacramento da Ordem é constituído por três graus: episcopal, presbiteral e diaconal. Cada qual possui um rito de ordenação próprio, porém o comum entre eles é a imposição das mãos e a prece de ordenação.
João Humberto Luciani já havia passado pelo Sacramento da Ordenação Diaconal em 8 de dezembro  de 2019. 
E agradecendo e pedindo, com os dois seminaristas, Marco Aurelio Schmitt e João Humberto Luciani, que serão ordenados diáconos transitórios, isto é, para se tornarem sacerdotes, com eles façamos um itinerário de preparação próxima para, no dia 08 de dezembro, na Catedral de Blumenau, participarmos de seu decisivo passo, rumo à realização de seu sonho, agora também configurado como sonho de Deus. Pe. Raul Kestring.


Ordenação diaconal de João Humberto e Marco Aurélio em 8 de dezembro  de 2019 - Foto Diocese de Blumenau.
Ordenação diaconal de João Humberto e Marco Aurélio em 8 de dezembro  de 2019 - Foto Diocese de Blumenau.
Prosseguindo...
Dentro dos ritos da Igreja Católica Apostólica Romana, após a ordenação diaconal, o segundo grau do ministério da Ordem é o presbiteral, denominado também por sacerdotal. Segundo o Pontifical Romano, a ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, ladainha, imposição das mãos e prece de ordenação, unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Momento que o Padre João Humberto recebe o cálice.












A Ordenação Presbiteral, ou Sacerdotal, é realizada dentro da Eucaristia. Logo após a Liturgia da Palavra dá-se início a cerimônia de Ordenação Presbiteral.
Eleição do Candidato
O diácono chama o ordenando, com as seguintes palavras: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. E, em pé, o candidato coloca-se diante do Bispo, como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”. Em seguida, um presbítero designado para tal, pede ao Bispo para que ordene este irmão para a função de presbítero. O Bispo, então, interroga se o candidato é digno deste ministério. O presbítero responde que após ter averiguado junto à comunidade e ouvido os responsáveis, com convicção declara ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Tendo esta resposta, o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”.
João Humberto e Marco Aurélio Schmitt em frente do Bispo de Blumenau Dom Rafael Biernaski (Desde Junho de 2015), respondendo "Presente".

João Humberto e Marco Aurélio Schmitt em frente do Bispo de Blumenau Dom Rafael Biernaski (Desde Junho de 2015), respondendo "Presente".
Homilia

Dando sequência à cerimônia, o Bispo, brevemente, fala à comunidade sobre este momento forte na vida desta, bem como sobre o sacramento da Ordem Sacerdotal. E, dirige-se ao ordenando, admoestando e animando-o acerca deste ministério para o qual será ordenado.

Propósito do Eleito

Após a homilia, o eleito, em pé, responde às seguintes interrogações feitas pelo Bispo:
– Queres, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de presbítero, como fiel colaborador da Ordem episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?
– Queres, com dignidade e sabedoria, desempenhar o ministério da palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a fé católica?
– Queres celebrar com devoção e fidelidade os ministérios de Cristo, sobretudo pelo sacrifício eucarístico e o sacramento da reconciliação, para o louvor de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?
– Queres implorar conosco a misericórdia de Deus em favor do povo a ti confiado, sendo fielmente assíduo ao dever da oração?
– Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com ele consagrado a Deus para salvação da humanidade?
João Humberto, respondendo ao Bispo.


O ordenando, ao responder “Quero”, afirma publicamente o propósito de aceitar esses encargos. Em seguida, o eleito ajoelhado põe suas mãos postas entre as do Bispo, e, esse interroga: “Prometes respeito e obediência ao Bispo diocesano e ao teu legítimo superior?”; Eleito: “Prometo”; Sendo assim, o Bispo conclui dizendo: “Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”.
João Humberto coloca suas mãos entre as mãos do Bispo Dom Rafael Biernaski e reponde às perguntas proferidas pelo Bispo.

Ladainha

O Bispo convida a comunidade para pedir a Deus que derrame  sua graça sobre o novo sacerdote, escolhido para o cargo de presbítero. O eleito deita-se, como sinal de sua total entrega a Deus. E, durante a ladainha, segundo o N°155 do Pontifical Romano, se for domingo e no tempo pascal, os demais permanecem de pé; no entanto, nos outros dias, de joelhos.
João Humberto se deita no chão, como sinal de sua total entrega a Deus.














Terminada a ladainha, o Bispo, de mãos estendidas, reza:

“Ouvi-nos, Senhor, nosso Deus, e derramai sobre este vosso servo a bênção do Espírito Santo e a força da graça sacerdotal, a fim de que acompanheis com a riqueza de vossos dons o que apresentamos à vossa solicitude para ser consagrado. Por Cristo, nosso Senhor”.
Imposição das mãos e Prece de Ordenação
Esta parte decorrente é tida como aquela que, no silêncio do coração, o Bispo e todos os presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando. Esse, estando de joelhos, em silêncio, o Bispo impõe as mãos sobre sua cabeça, seguido pelos presbíteros.
João Humberto recebe a imposição de mãos do Bispo Dom Rafael Biernaski.














João Humberto recebe a imposição de mãos  de seu professor - um dos muitos Padres presentes, que lhe impuseram as mãos após o Bispo.













Após um longo silêncio, o Bispo reza, ou canta, a oração da ordenação, na qual são citadas as principais tarefas do sacerdote. Nessa oração é lembrada a relação dos setenta mais velhos com Moisés. O sacerdote é descrito principalmente como colaborador do Bispo, instrutor da fé e divulgador da palavra de Deus. O pedido mais importante é colocado pelo Bispo nas palavras: “Dê a seus servidores a virtude sacerdotal. Renove neles o espírito de santidade. Faça, ó Deus, com que eles se atenham ao ofício que receberam da sua mão; que a vida deles seja para todos estímulo e fio condutor. Abençoe, santifique e ordene os servidores pelo Senhor”. A oração transpira o espírito da Primeira Carta de Timóteo. Nela é dito que o encarregado do ministério deve manter o bem que lhe foi confiado, deve passar adiante, fielmente, o tesouro que recebeu na mensagem de Jesus. Aquele que é ordenado sacerdote reflete algo sagrado que oferece aos outros. (GRÜN, A. 2007, p. 33-34).

Unção das mãos e entrega do pão e do vinho
A última parte da cerimônia de Ordenação apresenta alguns símbolos que indicam o ministério sacerdotal da Ordem. Terminada a Prece de Ordenação, o eleito, com o auxílio de um ou dois presbíteros, é revestido com a estola sacerdotal e a casula. Este paramento foi entregue pelos pais de João Humberto e também de Marco Aurélio. Depois de estarem paramentados, de joelhos, a palma das mãos do ordenado é ungida pelo Bispo com o óleo da Crisma.

João Humberto recebe a estola sacerdotal e a casula das mãos de seus pais.

João Humberto, com os paramentos, ajoelhado na frente de Dom Dom Rafael Biernaski, tem suas mãos ungidas.













Após se faz a seguinte oração: “Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem o Pai ungiu com o Espírito Santo, e revestiu de poder, te guarde para a santificação do povo fiel e para oferecer a Deus o santo Sacrifício”.

Então, o Bispo amarra as mãos do ordenado, e é desamarrada por quem receberá a primeira bênção sacerdotal, que foram os pais de João Humberto e também de Marco Aurélio.

Em seguida, os fiéis trazem o pão na patena, e o vinho e a água no cálice, para a celebração da Missa. O diácono os recebe e entrega ao Bispo, que os entrega ao Ordenado, ajoelhado diante de si, dizendo: “Recebe a oferenda do povo para apresentá-la a Deus. Toma consciência do que vais fazer e põe em prática o que vais celebrar, conformando tua vida ao mistério da cruz do Senhor”.
E para terminar, como sinal alegre de acolhimento ao neo-sacerdote, o Bispo e o colégio dos presbíteros presentes o abraçam. Segue, então, a liturgia eucarística, onde o ordenado exerce, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando-a com o Bispo e os outros membros do presbitério. Neste dia foram - neste momento os Padres João Humberto e Marco Aurélio.
Ao término da celebração, o bispo estende suas mãos sobre o ordenado e sobre o povo dizendo:


Ele te faça no mundo servo e testemunha da verdade e do amor de Deus e ministro fiel da reconciliação. Amém.
Ele te faça verdadeiro pastor que leve ao seu povo o Pão vivo e a Palavra de vida, para que cresça na unidade do Corpo de Cristo. Amém.
E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém”.
“Deus, pastor e guia da Igreja, te guarde constantemente com sua graça para cumprirdes com fidelidade os deveres de presbítero. Amém.
Ele te faça no mundo servo e testemunha da verdade e do amor de Deus e ministro fiel da reconciliação. Amém.
Ele te faça verdadeiro pastor que leve ao seu povo o Pão vivo e a Palavra de vida, para que cresça na unidade do Corpo de Cristo. Amém.
E a todos vós aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém”.
Igreja Paroquial São Vicente de Paulo - Luiz Alves.

As imagens comunicam.

As imagens foram feitas a partir do vídeo transmitido ao vivo, pela plataforma do Facebook - Diocese de Blumenau. Não pudemos comparecer, devido às restrições e para evitar aglomero, respeitando o momento de isolamento social, causado pela Covid 19.
Igreja Paroquial São Vicente de Paulo - Luiz Alves.
Dia  6 de fevereiro de 2021, às 9:00h.


Dom Rafael Biernaski - Bispo diocesano de Blumenau.




Coreto - canto com vozes masculinas.






João Humberto Luciani ao lado de seus pais.

























Marco Aurélio Schmitt.











































































Padre Marcelo Martendal - Catedral São Paulo Apóstolo.














































































































A ata
Diocese de Blumenau - Paróquia São Vicente de Paulo - Luiz Alves SC.
Ata de Ordenação de Presbítero.

Aos seis dias do mês de fevereiro de 2021, às 9:00h da Igreja Matriz de São Vicente de Paulo, Luiz Alves SC, Diocese de Blumenau, durante a celebração eucarística, o Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Dom Rafael Biernaski, Bispo diocesano de Blumenau, conferiu a Sagrada Ordem de presbítero aos Diáconos João Humberto Luciani e Marco Aurélio Schmitt, pertencentes à Diocese de Blumenau SC e para constar foi lavrada a presente Ata que vai assinada pelo Bispo, ordenante, pelos neos prebiteros e por duas testemunhas do Ato.

Luiz Alves, 6 de fevereiro de 2021.

Vídeo

A primeira Missas dos Novos Padres

A primeira missa do Padre João Humberto Luciani aconteceu em 7  de fevereiro de 2021, às 10:00h, na comunidade de São João Batista - Luiz Alves SC.
A primeira missa do Padre Marco Aurélio Schmitt aconteceu em 6 de fevereiro de 2021, às 19:00h, na comunidade Cristo Rei - Luiz Alves SC.
-------
A 1° Missa do Padre João Humberto na Catedral São Paulo Apóstolo acontecerá no dia 8 de fevereiro, às 19:00h. 
Referências

  • ________. Entenda o rito da ordenação presbiteral. Franciscanos. Acessível em: https://franciscanos.org.br/vidacrista/entenda-o-rito-da-ordenacao-presbiteral/#gsc.tab=0. Consulta em: 07/02/2021, 00,32h.
  • _________ Marco Aurelio Schmitt e João Humberto Luciani foram ordenados diáconos pela imposição das mãos de Dom Rafael Biernaski no dia 8 de dezembro - Diocesse de Blumenau. Acessível em: https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/marco-aurelio-schmitt-e-joao-humberto-luciani-foram-ordenados-diaconos-pela-imposicao-das-maos-de-dom-rafael-biernaski-no-dia-8-de-dezembro/ Consulta: 07/02/2021, 00:42h.
  • CATTANEO, E. O sacramento da Ordem. Tradução de Silva Debetto C. Reis. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
  • GRÜN, A. Ordem: vida sacerdotal. Tradução de Inês Antônia Lohbauer. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
  • HOUSSIAU, A. O sentido teológico do novo ritual das Ordenações. In: O sacerdote: fé e constatação. A. Deschamps (org.). Tradução de J. J. Queiroz. São Paulo: Edições Paulinas, 1976. [p. 109-124] Pontifical Romano. 2ª reimp. São Paulo: Paulus, 2004.

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:
  1. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve - Restaurado - Sua História, Nomes e Imagens atuais. Imagens durante Missa do Padre João Humberto.
  2. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  3. Encontro na Igreja São Paulo Apóstolo - Congresso Mariano Regional - 1950 - Em Comemoração do Ano Santo e do Primeiro Centenário da Fundação de Blumenau - Blumenau SC
  4. NATAL 2020 - Projeção Mapeada no Campanário da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
  5. Um pouco do Aachener Domchor - Da catedral de Aachen para a catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
  6. Arquitetura - Igreja Matriz São Luiz Gonzaga - Brusque - Projeto Gottfried Böhm
  7. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau
  8. Arquitetura - Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos












Nenhum comentário:

Postar um comentário