sexta-feira, 4 de junho de 2021

Imagens do Concerto "Viver é Lutar" - 28 de Junho de 2012 - 115 anos de Nascimento de Hanz Geyer

Mesmo coincidindo com a data que marcava o 115° aniversário de nascimento do Maestro Heinz Geyer, o Concerto "Viver é Lutar" marcava 30 anos, sem a presença do maestro Heinz Geyer. O concerto aconteceu no palco principal do Teatro Carlos Gomes em 28 de junho de 2012 - Blumenau.

Momentos de Ensaio de 11 de junho de 2012
Ensaio para o Concerto Viver é Lutar - 30 anos sem o Maestro Heinz Geyer
Na noite de
11 de junho de 2012 aconteceu o primeiro ensaio dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Misto e Liederkranz no grande palco do Teatro Carlos Gomes - Sala Heinz Geyer. 
Os coros do centro cultural já haviam ensaiado o programa a partir da obras de Heinz Geyer, por mais de 3 meses. 
Este ensaio, em especial, contou com a presença dos pesquisadores e coordenadores do   concerto - na época, musicólogo e proponente do projeto, Roberto Fabiano Rossbach e, o estudante do curso de Licenciatura em Música da FURB, Tiago Pereira. 
Neste momento, falaram-nos um pouco sobre este trabalho e como surgiu o projeto. Mencionaram um pouco sobre a vida do maestro Heinz Geyer que trabalhou por mais de 50 anos com música e foi um dos mentores da fundação do Teatro Carlos Gomes. 
,
Vídeo e Fotos de um dos ensaio no C.C. 25 de Julho de Blumenau em junho de 2012.

Palavras de Rossbach e Pereira durante ensaio no Carlos Gomes...
Acervo Heinz Geyer 

 "É crescente o interesse na catalogação de documentos musicais no Brasil com o objetivo de resgatar e disponibilizá-los a pesquisadores da área de musicologia. Em Santa Catarina as iniciativas ainda são tímidas, restritas a programas de iniciação científica em cursos de graduação e pesquisas em nível de Mestrado (strictu sensu). O potencial para pesquisa em musicologia histórica na região de Blumenau também é notório. Algumas ações já foram realizadas e outras estão em andamento, ligadas ao curso de Licenciatura em Música da FURB e à Escola de Música do Teatro Carlos Gomes (EMTCG).
Em março de 2011 foi iniciado o projeto de catalogação do acervo musical pertencente ao maestro e compositor Heinz Geyer, material integrante da Biblioteca da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Este trabalho, subsidiado pelo projeto de aprimoramento do corpo docente das escolas de balé, música e teatro através do Convênio com o Ministério da Cultura do Governo Federal, visa resgatar, preservar e disponibilizar a obra do compositor, dando a ela visibilidade e possibilitando sua execução. A catalogação conta com o trabalho do estudante do curso de Licenciatura em Música da FURB, Tiago Pereira, sob a coordenação de Roberto Fabiano Rossbach."

Curiosidade:  

..."Sua obra mais antiga datada, pertencente a este acervo, consiste no impresso de sua “Suíte Brasil”, para voz solista, coro e orquestra, de 1937, porém incompleta. Seu arranjo mais antigo, também impresso, é da canção “Eintracht und Liebe”, de Friedrich Ferdinand Flemming (1778-1813), arranjada para coro misto em junho de 1934." - Roberto e Tiago 

Foi durante o trabalho de catalogação que foram selecionadas obras e arranjos de Heinz Geyer para a montagem do concerto em sua homenagem. O concerto "Viver é Lutar" conta com a participação dos coros: Misto e Liederkranz do C. C. 25 de Julho de Blumenau e das orquestras: Prelúdio e da FURB. Paralelamente ao concerto, o público poderá apreciar uma exposição de fotos, objetos e materiais áudio-visuais relacionados ao maestro Heinz Geyer.

Imagens do Ensaio no Teatro Carlos Gomes




Roberto Fabiano Rossbach e o estudante do curso de Licenciatura em Música da FURB - Tiago Pereira - proponentes do projeto.

















Agenda - Concerto
Imagens do Concerto "Viver é Lutar" - 28 de junho de 2012













Regente Roberto Fabiano Rossbach.
O pesquisador desta data, que viabilizou e coordenou este projeto, atualmente   Doutor, músico, regente (coro/orquestra), instrumentista (cravo/órgão), professor, musicólogo e pesquisador Roberto Fabiano Rossbach  está assumindo a regência do Coro fundado por Heinz Geyer - Coro Misto - atual Stimmen Des Herzens do C.C. 25 de Julho de Blumenau. 
São pontos e sinapses históricas que ocorrem. Rossbach estudou e estuada ainda, a obra de Geyer na sua tese de Doutorado - já defendida. Foi aprendiz do Maestro Manfredo Bubeck, que foi aprendiz de Heyns Geyer
Manfredo Bubeck, também regeu os coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Um momento importante para a História da cultura de Blumenau.
Será que há alguma perspectiva para a comemoração do 125° aniversário de nascimento de Heinz Geyer, uma vez que o Maestro Roberto Rossbach, também é responsável pela Orquestra da FURB?
Sucesso a Roberto Fabiano Rossbach em seu novo desafio, certos de seu trabalho, competência e amor pela música e pela cultura.
Dia 21 de junho de 2021, o coro Stimmen Des Herzens do C.C. 25 de Julho de Blumenau, inicia seus trabalhos de ensaio sob a regência de Roberto Fabianos Rossbach, às 19:30h, no grande salão do centro cultural - observando as medidas sanitárias
Leituras Complementares - Clicar sobre o link:















Nenhum comentário:

Postar um comentário