quinta-feira, 24 de junho de 2021

Bauernmalerei (Pintura Camponesa) - Por Sandra Bugmann - Arte Urbana - Blumenau SC


Passando pela Rua Bahia - cidade de Blumenau - víamos uma artista mudando um muro com cores que completavam o azul do céu, de maneira florida. Não tivemos oportunidade de parar e conversar com a autora da obra - da Arte Urbana, da coragem em criar um  grande painel linear com a arte Bauernmalerei, ou pintura camponesa.  
Depois de pronta e quando pudemos, fomos ao local conhecer melhor e saber o nome da artista que usou alguns dias seus para deixar esta parte da cidade mais bonita e suave, Rua Bahia, Bairro do Salto, cidade de Blumenau
A artista é a Sandra Bugmann.

Fonte: Facebook.
Fonte: Facebook.
Sandra R. C. Bugmann é graduada em Artes Visuais, pela Universidade Regional de Blumenau, com Mestrado em Educação pela mesma universidade com especialização em Direção de Criação, pelo Instituto Orbitato de Pomerode (SC), e Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em São Paulo (SP). Além de pintora, atua como professora de pintura da arte Bauernmalerei há mais de 20 anos. Também coordena oficinas de artes para crianças, adultos e longevos, além de lecionar História da Arte, Elementos da Linguagem Visual, Semiótica e Laboratório de Criatividade em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes e Design de Moda nas seguintes instituições: FURB, SENAI e IPGEX, em Blumenau e Região. É Diretora de Criação do Bugstudium – Projetos Criativos.

Vamos conhecer um pouco sobre a Pintura Camponesa
Arte Bauernmalerei

A
arte Bauernmalerei - traduzindo do alemão - pintura camponesa - é uma arte popular originada não dentro da academia, mas a partir de práticas e história da cultura popular, utilizando motivos camponeses regionais, geralmente nas regiões alpinas e húngara/eslavas. 
  



                                                    


Atualmente o Bauernmalerei está  associado a determinados motivos predominantemente encontrado na região alpina. Sua reprodução tem pouca referência  ao contexto espacial e histórico-artístico local e são modelados com motivos rurais tradicionais em decorativismo de móveis, objetos do cotidiano e artigos folclóricos. De maneira inédita, como em Blumenau, como  arte urbana - Jardim de Edelweiss,  flor símbolo da Áustria e também patrimônio cultural deste país.
O Bauernmalerei desenvolvido atualmente - pode ser encontrada tanto como pintura, como  hobby para atividades de lazer, quanto para decoração de ambientes pessoais e ambientes urbanos, como um muro. Também é praticado como pintura profissional no setor da área folclórica-comercial. Na Alemanha, não há muitos livros especializados na pintura camponesa, especificamente. Por exemplo, Lexikon der Kunst de Seemann Verlag, apresenta esta pintura no artigo, como "Pintura de móveis". 
Pode-se dizer que o estilo da pintura camponesa é utilizada por pintores amadores, na Alemanha, desde a segunda metade do século XX para a decoração de móveis e a confecção de peças decorativas com toque camponês, sendo o aspecto de motivos regionais menos importante. 
O comércio oferece uma ampla gama de artigos correspondentes, desde modelos de motivos, estênceis e livros de instruções, como também, pequenos itens de madeira como porta- motivos e cores para efeitos especiais. O cânone de motivos nos livros sobre o assunto é amplamente limitado às áreas alpinas e húngaro-eslavas.

Bauernmalerei - como pintura popular-comercial

"Tölzer Kästen" - Século XIX

É muito difícil definir o período exato da transição da pintura camponesa original para práticas de suas produções no tempo atual, na Alemanha. Há regiões onde há uma determinada característica e identidade nos traços. Outras, apresentam uma técnica semi-industrializada do Bauernmalerei e que se desenvolveu deste o início. Não se tem o conhecimento  da transição exata entre o Bauernmalerei tradicional e o Bauernmalerei comercial (na qual, o pintor e o cliente não se conhecem). Em Oberbayern, já existia uma indústria de móveis com pinturas Bauernmalerei  nas proximidades de Bad Tölz, no século XIX, como arte popular incentivada pelo Rei Max II (1811-1864), com o objetivo de valorizar e fortalecer a identidade nacional dos conhecidos "Tölzer Kästen" (armários) com os típicos motivos de rosas redondas ou, de representações de santos. Rapidamente tornaram-se peças populares, também fora da região da Oberbayern
Da mesma forma, outro exemplo tem relação com a produção de relógios em Schwarzwald - Floresta Negra com os conhecidos mostradores coloridos, onde decoram com motivos tradicionais.
Embora essas peças artísticas estejam fora do contexto temporal e social de seus modelos originais, elas são de alta qualidade e os nuances pessoais da pessoa que executa o trabalho, podem ser reconhecido - através do traço do artista e de sua técnica pessoal. 
Para atender a grande demanda turística da região por produtos (supostamente) locais, os motivos tradicionais também são adaptados a outros objetos. Objetos de vários tipos são decorados com motivos típicos da região de Oberbayern, sendo os motivos adaptados aos objetos a serem decorados e à moda. 
A produção geralmente ocorre dentro de uma divisão de trabalho, e não mais pelas mãos de um artista. Muitas vezes com modelos, oriundos de um método serial e que não é mais uma atribuição de uma única pessoa.
Finalmente a forma mais extremada é a pintura de uma grande variedade de objetos com motivos pseudo-regionais sob o pretexto de pintura camponesa, que, no entanto, correspondem às ideias dos potenciais compradores, por exemplo, sinos de vaca com uma paisagem alpina coroada de flores.  
Souvenir de diferentes formas, recebem o
 as cores para serem comprados pelos turistas.
A peça que recebe a pintura, objeto em branco,  muitas vezes é produzida na China e a pintura aplicada sobre ela é feita com estênceis ou como um decalque, tudo é fornecido com o slogan "Saudações da Alemanha" e vendido em Rüdesheim am Rhein
O termo  Bauernmalerei está fora  e não têm nada de original. Muitas pessoas adquirem o souvenir considerando que esses objetos possuem o original Bauernmalerei, pois, muitas vezes leem em cartazes o texto: “pintado à mão” - que na verdade, tem somente alguns destaques que são rapidamente aplicados sobre as peças.
Ao contrário da artista, professora Sandra Bugmann que pintou um muro de aproximadamente 150 metros com os motivos que reportam aos Alpes, destacando a flor do amor eterno - o Edelweiss. Para ler - o link no final desta postagem.
Rüdesheim am Rhein.



Um pouco da História da Sandra, com  o Bauernmalerei, através de suas próprias palavras.
“Desde pequena, muito pequena mesmo, tenho fascinação pelo desenho, pintura, todas as formas de arte e artesanato. Há 26 anos, minha mãe e grande incentivadora, viu uma matéria no Suplemento Feminino do Estadão sobre o Bauernmalerei com os trabalhos da artista Maria Carmen Osterne, de São Paulo. Ficamos encantadas na época. Já adulta e casada, fomos fazer um curso, em São Paulo, com essa professora. O Maurilio (meu esposo) e eu. O curso durava uns dois meses, tanto insistimos que ela concordou em dar quatro aulas em dois dias. Ficamos pintando fundos de peças e secando com o secador no quarto do hotel para pintar o maior número de peças possível. Na volta, logo aconteceu a primeira Mostra Bordeaux. Conseguimos um mini espaço e usamos peças com Bauernmalerei. Muitas pessoas começaram a pedir curso e comecei a dar aulas. Não tinha muito material sobre o Bauernmalerei, mas fui pesquisando e conseguindo buscar livros da Alemanha e dos Estados Unidos, estudando, treinando, pintando e assim por diante. Tenho profunda admiração pelas pinturas folclóricas e pelo Bauernmalerei, em especial, e pensava que essa técnica deveria ser mais divulgada e valorizada. Tem uma aldeia na Polônia, Zalipie, em que as pessoas pintam flores, em um outro tipo de pintura folclórica, nas paredes das casas. Surge então a ideia de transpor o Bauernmalerei do ambiente interno, das peças e móveis para a superfície mais ampla do muro ou da parede, pintando flores e elementos bem grandes. Uma forma de divulgar, difundir e permitir que mais pessoas conheçam e se encantem com as flores características da técnica”. Sandra Bugmann.
As imagens comunicam - Original Bauernmalerei - Blumenau













































No final, está o contato da Professora e da artista Sandra Bugmann.


Vídeo

Leitura Complementar - Clicar sobre:
Referências
  • BAUM, Josef Heinrich: Schmucktechniken und farbige Möbelmalerei. VEB Fachbuchverlag, Leipzig 1961.
  • BREINERSDORFER, Elfriede. Bauernmalerei. Buch und Zeit, Köln 1978.
  • FEY, Rosi: Bauernmalerei. Englisch Verlag, Wiesbaden 1995.

As cores e a arte suavizam as arestas do caminho, 
...através do olhar seletivo e fazem bem à alma.


































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário