terça-feira, 29 de junho de 2021

Alemães no Espírito Santo - Final do Século XIX - Fotografias de Albert Richard Dietze.

 Albert Richard Dietze.
Parte do acervo digital de Brasiliana Fotografia, fotografias do alemão Albert Richard Dietze, publicadas em 13 de novembro de 2015.
Imperatriz Tereza Cristina.
Em 30 de junho de 1877, Richard Dietze, enviou para a imperatriz  brasileira Teresa Cristina uma série de 53 fotografias copiadas em papel albuminado numeradas, assinadas e datadas. Eram aspectos de Guarapari, de Vitória, da Colônia Santa Leopoldina, de Muquissaba, de Cachoeiro de Itapemirim e de outros locais, além de registros fotográficos de colonos, povoações, fazendas, sítios, casas, estabelecimentos comerciais, igrejas, escola, estação telegráfica e também de seu estúdio fotográfico.
Fotografia de Albert Richard Dietze
em Espírito Santo.
No verso das fotografias, Dietze solicitava auxílio da imperatriz para poder publicar o folheto "A Colônia de Santa Leopoldina", no Império do Brasil, Província do Espírito Santo, cujo objetivo era divulgar o Brasil no exterior para a propaganda para aliciar imigrantes alemães. Neste tempo, a Princesa Isabel ainda não havia assinado a lei Áurea (1888). 
A imperatriz não colaborou e então, Dietze publicou parte das fotografias em Paris, sob o título  Vues de l´interieur de la province de Espirito Santo. As imagens de sua autoria feitas em colônias alemãs do Espírito Santo foram apresentadas na Exposição Universal de Paris de 1889 e integraram o Álbum de Vues du Brésil, editado por iniciativa de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco.

Algumas de suas fotografias históricas, a quem o Brasil tem um dívida.







Albert Richard Dietze

Nasceu em 1838 na Alemanha e foi um importante fotógrafo no Brasil e na Europa. Formou-se agrônomo na Alemanha em 1850. Em 1862 desembarca em Santa Catarina, onde fica algum tempo até mudar-se para o Rio de Janeiro onde trabalhou até 1871 no Jardim Botânico, lembrando que era agrônomo formado. Ainda na década de 1860 abre a Photographia Allemã. Entre 1863 e 1869, viajou muito para o Espírito Santo como agente consular da Alemanha e nestes momentos fotografou muito e iniciou um registro histórico, através da fotografia - sem perceber - de umas das principais colonizações alemãs no Brasil. Em 1869, muda-se para o Espírito Santo. Em 1870, viaja para a Europa. rapidamente à Europa. Quando retorna para o Brasil, em 1873, muda seus estúdio de fotografia para Vitória - Espírito Santo. Em 1876, muda-se para Santa Leopoldina, colônia onde morava sua esposa. Em 1877, solicita a Imperatriz do Brasil, auxílio para a produção de álbuns fotográficos para promoção da imigração para o Brasil e da paisagem capixaba, na Europa. Com isto fez inúmeras fotografias, que atualmente é um valioso material histórico regional e brasileiro. É curioso que tentam emplacar em sua biografia, com um certo tom paliativo, novamente a expressão colono, pelo fato que adquiriu um lote e plantava neste. Muitas das personalidades históricas, imigrantes, entre estes podemos citar Fritz Müller, sofreram bullyng em solo brasileiro, por trabalhar na terra, mesmo sendo Doutores, fato comum em uma época onde todos adquiriam lotes em uma colônia e a ajudavam construir. Etnocentrismo de cidades fundadas por imigrantes de outra cultura, que aquela usava a mão de obra escrava para os trabalhos que consideravam menos digno, questão que não era fundamental na cultura dos povos dos imigrantes como Dietze.
 Albert Richard Dietze e a família.



Ente as décadas de 1880 a 1890, tem loja de importação de brinquedos e instrumentos musicais. Nesses anos, vende o Álbum Pitoresco da Província, contendo suas fotografias de paisagem. Em 1882, agencia produtos para a Exposição da Indústria de Berlim, onde participa com um álbum fotográfico, obtendo diploma de mérito. Em 1886 e 1889, Albert Richard Dietz tem uma loja que agencia e participa das Exposições Provinciais, preparatórias para as exposições universais de Berlim (1886) e Paris (1889), das quais também participa. Em 1899 utiliza parte de suas fotografias na cartões-postais de cidades capixabas e de "tipos" humanos.
Partiu em 1906 - Espirito Santo e é claro, vive no grande acervo fotográfico que deixou para a História.

Grupo musical formada com seus familiares, filhos e esposa. Cultura natural das famílias alemãs e que trouxe para o Brasil. 

Em construção...

Conhecer é preciso!!

Fonte: Clicar sobre: Albert Richard Dietze

Leituras Complementares - Clicar sobre
























Nenhum comentário:

Postar um comentário