quinta-feira, 3 de junho de 2021

Os Suábios - Casamento Suábio em Entre Rios - Paraná - Um Depoimento de Dilmar Tascheck de São Bento do Sul SC

Traje histórico suábio da Região de Baden-Würtemberg -Alemanha - Ano: 1912. Die Betzinger Tracht, ou traje de Betzing.

Dilmar Tascheck - São Bento do Sul SC.
Outro dia, este Blog recebeu o depoimento de um, dos muitos músicos existentes em Santa Catarina, residente na cidade de São Bento do Sul, Dilmar Tascheck
Tascheck narrou sobre as comemorações de um casamento realizado dentro da comunidade suábia de Entre-Rios - no Paraná. Sua banda fez a música. 
Quando o foco é a cultura daqueles que fundaram as muitas das cidades no Brasil, principalmente no Sul do país, muitas vezes não lembramos que a Alemanha é multicultural e é um país bastante jovem, quanto a unidade, fruto da união de inúmeros Ducados e Reinos cujos personagens recheiam os contos de fadas da obra dos Irmãos Grimm.  
A Alemanha surgiu como país, somente em 1871. Esta característica das cidades Estados, muitas vezes oponentes em batalhas, deu muito trabalho para uma dos responsáveis pelo êxito desta unificação, Otto Von Bismark que  criou o lema "Alemanha acima de tudo" (em alemão -"Deutschland über alles") - acima de cada uma das inúmeras bandeiras de Ducados que se unificaram sob uma mesma bandeira, de dialetos sob um mesmo idioma e das cores e, que foi mal interpretado, dentro de um recorte de tempo histórico posterior. 
A partir de inúmeros Ducados, Reinados, em 18 de Janeiro de 1871 no Palácio de Versalhes - E criada a nação da Alemanha. Desafio difícel pela frente - promover realmente a unificação de grande conjunto cultural, étnico e histórico.
Um exemplo, apresentamos a cultura suábia, que não tem o mesmo perfil da cultura pomerana, que a cultura bávara, no entanto, depois de 1871, todos tornaram-se alemães, parte da nação alemã criada e prometeram colocar a nação acima de qualquer bandeira de Condado formador desta.
No Brasil, erroneamente se faz ideia de que o alemão apresenta um perfil pre descrito, muitas vezes de maneira pejorativa e desprovida de conhecimento. Imaginam que todo alemão - quanto ao tipo - é loiro de olhos claros. Esta descrição tornou-se até mesmo sinônimo àqueles que são loiros, mesmo que dentro de sua genealogia, não exita ligação de descendência com alemães: são "chamados de "ôoo alemão" - denominação dada àquele que for loiro ou "galego" (Galego da Galícia?). Este tipo de "loiro", se for descendentes de alemães,  são os descendentes de eslavos e, que geralmente habitavam o litoral norte da atual Alemanha, da Polônia, Dinamarca, Países Baixos entre outros - junto ao Mar Báltico. O tipo característicos no Sul da Alemanha é moreno. Há outras inúmeras diferenças entre grupos de alemães do Sul e do Norte do país, que não é o caso dissertar sobre, agora. As diferenças variam dentro da gastronomia, da língua, da música, da geografia, da história local, etc.. 
Agradecemos muito ao Dilmar Tascheck, por sua sensibilidade em observar, desprovido de etnocentrismo, a diferença cultural a partir de uma das principais cerimônias sociais da História das civilizações: a cerimônia de casamento. Neste caso, de descendentes de suábios - Schwaben, residentes nos Brasil.

Vamos conhecer um pouco sobre a história Suábia e sobre Entre-Rios
Os suábios - Die Schwaben.
Os suábios, em alemão, Die Schwaben, são descendentes da população que vivia na Suábia, territorialmente, uma paisagem histórica localizado no sudoeste da atual Alemanha, cujo nome ainda é usado, enquanto dialeto e também nas práticas culturais desta região e também dos imigrantes que dela saíram para outras partes do mundo, como por exemplo, Entre-Rios, no Brasil. Esta área, onde viviam e em alguns locais, ainda vivem os suábios, na Alemanha, não constitui uma unidade política, por isso seu Heimat, não pode ser definido com precisão. Aproximadamente, estão localizados na região entre a Schwarzwald - no Oeste, Lech - no Leste, Bodensee - no Sul e a parte Sul da região de Heilbronn-Franken -  no Norte.
Território atual dos Suábios - Fonte: Wiki.
Mapa do distrito da Suábia, 1572 - Fonte: Wiki.

 Oberschwaben - Baden-Würtemberg.
O nome "Schwaben" Tem origem no ducado medieval da Suábia e ao início do Império Suábio moderno, às subdivisões históricas da área em Baixa Suábia e Alta Suábia e aos nomes dos oficiais nobreza local medieval. A expressão Alta Suábia - Oberschwaben -  ainda é comum e atualmente - na Alemanha se encontra na região entre o Alb, o Bodensee e os Alpes Allgäu.
Erroneamente, com frequência, é aludido a Württemberg, Baden-Württemberg ser o distrito administrativo bávaro da Suábia. Como sinônimos de "Schwaben" são usados: Schwabenland ou Ländle ​​na linguagem informal cotidiana, sendo isso mais literário e lúdico do que uma espécie de apelido.
O nome de todas as regiões e grupos étnicos designados como Suábios, ao longo do tempo histórico, tem sua origem nas tribos germânicas assentadas no século III  na região do atual sudoeste  do Rio Elba. Desde o século V, os romanos os denominavam de Suevos. Estudos de arqueologia denominam os suevos - como aqueles da área de cultura germânica do Elba. Etimologicamente, o termo é possivelmente derivado de “vagar” (do latim suevia), o que poderia indicar uma origem nômade dos suábios originais, ou mesmo que levaram mais tempo, que as demais tribos, para se fixarem no solo,  a grande revolução social da humanidade. Há outras fontes que afirmam que o nome significa, para os romanos, também significava "vindo do Elba".
Os suábios foram, em parte, igualados aos alemanos, em parte vistos como um de seus subgrupos. A área de assentamento dessa tribo no sudoeste da atual Alemanha, foi originalmente chamada de Suebia ou Alamannia. No século V, os suábios invadiram a Península Ibérica junto com as tribos dos vândalos e alanos. O já enfraquecido Império Romano mostrou-lhes a região da atual Galiza e o norte de Portugal. O Império Suábio era ali fundado, porém, decaiu em 585 sem deixar seu nome na região. Na Galiza atual, ainda existem armazéns (Hórreo) que construídos na época dos Suábios. Os "galegos" (galegos?)  também usam a mesma receita de panquecas com ovos, da Suábia de hoje.
Hórreo galego.
Na época do Império da Francônia, a expressão latim Alemannia era usada, principalmente, para denominar as estruturas políticas, do que atualmente é a Suábia. Os Reinos e Ducados alemaníacos incluíam não apenas a atual Suábia, mas também, por exemplo, Vorarlberg, Alsácia e grande parte, da Suíça. O Ducado medieval da Suábia também tinha aproximadamente esse layout. 
O Império da Suábia, no início da era moderna, era muito menor. Muitos territórios no Alto Reno foram atribuídos a território dos Habsburg, no distrito do Alto Reno do século XVI - por exemplo. B. Naquela época, a Suíça havia se separado da associação do Sacro Império Romano para a nação alemã .
A margraviada de Baden também fez parte do Império da Suábia até o ano de 1803, mas a maior parte do território do novo Grão-Ducado de Baden não fazia mais parte da Suábia, e sim, algumas exceções, como algumas regiões de Neubadisch, características e parte da antiga região da Suábia, como por exemplo, a região do entorno de Sigmaringen, partes da Schwazwald -  Floresta Negra e do Alto Reno, a área de Bodensee, em torno do Neubadische Konstanz.  Este importante ex-bispado da Suábia fará parte da formação do Grande Estado de Baden-Wuerttemberg, junto com Augsburg , Stuttgart, Ulm, conhecida como de metrópole da Suábia. O povo de Baden - antigo e novo - denominam seus vizinhos de Württemberg, como suábios desde o século XIX. 
Desconsiderando Baden, o nome atual Suábia remonta ao originário Império da Suábia, mesmo que as considerações correspondentes geralmente se refiram somente ao antigo Ducado da Suábia. Os grandes e nobres ducados medievais desta região moldaram as idéias das paisagens políticas do império durante séculos, e confirma o que salientamos acima sobre a identidade cultural da Nação - Alemanha. É muita história. Os nomes das famílias imperiais formados no século XVI foram baseados nestes. Algumas décadas após a sua dissolução no início do século XIX, os distritos administrativos do Reino de Bayern foram nomeados, em homenagem ao antigo Império da Schwaben (Suábia), de Franken(Francônia) e de Bayern (Baviera). Esta é a Suábia da Baviera atual, único território político que ainda usa o nome de Suábia.

Entre-Rios - Paraná - Brasil

A festa de casamento mencionada por Dilmar Tascheck, aconteceu na comunidade de Entre Rios, em 1985. Entre-Rios está localizada no estado do Paraná e é um distrito da cidade de Guarapuava, o qual dista 18 km da sede do município. 



Muita confusão quanto a etnia que compõe sua sociedade. Lemos a expressão "eslavo-germânica". Isso não existe. Se há lastro cultural suábio nesta cerimônia, perguntamos, de que região? Deu para perceber, o quanto a região na Alemanha e até mesmo, em Portugal, Suíça, mudaram ao longo dos períodos históricos recebendo influencia de outras culturas.
As duas grandes Guerras que envolveram a Europa no século XX, mudou muito das configurações geográficas e limites. Após o final da II Guerra, suábios/alemães, como também aconteceu com etnias alemãs em outras regiões, foram expulsos da Hungria, Croácia e Romênia - esta parte da Europa ficou sob controle da Rússia. No início da década de 1950, estas famílias conseguiram asilo e foram acolhidas na Áustria e da Áustria, muitos migraram para outros países, continentes, como no caso, do Brasil.
Para assentar os imigrantes alemães do grupo suábio, após análise do grupo sobre terra para agricultura e temperatura, semelhantes a região onde viviam, o Deputado Antônio Lustosa de Oliveira intermediou a negociação das terras entre os interessados e os atuais proprietários naquele período. No período da chegada destes imigrantes o Paraná vivia o apogeu do cultivo de café no norte do Estado. Depois de todos os trâmites burocráticos acertados, em 1951, 500 famílias alemãs de cultura suábia chegaram à região de Guarapuava, onde fundaram 5 colônias formadores do distrito do município, Entre Rios. Oficialmente, o distrito de Entre-Rios foi criado sob a lei estadual Nº 4583, de 27-06-1962 e está anexado ao Sul do município de Guarapuava e é um dos maiores distritos do país, possuindo cerca de 864 km².

Os imigrantes suábios/alemães foram trabalhar na agricultural - Fotografia de 1951 - IBGE.


O Casamento em Entre Rios - Por Dilmar Tascheck 
Apresentação de Dilmar Tascheck
Em um momento, como esta do casamento de Entre-Rios, narrado por Dilmar Tascheck, o grupo musical familiar formado por Dilmar, seu pai, seus 2 irmãos, seu primo e um amigo da família. Depois, tocaram alguns anos com a Banda Böhmerwald, que fazia parte do Grupo Folclórico Böhmerwald. Excursionaram pela Alemanha. Atualmente tocam em casa, em um ou outro evento de maneira esporádica e com amigos, o que não também não ocorre nesse tempo de pandemia. 
 
Tenho acompanhado suas postagens. (...) Admiro suas postagens referentes a grupos folclóricos e musicais, uma vez que sempre tivemos uma vida  envolvida com essa cultura. Já de casa a língua alemã se fez presente (meu pai é Tascheck e a minha mãe Treml), com antepassados vindos do Böhmerwald. A música sempre nos acompanhou desde criança, já que o pai era músico e não poderia deixar que os filhos não aprendessem. Na década de 1980 e 1990 formamos um grupo musical em família, (pai, filhos e um primo) com o qual animávamos muitas festas típicas e casamentos. Simultaneamente fazíamos parte do Grupo Folclórico Böhmerwald, no qual participei 10 anos, como músico da bandinha que acompanhava o grupo, tendo a oportunidade de excursionar pela Alemanha, Áustria, Suíça e a então Checoslováquia. Isso em 1988. Recentemente tive a alegria de ter eternizadas 3 composições no CD da centenária da Banda Treml. Não querendo me prolongar, quero deixar meus cumprimentos pelo belo trabalho que você faz. Abraço, Dilmar Tascheck   - Escrito em 26/03/2018 09:54.

Ao procurar sobre a Arquitetura da  Catedral São Paulo Apóstolo, acabei encontrando uma postagem sua sobre o Walter Malewschik. Genial!!  Éramos amigos. Nosso assunto preferido, claro que era a música. O tempo não passava. Também participei como músico no Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald, inclusive na época em que o Walter era presidente. Inclusive você cita meu nome entre os componentes. Ainda estou  te devendo algo sobre nossa família  todos Músicos). Dilmar Tascheck   - Escrito em 28/05/2018 15:35

Uma Festa de Casamento em  Entre Rios PR - Por Dilmar Tascheck 

Fazendeiro da Suábia e um casamento da Suábia.
 O traje é adornado com botões de disco, cuja tradição remonta
aos séculos XV e XVI. Fotos de: Schwabenalb, Verlag des
 Schwäbischer Alb-Verein, Tübingen 1914.

Existe a tradição em nossa região, nas festas de casamento. Fazemos a “Valsa dos Noivos”, em seguida, podem acompanhar a dança - os pais, e depois, os padrinhos. Tradição que os antepassados trouxeram. Assim sempre fizemos, até que um dia, fomos tocar em um casamento na Colônia Vitória - Entre Rios, no município de Guarapuava. 
Lá eles fazem diferente: Quando os noivos entram, é tocada a valsa e então cada convidado dança um pouco. Os homens dançam com a noiva e as mulheres, com o noivo. Essa valsa é longa até que novamente os noivos se encontram. Não tem aquela enorme fila dos parabéns e nem a valsa dos pais e dos padrinhos. Então depois do jantar, o baile começa e tocávamos até pelas 4:00 / 4:30 / 5:00hs da manhã. A janta e o café também não são retirados do salão. Ficam no lado para quem quiser se servir durante a festa! Essa Colônia é formada por descendentes de Alemães, Austríacos, gente da Iugoslávia, Suíça! Dilmar Tascheck - 20/08/2018 15:57h

Comentário. Muito pertinente  o comentário do músico Dilmar Tascheck  apontando as diferenças que ocorrem entre as etnias dentro do próprio território da atual Alemanha dentro de umas das cerimônias mais tradicionais para todos os povos, que é o casamento. Também destacamos o local de origem destes imigrantes alemães, sendo denominados suábios e quando as pessoas não sabem, dizem Áustria (para onde foram os suábios, antes de migrarem) e também Suíça e Iugoslávia, onde também tinham Suábios e descendentes.
Alemães não são todos iguais, não cultual a mesma gastronomia. música, dança e práticas esportivas. Generalizamos muito no Brasil. Antes de concluir qualquer coisa, é preciso saber sua região de origem. Sempre lembrando que sua história remonta mais de 5 mil anos. Para estudar a técnica construtiva enxaimel e sua origem na Alemanha (é diferentes em outras regiões do planeta), fomos até o período histórico neolítico, no Vale do Reno. Portanto...
Figura 32 do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel - estudo da origem no período neolítico, no território da atual Alemanha..


 

Queremos agradecer a Dilmar Tascheck, por suas observações e sensibilidade. Assim conhecemos, estudamos e entendemos um pouco melhor nossa origem cultural.


Leituras Complementares - Para ler -  Basta Clicar sobre o título:
  1. São Bento do Sul - 40° Aniversário do GFG Böhmerwald
  2. Um pouco sobre o povo Suábio
  3. Banda Treml - Banda Zipperer - São Bento do Sul
  4. Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm
  5. Walter Malewschik - um construtor de cultura e de violinos - São Bento do Sul SC
  6. Irmão Grimm
  7. Os ducados - na Alemanha
  8. Tribos germânicas - História
  9. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 1
  10. Germanos e sua Mitologia - Crenças e Panteon - Parte 2
  11. O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
  12. Primavera entre os antigos povos germânicos - Mitologia
  13. História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
  14. Antes do surgimento do Estado alemão - Século XIX
  15. História...Parte I - Dos Germanos ao surgimento: "Deutschland"
  16. Sequência Parte I - Livro Germânia - Tácito
  17. História...Hino da Prússia e um pouco de sua História
  18. História - Prússia e Alemanha
  19. História... Primeiros Imperadores Germânicos
  20. Império Alemão
  21. Antes - História - Estado alemão - Século XIX
  22. A Unificação da Alemanha
Referências

BORST, Otto. Die heimlichen Rebellen. Schwabenköpfe aus fünf Jahrhunderten. Theiss, Stuttgart 1980, ISBN 3-8062-0247-8.

GRAF, Klaus. Das Land Schwaben im späten Mittelalter. In: P. Moraw (Hrsg.): Regionale und soziale Gruppen im deutschen Mittelalter. Zeitschrift für historische Forschung. Beiheft Nr. 14). Duncker & Humblot, Berlin 1992, ISBN 3-428-07472-6, S. 127–164.

IBGE - Biblioteca - Catálogo - Entre Rios - Paraná. disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=450176&view=detalhes . Acesso em: 3 de junho de 2021.

STIRNWEISS, Rudolf Werner. Sprache, Sitte und Brauch einer schwäbischen Ackerbürgerstadt (= Höchstädt a. d. Donau) des mittleren Donaugebietes um die Jahrhundertwende. Dissertation. München 1975
Die Betzinger Tracht. Disponível em: https://www.wernerfrueh.lima-city.de/tracht.htm . Acesso em: 3 de junho de 2021 - 23:48h.

WÜST, Wolfgang Wüst, Georg Kreuzer, David Petry (Hrsg.): Grenzüberschreitungen. Die Außenbeziehungen Schwabens in Mittelalter und Neuzeit. Interdisziplinäres und internationales Symposion zum 100. Band der Zeitschrift des Historischen Vereins für Schwaben, Irsee 22.–24.



Em Construção e sob  Revisão....











































Nenhum comentário:

Postar um comentário