terça-feira, 29 de junho de 2021

"DEUTSCHLAND - Perfil Multicultural com Reflexos nos Trajes e Danças" - Palestra - Angelina Wittmann


Apresentamos a palestra "DEUTSCHLAND - Perfil Multicultural com Reflexos nos Trajes e Danças" ao grupo folclórico de Blumenau Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt, e por ser tratar de um tema bastante amplo, a disponibilizamos aqui neste espaço. 
Nas regiões colonizadas por imigrantes alemães, no Brasil, há muito nuances históricos e sociais pouco compreendidos sob os aspecto cultural. A partir de basas muito genéricas e superficiais pela complexidade e amplidão do tema, tentamos introduzir o que seria um embrião de questões que formam a Alemanha cultural atual, com referências com a realidade brasileira, para melhor percepção.
É uma reflexão que foi preparada e apresentada para o Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt, na forma de palestra, on line, o que nos possibilitou a materialização deste material, em dia 27 de junho de 2021.
O encontro aconteceu no horário do ensaio do grupo folclórico, que não está acontecendo - em repeito aos critérios sanitários ocasionado pela pandemia do Covid 19.
A abordagem foi feita a partir do tema relacionado à formação cultural da Alemanha, com olhar e enfoque em sua história, com comparativos com o que também acontece no Brasil e que recebeu influencia de parte desta cultura, através das imigrações que aconteceram desde o primeiro século da presença de imigrantes portugueses no país, na época quando o país ainda colônia de Portugal.
O objetivo foi de alertar  sobre a diversidade cultural e às muitas confusões que acontecem entre as pessoas que, de maneira simplificada, desconsidera muito o conjunto e contexto cultural da Alemanha e sua contribuição, a partir das muitas cidades que imigrantes alemães fundaram, principalmente no Sul do Brasil. 
Paralelo a esta questão, foi observado, o quanto este olhar histórico influenciou o resgate dos trajes históricos, cujo resgate é muito recente e predominantemente reporta ao século XIX, sendo que a história local, na Alemanha, é muitos séculos mais antiga que este período do século XIX.

Palestra
 
Agradecemos ao Tanz- und Spielgruppe Gartenstadt, grupo que nos recebeu e do qual, fazemos parte como folclorista, a oportunidade de refletir sobre estas questões e poder compartilhar com aqueles que se fizeram presentes.











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário