quarta-feira, 9 de junho de 2021

Documentário - Trilhos da Memória - EFSC

 

Ponte Ferroviária Aldo Pereira de Andrade e o Túnel - área central de Blumenau - atualmente faz parte da estrutura rodoviária de Blumenau.


Em 13 de março de 1971, foi retirada a ferrovia da paisagem do Vale do Itajaí. A ferrovia permaneceu na paisagem do vale por aproximadamente 60 anos. Também levou aproximadamente 60 anos, para ser inaugurado seu primeiro trecho (1909) após a chegada do primeiro grupo de imigrantes para fundar a Colônia Blumenau (1850).
Esta história toda foi contada em um documentário dirigido por Jacqueline Bürger, no Jeclas Studio. As filmagens foram feitas no ano de 2012 e o trabalho finalizado em 2019/2020.
Além de imagens históricas e narração destas, o documentário contou com o depoimentos de:
  1. Adalberto Barthel
  2. Adalberto Day
  3. Angelina Wittmann
  4. Carlos Krieger
  5. José do Nascimento Souza
  6. Luiz carlos Henkels
  7. Mabeli Espíndola
  8. Petronila Heinzen
  9. Sueli Petry
  10. Urda Alice Klueger



Na descrição do vídeo há a seguinte apresentação:
Direção Jacqueline Bürger
"A importância da EFSC para o desenvolvimento econômico e cultural do Vale do Itajaí e do estado é inquestionável. Durante 62 anos, ela encurtou distâncias e promoveu o progresso a e alegria dos moradores. Seu destino já estava traçado até mesmo nos anseios de Dr. Hermann Otto Blumenaufundador da cidade de Blumenau. Este conhecia muito bem o sistema ferroviário que na época da colonização já fervilhava na Europa. Mas foi apenas em 1900 que os trilhos começavam a tomar forma. A concessão chegou em 1904 e a construção iniciou em 1909. Foram décadas de progresso e momentos importantes que ainda estão presentes na memória daqueles que viveram intensamente essa história."

Para conferir este trabalho de resgate.
Vídeo - clicar sobre

Fotografia publicada no vídeo, foi batida na Estação de Warnow em 2010 e tem nossa assinatura. Este   elemento em ferro  com a marca da EFSC não existe mais.

Leituras complementares - Para ler - Clicar sobre o título:















Nenhum comentário:

Postar um comentário