Ponte Ferroviária Aldo Pereira de Andrade e o Túnel - área central de Blumenau - atualmente faz parte da estrutura rodoviária de Blumenau. |
Em 13 de março de 1971, foi retirada a ferrovia da paisagem do Vale do Itajaí. A ferrovia permaneceu na paisagem do vale por aproximadamente 60 anos. Também levou aproximadamente 60 anos, para ser inaugurado seu primeiro trecho (1909) após a chegada do primeiro grupo de imigrantes para fundar a Colônia Blumenau (1850).
Esta história toda foi contada em um documentário dirigido por Jacqueline Bürger, no Jeclas Studio. As filmagens foram feitas no ano de 2012 e o trabalho finalizado em 2019/2020.
Além de imagens históricas e narração destas, o documentário contou com o depoimentos de:
- Adalberto Barthel
- Adalberto Day
- Angelina Wittmann
- Carlos Krieger
- José do Nascimento Souza
- Luiz carlos Henkels
- Mabeli Espíndola
- Petronila Heinzen
- Sueli Petry
- Urda Alice Klueger
Na descrição do vídeo há a seguinte apresentação:
"A importância da EFSC para o desenvolvimento econômico e cultural do Vale do Itajaí e do estado é inquestionável. Durante 62 anos, ela encurtou distâncias e promoveu o progresso a e alegria dos moradores. Seu destino já estava traçado até mesmo nos anseios de Dr. Hermann Otto Blumenau, fundador da cidade de Blumenau. Este conhecia muito bem o sistema ferroviário que na época da colonização já fervilhava na Europa. Mas foi apenas em 1900 que os trilhos começavam a tomar forma. A concessão chegou em 1904 e a construção iniciou em 1909. Foram décadas de progresso e momentos importantes que ainda estão presentes na memória daqueles que viveram intensamente essa história."
Direção Jacqueline Bürger
Para conferir este trabalho de resgate.
Vídeo - clicar sobre
Vídeo - clicar sobre
Fotografia publicada no vídeo, foi batida na Estação de Warnow em 2010 e tem nossa assinatura. Este elemento em ferro com a marca da EFSC não existe mais. |
Leituras complementares - Para ler - Clicar sobre o título:
- O Livro On line: A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ - Estrada de Ferro Santa Catarina - 10 anos de publicação
- A Ferrovia no Vale do Itajaí - Parte do Livro - Conclusões
- EFSC - Antigos artigos publicados sobre a ferrovia inspiram novas publicações - ou seria um Plágio ?
- Estrada de Ferro Santa Catarina - Erradicada da paisagem do Vale do Itajaí no ano de 1971
- O Resgate da Memória Ferroviária no Alto Vale - Máquina a Vapor Catarininha - Estação de Matador.
- Ponte Ferroviária de Granito - EFSC - início do Século XX - Blumenau - Inaugurada junto com o 1° Trecho Ferroviário da EFSC
- Visitando o Museu Histórico Cultural e Arquivo Público Histórico de Rio do Sul.
- Estação Ferroviária da EFSC - Cidade de Rio do Sul
- Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia alemã
- Entrevista do Sr. Otto Rohkohl - Primeiro Diretor da EFSC ao Sr. Frederico Kilian
- A Ferrovia da Integração - Encontro de trabalhos - Rio do Sul
- Um personagem - Carlos Krueger - Tradição e História
- Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
- Um passeio no Trem da EFSC - Estrada de Ferro Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário