quarta-feira, 30 de junho de 2021

Restauro da Arborização do Histórico Cemitério Evangélico - Centro de Blumenau SC

Pastores plantando uma árvore, junto com a comunidade luterana - Centro Blumenau..
Árvores que seriam cortadas marcadas com “x”, em julho de 2020.
Foto: Pancho
Há exatamente um ano, em 30 de junho de 2020, a região foi assolada por um ciclone extratropical, que derrubou 28 árvores de grande porte do histórico Cemitério Histórico da Igreja Luterana do Centro Blumenau - Igreja Espírito Santo. Estas árvores faziam parte de um conjunto de 51 árvores que foram marcadas e que seriam cortadas em agosto do mesmo ano de 2020, após análise de uma equipe técnica que detectou problemas variados cuja tendência era de que estas poderiam cair, estavam doentes e com idade avançada, o que comprovou a queda de 29 árvores.
Vinte e nove árvores foram arrancadas pelo vento em junho de 2021. Foto: Pancho


Na época o Pastor Milton Jandrey, mencionou que se tratavam de árvores que foram identificadas e analisadas pelos profissionais do curso da Engenharia Florestal e uma equipe técnica.
Passado um ano, a comunidade se reuniu e coordenado pela mesma equipe técnica, liderada pelo Engenheiro Florestal Heitor Felippe Uller, plantou  150 mudas de árvores dividida em 40 espécies, entre nativas e exóticas, sendo estas últimas, priorizando árvores florais como Flamboyant. 
O horário de plantio ficou estabelecido entre 9:30h até as 16:00h. A comunidade compareceu no período da manhã e quase todas as espécies foram plantadas neste período. Não pudemos ir na parte da manhã e a tarde, quase o trabalho estava finalizado.
Abaixo, registros feitos pela comunidade no período da manhã.
Fomos no início da tarde e plantamos um pinheiro na parte histórica do cemitério.
Tomaremos registros fotográficos feitos pela comunidade na parte da manhã - as imagens comunicam.













Chegamos ao local por volta das 13:00h. Nossos registros fotográficos na parte da tarde.

As imagens comunicam...















Também houve doadores de mudas de árvores. Presenciamos Cristiane e Eduardo Passold entregando mudas. 






























Vídeo
De acordo com o Portal Luteranos

Parte dos restos de madeira das árvores derrubadas, após o ciclone extratropical  se transformaram em materiais reciclados para a comunidade luterana centro - Blumenau. Foram transformadas em mais de mil pequenas cruzes. 
Para a confecção dos souvenires foram aproveitados os resíduos de madeira dos ciprestes caídos no cemitério ou retirados após avaliação técnica.
O projeto foi chamado de “Cruzes para a vida” e através dele, o membro da comunidade poderia adquirir o souvenir ao valor sugerido de dez reais, e então, e a pessoa, indiretamente, contribuiu  para a nova arborização do cemitério. Foram 150 árvores plantadas de diferentes espécies nativas  e exóticas ao longo de todo o cemitério.
Como já mencionado, a comunidade também contribuiu com doações de espécies para arborização do pátio.




Retorno 08 de fevereiro de 2022 

Uma visita em 08 de fevereiro de 2022 - uma das duas árvores que plantamos não vingou. A que sobrou, chamamos de Frederike - Acompanharemos.
         

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido.

Esta história ganhará raiz e nos superarão, em existência.










































Nenhum comentário:

Postar um comentário